ENC: RBHM - Revista Brasileira de História da Mídia (da ALCAR) está no ar novamente!

1 view
Skip to first unread message

Valci Zuculoto

unread,
Dec 30, 2025, 2:43:13 PM12/30/25
to 'Maria Immacolata Vassallo de Lopes' via Lista da Intercom, 'Elias Machado' via ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, 'Eduardo Vicente' via GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, grupo-investigacion-rad...@googlegroups.com
 A RBHM está no ar novamente!

A Revista Brasileira de História da Mídia está de volta, com novo domínio e endereço, em espaço cedido pela Intercom na sua plataforma.  

Na nova hospedagem já se encontra disponível a primeira edição da RBHM de 2025. A migração das edições anteriores ainda está em curso e em breve teremos todo o acervo acessível.

A RBHM ficou fora do ar desde agosto em função de instabilidades que aconteceram com o sistema da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde estava hospedada.

O problema ocorreu justamente quando seria lançada a primeira edição de 2025.  Neste período fora do ar, antes de se iniciar a migração, foi preciso recuperar todas as edições da revista.

A ALCAR reforça o agradecimento à UFPI por hospedar a RBHM entre 2016 e agosto de 2025.  
Renova agradecimentos também à Intercom, que agora acolhe a RBHM em sua plataforma, e a todos(as) autores(as) e leitores(as) pela compreensão.

Com o novo endereço, os(as) pesquisadores(as) devem ficar atentos(as) e atualizar a sua bibliografia, registrando o link abaixo.

Link:  https://rbhm.revistaalcar.org

Os links das antigas hospedagens na UFRGS e na UFPI não funcionam mais e impossibilitam qualquer acesso à revista

Acesse a notícia completa no site da ALCAR em  https://redealcar.org/a-rbhm-esta-no-ar-novamente/ 

E também mais informações sobre a RBHM em https://redealcar.org/revista/

RBHM.png


"created with MySignature.io"
Diretoria
Alcar - Associação Brasileira de
Pesquisadores de História da Mídia

Site da ALCAR: https://redealcar.org/       
created with MySignature.io
created with MySignature.io



--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ALCAR" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to alcar+un...@googlegroups.com.
To view this discussion visit https://groups.google.com/d/msgid/alcar/MW4PR22MB3086A8BF18D154F7D919F279B5BCA%40MW4PR22MB3086.namprd22.prod.outlook.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
RBHM.png

Fred Tavares

unread,
Jan 26, 2026, 2:09:28 PMJan 26
to abej---associacao-brasilei...@googlegroups.com
Estimados/as investigadores/as:

 

El Grupo de Trabajo de Estudios de Periodismo de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) se complace en invitarlos a enviar un Resumen Extendido para su presentación en el Congreso de ALAIC, que se celebrará los días 22, 23 y 24 de julio de 2026 en la Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL), Monterrey, Nuevo León, México, en formato híbrido.

El Grupo de Trabajo de Estudios de Periodismo, uno de los más tradicionales de ALAIC, busca reflexionar y generar información empírica sobre los procesos de producción, circulación y consumo de mensajes periodísticos en América Latina.

La diversidad de las contribuciones científicas de sus investigadores/as se refleja en dos publicaciones bibliográficas recientes: Democracia e innovación en estudios latinoamericanos de periodismo / Democracia e inovação em estudos latino-americanos de jornalismo; y Prácticas y representaciones periodísticas en contextos latinoamericanos / Práticas e representações jornalísticas em contextos latino-americanos, ambos publicados por PPGCOM/UFMG, en 2024. 

Invitamos a profesores/as e investigadores/as del área a presentar sus reflexiones en el XVIII Congreso ALAIC, evento de referencia en nuestra área, que contribuye a los estudios latinoamericanos sobre periodismo.

Para participar como ponente en un Grupo Temático o Grupo de Interés, los interesados deberán enviar, a través de la plataforma habilitada para el Congreso, un Resumen Extendido con una extensión máxima de 2.000 palabras en español o portugués.

Se adjunta la circular del evento con más información.

 

Tema principal del XVIII Congreso ALAIC:

COMUNICACIÓN, SOBERANÍA Y PAZ: Horizontes de Justicia en la Era de la Inteligencia Artificial

Fecha límite para la presentación de resúmenes extendidos: 15 de febrero

Notificación de aceptación de resúmenes: 15 de marzo

Presentación: Presencial o a distancia

 

Extensión del resumen: entre 800 y 1.000 palabras (sin incluir las referencias) o 2.000 palabras (incluyendo referencias)

 

Idiomas de presentación: español o portugués

 

Contacto: infoal...@gmail.com

 

Sitio web de ALAIC: www.alaic.org

 

Grupo de Trabajo de Estudios de Periodismo: https://alaic.org/grupos-tematicos

 

Coordinación:

Christina Ferraz Musse (Brasil): christi...@ufjf.brcferra...@gmail.com

 

Vicecoordinación:

Frederico de Mello Brandão Tavares (Brasil): fredtava...@gmail.com

Natalia Uval (Uruguay): natali...@fic.edu.uynatal...@gmail.com

 

 

Prezados/as pesquisadores/as,

 

Grupo de Trabalho (GT) de Estudos de Jornalismo/Estudos de Periodismo da Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação (Alaic) convida-os a submeter Resumo Eexpandido para apresentação no Congresso da Alaic, que, em 2026, será realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho, na Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL), cidade de Monterrey, Nuevo León, México, em formato híbrido.

GT de Estudos de Jornalismo busca refletir e gerar informações empíricas sobre os processos de produção, circulação e consumo de mensagens jornalísticas, na América Latina. A diversidade da contribuição científica de seus/uas pesquisadores/as pode ser avaliada em  dois recentes lançamentos bibliográficos: Democracia e inovação em estudos latino-americanos de jornalismo / Democracia e innovación en estudios latinoamericanos de periodismo; e Práticas e representações jornalísticas em contextos latino-americanos / Prácticas y representaciones periodísticas en contextos latino-americanos, de 2024.

Convidamos os/as professores/as e pesquisadores/as do campo para apresentarem suas reflexões, neste evento, referência de nossa área, contribuindo para os estudos latino-americanos de Jornalismo.

Para participar, os/as interessados/as deverão enviar, através da plataforma habilitada para o Congresso, um Resumo Estendido com uma extensão máxima de 2.000 palavras em espanhol ou português.

Em anexo encontra-se circular do evento com mais informações.


Tema principal do XVIII Congresso da ALAIC:
COMUNICAÇÃO, SOBERANIA E PAZ: Horizontes da Justiça na Era da Inteligência Artificial

Prazo máximo para a submissão dos resumos expandidos: 15 de fevereiro

Comunicação do aceite dos resumos: 15 de março

Apresentação: presencial ou remota

Extensão do resumo expandido: entre 800 e 1.000 palavras (sem contar as referências) ou 2 mil palavras (incluídas as referências)

Idiomas de apresentação: espanhol ou português

Contato: infoal...@gmail.com 

Site da ALAIC: www.alaic.org

GT Estudos de Jornalismo/Estudos de Periodismo: https://alaic.org/grupos-tematicos

 

Coordenador:
Christina Ferraz Musse (Brasil): christi...@ufjf.brcferra...@gmail.com

Vice-coordenadores:

Frederico de Mello Brandão Tavares (Brasil): fredtava...@gmail.com

Natalia Uval (Uruguay): natali...@fic.edu.uynatal...@gmail.com

CONGRESO ALAIC 2026. CIRCULAR 1.0 102025 - CONGRESO-ALAIC-2026.-CIRCULAR-1.0-102025 (2).pdf
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages