Jornalismo UEPG lamenta morte de Armand Mattelart

2 views
Skip to first unread message

Rafael Schoenherr

unread,
Nov 3, 2025, 1:29:44 PM (7 days ago) Nov 3
to abej---associacao-brasilei...@googlegroups.com
Jornalismo UEPG lamenta morte de Armand Mattelart

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGJor/UEPG) lamenta falecimento do sociólogo Armand Mattelart, aos 89 anos, na última sexta-feira (31/10). O quadro docente reconhece o legado e destaca histórica contribuição do intelectual, nascido na Bélgica e radicado na França, para o pensamento social crítico da comunicação, das mídias e do jornalismo na transição do século XX para o XXI.

Trata-se de nome de capilaridade no pensamento social sobre as mídias na sua relação com a política e a cultura, em trajetória e atuação que faz o trânsito do continente europeu ao latino-americano. Foi professor no Chile nos anos de Allende que antecederam o golpe – as lembranças do período estão no documentário A Espiral (1976), que dirigiu ao lado de Jacqueline Meppiel e Valérie Mayoux.

Mattelart tornou-se referência fundamental à revisão crítica das teorias da comunicação em cursos de Jornalismo no Brasil, sobretudo aquelas matrizes assentadas no modelo funcionalista e pragmático de se pensar e também de se fazer uso das mídias. O autor já apresentava a problemática na obra ‘Pensar as mídias’, na década de 1980, com base na experiência política francesa sob Mitterrand. O livro foi tardiamente editado no Brasil, com atraso de duas décadas. Outra produção que colaborou nesse mesmo sentido, na década de 1990, foi o clássico História das Teorias da Comunicação, em co-autoria com a companheira Michelle Matterlart, associação que se repete na maior parte de sua bibliografia.

O escritor teve maior circulação e popularidade com a denúncia seminal que faz, ao lado de Ariel Dorfman, do imperialismo cultural norte-americano, em ‘Para ler o Pato Donald’. Já existia aqui uma sugestão para as novas condições de globalidade a pautar as indústrias culturais e as políticas das mídias, tema abordado em ‘A globalização da comunicação’ e ‘Comunicacao - mundo: histórias das ideias e das estrategias’. Outra vertente explorada pelo franco-belga é a inserção social do audiovisual e da televisão, as políticas regulatórias do estado nacional e a economia, sem esquecer do prazer e das matrizes culturais envolvidas no pacto para com as audiências. Exemplar nesse sentido é ‘O carnaval das Imagens: a ficção na TV’.

O pensador destaca-se pela defesa que faz ao longo de sua produção de se conciliar aquilo que chamou de “retorno do sujeito” e do cotidiano nas perspectivas sobre as mídias e a necessidade de se contemplar a economia política da comunicação em condições globais. São expressões desse embate as obras ‘Diversidade cultural e mundialização’ e também, na sua dimensão metodológica, o livro ‘Introdução aos estudos culturais’, que assina ao lado de Érik Neveu.

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG convoca que as pesquisas vigentes e futuras leiam, releiam, divulguem e façam uso crítico do pensamento de Armand Mattelart.

Emerson de Castro Firmo da Silva

unread,
Nov 3, 2025, 3:29:07 PM (7 days ago) Nov 3
to abej---associacao-brasilei...@googlegroups.com
Olá Rafael. Nós meus anos de UniBrasil trabalhei o História da Comunicação com meus alunos. Dedicamos um bimestre ao livro, dos tudo em detalhes, palavra por palavra, com eito por conceito, capítulo a capítulo. Uma experiência única pra mim e creio que para os alunos tbem. Lamento tbem, mas podemos celebrar a obra ao menos.


Em seg., 3 3e nov. 3e 2025 às 15:29, Rafael Schoenherr
--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to abej---associacao-brasileira-de-...@googlegroups.com.
To view this discussion visit https://groups.google.com/d/msgid/abej---associacao-brasileira-de-ensino-de-jornalismo/CACO_wL2cqoE6yMWPLhMXu-EZPAyjvfi1T6Y7up9o2dw8Y0CnHQ%40mail.gmail.com.

Jorge Arlan de Oliveira Pereira

unread,
Nov 3, 2025, 7:41:57 PM (7 days ago) Nov 3
to abej---associacao-brasilei...@googlegroups.com
Armand Mattelart constituiu uma obra que continua a nos oferecer elementos críticos de alta relevância para entendermos os processos de domínio político econômico e cultural dos meios de comunicação de massa. Com as devidas transposições, pode nos ajudar a compreender o novo sistema político internacional da comunicação, ancorado nas plataformas digitais.

--

Elias Machado

unread,
Nov 3, 2025, 8:08:04 PM (7 days ago) Nov 3
to abej---associacao-brasilei...@googlegroups.com, Jorge Arlan de Oliveira Pereira

Uma grande perda.  Ainda hoje comentava com meus alunos de Teorias da Comunicação do Curso de Jornalismo da UFSC as contribuições de Armand Mattelart para os estudos da área, em particular a crítica da economia política da comunicação, as desigualdades nos fluxos da comunicação internacional e para a definição de políticas públicas de comunicação.


--
Prof. Elias Machado
---------------------------------------
Departamento de Jornalismo
Centro de Comunicao e Expresso
Laboratrio de Pesquisa Aplicada em Jornalismo
http://www.lapjor.cce.ufsc.br Bloco A 1 Andar
Trindade - Florianpolis-SC-88040-900
Tel.: (48) 3721.4829
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages