Palestras para público iniciante

Sandro Custodio

to Tche...@googlegroups.com
Antes de mais nada, PARABÉNS A TODOS pelo espetacular evento que fizemos!

Reparei que nossas palestras tem um nível de excelência e o público especializado foi muito bem contemplado. Entretanto, pensando no Youtube, onde públicos diversos virão em nosso encontro, seria bom fazermos uma sequência de palestras para o PÚBLICO INICIANTE.

Pensei em iniciar com uma thread de palestras com o assunto "Aplicativos para ... (edição de texto, edição de imagens, edição vetorial, edição de vídeo, IA, Big Data, etc.)"

[]s,
Sandro Custódio,
Santana do Livramento-RS-Brasil, Rivera-Uruguay
(contato / Linux User #491891 / +55 55 99935 4273)

Cassiano Molinari

to tche...@googlegroups.com
Pelo que entendi pensas em fazermos no canal do Youtube playlists temáticas separando por níveis Iniciante, Intermediário e Avançado?
Para iniciantes, apresentando apresentando um overview de aplicativos para uso básico do PC, edição de documentos, mídia, etc.
Para os outros níveis, estender esta mesma lógica na organização das playlists, mas com os assuntos mais técnicos e aprofundados.
Acredito que ficaria interessante algo do tipo, marcando com as tags para melhor indexação e facilitando aparecer nos resultados de buscas da plataforma.

Cumprimentos a todos
Cassiano Molinari

--
Mensagem enviada para <https://groups.google.com/group/tchelinux>.
Regras de Conduta para o grupo: <https://wiki.tchelinux.org/#!tchelinux/regras.md>

Sandro Custodio

to Tche...@googlegroups.com
Neste primeiro momento penso em fazermos o planejamento de uma série de vídeos para iniciantes de fora do mundo Linux mesmo.

Mas, obviamente, isso pode e deve ser expandido para outros públicos alvo. Temos que planejar isso tbm.

Rafael Jeffman

to Tchelinux
Olá Sandro,

A ideia é excelente, mas temos que definir alguns pontos mais básicos antes, e o primeiro é "o que é um usuário iniciante?".

Por exemplo, a minha palestra, que classifiquei como "Intermediário", é uma palestra BEM básica, e a ideia é que a pessoa fique incentivada a seguir os estudos a partir do links e elementos que mostrei. Mas ela é bem básica para quem tem algum conhecimento do que é o Linux, do que é administração de um sistema, e do que é um usuário. Apesar de básica, ela poderia entrar na classificação "Avançada" se a gente levar em consideração o espectro "todos os usuários".

No entanto, temos uma outra classificação de palestras que são os temas. Palestras com DevOps e Cloud, para iniciantes, não são palestras para usuários iniciantes. São usuários que já tem uma certa familiaridade com ambientes de desenvolvimento, e, muito provavelmente com Linux e Open Source. Agora, se pegarmos o item "Distros" por exemplo, mesmo as mais avançadas serão para usuários, no máximo, iniciantes. Elementos de distros para "usuários gerais avançados", dificilmente cairiam em "Distros", mas provavelmente em SysAdmin ou Desenvolvimento (ex: instalação remota do Debian com PXE, criando pacotes RPM).

Eu concordo que o "nivel geral" exigido pelas palestras desse ano foi parecido com o que fizemos no evento de Porto Alegre, em 2018. Elas são para um usuário "iniciado" (mesmo que iniciante), e concordo que termos palestras mais básicas é uma coisa legal.

Criar uma classificação de palestras "Iniciante", "Intermediário", "Avançado" não é muito fácil, e, provavelmente, será sempre falha em algum ponto.

A minha proposta é que o processo de submissão de palestras seja modificado (e isso passa por alterações técnicas também, que estão na minha lista e aparecerão em outro email, em momento oportuno), eque seja incluido nas palestras não o "nível" a quem a palestra se destina, mas o tema e os pré-requisitos que alguém precisa ter para acompanhar a apresentação. Com isso podemos mostrar, na descrição da palestra os pré-requisitos, e tem uma noção melhor do que é para "iniciante geral", ou "iniciante no tema".

Sobre vídeos para "iniciantes que precisam do be-a-bá", a minha dúvida é se já não tem muito disso por aí? Para ser "só mais um", eu prefiro não fazer e simplesmente manter uma página com links do tipo "olhe isso aqui para começar" (já vi coisa parecida, para diversos temas, em repositórios do Github). Muito falei para meus alunos que me diziam que preferiam que eu escrevesse uma apostila do que ler o assunto nos livros: "Eu não vou escrever melhor do está no livro XYZ, ou ABC, se tu não gostar ainda tem o DEF, ou o KGB, que tem a mesma coisa num estilo diferente."

É tipo escrever livro introdutório de Java... pra que mais um?

Obrigado por levantar essa discussão.

Abraço,

Rafael