ALERJ DISCUTE COM CICLISTAS PROJETOS PARA COMBATER ROUBOS DE BICICLETA

1 view
Skip to first unread message

comunica...@alerj.rj.gov.br

unread,
May 20, 2015, 6:25:39 PM5/20/15
to al...@googlegroups.com
ALERJ DISCUTE COM CICLISTAS PROJETOS PARA COMBATER ROUBOS DE BICICLETA

Por iniciativa da presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Marta Rocha (PSD), o presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSCRJ), Rafael Pazos, será recebido, nesta quinta-feira (21/05), na Presidência da Alerj, pelo Colégio de Líderes da Casa. Ele dará sugestões a dois projetos de lei que estão prontos para irem à votação e discutir com os deputados medidas para frear a onda de violência contra ciclistas na capital.

O projeto de lei 178/15, de autoria de Marta Rocha, obriga a tipificação do roubo e do furto de bicicletas - hoje, eles são classificados na categoria "assalto a transeunte", dificultando estatísticas específicas sobre o crime. O outro projeto é o 2.857/14, do deputado André Ceciliano (PT), que cria um sistema estadual de prevenção ao roubo e ao comércio ilegal de bicicletas no Estado.

O encontro acontece às 11h, na Sala da Presidência, no Palácio Tiradentes, sede da Alerj. Pela manhã, Picciani comentou a morte do médico Jaime Gold, de 57 anos, esfaqueado na Lagoa. “É preciso cuidar, sobretudo, da questão da segurança para que não haja mais mortes trágicas, desumanas e inexplicáveis como a do ciclista, que nem reagiu. Essa violência gratuita não é admissível”, declarou Picciani.

Picciani disse ainda que sem segurança é impossível incrementar o turismo, vetor importante para a recuperação econômica do Rio, que passa por forte crise. “Essa imagem do ciclista esfaqueado em plena Lagoa, cartão postal da cidade, e uma das áreas mais ricas da capital, correrá o mundo", comentou o deputado. Ele fez um comparativo com a Espanha, país que tem conseguido atenuar os efeitos da crise com o fomento ao setor turístico: “A Espanha, que passou por uma crise recente ainda não superada, tem 44 milhões de habitantes e 5 milhões de desempregados. Mas, só nesse primeiro trimestre, recebeu 10,6 milhões de turistas”.

(Texto de Carolina Lessa e Isabela Cabral)


Subdiretoria-geral de Comunicação Social
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
2588-1404 / 2588-1383 / 2588-1627 / 98890-6652
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages