Desde meados de Novembro de 2014 que a ABIC espera por uma resposta da FCT a um pedido de esclarecimento sobre o concurso de bolsas individuais, em particular, sobre a justificação para a exclusão de mais de uma centena de candidatos por motivos que lhes eram alheios. Continuamos à espera de uma resposta. Infelizmente, o atraso e mesmo a completa falta de resposta por parte da FCT não são estranhos aos bolseiros e candidatos a bolsa. Mas a repetição não pode ser justificação para comportamentos de legalidade duvidosa e ética condenável, bem como desprestigiantes para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional.
A ABIC recentemente pronunciou-se publicamente sobre a situação dos concursos de bolsas individuais a decorrer, de que destacamos as seguintes exigências: A divulgação imediata dos resultados dos recursos apresentados sobre o Concurso de 2013 A divulgação imediata dos resultados do Concurso de 2014 Que, de imediato, sejam corrigidos e avaliados os casos dos candidatos injustamente afastados deste concurso por motivos que não lhes podem ser imputados O reforço do número de bolsas atribuídas por via destes concursos.
É altura de exigir respostas concretas e satisfatórias!
Na próxima quarta-feira, dia 21 de Janeiro, faz um ano da maior manifestação de investigadores em Portugal, marco na contestação à política de terra queimada aplicada na Ciência pelo Governo e sua FCT, manifestação que conseguiu desde logo um reforço importante de 300 novas bolsas naquele concurso. A ABIC informou a FCT de que deslocar-se-á esta quarta-feira de manhã à sua sede (pelas 11h30), afim de pedir esclarecimentos concretos sobre os actuais concursos e para apresentar directamente aquelas exigências prementes.
Achamos esta uma data apropriada a, mais uma vez, não deixar passar em claro a desconsideração para com os bolseiros por parte da FCT e tutela, e portanto a exigir respostas à ABIC e a todos os bolseiros. Apelamos a todos os afectados a também virem fazer ouvir a sua voz.
A Direção da ABIC
|