Quem leu "O mestre de go" de Yasunari Kawabata?

Pedro Izecksohn

to abr...@googlegroups.com
  No livro "O mestre de go", de Yasunari Kawabata, é narrado o jogo de despedida do honinbo Shusai. Estou com dúvidas em relação a contagem dos pontos. Não sei por que existem nos diagramas pedras pretas sem numeração. Quem pode me ajudar a contar os pontos daquela partida?

Roberto Petresco

to abr...@googlegroups.com
Pedro

Eu Acho que este eh o jogo

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ABRAGO" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para abrago+un...@googlegroups.com.

Guilherme Gonçalves

to abr...@googlegroups.com
Olhando aqui o kifu final do livro e comparando com os anteriores, observei a falta de numeração na jogada que parece ser a 109 em B16 (numeração de acordo com a que está no livro) e o grupo de 4 pedras pretas em J14, onde estava um grupo branco que foi capturado, então deveria estar vazio. Provavelmente a equipe da editora se confundiu na hora de recriar o jogo em etapas para a edição brasileira.

O Kifu que o Roberto Petresco deixou parece ser o mesmo jogo sim, comparei aqui a abertura e o jogo finalizado.

AKA

to abr...@googlegroups.com
eu tenho o livro original comprado a decadas (infelizmente em frances), mas esta na fazenda, vou verificar e mando uma foto da pagina...

Pedro Izecksohn

to abr...@googlegroups.com
  Pois então vamos contar os pontos:

  de influência sobre o tabuleiro: (coordenadas pelo kifu da Internet):

brancas têm:
na região que contém T1: 32 pontos livres + 1 preta morta
na região que contém J5: 4 pontos livres + 1 preta morta
na região que contém A6: 12 pontos livres
na região que contém O7: 2 pontos livres
na região que contém G19: 2 pontos livres
mais um ponto livre em cada um dos seguintes pontos: J18, G17, O15, B13, M13, K8.

  As regiões ao redor de G13 contam ponto para quem?

  Me ajude.

to abr...@googlegroups.com
  Recapitulando: Estamos contando os pontos do kifu

Pontos das pretas:
Região de T19: 34 pontos livres + 1 branca morta.
Região de A1: 14 pontos livres.
Região de A19: 7 pontos livres.
Região de K16: 4 pontos livres.
Região de E8: 2 pontos livres.
Pontos sozinhos: G3, F4 e E10.

  T6 conta ponto pras pretas?

  Só falta decidir sobre T6 para eu poder totalizar o tabuleiro. Segundo a Wikipédia não teve komi. Quantas capturas foram?