LEILÃO PRÉDIO DO ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA

0 views
Skip to first unread message

AABA - Associação dos Arquivistas da Bahia

unread,
Nov 7, 2021, 12:47:25 PM11/7/21
to AABA - Gmail

Prezados (as),

 

Passando para informar que, desde o momento que a Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA), soube da notícia do leilão do prédio Solar da Quinta, local que abriga o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), e que ocorrerá na próxima segunda-feira 08/11, a diretoria da AABA tem corrido contra o tempo para tentar entender melhor esse processo, bem como, tem buscado ajuda junto a outras entidades, a exemplo do FÓRUM NACIONAL DE ENTIDADES EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO(FEDPCB).

A AABA não possui assessoramento jurídico (falta verba). Mas, mesmo assim estamos tentando localizar um Advogado que possa nos assessorar em caráter de urgência nessa questão (o problema é: fomos surpreendidos num final de semana, não temos verba para pagar), nesse sentido, estamos aguardando que alguns colegas advogados que consultamos, nos dê uma indicação.

Quanto ao contato com FEDPCB, o Vice coordenador do Fórum que é arquiteto nos informou o seguinte:

 “Segundo a Sônia Rabello, "havendo tombamento, pela união, de bem público federal, estadual ou municipal, sua inalienabilidade só poderá ser liberada por lei federal específica em relação a este bem, que autorize sua alienação. Entretanto, a inalienabilidade desses bens públicos não é absoluta, já que é permitida sua transferência a qualquer uma dessas pessoas jurídicas entre si (união, estados e municípios). O art. 11 do decreto lei 25 é lei específica e, portanto, só pode ser modificado ou alterado por outra lei especial, e não por lei geral que disponha sobre a alienabilidade dos bens públicos, salvo se houver dispositivo específico neste sentido." Estado na preservação de bens culturais, RJ, renovar, 1991, p. 99-100.

 

Em suma, é vedado ao administrador dos bens da União que tenham proteção, no caso pelo tombamento federal, promover sua alienação. Só poderia fazê-lo mediante lei que especifique, justificadamente, essa possibilidade”.

Lembrando que, esse não é o primeiro em que nossos governantes estão tentando se desfazer do patrimônio público. NOSSO PATRIMÔNIO!

 

Fonte: https://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/2200132-patrimonio-nacional-predio-do-arquivo-publico-da-bahia-vai-a-leilao-na-segunda

 

Associação dos Arquivistas da Bahia
http://www.arquivistasbahia.org

Livre de vírus. www.avast.com.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages