Enc: EDA em Salvador sabado que vem!

0 views
Skip to first unread message

Fabio F. D. Leal

unread,
Oct 24, 2010, 8:36:34 PM10/24/10
to aer...@googlegroups.com, aer...@googlegroups.com
Meu povo,
SABADO Q VEM TEM ESQUADRILHA DA FUMACA NO FAROL DA BARRA!
 
Portanto, desde ja cancelem todos os seus aniversarios, batizados, casamentos, enterros, formaturas, almoços, lanches, chas, jantares, churrascos, babas, passeios e afins. Isto é só uma vez por e ano e como tudo que é bom em Salvador, pode acabar em breve.
 
Ate la.


 
EDA em SSA 30 out 2010.jpg

Orison Almeida

unread,
Oct 25, 2010, 1:17:19 PM10/25/10
to aer...@googlegroups.com, aer...@googlegroups.com
ATENÇÂO

Atenção no horário pra não chegar lá e só ver as ondas do mar......
Se chegar atrasado, só vai ver os caras "voltando pra casa"
Se demorar de sair de casa, vai ver de dentro do carro no engarrafamento....
O farol fica congestionado.

Agora se o horário é preocupante, imagine chegar com 1 hora de atraso!!!

Lá no site diz que é 16h mas diz tb que é no fuso de SP.
Ou seja, tudo indica que será 15h.

Vamos correr atrás da confirmação.

Abs










2010/10/24 Fabio F. D. Leal <ffd...@yahoo.com.br>
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "AEROBA" nos
Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para aer...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
aeroba+un...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/aeroba?hl=pt-BR?hl=pt-BR
 
Visite também www.aeroba.com.br

Vitor Filardi

unread,
Oct 25, 2010, 6:46:08 PM10/25/10
to aer...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

   Estou lendo as normas de segurança e acho que poderíamos simplificar algumas coisas.
1- O sentido de vôo da esquerda para Direita, uma vez que quando o avião decola o piloto é livre para fazer as manobras que desejar, então acho que ficaria mais simples mudar o sentido de pouso e decolagem e não como está no Art. 39 O que vocês acham?
2-Os postos de pilotagem devem ficar sempre a esquerda, nos dias que o vento estiver invertido, colocar os posto de pilotagem a direita, assim o aeromodelista saberá que forma prática qual o sentido da pista que o mesmo deverá decolar e pousar. Vamos evitar ter dois postos de pilotagem com o taxiamento entre eles.
3- Ligar motor somente se a pista estiver livre, sem avião, sem pessoas na pista e etc...! Depois ir para taxiamento.
4- No Art. 55 acho que caberia que se for de comum acordo entre os pilotos que irião fazer manobras 3D, pode-se voar mais de um, no máximo 2. Exemplo, uma equipe de apresentação com 2 aeromodelos. Sugestão!

   Um abraço,

Vitor Leão Filardi




Fabio F. D. Leal

unread,
Oct 25, 2010, 9:12:48 PM10/25/10
to aer...@googlegroups.com
É vero. Ano passado, sai de Stella maris as 14:15 e cheguei la junto com eles. Foi arrepiante ser saudado lgoo de cara com um rasante de dorso balançando as asas rente aos predios, mas por pouco nao perdi.
 
O negocio e se preparar p/ chegar às 14:30. Quem vai levar mulher, tem que dizer que vai comecar às 13:30, ehheh.

--- Em seg, 25/10/10, Orison Almeida <orison...@gmail.com> escreveu:

Armando

unread,
Oct 26, 2010, 8:04:41 AM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Vitor:

Dá uma olhada nas respostas

 

From: aer...@googlegroups.com [mailto:aer...@googlegroups.com] On Behalf Of Vitor Filardi
Sent: segunda-feira, 25 de outubro de 2010 19:46
To: aer...@googlegroups.com
Subject: [AEROBA] Normas de Segurança - Sugestões

 

Olá Pessoal,

 

   Estou lendo as normas de segurança e acho que poderíamos simplificar algumas coisas.

1-    O sentido de vôo da esquerda para Direita, uma vez que quando o avião decola o piloto é livre para fazer as manobras que desejar, então acho que ficaria mais simples mudar o sentido de pouso e decolagem e não como está no Art. 39 O que vocês acham?

 

Art. 39 Deverá ser obedecido o circuito de vôo padrão, que implica passar em uma linha paralela à Pista sempre no mesmo sentido em que foi efetuada a decolagem, sentido este que será determinado pela direção predominante do vento. Verifique este procedimento no painel exposto no clube. (preparar planta para instalação no local)

 

Vitor, gostaria que reavalie este ponto, por que? O piloto é livre para fazer as manobras que quiser seguindo o circuito padrão de vôo. Imagina se 4 pilotos decolam e cada um decide ir para um lado? É importante que exista 1 padrão de vôo, em todos os clubes é assim e temos que estar alinhados com a maioria. Caso alguém passe a voar em outro clube já estará acostumado. As exceções a esta norma devem ser tratadas na hora. Vamos botar o AUXILIAR DE PISTA para ajudar. Posso complementar o Art.39, se quiser me passe a sua sugestão.

 

2-Os postos de pilotagem devem ficar sempre a esquerda, nos dias que o vento estiver invertido, colocar os posto de pilotagem a direita, assim o aeromodelista saberá que forma prática qual o sentido da pista que o mesmo deverá decolar e pousar. Vamos evitar ter dois postos de pilotagem com o taxiamento entre eles.

 

Acho esta colocação importante taxiamento entre pilotos é risco à segurança.

A única modificação que precisamos fazer é dar mobilidade aos módulos que possuímos hoje no clube. Sugestão aceita para avaliação e implantação.

 

2-    Ligar motor somente se a pista estiver livre, sem avião, sem pessoas na pista e etc...! Depois ir para taxiamento.

 

Isto é o obvio. Mesmo assim vou complementar no Capítulo IV Seção I. Sugestão aceita.

 

4- No Art. 55 acho que caberia que se for de comum acordo entre os pilotos que irião fazer manobras 3D, pode-se voar mais de um, no máximo 2. Exemplo, uma equipe de apresentação com 2 aeromodelos. Sugestão!

 

Vou complementar. Sugestão aceita.

 

   Um abraço,

Vitor Leão Filardi



José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 9:37:03 AM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Armando,

 

Sds.

 

Até o momento não me manifestei, pois quero que vocês discutam o máximo possível, no entanto, como você me solicitou, aqui vai algumas observações:

 

1.       Sentido do vôo.

TODOS nós sabemos que 99% dos nossos associados, aprenderam a voar no CIA ou no Aerossa, portanto aprenderam a fazer SEMPRE o circuito anti-horário (decola no sentido esquerda-direita e permanece assim o vôo inteiro). Eu mesmo tenho dificuldades de fazer o circuito inverso (não me sinto confortável).

Acho que o importante é:

a.       Deve prevalecer sempre a decolagem contra o vento. (não é regra e sim orientação, não queremos que ninguém quebre seu aero por não saber decolar invertido).

b.      A definição do circuito de vôo, se horário ou anti-horário, não dependerá da decolagem, mas de que TODOS que entrarem na pista SIGAM o circuito de quem já está voando. Ex.: Eu iniciei a bateria, decolei invertido por causa do vento, mas girei e mantive o circuito esquerda-direita, quem entrar para voar comigo deverá voar nesse sentido.

c.       Pousar sempre contra o vento. (não é regra e sim orientação, não queremos que ninguém quebre seu aero por não saber pousar invertido).

2.       Não vejo problemas em ter dois postos de pilotagem lado a lado com a pista de taxi, em Gaspar é assim e acho que fica mais bem distribuído além do que permite uma melhor visualização da pista. Ex. 2+2 ou 3+3 (se houver consentimento para 6 voarem, é claro)

3.       Limitar a 4 pilotos em vôo, porém com autorização destes, poder adicionar mais pilotos (imagine o sábado passado, uns 10 voado zagi, foi muito bom).

4.       Sobe vôo solo, para fins de 3D ou outros.

a.       Não deve haver mudanças no limite acima. Em Gaspar, por exemplo, já se bateu o recorde de 11 pilotos fazendo troque roll em cima da pista, com os aviões lado a lado. Voar 3D não é necessariamente um vôo solo, pode ser sim praticado com a quantidade limite 4 pilotos da pista porém, aqueles que quiserem arriscar seu aero fazendo torque roll em cima da pista, com outros pilotos voando, é por conta e risco da própria pessoa e se acontecer alguma colisão, quem estava sobre a pista, arcará com os prejuízos de ambos.

b.      Quem quiser voar solo, para fazer qualquer tipo de vôo (3D, F3, esporte e etc.), deve ter o consentimento dos demais. (por isso sugiro mudar a regra atual, pois não é somente para quem quiser fazer 3D o consentimento de vôo solo).

c.       Nas janelas de jato, paylon ou planador rebocado (regra atual), não está escrito que é vôo solo, mas apenas que somente será permitido vôos de aeros dessas categorias ex.: jato com jatos, paylon com paylons e etc. Em Brasília é assim, em Gaspar é assim e etc..

5.       Sobre auxiliar de pista/mecânico.

No meu caso em particular, já percebi que voar jato é menos arriscado do que voar um gasolina 50cc. NÃO PRECISO TOCAR EM NADA QUE POSSA ME FERIR.

Eu mesmo sou o piloto e o “mecânico” dos meus jatos.

Quanto ao auxiliar de pista, não devemos impor isso, fica o bom senso de todos AJUDAR e o de pedir AJUDA.

 

Finalizando: Acho que o que eu coloquei acima parte do bom senso de que muita coisa já é praticada hoje e funciona bem.

 

Abraços,

 

Victor.

SERGIO MAIA

unread,
Oct 26, 2010, 11:11:29 AM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Também tenho me mantido à margem, apenas observando.
Concordo inteiramente com as sujestões de Victor.  São absolutamente coerentes.  Qualquer piloto que goste, prefiera ou entenda que precise de vôo solo terá que ter a concordância dos demais pilotos que queiram voar no mesmo horário.
Eu, particularmente, fujo dos sábados e domingos pela manhã como o diabo foge da cruz.  Perde-se parte da convivência social, mas voa-se traquilo, apenas contra os interesses das condições de vôo.
Imaginemos a seguinge equação:  Eu também prefiro voar solo, é claro, porque não haverá ninguém para me atrapalhar ocupando o mesmo espaço.  Se todos pensarmos assim, teremos que dividir o horário com luz solar entre a quantidade de sócios, e sortear os horários.  Será que dará certo?  Não dá para cada um ficar olhando para o próprio umbigo.
Estou mais do que de acordo com a proibição de 3D em cima da pista, até porque pode e deve ser feito fora da pista, sem qualquer problema e sem impedir pousos, decolagens e o circuito normal de vôo.
Quanto ao sentido de vôo, já temos dois grandes inconvenientes para o vôo na AEROBA:      Vento de través e sol na cara.  Se houver a exigência de decolagem, vôo e pouso invertido, haja avião no chão.
Eu prefiro pousar a favor do vento, no sentido em que sempre treinei e pousei.   O vento invertido é muito raro para tanta celeuma.
Daqui a pouco os pilotos de helicóptero invadem e também vão querer pista individual para voar.
Amizades e interesses individuais não podem prosperar, sob pena de conflitos permanentes e inconciliáveis.
Em tempo.  Concordo também que regra demais não dará certo, além de encher o saco no que é para ser uma diversão apenas.
Amigos, amigos, egos à parte.
Sergio Maia

Armando

unread,
Oct 26, 2010, 11:29:01 AM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Victor:

Da uma olhada nas respostas.

 

From: aer...@googlegroups.com [mailto:aer...@googlegroups.com] On Behalf Of José Victor
Sent: terça-feira, 26 de outubro de 2010 10:37
To: aer...@googlegroups.com
Subject: RES: [AEROBA] Normas de Segurança - Sugestões

 

Armando,

 

Sds.

 

Até o momento não me manifestei, pois quero que vocês discutam o máximo possível, no entanto, como você me solicitou, aqui vai algumas observações:

 

1.       Sentido do vôo.

TODOS nós sabemos que 99% dos nossos associados, aprenderam a voar no CIA ou no Aerossa, portanto aprenderam a fazer SEMPRE o circuito anti-horário (decola no sentido esquerda-direita e permanece assim o vôo inteiro). Eu mesmo tenho dificuldades de fazer o circuito inverso (não me sinto confortável).

Acho que o importante é:

a.       Deve prevalecer sempre a decolagem contra o vento. (não é regra e sim orientação, não queremos que ninguém quebre seu aero por não saber decolar invertido).

 

Não somente com aeromodelos como na aviação civil, comercial e militar, esta é uma regra básica. Não se aplica em casos de emergência, ex. o avião não consegue chegar até a cabeceira de pouso da pista planando.  Paralelo a estas normas podemos elaborar uma cartilha de recomendações que possa abranger estes assuntos. Vamos pensar nisto, será de grande utilidade para todos principalmente para os novatos.

 

b.      A definição do circuito de vôo, se horário ou anti-horário, não dependerá da decolagem, mas de que TODOS que entrarem na pista SIGAM o circuito de quem já está voando. Ex.: Eu iniciei a bateria, decolei invertido por causa do vento, mas girei e mantive o circuito esquerda-direita, quem entrar para voar comigo deverá voar nesse sentido.

 

Correto, sempre deve ser assim, a comunicação ente pilotos deve ser obrigatória e seguir esta linha de pensamento pois interfere diretamente na segurança do vôo.

 

c.       Pousar sempre contra o vento. (não é regra e sim orientação, não queremos que ninguém quebre seu aero por não saber pousar invertido).

 

Cabe a mesma resposta do item a

 

2.       Não vejo problemas em ter dois postos de pilotagem lado a lado com a pista de taxi, em Gaspar é assim e acho que fica mais bem distribuído além do que permite uma melhor visualização da pista. Ex. 2+2 ou 3+3 (se houver consentimento para 6 voarem, é claro)

OK para fazer isto vamos ter que mudar 1 dos postos de local. Também acho melhor esta configuração como tinha falado para Vitor Filardi.

 

3.       Limitar a 4 pilotos em vôo, porém com autorização destes, poder adicionar mais pilotos (imagine o sábado passado, uns 10 voado zagi, foi muito bom).

 

Também acho desde que tudo seja combinado previamente,10  zagis é uma coisa, 10 Extras 40% e outra coisa, a experiência e o bom senso dos pilotos conta muito nesta hora. A única coisa que precisa fazer e planejar, conversar antes, respeitar a área de vôo e se divertir.

 

4.       Sobe vôo solo, para fins de 3D ou outros.

a.       Não deve haver mudanças no limite acima. Em Gaspar, por exemplo, já se bateu o recorde de 11 pilotos fazendo troque roll em cima da pista, com os aviões lado a lado. Voar 3D não é necessariamente um vôo solo, pode ser sim praticado com a quantidade limite 4 pilotos da pista porém, aqueles que quiserem arriscar seu aero fazendo torque roll em cima da pista, com outros pilotos voando, é por conta e risco da própria pessoa e se acontecer alguma colisão, quem estava sobre a pista, arcará com os prejuízos de ambos.

 

A única coisa que preocupa é que os pilotos sigam estritamente um planejamento prévio, é preciso que todos conversem antes qual será o plano de vôo. Isto diminui o risco de acidentes. Lembrem que estamos falando de aeromodelos de 30 a 40 %. O outro ponto é a proximidade da nossa área de convivência muito próximo a área de vôo. Eu recomendaria no máximo 2 aeromodelos em vôo.Gostaria de ouvir o comentário de Guto, Coiote e todos aqueles que tem aeromodelos com motores acima de 50CC.

 

b.      Quem quiser voar solo, para fazer qualquer tipo de vôo (3D, F3, esporte e etc.), deve ter o consentimento dos demais. (por isso sugiro mudar a regra atual, pois não é somente para quem quiser fazer 3D o consentimento de vôo solo).

 

È MUITO + DEMOCRÁTICO. Pergunta ao GRUPO DA LISTA: Incluímos uma norma a qual determina que somente teremos vôo solo com o consentimento dos presentes ou fica como está?

 

c.       Nas janelas de jato, paylon ou planador rebocado (regra atual), não está escrito que é vôo solo, mas apenas que somente será permitido vôos de aeros dessas categorias ex.: jato com jatos, paylon com paylons e etc. Em Brasília é assim, em Gaspar é assim e etc.

 

Vou alterar não tem problema. Não vejo restrições.

 

5.       Sobre auxiliar de pista/mecânico.

No meu caso em particular, já percebi que voar jato é menos arriscado do que voar um gasolina 50cc. NÃO PRECISO TOCAR EM NADA QUE POSSA ME FERIR.

Eu mesmo sou o piloto e o “mecânico” dos meus jatos.

Quanto ao auxiliar de pista, não devemos impor isso, fica o bom senso de todos AJUDAR e o de pedir AJUDA.

 

OK. Sem problemas. Piloto + 2 na pista. Por outro lado recomendo que o AUXILIAR DE PISTA esteja posicionado no alambrado para evitar o acesso de curiosos. Voar jato exige reflexo e concentração, qualquer distração pode causar problemas. Avaliem esta colocação.

 

Finalizando: Acho que o que eu coloquei acima parte do bom senso de que muita coisa já é praticada hoje e funciona bem.

 

Concordo, e se o nível de discussão continuar como está vamos implantar este trabalho com facilidade com o consentimento de todos.

 

PESSOAL VAMOS PARTICIPAR, PERGUNTEM

Armando

unread,
Oct 26, 2010, 11:32:09 AM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Prezado Sergio:

 

Veja se a resposta que enviei para o Victor (no e-mail anterior)  atende a seu questionamento.

 

Abraço.

Armando

Elmano Coelho

unread,
Oct 26, 2010, 11:42:22 AM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Está ficando 100%.
 
Não tenho nada a acrescentar. Eu não teria competência para fazer um trabalho tão elaborado de normas Armando.
 
E as normas estão bem próximas da realidade do que praticamos no dia-a-dia e quem não as cumprir será por pura rebeldia infundada. Dá para se aplicar a todos as mesmas condições de utilização da pista e regras de segurança.
 
AGORA, ... PARTICIPEM!!! ... FICAM "CORUJANDO" SÓ NA LEITURA E DEPOIS VÃO RECLAMAR QUE NÃO SABIAM, NÃO CONCORDAM OU NÃO IRÃO CUMPRIR.
 
É a hora de debater, de apresentar suas opiniões e, principalmente, DE DEFENDER SEUS INTERESSES PESSOAIS E INTERESSES COLETIVOS EM BENEFÍCIO DO GRUPO.
 
Debater não é brigar, é defender seus pontos de vista para se chegar a um ponto comum. Podemos até "levantar a voz" - virtualmente falando -, mas permanecemos amigos.
 
Os meus interesses estão retratados nas normas editadas. Cumprirei-as do modo com que foram escritas e serão aprovadas, mesmo que impliquem em modificações de meus procedimentos.
 
Elmano


--- Em ter, 26/10/10, Armando <abo...@veloxmail.com.br> escreveu:

SERGIO MAIA

unread,
Oct 26, 2010, 12:11:16 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Caro Armando
 
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
 
Não somos um aeroporto, com controladores de vôo, vôos tripulados, passageiros, cartas aéreas, etc. etc.
 
Não devemos tentar implantar regras de aviação civil para o aeromodelismo, senão vamos ter que tirar o brevet, manter carros de bombeiro, engenheiros de segurança, pessoal de resgate, etc. etc, kkk
 
Aeromodelismo é um hobby, uma brincadeira de jovens e adultos, não vamos confundir as coisas.
 
Claro que sou a favor de normas de segurança básicas e da conscientização dos aeromodelistas quanto aos riscos e responsabilidades, mas daí a passar a implantar regras para todo o lado vai uma diferença colossal.
 
Já está meio chato e vai ficar insuportável, ao menos para mim.  Partilho da opinião de alguns de que há muito cacique para pouco índio.
 
Regras demais não darão certo.  Só as mulheres aceitam uma por mês, rsrsr.
 
Brincadeiras à parte, sou de opinião de que devemos ir adequando os nossos intertesses aos poucos, ouvindo as diversas opiniões, como está sendo feito.
 
Estabeleça-se um regra de cada vez, apenas quando não houver consenso.  Se houver, chega de novas regras e mais motivo para insatisfações.
 
Sou de opinião de que o comportamento na pista deve ser consensado e não imposto por regras rígidas.  Somos muito poucos e situações de conflito são muito raras para tantas regras.  Vamos nos preocupar com as básicas.
 
Esta é a minha posição.
 
Abs.

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 12:23:21 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Armando. A discussão está muito boa e em alto nível. PARABÉNS.

Agradeço a Sérgio pelas palavras.

 

Só para esclarecer sobre o vôo solo:

Atualmente só se pode voar solo com o consentimento de todos, porém a justificativa para isso é o vôo 3D.

O que eu estou sugerindo é que seja eliminada essa justificativa, ou seja, quem quiser por exemplo, testar um aero, ou fazer algo que ele ache necessário estar voando solo, ele poderá requisitar isso sem que tenha a obrigação de fazer “um 3D”.

 

Não importa o que nem para que, pois para voar solo dependerá apenas da concessão dos demais e isso já é normal no Aeroba (educação e bom senso).

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 12:29:59 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

É por aí Sérgio, comungo com você em gênero, grau e número.

Acho que Armando vai encontrar o caminho certo para conciliar tudo isso. É um grande desafio meu amigo.

 

Victor.

guto lordello

unread,
Oct 26, 2010, 1:33:03 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Sergio  e  demais,

... isso e um hobby, uma brincadeira,  ate alguem "matar" alguem..... vamos deixar de ter medo de regras e vamos aprender a voar com seguranca (alias todos nos sabemos voar... mas nao vemos os riscos) seguranca ao meu ver nunca e demais....... se ficar chato... faz como eu .. vou um dia de semana que posso e ,, sozinho , faco minhas cagadas por la.... 

Nao vamos andar pra traz.. do jeito que esta indo ta super organizado e coerente... se ficar agora discutindo se deve ter regras de mais ou de menos.. vamos cair nas mesmas "briguinhas" de sempre..

Cmte Armando siga em frente, tem todo meu apoio... afinal tenho "avioes grandes e filhos pequenos" preciso do maximo de seguranca.... assim que penso... eu tb tenho me mantido a margem pra nao gerar polemicas,,,, tenho deixado as criticas para o "tete a tete" aos sabados com o proprio armando... 

ouvi de um amigo que voa pelo Brasil inteiro e que tem me ajudado muito sobre "padroes" e regras de "seguranca propria", a seguinte frase: "se isso fosse em alguns clube la de baixo (sul)/sudeste), o cara eh convidado a pousar imediatamente". entao imagine como isso e lavado a serio... ta certo que tem clubes que nao estao nem ai...impera "terra de ninguem" e ai?  como queremos ser ?


abc 



guto lordello
55 71 30117557
nextel: 104*183
skype: gutolordello

Vitor Filardi

unread,
Oct 26, 2010, 1:35:38 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

   A discursão tá boa  e vamos continuar

   No meu e-mail anterior, acabei me expressando mal na questão do sentido de vôo, mas Cmte. Victor ajudou quando colocou que o sentido vôo será daquele que começou a bateria. Só acho que seria mais sensato colocar o sentido "normal" a qual todos nós aprendemos sentido anti-horário, assim não tem como dizer: "Eu achei que fosse horário". Para pouso e decolagem será de acordo com a necessidade. O que acham?

        Armando, gostei da opção de colocar a área de amaciamento e manutenção de motor próximo ao estacionamento, ficando atrás do outro quiosque. Seria necessário uma base de cimento e talvez uma barreira de limitação para que ninguém coloque o carro no local, podemos ver isso no local.

        Orison, quanto ao alambrado, já está previsto a construção desde o início do ano quando fizemos o projeto AEROBA II - Ampliação. Só precisamos dar continuidade a construção. Victor ou quem puder ajudar tenho disponibilidade nos dias 1 e 2 de novembro (feriado) ir a pista para levar um carpinteiro para colocarmos a proteção da área de convivência. Precisamos de uma sinalização de Ricardo para a verba, quem pode indicar o carpinteiro. Eu posso comprar as madeiras que faltam e a tela, posso fazer isso tudo mas preciso de ajuda de alguém e o consentimento da diretoria.

Elmano, como consultor jurídico, qual seria o processo para adicionarmos as regras: uma advertência verbal, formal e multa para aquele sócio ou visitante que não cumprisse as normas estabelecidas pela comissão? Acho que deveria ter alguma coisa nesse sentido, infelizmente só cumprimos regras se haver algum tipo de punição. Vocês concordam? Ricardo vai adorar aumentar a receita do clube. Guto lembrou de um filme de Stalone que a pessoa ganhava multa por palavrão, Ricardo image a receita!!!!!.....rsrsrsrsr:)

  Outra coisa, eu discordo de Sergio que em se criar regras as coisas vão ficar chatas..... eu fui para a AEROBA  como sócio fundador, pois acredito que neste novo espaço poderíamos fazer aquilo que não se tinha condições de serem feitas no CIA, o espaço de convivência, banheiro, organização, segurança e um local onde pudéssemos levar a família para passar um final de semana agradável e praticar o esporte. Assim como todos aqueles que vão visitar outros clubes e eventos de aeromodelismo, seguem as regras do local. Porque então não podemos fazer isso aqui? Imaginem um trânsito se não houvesse sinaleiras e placas de sentido de direção e se não houvessem as leis para reclamar de um produto e etc..... não vou ficar citando situações aqui. Essa é a minha opnião.

A hora é nos educarmos a praticar o esporte de maneira segura e responsável. O estabelecimento das regras vem ajudar a todos e evitar atritos e descontentamentos que não ajudam em nada ao clube, ao esporte e a nós mesmos. Vamos dar continuidade aos trabalhos inicializados.

Armando

unread,
Oct 26, 2010, 1:39:37 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

OK SERGIO.

Armando

unread,
Oct 26, 2010, 2:03:41 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Pessoal:

Eu ainda não pensei nas penalidades, até porque imagino que ninguém vai passar dos limites uma pez que tudo esteja funcionando.

Depois de tudo aprovado vamos ter + 30 dias de campanha de conscientização.

Vamos ter 1 curso de 1ros. Socorros.

O foco neste momento são as normas de segurança, precisamos nos concentrar nisto.

Penalidades, vamos ter e seguirão a mesma linha de implantação que estão seguindo estas normas. Discutida e aprovada por todos os participantes.

Penalidades são o 2do. Passo.

Vou apresentar uma sugestão e encima disto discutimos e aprovamos.

Estamos indo bem.

Vamos continuar com este foco.

O clube se faz como estamos fazendo.

Abraço.

Armando

--

Orison Almeida

unread,
Oct 26, 2010, 2:08:47 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Acho que inverter o circuito a cada virada do vento seria ideal mas macho também que ia gerar um "Achismo" que poderia comprometer a própria segurança.

Eu não gosto do circuito de sentido unico mas acho que é uma solução mais democrática, inclusive com quem tem dificuldades para fazer ao contrário.

Obrigar a todos voar nos dois sentidos poderia também gerar alguns graus de insegurança, acho eu.

Neste sentido, o sentido único seria uma opção mais adequada. 

A proposição seria como apresentada abaixo e com MUITA comunicação entre as pessoas que estão voando. 
Por isso acho que os postos de pilotagem muito afastados como estão hoje geram problemas. Basta um motor ligado e quem está nos postos da direita precisam berrar para quem está do lado esquerdo e as vezes não ouve o "CIENTE" de quem tá lá.

Os 4 postos de pilotagem deveriam ser de um lado só...






circuito.jpg


Abs



2010/10/26 Armando <abo...@veloxmail.com.br>
circuito.jpg
circuito.cdr

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 2:01:35 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Guto. Sem querer desmerecer... TODOS nós estamos apoiando a iniciativa de Armando. Nem eu nem Sérgio nem ninguém quer ficar sem regras de segurança, porém o assunto é extenso e abrange outras coisas além da segurança pessoal e coletiva. Contribua com sugestões (que não vi até agora) e não com censuras infundadas às opiniões dos outros.

Vamos tratar de colocar os pés no chão e parar de dizer que um dia alguém vai matar outro ou  se matar. (chega de agôro, cruz credo.).

Continue coletando opiniões Armando, pois cada uma tem o direito de dar a sua e ninguém tem o direito de se ofender ou desmerecer as opiniões alheais.

Armando, seu papel é como o relator do projeto, que colherá as opiniões e as arrumará tudo para enfim ser apreciado por todos para aprovação.

 

Abraços,

 

Victor.

guto lordello

unread,
Oct 26, 2010, 2:16:35 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
ok vitor... que assim seja mestre supremo.... as contribuicoes dei sim.. vc que nao nao sabe.... nao censurei ninguem so dei minha opiniao.. e ja me arrependi..... rs....deixa pra la...


guto lordello
55 71 30117557
nextel: 104*183
skype: gutolordello

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 2:26:30 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Armando. Que tal colocar uma enquete no site sobre ter um ou dois postos de pilotagem?

Dessa forma já poderemos aprovar logo um ponto polêmico no projeto.

A partir daí, faríamos assim com outras questões.

Se Tom puder ajudar, colocaríamos todas as questões no site para votarmos cada item do projeto.

Nesse caso o item só seria publicado numa página de acesso somente dos associados (login e senha).

O processo seria transparente, pois emitirá relatórios das votações para todos.

Tom o que você acha? É possível?

Armando, você toparia?

 

Mais uma vez rogo a todos que dêem sugestões sobre as regras de segurança e não critiquem as sugestões dos outros, por pior que elas possam parecer.

 

Victor.

image002.jpg

Orison Almeida

unread,
Oct 26, 2010, 2:29:58 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Ainda tem sócio  que não está recebendo os emails deste grupo....

Abs


2010/10/26 José Victor <vic...@redemed.com.br>
image002.jpg

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 2:29:49 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Que é isso. Sua opinião é importantíssima e acho que seus meninos também devem postar as deles (sem você por perto, lógico). Rssss…

guto lordello

unread,
Oct 26, 2010, 2:30:18 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Sergio... desculpe se pareceu censura, como o vitor achou... jamais... so dei minha  opiniao sobre as regras que vc e os demais se referem copmo exageradas....  ... nao interprete mal nao ..ok?

abc

guto lordello
55 71 30117557
nextel: 104*183
skype: gutolordello

Elmano Coelho

unread,
Oct 26, 2010, 2:38:50 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Vitor, deixa a coisa acontecer primeiro. Punições, segundo o sensato Armando, ficará para um segundo plano.

Vamos moldar as regras do jogo primeiro.

Não quero nem me intrometer para não atrapalhar. Está show.

Impressinante a conscientização que já se está formando no sentido do debate sobre segurança e a vontade de cumprir o que for determinado.

Só não proíbam meus rasantes!!! É a única manobra que sei. rsss

Elmano

--- Em ter, 26/10/10, Vitor Filardi <mrfi...@hotmail.com> escreveu:

De: Vitor Filardi <mrfi...@hotmail.com>
Assunto: RE: RES: [AEROBA] Normas de Segurança - Sugestões
Para: aer...@googlegroups.com
--

Milton Gonçalves

unread,
Oct 26, 2010, 2:43:36 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Nem torque roll na frete do piits
Assim como Elmano, é a única que sei fazer... :)

Tom

PS: Parabéns pelo empenho da galera!

Armando

unread,
Oct 26, 2010, 3:04:24 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Sem problema, se o Tom consegue operacionalizar isto via site seria o ideal.

Armando

image001.jpg

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 2:49:16 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Kkkkkkkkkkk. Você ultimamente tem me surpreendido. Deu um show de animação no sábado com o microfone e o BRA e agora essa.

Não sabia que você era tão cômico. (com ó no fim, por favor).

Valeu para quebra um pouco a seriedade do momento.

 

Abraços,

 

Victor.

Armando

unread,
Oct 26, 2010, 3:07:55 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Vou seguir esta orientação

 

“Continue coletando opiniões Armando, pois cada uma tem o direito de dar a sua e ninguém tem o direito de se ofender ou desmerecer as opiniões alheias.”

 

Turma vamos manter o foco, normas de segurança em 1ro. Lugar.

Conto com a ajuda de todos.

Vitor Filardi

unread,
Oct 26, 2010, 5:08:33 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

  Orison, traduziu a minha sugestão em um desenho, ficou muito legal. E ai qual será o veredito?

   Um abraço,

Vitor Leão Filardi




From: orison...@gmail.com
Date: Tue, 26 Oct 2010 15:08:47 -0300

Subject: Re: [AEROBA] Normas de Segurança - Sugestões
circuito.jpg

SERGIO MAIA

unread,
Oct 26, 2010, 5:29:09 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Caro Guto.
 
Essa história de que no clube "a" ou "b" é assim ou assado, ou no aeroporto "x" não se vê disso,  não interessa. 
 
Primeiro, porque ninguém (ou a maioria) nunca viu isso ou aquilo. Só ouviu falar, igual a história do samba do Zeca pagodinho, sobre o caviar.
 
Eu já visitei clube de aeros no Rio, em fim de semana, e não vi nada disso.
 
Voavam ao mesmo tempo jatos, glow e até helicópteros, cada qual no seu quadrado.
 
Quando o jato subiu, não tinha glow voando, mas pareceu por acaso, já que ninguém falou nada, mas havia dois helis em vôo, fora da rota do jato, e assim continuaram a manobrar, levantar e pousar.
 
O jato voou, pousou e ponto.  Tinha pouca gente voando glow, é verdade também.
 
Eu e Lula, piruando e convewrsando com o piloto do jato, a dois metros dele,inclusive com ele, depois fazendo um 3D com outro avião, grande, a um palmo do solo e dois metros de distância de nós.  E não surgiu nenhum cagador de regra para falar que era poibido ou não era seguro ficar ali, que poderíamos morrer, etc.
Eles e nós conhecíamos os riscos, mas eles nem sabiam se nós tinhamos plena noção dos riscos.
 
Segundo, porque a realidade  difere de um clube e seus associados para outro, por uma dezena de motivos.
 
Sem essa de "matar alguém".  Isso é argumento apelativo.  Também tenho filhos, me considero absolutamente responsável e cumpridor das normas e regras, e nem por isso fico me achando o dono da verdade ou da segurança.  Sei tanto quando você que, eventualmente ocorre uma morte, como em qualquer outra atividade.
 
Conheço segurança industrial a fundo, por força da especialização da minha profissão, trabalhando com problemas de segurança industrial (muito mais séria, se é que se pode diferenciar segurança) há mais de 35 anos e nem por isso fico me arvorando em ser o dono da verdade ou dando pitaco na opinão de ninguém, seja mais ou menos apto do que eu para isto.
 
Por essas e outras que parei de me manifestar e vou fazer o mesmo agora.
 
Não responderei a mais ninguém, nem darei mais a minha opinião a esse respeito.  Já está dada.
 
Se eu achar que ficou chato demais, paro de ir, como já estou fazendo, aos poucos, principalmente nos dias e horários de maior frequência. Estou perdendo o prazer da diversão porque, convenhamos, está ficando chato para cacete!
 
Posições individuais não me impressionam, ainda mais apelativas, como me soou o seu comentário. Se estou parecendo grosseiro, minhas desculpas antecipadas.  Não é a minha intenção.
 
Apenas sustento as minhas opiniões, porque acredito nelas, sem qualquer interesse pessoal ou velado.
 
Seria o mesmo que acontece com aquelas pessoas que se cagam de medo de viagens aéreas, porque o avião pode cair e matar todo mundo.  Pode sim, mas estatisticamente é mais seguro do que ir de carro ou qualquer outro meio de transporte. até a pé.  
 
Os aviões comerciais não possuem flutuadores ou paraquedas gigantes para pousar no mar, embora trafeguem sobre ele a maior parte do tempo. Se abrir a discussão vamos ouvir um milhão de opiniões para aumentar a segurança, não é mesmo?
 
Você teria coragem de deixar um filho seu viajar de avião?
 
Se com meia dúzia de interessados, como é nosso caso, dá um quilo de pano para mangas, imagime uma discussão mais ampla.
 
Todos nós estamos sujeitos a riscos muito maiores no nosso dia a dia e, nem por isso, ficamos neuróticos, nem implantando regras e mais regras. 
 
Você parou de dirigir?  de sair à noite?  de tomar umas?  E os que cobiçam a mulher do próximo e se arriscam a levar um tiro? Para morrer, basta estar vivo.
 
Isto é um hobby sim, Guto.  É uma brincadeira sim, Guto.
 
Aprobabilidade é muito maior de você ou seus filhos serem assaltados na AEROBA do que morrerem por causa da irresponsabilidade de algum piloto.
 
Só não vê os ríscos quem não quer, e não acredito que seja o nosso caso na AEROBA.  De nenhum de nós.
 
Concordo com todas as PROVIDÊNCIAS físicas para diminuir os riscos, como instalação de telas, locais para ligar e desligar motor, proibição de bebidas alcoólicas (importantíssimo e não fiscalizado), etc, mas chega de cagação de regras.
 
É A MINHA OPINIÃO E ESTÁ DADA.
 
NÃO COMENTAREI MAIS.
 
ABS.

SERGIO MAIA

unread,
Oct 26, 2010, 5:38:37 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Só depois de responder ao Guto vi o seu comentário.
É por aí...

SERGIO MAIA

unread,
Oct 26, 2010, 5:40:57 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
OI, Guto.
Eu entendo as diferenças.
Já respondi e, enquanto fazia isto, entraram vários comentários.
ABS.
SERGIO

guto lordello

unread,
Oct 26, 2010, 5:45:32 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
ok sergio... eu ja me arrependi de falar qualquer coisa.. nao me chateia sua resposta, pelo contrario, respeito.. mas tb nao tentei bancar o neurotico nem metido a ser dono da verdade... realmente acredite vc ou nao .. nao sou... alias sou o menos indicado a achar alguma coisa... levo tudo muito na brincadeira e esculhambacao...

fique tranquilo.... tb nao estou a vontade pra ir ao aeroba.. por varios motivos.. inclusive este tipo de coisa... acho apenas que regras de segurancas nunca  sao demais... somente isso... e vc e outros acham que "cagar" regras e uma chatice... 

enfim ja fui repreendido pelo presidente.. ja procurei meu lugar... e te peco desculpas pela ma impressao que o meu comentario lhe causou... 

abc

TOM,  por favor .. tire meu email deste grupo.... 

boa sorte a todos, e bom trabalho cmte Armando.. depois seguirei todas as regras... e so me passar

guto lordello
55 71 30117557
nextel: 104*183
skype: gutolordello

SERGIO MAIA

unread,
Oct 26, 2010, 6:09:12 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
OK, Guto.
 
Acredito que v. não teve nenhuma intenção menos cortês.
 
Apenas li quieto as discussões durante um bom tempo, antes de dar a minha opinião.
 
Das discussões sadias nascem as soluções, mesmo que não sejam as que melhor se adaptam às nossas expectativas.
Claro que nem de longe sou contra as normas de segurança. Só penso que normas demais, sobre um monte de aspectos às vezes secundários, só atrapalham e, ao contrario do objetivo, só criam mais áreas de atrito, mais arestas.
Acho muito mais objetivo, quando se presenciar alguma condição menos segura, qualquer um conversar com o sócio sobre o fato, de preferência um sócio mais chegado ao infrator.  Se houver reação negativa, leva-se o assunto ao colegiado (demais sócios).  Acho que é muito mais por aí que deveríamos proceder.
 
Procedimentos educativos, instrutivos, elucidativos.
 
Essa discussão me lembra demais os contratos de grandes empresas, como a Petrobrás.
 
Eu jamais firmaria um contrato com ela.  Sáo oito mil itens e penalidades previstas, até um ataque de coqueluche, se v. quiser fornecer papel higiênico para eles.  É inacreditável a quantidade de regras e normas dos contratos, um tratado de inutilidades e imbecilidades, facilmente contestados e anulados em juízo.
 
E olhe que tem um monte de idiotas que os copiam, com adaptações para suas empresas.
 
Pode acreditar que é verdade.
 
Eu me lembro disto a cada discussão de novas regras, kkkkkkkkkkk
 
Um abraço,
Sergio.

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 6:46:40 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Mestre Vitor.

Tá resolvido mais um impasse.

Realmente atende às nossas necessidades.

Acho que todo mundo vai aprovar.

Ficaria assim: não importa a direção do vento, o circuito do vôo será sempre esquerda-direita ou anti-horário ou comumente chamado de “NORMAL”.

 

FANTÁSTICO.

Parabéns Orison, Parabéns Vitor.

 

Victor.

image002.jpg

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 6:41:35 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Srs..  Por favor. Em nome da boa convivência, vamos por um fim nas diferenças.

Guto, não tem por que sair do grupo, afinal esse é o canal que temos.

Vamos tocar esse troço e ver o final.

Vamos contribuir com opiniões construtivas, mesmo que não sejam iguais as minhas, as suas as dele e etc.

Os argumentos de Sérgio são bons, os seus também e no final todos nós vamos ganhar com isso.

Vamos esperar mais um pouco, pois tem muita gente querendo colaborar e não podem ficar com receio de serem criticados.

 Vamos deixar, de agora em diante, que outros dêem suas opiniões e que sejam apenas sobre o documento elaborado por Armando, só isso.

Também não quero uma enciclopédia de regras.

Não precisamos de quantidade e sim de qualidade, para que se atinja os objetivos e anseios de todos nós.

Conto com vocês.

 

Victor.

Fabio F. D. Leal

unread,
Oct 26, 2010, 7:38:07 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
De acordo.
 
Fabio (de volta em breve).

--- Em ter, 26/10/10, José Victor <vic...@redemed.com.br> escreveu:

De: José Victor <vic...@redemed.com.br>
Assunto: RES: [AEROBA] Normas de Segurança - Sugestões
Para: aer...@googlegroups.com
image002.jpg

Mauricio Simoes

unread,
Oct 26, 2010, 8:54:47 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Sobre o circuito de vôo, mesmo que o vento esteja invertido (mesmo que raro) os aviões deverão decolar, pousar e fazer o circuito esquerda-direita?

 

Se for isso, eu discordo apesar da pouca propriedade frente aos experientes presentes. Armando parabéns pelo trabalho.

Minha opinião é que o circuito seja definido pelo primeiro piloto. Se a vento mudou o piloto que vai decolar fala/combina com o primeiro piloto. Mas o circuito seria definido pelo primeiro piloto. Se isso fizer parte da rotina não acho que gerará dúvida.


Vamos se divertir com segurança!!! Um abraço a todos.


Mauricio Gonçalves
(71)9134-8206


2010/10/26 Fabio F. D. Leal <ffd...@yahoo.com.br>
image002.jpg

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 9:42:58 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Comandante. Veja direito no desenho. Pouso e decolagem (recomendados) contra o vento. Apenas o circuito é que permanecerá o padrão ou seja esquerda direita e isso não tem nada a haver com a direção do vento, você pode voar com vento em qualquer direção lembrando que tanto de um lado como de outro nosso vôo é sempre oval, e durante a volta hora estaremos contra o vento e outra hora a favor dele.

Se você decolar invertido por causa do vento invertido, você deverá manobrar de acordo com o diagrama abaixo e entrar no circuito padrão.

Na minha visão é isso padroniza o vôo inclusive em caso de dúvidas da direção do vento, ou seja teremos apenas um padrão de circuito (não significa que se alguém estiver voando solo ou em comum acordo com outro piloto, não possa fazer outros tipos de circuito).

Nesse último sábado, por exemplo, o vento estava “rodando” (hora invertido, hora 90 graus) e aí como é que fica? Tem gente que vai dizer: “sentido normal” o outro vai dizer, não o vento mudou agora tem que ser “assim” ou “assado” e por aí vai.

 

A padronização não deixará dúvidas e tornará o vôo mais fácil e seguro para todos nós.

Esse diagrama já é utilizado por todo mundo que decola invertido, inclusive eu. Portanto não vejo porque ser contrário a algo que já é praxe e funciona, mas gostaria de ouvir sua opinião levando em conta que 90% da galera não voa bem no circuito horário (invertido). O que fazer?

 

Lembrando que o circuito padrão é para quando houver mais de uma pessoa voando, não será (sugestão) obrigatório para vôos solo.

image001.jpg

SERGIO MAIA

unread,
Oct 26, 2010, 10:30:26 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com
Continuo achando que quando o vento estiver invertido cada um decola e pousa do lado que quiser.  Como é uma situação esporádica, o piloto deverá avisar em voz alta àqueles que estão voando ou em processo de decolagem em que sentido irá decolar ou pousar.  Nada demais, decolando é só entrar no circuito horário e pronto.  Isso já se faz normalmente.  Acontece inclusive para quem quer treinar a decolagfem e o pouso invertidos.  Com o vento de frente, ou de través, o piloto pode querer treinar o pouso ou decolagem invertidos.  Nada demais.  É só avisar. 
Se implantarmos uma regra rígida, nem treinar o cidadão vai poder, e ainda tem outra coisa.  O sócio pode querer voar sempre no mesmo sentido e não ser obrigado a treinar outro sentido e botar seu avião em risco. Cada um tem que ter a liberdade e o direito de manter sempre o mesmo circuito.
Continuo votando contra excesso de regras.  Vai virar colégio interno e criar montes de confusão.
Com uma boa conversa e um pouquinho de boms senso tudo se resolve com mais facilidade.
Se começar a haver problemas, rediscute-se.
É o meu voto
Sergio
image001.jpg

José Victor

unread,
Oct 26, 2010, 11:11:49 PM10/26/10
to aer...@googlegroups.com

Nada mais e nada menos do que eu expus: Decolar a favor ou contra o vento é opção de cada um. Decolar contra o vento é recomendação e não regra. Ter um padrão de direção do oval, deve ser regra, pois senão cada um voa na direção que bem entender. Por mim, permanece como está hoje, pois é como está no desenho e é o que todos fazem.

 

Victor.

image001.jpg

Elmano Coelho

unread,
Oct 27, 2010, 6:37:45 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com
A sugestão desenhada por Orison para voo em vento normal e invertido é excelente.

Acredito que se a maioria concordar, pode ser aprovada.

Elmano

--- Em qua, 27/10/10, José Victor <vic...@redemed.com.br> escreveu:
image001.jpg

Milton Gonçalves

unread,
Oct 27, 2010, 7:29:26 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com
Estou fora da minha rotina e não tenho ficado na frente do PC o dia todo.

Bom respondendo:
Não posso fazer alteração dinâmica no site sem custo, porque não tenho programador fixo, pago por tarefa e no momento não posso assumir isso. Assunto da Enquete no site por ex.
O restante tenho tentado ajudar.


Sobre toda esta discussão, analisando os posts sobre este assunto, notei que tomamos o caminho errado, vejam: 

Quando precisamos montar a estrutura física, pedimos ajuda a Deda que é do ramo. Com o site, chamaram eu e Orison, para cuidar da grama e a manutenção do clube, foi Rosalino que resolveu, Elmano tomou conta da parte jurídica e constituiu o clube, assim como EdCarlos fez a parte contábil, entre outros profissionais que participam ou participaram do processo. Agora na hora de criar um regulamento e normas de segurança, tá todo mundo (sem desmerecer o empenho de todos) tentando fazer algo que nâo têm experiência.
Poxa, porque não chamam o técnico da COBRA, ele vai ao clube analisa nossa realidade e redige o regulamento?

Não teríamos brigas, bate-bocas, e melindres, que está acabando com o convívio no clube. Por afirmo que tomamos o caminho errado.

Quando tivermos o regulamento aprovado, também teremos um monte de pessoas inimigas e sem nenhuma vontade de convívio. Acho um preço muito alto para se pagar neste regulamento e normas de segurança.


Se precisarem de contato, estou no Rio e posso ajudar.


Abraço a todos.

Tom
image001.jpg

Armando

unread,
Oct 27, 2010, 8:00:19 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com

Prezado Sergio:

 

Lendo seus comentários observei que você trabalha na área de segurança industrial, isto para o nosso trabalho é muito importante.

Nós passamos uma cópia das normas que queremos implantar no clube.

Você teve e a oportunidade de ler este documento?

Qual é a sua opinião?

Tem regra demais?

Alguma prejudica a curtição do nosso hobby?

Nos ajude.

Não deixe de participar

Tive o cuidado de consultar vários clubes no Brasil EUA e Europa e este processo de desgaste inicial é natural nos clubes que tem a nossa característica.

As normas foram colocadas em uma seqüência lógica e servem principalmente para os iniciantes colocar em prática e os experts ajudar na implantação.

Na empresa que você trabalha existem normas básicas. È isto que pretendemos implantar.

Precisamos da sua colaboração.

Caso não queira participar desta discussão através do deste grupo poderá fazê-lo através do meu e-mail pessoal, isto serve para todos.

 

abo...@veloxmail.com.br

 

Todas as colocações serão publicadas no grupo em  caráter confidencial lembrando sempre que o foco principal é avaliar estas normas.

 

Independente da polemica ou não a participação de todos neste processo gera um compromisso pessoal futuro em cumprir com esta proposta.

 

Esta é o nosso objetivo pessoal

José Victor

unread,
Oct 27, 2010, 8:35:19 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com

Caro Tom.

 

Sds.

 

Por isso não é bom citar nomes. Você se esqueceu de citar meu nome, já que fui e sou um dos mentores, articuladores, e etc., também quem carregou nas costas (junto com Dêda) a obra do clube (4 vezes por semana durante 9 meses), quem correu atrás do Dr. Lomes, quem negociou com os proprietários dos lotes, quem pagou uma fortuna do seu tempo, pedágios, almoço e … para concretizar esse ideal de todos.

Da mesma forma, você esqueceu de Ricardo, que como eu, tanto fez pelo clube.

Você tem idéia de quantas vezes me desloquei de minha casa ou de meu trabalho para resolver coisas do Aeroba? (banco, reunião, fiscalizar Rosalino e etc.)

NÓS NOS DOAMOS AO CLUBE, SEM PEDIR NADA EM TROCA.

 

Só lembrando: Eu, além do descrito acima, desembolsei R$ 2.000,00 (fora os quase $ 600,00 de pedágios, almoços e etc.) para, junto com outras pessoas que acreditaram no projeto, realizasse esse sonho.

De nossa parte, aceitamos receber sua jóia em troca do site (já formatado do Aerossa), e nem por isso o desmerecemos ou minorizamos suas credenciais junto ao clube.

 

Quanto a sua opinião de contratar alguém de fora para realizar o que podemos fazer eu SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA.

 

Armando fez um excelente trabalho, basta que leiam com a devida atenção e verão o quanto é racional e objetivo esse material. (TEM QUE LER TUDO COM ATENÇÃO, POIS É UM PÉSSIMO COSTUME DO BRASILEIRO NÃO LER)

Estamos trazendo essa OBRA à discussão, para que TODOS tenham a oportunidade de participar e com a maior boa vontade e respeitando às opiniões dos demais.

 

Não devemos jogar a toalha porque um ou outro se ofendeu por que não foi respeitada sua opinião por alguém.

Somos quase 40 cabeças e cada uma é um mundo.

Quando findar o prazo de 15 dias de debates e opiniões, a Diretoria vai se reunir e compilar tudo que foi discutido e aprová-la ou não.

 

Quanto a remunerar você para fazer um adicional no site, sinto muito, não aceito também pelos mesmos motivos que eu, Ricardo, Elmano e Ed não cobramos por nada que fazemos (desde que apenas intelectual e não material, como é o caso do site).

Por fim, vamos continuar a votação da forma que temos hoje, por e-mails ou pessoalmente mesmo.

 

Abraços,

 

Victor

image001.jpg

Vitor Filardi

unread,
Oct 27, 2010, 8:36:41 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

   No yahoogrupos tem como fazer enquetes, no googlegrupos preciso do usuário e senha do moderador (TOM) para verificar.
   Outra solução é colocar no meu site (www.elektrons.com.br) que eu uso para outros fins... mas podemos utilizá-lo para fazer as enquetes necessárias. Seria necessário cada um ir ao site fazer o cadastro e confirmar via e-mail que se cadastrou. Muito simples e Armando me passaria as enquetes a serem feitas, depois eu publicaria o veredito, ou quem quiser pode acompanhar no site.
  E a instalação da proteção vamos fazer dia 1 e 2 de novembro??

José Victor

unread,
Oct 27, 2010, 8:49:32 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com

Vitor. Você é uma das pessoas que mais se doa ao Aeroba.

Vamos testar a solução do Google. Você poderia trabalhar nisso? Seria uma mão na roda uma enquete eletrônica. O próprio Armando formataria as questões e as alternativas de respostas.

Quanto à instalação da proteção, sugiro após o feriadão, pois estarei viajando e gostaria de colaborar. (mas fica a seu critério).

 

Victor.

Milton Gonçalves

unread,
Oct 27, 2010, 8:59:04 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com
Victor,
Desculpe não comentar seu nome ou de Ricardo, achei desnecessário, mas todos sabem que não tive intensão de desmerecer aos 2 ou qualquer outro que ajudou na implantação do AEROBA. mas realmente entre outros motivos, a vaidade deste grupo está além do convívio, isto é fato!
Tudo que foi criado está sendo desmoronado. Outro FATO.
Apenas me ative aos cargos técnicos. Como o advogado, Contador, Arquiteto, etc...Sei do valor do seu trabalho ou do Ricardo. 

Sobre o site, não quero receber grana por isso, faço o que posso, mas sempre com boa vontade e a maioria das vezes por iniciativa própria, só coloquei minha realidade, até porque acho que não é algo funcional uma enquete no site. Se fosse uma ferramenta que ajudasse, tenha certeza que eu mesmo já teria sugerido.

Meu ponto de vista é justamente para acabar com o que está acontecendo que é a destruição da mínima condição de relacionamento entre os associados.

Mais uma vez, que fique bem claro que minha intenção é salvar o que ainda resta porque o que o caminho que estamos indo é para dissolução.


Tom




Tom
image001.jpg

Milton Gonçalves

unread,
Oct 27, 2010, 9:06:26 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com
Oi Vitor,

O grupo do Yahoo não sou moderador.

Sobre o grupo do Gmail, posso ativar a função de moderador para quem quiser ajudar, basta me solicitar que faço.


Abraço,


Tom



José Victor

unread,
Oct 27, 2010, 9:05:01 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com

Tom. Como dizia minha querida vó: “Não se avexe meu filho”.

 

As coisas estão indo bem.

A partir de agora, vou me retirar um pouco das discussões, pois estou me preparando para viajar com a família.

Quero que você participe mais dando o apoio necessário a Armando, pois não podemos deixar que ele se sinta só nesse trabalho.

 

Abraços,

 

Victor.

image001.jpg

Vitor Filardi

unread,
Oct 27, 2010, 10:00:13 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

  E ai quem é o moderador do grupo do yahoo? Tom, veja primeiro se no google tem a opção de enquete, pois no yahoo tem e está fácil de implementar. Mas ainda temos a opção de meu site que tem como implementar fácil, mas será necessário o cadastro de todos no site.

   Vamos deixar de picuinhas, todos nos somos livres para expressar opniões e do mesmo modo ouví-las a favor ou contra, não vamos levar isso de forma pessoal. Se alguém citar o nome ou deixar de citar, deixa pra lá, vamos crescer o clube, nos unir e não desunir. O que seria do mundo se todos gostassem da cor azul, do mesmo presidente e da mesma mulher?  Seria uma merda. Já temos uma coisa em comum o esporte e vamos fazer do esporte nossa segunda casa. E como em qualquer casa, os irmãos brigam e depois voltam a se falar..... vamos manter a paz!!!!

  E ai quem se dispoem a me ajudar a colocar a tela de proteção na área de convivência, nos dias 1 e 2 de novembro? Victor e Ricardo preciso das suas autorizações para gastar!!!!! Pois dessa vez vou precisar que o valor seja depositado na minha conta, certo?

José Victor

unread,
Oct 27, 2010, 11:54:36 AM10/27/10
to aer...@googlegroups.com

Por mim, vá em frente. Isso será ótimo. Já adianta bastante.

Ricardo. Tudo bem?

 

Victor.

 

De: aer...@googlegroups.com [mailto:aer...@googlegroups.com] Em nome de Vitor Filardi


Enviada em: quarta-feira, 27 de outubro de 2010 11:00
Para: aer...@googlegroups.com

Armando

unread,
Oct 27, 2010, 2:00:19 PM10/27/10
to aer...@googlegroups.com

Pessoal:

Me parece que a tempestade já está passando.

 

Sendo assim vamos continuar o nosso trabalho.

 

Vou tentar passar um pouco do conceito destas normas.

Cada artigo e capitulo serve de orientação básica e tem por objetivo principal fazer com que exista um linha de pensamento que orientem a maioria a como proceder em decolagem, pouso e vôo.

Isto , por sua vez, não impede que, desde em comum acordo, 10 pilotos voem todos ao mesmo tempo em sentidos opostos. A área reservada para vôo é livre para fazer o que quiser.

Acontece que temos pilotos experientes e pilotos que não experientes e para diminuir riscos precisamos estabelecer um PROCEDIMENTO PADRÃO para as 3 situações mencionadas acima.

Estas normas tem por objetivo principal incentivar a comunicação e o planejamento pérvio do que vai se fazer na pista antes de voar quando não se aplique nenhuma das regras descritas nas NORMAS DE SEGURANÇA.

 

As normas estão compostas muito + de conceitos os seus desdobramentos, por assim dizer, dependem exclusivamente da comunicação e consentimento dos sócios para diminuir riscos ou não.

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE ESTE CONCEITO ESTEJA BEM CLARO NA CABEÇA DE CADA UM.

 

Para dar continuidade a nosso dever de casa o que pretendo fazer.

Até sexta feira vou compilar todas as sugestões que todos apresentaram.

Vou colocar os Art. que compreendem estas sugestões  e um novo com as alterações  para aprovação.

A partir disto tomamos a decisão final.

 

Vamos continuar mantendo o foco na segurança.

 

Continuem participando. Estamos no rumo certo.

Um clube se faz assim mesmo.

 

Abraço

 

Armando

Armando

unread,
Oct 27, 2010, 2:17:12 PM10/27/10
to aer...@googlegroups.com

 

Pessoal:

Me parece que a tempestade já está passando.

 

Sendo assim vamos continuar o nosso trabalho.

 

Vou tentar passar um pouco do conceito destas normas.

Cada artigo e capitulo serve de orientação básica e tem por objetivo principal fazer com que exista um linha de pensamento que orientem a maioria a como proceder em decolagem, pouso e vôo.

Isto , por sua vez, não impede que, desde em comum acordo, 10 pilotos voem todos ao mesmo tempo em sentidos opostos. A área reservada para vôo é livre para fazer o que quiser.

Acontece que temos pilotos experientes e pilotos que não experientes e para diminuir riscos precisamos estabelecer um PROCEDIMENTO PADRÃO para as 3 situações mencionadas acima.

Estas normas tem por objetivo principal incentivar a comunicação e o planejamento pérvio do que vai se fazer na pista antes de voar quando não se aplique nenhuma das regras descritas nas NORMAS DE SEGURANÇA.

 

As normas estão compostas muito + de conceitos os seus desdobramentos, por assim dizer, dependem exclusivamente da comunicação e consentimento dos sócios para diminuir riscos ou não.

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE ESTE CONCEITO ESTEJA BEM CLARO NA CABEÇA DE CADA UM.

 

Para dar continuidade a nosso dever de casa o que pretendo fazer.

Até sexta feira vou compilar todas as sugestões que todos apresentaram.

Vou colocar os Art. que compreendem estas sugestões  e um novo com as alterações  para aprovação.

A partir disto tomamos a decisão final.

 

Vamos continuar mantendo o foco na segurança.

 

Continuem participando. Estamos no rumo certo.

Um clube se faz assim mesmo.

 

Abraço

 

Armando

--

Orison Almeida

unread,
Oct 27, 2010, 2:31:37 PM10/27/10
to aer...@googlegroups.com
Show de bola. Grande texto!



2010/10/27 Armando <abo...@veloxmail.com.br>

SERGIO MAIA

unread,
Oct 28, 2010, 12:07:01 AM10/28/10
to aer...@googlegroups.com
Caro Armando.
Sou dono de um escritório de advocacia especializado em direito do trabalho, sindical e litígios que envolvem doenças ocupacionais, medicina e segurança do trabalho e segurança industrial.
Assim, por força da longa experiência de mais de 35 anos, já passei por incontáveis situações, quase sempre litigiosas, envolvendo as empresas para as quais advoguei ao longo do caminho ou ainda advogo. Faço estes esclarecimentos para que não fique a impressão que atuo especificamente em segurança industrial, como se fosse um engenheiro ou técnico de segurança, como posso ter dado a impressão.
Só estava acompanhando as discussões de longe, exatamente porque sei que sempre causam muito desgaste e eu vejo a AEROBA de uma forma bem diferente de vários colegas associados.  Para mim é PURA DIVERSÃO, ou deveria ser.  Não acredito que o caminho seja o da implantação de inúmeras regras para cada item que cada um de nós imagine necessário. É sempre muito desgastante e quase sempre desnecessário, ao menos na minha ótica, que como disse vejo nossa associação apenas como pura diversão.  É inerente ao ser humano querer dar a sua contribuição e reagir às opiniões divergentes, sejam coerentes ou não.  Apenas o amadureciemento, experiência de vida, estudo e boa vontade, entre outras virtudes que necessitam de lapidação,  nos levam a encarar as diferenças com paciência e sabedoria.  Eu apenas me esforço, mas confesso que não tenho muito saco, principalmente em se tratando de um hobby.
Eu trabalho par time e, para mim, e para quem assim trabalha, a expressão time is money exprime com perfeição o que representa perder tempo com discussões inúteis, ouvindo abobrinhas e desaforos.  É tudo o que eu não preciso e também não quero, e acabo me expondo sem necessidade a isto.
Eu sempre me dispus a ajudar nossa associação em tudo o que estivesse ao meu alcançe, claro que guardadas as devidas proporções.
Acredito que se de um lado a AEROBA deu certo como realização de um grupo de conhecidos ou amigos (onde me incluo) sem outro interesse que não o de colaborar para erguer o clube, por outro, depois da coisa pronta, ou quase pronta, muita coisa foi  e continua mudando.
Não sou contra a segurança, é claro, e acho que a melhor solução a ser adotada é esta mesmo, de troca de opiniões, para ver se chegamos a algum lugar.
Se você precisar, mande-me as novas regras que darei a minha opinião sobre cada uma delas.
De logo, contudo, asseguro-lhe que sou contra muita normatização e combato ferrenhamente isto nas empresas para as quais advogo, porque tudo que está escrito cria um monte de direitos e obrigações que quase nunca se visualizam quando de sua elaboração.  Essa é a pior consequência da excessiva normatização de tudo.
Um bom exemplo que sempre dou são os contratos da Petrobrás, verdadeiras enciclopédias de normas.  O leigo que os lê fica impressionao com o nível de detalhamento de cada simples item, encantado com a aparente perfeição.   Mas, na hora do vamos ver, não valem quase nada, pelo excesso, e dão bodes homéricos.
Se os contratos fossem enxutos, seriam pau puro!   Os advogados do jurídico da Petrobrás, a cada nova cagada dos administradores saem para comemorar tomando uns chopes, porque terão trabalho por mais uma década! (Isso é verdade e dito por eles, em tom de gozação).
Nos programas de segurança industrial eu sempre corto um monte de abobrinhas e normatizações inúteis e perigosas para as empresas.  Não sou o elaborador das normas, mas o seu carrasco!
E mais ou menos isso aí que posso lhe responder.
Abraço,

SERGIO MAIA

unread,
Oct 28, 2010, 12:11:51 AM10/28/10
to aer...@googlegroups.com
Qual a razão para não se fazer a enquete por aqui, se esta já é uma lista dos sócios?  Para que complicar mais?
sergio
----- Original Message -----

SERGIO MAIA

unread,
Oct 28, 2010, 12:22:45 AM10/28/10
to aer...@googlegroups.com
Vamos simplificar.
Enquete por aqui mesmo.
Só acho que a elaboração da enquete também deve ser posta a debate, para que haja todo tipo de opção.
Eu vejo as enquetes no site do jornal A Tarde e morro de rir.  São dirigidas, tipo
Marque sua opção:
 
( ) o presidente Lula é lindo
( ) o presidente Lula é simpático
( )O presidente lula é trabalhador
( ) Acho que o presidente precisa trabalhar menos
( )etc.
( ) etc.
VOTE        -   RESULTADO
 
 
não aparece nenhum item perguntando se você gosta do Lula, nem se v. gosta do Serra, ou da Dilma.
 
Todas as enquetes são dirigidas e viciadas.
 
Acho que a enquete deve ser posta no grupo e as opções de resposta analisadas por quem se dispuzer a isto ou, ao menos, deixar-se uma opção do associado inserir um tópico a ser votado.
 
É a minha opinião.
 
abs
Sergio.
 
 
----- Original Message -----
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages