Car@s Amig@s
Partilho com vocês a noticia abaixo da parceria que estamos começando com o IPA em Bonito - PE. Esta é a minha militancia a partir de agora, ao lado dos agricultores e agricultoras no campo ! Vamos retomar nossa luta desde as bases. No anexo segue também o convite. Muito me alegraria com a presença de vocês.
Grande abraço a todos !
Bonito inaugura primeiro mercado municipal da agricultura familiar em Pernambuco
Na próxima sexta-feira (16), o município de Bonito irá inaugurar o primeiro mercado público para a comercialização de produtos da agricultura familiar em Pernambuco. Ocupando o antigo mercado de carnes da cidade, o Bonito Sustentável - Mercado da Vida será também um espaço para vivências culturais, educacionais e artísticas, atuando como um espaço de encontro entre produtores e consumidores que querem uma vida mais saudável e livre de agrotóxicos.
O projeto do mercado nasceu a partir do acompanhamento de núcleos de agricultores e agricultoras familiares iniciado há cerca de um ano e meio pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Com o objetivo de trabalhar a transição agroecológica nas propriedades dos agricultores na perspectiva da diversificação da produção, da produção orgânica e sobretudo do cuidado com o meio ambiente, o projeto tomou a forma de mercado em outubro deste ano, quando o Instituto passou a contar com o apoioCda Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Coletivo Aimirim para a realização do trabalho.
Fruto de uma parceria entre estas instituições e a Prefeitura de Bonito, a ação pretende ainda trabalhar com agricultores do entorno das áreas de proteção de mananciais do município, propondo a reconstituição da Mata Atlântica através de propostas de uso sustentável da floresta, como a implantação de sistemas agroflorestais, o turismo ecológico, a meliponicultura e os quintais produtivos.
"Estaremos envolvendo 40 famílias no primeiro ano do projeto visando construir um espaço de comercialização de alimentos agroecológicos, estimulando a transição agroecológica de agricultores familiares e buscando articular a produção de alimentos saudáveis com processos de comercialização locais", diz Ana Dubeux, membra do Coletivo Aimirim, pesquisadora do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da UFRPE e uma das idealizadoras do projeto. "Estas famílias deverão ser gestoras do espaço, com apoio inicial dos parceiros do projeto", completa ela.
O Mercado da Vida deverá funcionar, inicialmente, todas as sextas a partir das 9h na Avenida Alberto de Oliveira, no centro de Bonito. O espaço também será um ambiente de debates, formação e diálogo sobre alimentos saudáveis, vinculando a produção, a comercialização e o consumo, também na ótica do estímulo à vocação turística da cidade.
Agrotóxicos
Cada brasileiro consome, em média, 5,2 litros de agrotóxico por ano. Somente em 2011, mais de 850 milhões de litros de defensivos químicos foram despejados nas lavouras do país, colocando o Brasil como um dos principais mercados de agrotóxico no mundo junto aos Estados Unidos. Segundo o Dossiê Abrasco, publicado em 2015, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos.
Serviço
Abertura Bonito Sustentável - Mercado da Vida
No dia 16/12, às 9h
Av. Alberto de Oliveira, s/n
Bonito-PE