Ano de deposito (elemento essencial) não fica nas Referências

flavio rego barros

Jun 17, 2024, 3:00:53 PMJun 17
to abnTeX2
Pessoal a NBR ABNT 6023:2018. Instrui o seguinte:

"7.1.2 Os elementos essenciais para trabalho nos elementos essenciais para trabalho acadêmico são: autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento."

Só que nas referências não fica o ano de depósito, tem como incluir? Como posso mexer no arquivo raiz para contribuir de alguma forma? Trabalho com JavaScript, alguém sabe qual código de programação é utilizado para construir o abnTex2, ou o próprio LaTeX.

Caio

Jun 18, 2024, 4:55:38 PMJun 18
to abnTeX2
O Python funciona para o Latex, correto?

E o existe a formatação abntex3 com novas normativas?

flavio rego barros

Jun 19, 2024, 1:25:01 PMJun 19
to abnTeX2
Obrigado!

Caio

Jun 19, 2024, 2:28:23 PMJun 19
to abn...@googlegroups.com

O abntex3 n existe. As novas normativas ainda são na força do que na raiz. Precisamos resolver no código-fonte

--
abnTeX2 - http://abntex2.googlecode.com/
---

flavio rego barros

Jun 19, 2024, 2:38:05 PMJun 19
to abn...@googlegroups.com
Isso, eu estou estudando o código fonte para tentar fazer a alteração por lá

Geraldo Xexeo

Jun 19, 2024, 5:22:44 PMJun 19
to abn...@googlegroups.com

As alterações devem ser feitas nos arquivos .bst. É uma linguagem toda própria, de pilha e usando RPN, eu descrevo um pouco de um arquivo semelhante no texto que mando anexo, e tem o manual do BibTeX (não é BibLaTeX).

Mas o  abntex2.bst é bem mais complicado.

Provavelmente a mudança deve ser feita na função format.single.name.
Nela se usa uma notação que o manual descreve, que reordena cada nome, e tem várias opções, os if$ estão em rpn também, aparecem depois que tudo é posto na pilha.
Eu acho que a principal mudança é nas linhas 475 e 483 onde se aplica 'u' change.case$, que passa tudo para upper-case.
Mas tem que olhar todos os usos de change.case$ (33 encontrados) para modificar isso direito, e eu não tenho tempo agora para fazer isso.
Além disso, há interação com o arquivo abntex2cite.sty

Além do meu arquivo, tem o manual: https://linorg.usp.br/CTAN/biblio/bibtex/base/btxhak.pdf

Abraços e Boa Sorte

GUIA_Um_Guia_de_Programação_BibTeX_baseado_no_apalike_da_SBC (1).pdf

Caio

Jun 19, 2024, 6:10:21 PMJun 19
to abn...@googlegroups.com

Oi Flávio! Consigo ajudar?

flavio rego barros

Jun 19, 2024, 11:48:41 PMJun 19
to abn...@googlegroups.com
Obrigado, darei uma olhada

Flávio Rêgo Barros

Jun 20, 2024, 10:22:58 PMJun 20
to abn...@googlegroups.com
Caio boa noite! Eu segui as orientações do Geraldo mas não funcionou. Eu sou novo no mundo LaTex. Entrei no arquivo e alterei para 't' change.case$, parace que esse comando deixa apenas a 1a letra maiuscula, mas nao funcionou. Existem várias pastas no arquivo base. Não sei qual a pasta correta, porém  mexi no arquivo correto da pasta  Abntex2-alf

Geraldo Xexeo

Jun 28, 2024, 7:15:58 PMJun 28
to abn...@googlegroups.com
Ok,

  para as citações (\cite) é preciso modificar a linha 1258 , colocando um "t" no lugar do "u".
  As linhas  475 e 483 agem sobre os nomes na referência.

Podem existir mais lugares para mudar, com certeza já vi lugares onde outra coisa é usada no lugar do nome (Título ou Organização), mas não sei ainda qual a regra da ABNT para isso. Em todo caso, procurar os change.case$ e trocar "u" para "t" é uma maneira de resolver na marra para os casos.

Projeto Overleaf com uma modificação única, que só troca a citação, no que é chamado label2
https://www.overleaf.com/read/dbbsgwfcntvf#5f20b3

Pontos importantes estão sendo marcados com o comentário %AQUI

Abraços,
Xexéo

flavio rego barros

Jun 29, 2024, 7:37:21 AMJun 29
to abn...@googlegroups.com
Obrigado,Geraldo!

Acredito que esse arquivo com essas alterações estão contemplando as novas alterações da ABNT NBR 10520/2023. E acho que essa maneira que vc achou é a correta, pois vc altera na raiz. Então os organizadores do projeto abntex2 deveriam aceitar isso que vc fez como uma atualização padrão. Parabéns e obrigado pelas explicações. Se vc souber de algum curso de LaTeX que seja relacionado a programação em LaTeX, para criar arquivos como o abntex2 e puder avisar eu gostaria de participar.

Abraços,
Flavio Barros

Caio

Jun 29, 2024, 8:17:03 AMJun 29
to abn...@googlegroups.com

Obrigado a todos pela ajuda. Eu estava analisando o código q está no Github. Flávio, bom dia, vc está fazendo a modificação por lá?

flavio rego barros

Jun 30, 2024, 5:44:28 AMJun 30
to abn...@googlegroups.com
Caio, bom dia!, Eu estava sim, mas não consegui compreender a relação das funções que encontrei no código. Um outro problema é que o código canônico tem várias pastas repetidas, e isso dificulta a alteração no código. Então fiz uma nova postagem  e o Geraldo conseguiu compartilhar o arquivo bem mais simples já com a alteração. Esse arquivo está funcionando perfeitamente.

Caio

Jul 2, 2024, 12:00:45 AMJul 2
to abn...@googlegroups.com
Então já existe a mudança da norma 10520:2023? E a mudança q vc fazia Sra no Github mesmo?

Geraldo Xexeo

Jul 2, 2024, 9:55:07 AMJul 2
to abn...@googlegroups.com

Muito obrigado a vocês pelos agradecimentos, mas gostaria de dizer que eu não fiz uma análise completa do código, porém tentei realmente atuar nos elementos mais básicos relacionados ao problema.

Mas não estou garantindo nada!
Inclusive, minha modificação final foi para atender o modelo pedido por uma bibliotecária, não sei se é o padrão real da ABNT.
Mas estou disposto a resolver as exigências ligadas a formatação das bibliografias, e sempre tentando explicar o que fiz.
Só não garanto o tempo que demorarei, além de funcionar melhor com os exemplos.

Abraços e vamos em frente!

Xexéo