Adiada votação da LDO; Congresso analisará apenas vetos à Lei do Licenciamento

4 views
Skip to first unread message

SECOM - Senado Notícias

unread,
Oct 16, 2025, 5:58:32 AM (7 days ago) Oct 16
to advocaci...@googlegroups.com

quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Adiada votação da LDO; Congresso analisará apenas vetos à Lei do Licenciamento

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou para a próxima terça-feira (21) a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias — LDO ( PLN 2/2025 ). Com a decisão, a sessão deliberativa do Congresso Nacional marcada para esta quinta-feira (16) deve analisar apenas os vetos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Lei Geral do Licenciamento Ambiental ( VET 29/2025 ).
CAE ouve trabalhadores sobre proposta de isenção do IR até R$ 5 mil
O projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil por mês será tema de nova audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta quinta-feira (16), às 10h. Representantes da classe trabalhadora falarão sobre os impactos da proposta para maior justiça tributária e progressividade ( aumento da alíquota do imposto à medida que cresce a renda do contribuinte) .
CPMI do INSS ouve assessor do presidente da Conafer e vota 101 requerimentos
A CPMI do INSS deve tomar nesta quinta-feira (16), em reunião marcada para as 9h, o  depoimento de Cícero Marcelino de Souza Santos, ligado à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), uma das associações acusadas de envolvimento na fraude contra aposentados e pensionistas. Há suspeitas de que Cícero Marcelino recebia valores das mensalidades ilegais da Conafer, sob pretexto de ser prestador de serviços para a entidade associativa. Assessor de  Carlos Roberto Ferreira Lopes,  presidente da Conafer, Cícero Marcelino foi alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.
CAS destaca necessidade de rastrear bebidas adulteradas
A circulação de bebidas alcoólicas adulteradas — especialmente pela adição de metanol — mobilizou a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado: o colegiado promoveu uma audiência pública nesta quarta (15) para discutir as ações que vêm sendo adotadas e sugestões de aperfeiçoamentos, como o fortalecimento do sistema de rastreabilidade e fiscalização.
Erradicação do trabalho infantil requer articulação intersetorial, dizem debatedores
A erradicação do trabalho infantil foi tema da audiência pública que a Comissão de Educação (CE) do Senado promoveu nesta quarta-feira (15). Os participantes discutiram, entre outras questões, como a educação e a articulação intersetorial podem contribuir para enfrentar o problema.
CDH aprova proteção a resgatados de situação análoga à de escravo
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15) proposta da Câmara dos Deputados que estabelece medidas de proteção e acolhimento aos trabalhadores resgatados de situação análoga à de escravo. Com parecer favorável do senador Paulo Paim (PT–RS), o texto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Proibição de aborto a partir da 22ª semana de gestação avança na CDH
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15) projeto que proíbe o aborto a partir da 22ª semana de gestação, exceto em caso de risco de morte da mãe. O texto, do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), teve relatório favorável do senador Eduardo Girão (Novo-CE) e seguirá para a análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo os senadores, o projeto tem o mérito de reconhecer, de forma absoluta, a viabilidade do feto a partir dessa fase da gestação, estabelecendo "os direitos do nascituro na ordem civil".
CDH aprova incentivo à contratação de mulheres com câncer de mama
Para ampliar a inclusão de mulheres com câncer de mama no mercado de trabalho, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15) projeto que cria uma certificação para empresas que estimulem a contratação   de trabalhadoras com a doença. O texto recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Direito da mulher: falta a audiência não é renúncia de vítima à ação, aprova CDH
A ausência da vítima de violência doméstica a uma audiência convocada pelo juiz não será interpretada como renúncia à representação criminal, no caso de ações que dependem da manifestação expressa da mulher, aprovou a Comissão de Direitos Humanos (CDH) nesta quarta-feira (15). A medida visa proteger os direitos das mulheres vítimas de violência e garantir que elas não sejam pressionadas ou coagidas a desistir da denúncia.
Política Nacional para Educação Especial e Inclusiva avança no Senado
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15) projeto de lei que cria a Política Nacional para Educação Especial e Inclusiva, para atender pessoas com transtorno mental, transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual e deficiências múltiplas.
Comissão aprova doação de produtos falsificados em caso de calamidades
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou nesta quarta-feira (15) um projeto de lei que permite a doação, em situações de calamidades, de produtos apreendidos por falsificação de marca.
Petróleo e preservação de florestas pautam debate da subcomissão da COP 30
A subcomissão criada para acompanhar os preparativos da COP 30 discutiu com representantes da sociedade civil e parlamentares, na terça-feira (14) os seis eixos temáticos da Agenda de Ação da Presidência do evento que, segundo a presidente do colegiado, senadora Leila Barros (PDT-DF), vão nortear os debates da conferência do clima, entre 10 e 21 de novembro, em Belém. A assessora de Incidência Política e Orçamento Público do Observatório do Clima, Adriana Pinheiro, criticou o aumento da exploração de petróleo no país. Já o diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães, disse que preservar florestas tem impacto positivo na segurança alimentar.
Estatuto da Juventude deve incluir incentivo ao voluntariado, aprova CDH
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15) um projeto de lei que inclui a valorização do voluntariado entre os princípios do Estatuto da Juventude. O PL 4.159/2023 , da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ganhou parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Se não for apresentado recurso para votação no Plenário do Senado, o texto poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
Inclusão digital deve constar no Estatuto da Pessoa Idosa, aprova CDH
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15)  projeto que promove o incentivo à inclusão, a proteção dos dados e a educação dos idosos no ambiente digital. Do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o projeto recebeu parecer favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e segue à Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD).
Regras para integrantes de Conselhos da Criança e do Adolescente vão à CCJ
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15) projeto de lei que regulamenta deveres de integrantes dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e exige a publicação de relatórios semestrais.
CRA aprova ajustes no Orçamento de 2025
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (15), ajustes nas indicações de emendas ao Orçamento de 2025 para o fomento ao setor agropecuário no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária. As sugestões apresentadas pelos senadores foram consolidadas em relatório do presidente da comissão, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), e serão agora encaminhadas à Comissão Mista de Orçamento (CMO).
CCT aprova outorgas a 12 emissoras de rádio em quatro estados
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou nesta quarta-feira (15) 12 pedidos de concessão e renovação de outorga para emissoras de rádio em quatro estados: Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Roraima. Os pedidos (que tramitam como projetos de decreto legislativo) seguem agora para promulgação pela Presidência do Senado.
Sessão destaca dedicação do médico à promoção da saúde e preservação da vida
O Senado realizou sessão especial nesta quarta-feira (15) em homenagem ao Dia do Médico, a ser celebrado neste sábado (18). A cerimônia destacou a dedicação, o compromisso e a compaixão dos profissionais da medicina na promoção da saúde e na preservação da vida. Parlamentares ressaltaram que a verdadeira cura vai além da técnica: envolve vocação, cuidado e respeito à dignidade humana.
Grupo J. Macedo: sessão destaca papel da iniciativa privada no desenvolvimento
O Congresso Nacional realizou sessão solene para celebrar os 85 anos do Grupo J. Macedo. Fundada em 1939, a empresa cearense se tornou líder nacional em massas, farinhas e misturas para bolos. Com mais de 5 mil empregos diretos, o grupo também investe em projetos sociais e ambientais. A homenagem destacou o papel da iniciativa privada no desenvolvimento regional e nacional. A senadora Augusta Brito (PT-CE) e a deputada Fernanda Pessoa (União-CE) foram autoras do requerimento para a sessão.
Enviado por Agência Senado


Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal
  • Siga este link para ter seu e-mail retirado da lista de distribuição de mensagens.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages