| Olá turma ..  Recebi o anexo do trabalho das teorias estruturalista e comportamental. Passei todos por Word, para ficar mais fácil ,estou enviando em anexo, para estudos. Até + ..  Alessandra | 
| Oii ,  O arquivo deu erro..  Copiei e estou enviando..  Até +.. Segue a baixo  TEORIA ESTRUTURALISTA E TEORIA COMPORTAMENTAL TEORIA ESTRUTURALISTA: Introdução: Por volta de 1950, destaca-se a teoria estruturalista que tinha ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente, a qual se caracterizou como um desdobramento da teoria de burocracia, com uma leve aproximação com a Teoria das relações humanas. Para os estruturalistas, a sociedade moderna é constituída de organizações, das quais o homem depende para nascer, viver e morrer. O Estruturalismo dedicou-se às relações de interação entre as organizações. ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA 
 Estruturalismo ü É a teoria que se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. ü A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são suas características básicas. ABORDAGEM ESTRUTURALISTA Teoria Estruturalista Envolve q Tanto a organização formal como a organização informal; q Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas; q Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização; q Todos os diferentes tipos de organizações; q A análise intra-organizacional e a análise interorganizacional. Características estruturalistas Os estruturalistas procuram definir o perfil das pessoas que desempenham diferentes papéis frente às organizações, com as quais interagem. Para eles, o homem organizacional, para ser bem sucedido em sua vida social e organizacional, precisa: ü Demonstrar flexibilidade, face as constantes mudanças a que esta sujeita; ü Ter tolerância à frustração, decorrente dos desgastes provocados pelas divergências entre interesses individuais e organizacionais; ü Desenvolver a capacidade de adiar as recompensas, aprendendo a compensar o trabalho rotineiro; ü Desenvolver um permanente desejo de realização, para garantir a conformidade cooperação com as normas organizacionais. 
 TEORIA COMPORTAMENTAL ORIGEM DA TEORIA COMPORTAMENTAL A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 ; É a oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica ( ênfase nas tarefas e estrutura organizacional); Representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, à qual faz críticas severas, reformulando os seus conceitos e rejeitando as suas concepções ingénuas e românticas; Critica a Teoria Clássica, colocando-se como uma antítese à teoria da organização formal, aos princípios da administração, ao conceito de autoridade formal e ao mecanicismo dos autores clássicos; Incorporou a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa; Conceitos q É também designada por Teoria Behaviorista da Administração; q É a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Clássica, Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas; q Estuda o comportamento das pessoas e a sua motivação; (Motivação é a tensão persistente que leva as pessoas a agir ou a fazer coisas de forma positiva. O processo de motivação é a estimulação de um individuo a agir de uma determinada forma para atingir determinado objetivo). q Trouxe novos conceitos de motivação, liderança, comunicação, dinâmica de grupos, processo decisório, comportamento organizacional e estilos administrativos que tornam a teoria administrativa mais humana e amigável. q A preocupação com a estrutura transferiu-se para o processo e para a dinâmica organizacional; Segundo Herbert Simon O processo decisorial é complexo e depende tanto das características pessoais do decisor quanto da situação em que está envolvido e da maneira como percebe essa situação. O processo decisorial desenvolve-se em sete etapas: ü Percepção da situação que envolve alguns problemas; ü Análise e definição; ü Definição dos objetivos; ü Procura de alternativa de solução ou de curso de ação; ü Avaliação e comparação dessa alternativas; ü Escolha da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos; ü Implementação da alternativa escolhida. Características da Teoria Comportamental ü Explicar o enfoque comportamental e suas diferenças em relação a outros enfoque da administração. ü Apresentar as origens e a evolução do enfoque comportamental na administração. ü Apresentar sucintamente os principais pontos de interesse do enfoque comportamental para a administração. ü Competências, ou aptidões e habilidade, que compõem o sistema de forças que definem as escolhas profissionais e o nível de desempenho dos indivíduos e dos grupos. 
 SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS 
 Conclusão 
 Ambas tinham ênfase nas pessoas e no ambiente, sendo que, a Teoria Comportamental focava o homem administrativo e fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, usava muito a motivação humana e acredita também que o administrador precisa conhecer as necessidades para compreender melhor o comportamento humano. A Teoria Estruturalista focava o homem organizacional, considerava a organização em todos os aspectos mostrando a necessidade de visualizar a organização como uma unidade social, mostrando que o todo é maior do que a simples soma de todas as partes. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 |