1. No item 4.2.2 é informado que o trabalho deve ser dividido em seções e não em capítulos. Portanto, quando no texto for feita menção a alguma outra seção, deve-se denominá-la como seção e não capítulo.
2. No item 4.2.3.1 orienta-se que, caso os anexos possuam referências, elas devem constar no próprio anexo e não na lista de referências do trabalho.
3. Itens 4.2.3.3 e 4.2.3.4 - Os títulos dos apêndices e anexos devem seguir o mesmo destaque tipográfico (negrito, itálico, sublinhado ou letras maiúsculas) das seções primárias do trabalho.
Exemplo:
1 INTRODUÇÃO
2 TÍTULO DA SEÇÃO 2
APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A
ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A
4. O item 5.3 destaca que, para a paginação do trabalho, a folha da ficha catalográfica não deve ser contada nem numerada.
5. Conforme os itens 5.8 e 5.9, logo após as ilustrações ou tabelas devem constar as fontes de onde foram retiradas. Essa indicação deve ser feita conforme orientações da ABNT NBR 10520, que trata sobre citações.
Exemplos:
Fonte: Oliveira, 2021, p. 145.
Fonte: Moreira; Gadelha, 2024, p. 23.
6. Ainda sobre ilustrações, conforme orientação no item 5.8, o título (obrigatório, localizado acima da ilustração), a fonte (obrigatória, incluída abaixo da ilustração), legenda e notas (opcionais, incluir abaixo da fonte apenas quando necessário) devem acompanhar as margens da ilustração. Ou seja, não devem ser centralizados e sim iniciar junto à margem da ilustração.
2. No item 4.2.3.1 orienta-se que, caso os anexos possuam referências, elas devem constar no próprio anexo e não na lista de referências do trabalho.
Eu implementei para alguns trabalhos específicos, referências por capítulo. Usei o pacote chapterbib. Para a classe abntex eu fiz uma consulta ao Gemini:
% main.tex
\documentclass{report}
\usepackage[sectionbib]{chapterbib}
\usepackage[backend=bibtex, style=authoryear, refsection=chapter]{biblatex}
\addbibresource{seu_arquivo_mestre.bib} % Arquivo mestre de referências, podem ser feitos para o documento e para cada anexo. Prefiro ter um único arquivo
% ... outros pacotes ...
\begin{document}
% ... Capítulos principais usando \input{...} ...
% GERA a bibliografia principal aqui
\bibliographystyle{plainnat}
\bibliography{seu_arquivo_mestre} % Usa o arquivo mestre para a bib geral
\appendix
% Anexos que terão referências próprias e isoladas
\include{anexoA.tex}
\include{anexoB.tex}
\end{document}
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Sendo que no anexoA.tex eu tenho:
% anexoA.tex
\chapter{Anexo A - Descrição Detalhada}
% Suas citações:
\cite{referencia1}, \cite{referencia2}
% GERA a bibliografia ISOLADA do anexo
\bibliographystyle{plainnat}
\bibliography{seu_arquivo_mestre} % Usa o mesmo arquivo mestre aqui
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -