Diferentes footnotes sem perder a numeração

Marcus

Apr 6, 2024, 10:13:15 AMApr 6
to abn...@googlegroups.com
Olá,

  Pessoal, estou com uma dificuldades com notas de rodapé. Eu preciso
de três "contagens" diferentes: uma para as notas originais do texto,
outra para adições feitas na segunda edição e outra para notas do
tradutor. Isso é para uma revisão de tradução que estamos fazendo em um
grupo de estudo e queremos ter o texto marcado em LaTeX, então temos que
seguir o original, que contém essas três numerações. As notas originais
vão em algarismo arábicos em contagem própria, as notas adicionais da
segunda edição vão em arábicos precedidos de asteriscos, e as notas do
tradutor vão sem numeração alguma. Tentei algumas coisas, olhei em
alguns sites, mas nada me ajudou muito - o que consegui, mando nos
arquivos em anexo (um .tex e um .pdf resultante daquele).

  Na primeira tentativa, as notas com asterico não apresentam número e
a nota do tradutor mostra o N.T. no corpo do texto. Na segunda
tentativa, o mesmo com a nota do tradutor (não encontrei em outra
solução pra isso, na verdade) e as com asterisco vão alterando o símbolo
ao invés de adicionar índice numérico.

  Alguém poderia me ajudar?

Grato pela atenção,

Marcus
Exemplo-Footnotes.pdf
Exemplo-Footnotes.tex

Emílio Kavamura

Apr 6, 2024, 7:18:27 PMApr 6
to abnTeX2

Poderia ser algo do tipo?

\documentclass{article} \usepackage{lipsum} % Para gerar texto de exemplo \usepackage[bottom]{footmisc} % Pacote para controle de notas de rodapé % Definindo um novo tipo de nota de rodapé \newcommand{\specialfootnote}[1]{% \begingroup \renewcommand{\thefootnote}{\fnsymbol{footnote}}% \footnote{#1}% \addtocounter{footnote}{-1}% \endgroup } \begin{document} \section{Exemplo} \lipsum[1]\footnote{Esta é uma nota de rodapé padrão.} \lipsum[2]\specialfootnote{Esta é uma nota de rodapé especial.} \end{document}

Marcus

Apr 7, 2024, 4:56:48 AMApr 7
to abn...@googlegroups.com

Olá,

  Obrigada pela resposta, Emílio. É quase isso. Adicionei mais uma nota de cada tipo para testar, e as notas "padrão" estão funcionando como desejado; mas as specialfootnote não estão vindo com índice numérico, e a cada nova nota troca o símbolo usado - o formato desejado para elas seria "$^{*1}$ Texto da nota", "$^{*2}$ Texto da nota" etc.

  Você apontou um ótimo caminho, agora é eu estudar sobre esses comandos pra entender como obter o comportamento que desejo. Certamente se alguém já tiver uma solução eu aceitaria de bom grado, não tenho experiência com essas alterações no código do TeX.

Agradecido,

Marcus

--
abnTeX2 - http://abntex2.googlecode.com/