À Comunidade da EPPEN, Campus Osasco,
Em reunião colegiada no último dia 27 de novembro de 2017, o Departamento de Economia (DECON) decidiu, por unanimidade, emitir um comunicado a toda a comunidade do Campus Osasco e da Unifesp em resposta à menção feita ao corpo docente de Economia em recente debate público, em termos que ofenderam seus docentes e discentes, mas, acima de tudo, ofenderam toda a comunidade acadêmica.
O Departamento de Economia entende, de forma unânime, que as divergências políticas e teóricas devem ser encaminhadas e processadas dentro do diálogo sóbrio, respeitoso e qualificado. O DECON entende também que todos os membros e associações representativas da comunidade da Unifesp gozam de plena liberdade de atuação e de manifestação de seu posicionamento político, evidentemente que dentro dos parâmetros da civilidade e da cordialidade.
O Departamento de Economia defende a pluralidade de pensamento e de posições teóricas e metodológicas em Economia como uma forma de enriquecer a sua qualidade técnica e sua contribuição ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão da Unifesp. A diversidade de escolas de pensamento que compõe o departamento é um traço de seu potencial acadêmico que consideramos central para o desenvolvimento de pesquisas, publicações, ideias e de projetos que beneficiem a sociedade.
Salientamos, adicionalmente, que o curso de Economia da Unifesp obteve o primeiro e, até agora, único programa de mestrado acadêmico (strictu senso) credenciado pela CAPES no Campus Osasco, cujas linhas de pesquisa são orientadas pela mesma pluralidade das escolas de pensamento presente no projeto pedagógico da graduação. Em 2018, iniciará a nossa terceira turma de mestrandos e mestrandas que têm muito a contribuir com os esforços não apenas do programa de pós-graduação, mas de todo o campus Osasco. Afinal, consideramos o mestrado em Economia um valioso ativo acadêmico de toda a comunidade da Unifesp e não apenas do curso de Economia.
Por fim, os professores do DECON lamentam o ocorrido e reiteram sua disposição para o convívio acadêmico cooperativo e construtivo, em ambiente de pluralismo e de livre discussão de ideias - tal como se passa dentro de nosso próprio departamento e como acreditamos ser em uma democracia. Estamos sempre abertos ao diálogo interdepartamental e ao debate de ideias franco, democrático e sempre respeitoso. Nossa união promoverá uma EPPEN cada vez mais forte.
Osasco, 27 de novembro de 2017.
Departamento de Economia
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
-- Departamento de Economia (DECON) Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Campus Osasco