[In Memorian] Daniel Bristot de Oliveira

Leonardo Vaz

Jul 2, 2024, 12:29:09 AMJul 2
to Tchelinux
Caros,

No último dia 24 de Junho, o Daniel Bristot de Oliveira veio a óbito depois de sofrer de um mal súbito aos 37 anos, numa pequena cidade próximo à Pisa na Itália onde vivia a quase 8 anos.

Conheci ele no FISL de 2009 enquanto ele ainda estava na graduação e nos tornamos amigos. No começo de 2014 ele entrou no time onde eu e alguns colegas do Tchelinux trabalhavam na Red Hat (Olive, Aquini, Amador, Avelino), na mesma época em que ele estava concluíndo sua tese de Mestrado na UFSC e se preparava para ingressar no Doutorado.

Ainda lembro da tarde de Novembro de 2014 em que demos uma carona para ele até o Aeroporto de Guarulhos, onde começou sua grande aventura até a Itália onde segundo ele "estava seu destino" e do nosso reencontro em Bruxelas dois meses depois.

Daniel era uma pessoa apaixonada pela vida, por sua família e amigos. Católico fervoroso, acreditava muito em Deus e em discussões mais acirradas com seu amigo agnóstico, sempre vinha com o carteiraço do "Eu sou um cientista Leo" e o papo acabava ali.

Perfeccionista, ele sempre empenhava um grande esforço e paixão em tudo que fazia, e nos 15 anos que tive a oportunidade de acompanhar sua trajetória vi o jovem estudante que conheci no meio de uma multidão no FISL, conquistar um Mestrado, dois Doutorados e se tornar um dos principais engenheiros de Real Time Kernel no mundo. Uma trajetória muito intensa, ainda que breve.

Mesmo não estando mais neste plano, o Daniel viverá em nossas lembranças e em seu legado acadêmico. Ele deixa para trás sua família aqui no Brasil (mãe, irmãos e sobrinhos), sua noiva Bianca (com quem iria casar no final deste ano e que planejava ter filhos) e seus sogros (que aprenderam a amá-lo como "o filho que não tiveram") lá na Itália, seus colegas  da Red Hat, seus amigos do Mestrado e Doutorados e todas as pessoas que tiveram o privilégio de compartilhar uma pequena fatia de tempo entre as threads da vida, ao redor do mundo.

Me despeço de meu amigo agradecendo pelos momentos fantásticos que tivemos juntos, por todas as lições e sobretudo pela amizade! Até breve irmão!

Leo

Ps.: Neste momento de dor sua família está buscando ajuda dos amigos para poder arcar com os custos para repatriação de seu corpo e despesas funerárias, e aqueles que tiverem interesse em ajudar seus irmãos lançaram vaquinha abaixo:

 https://www.vakinha.com.br/vaquinha/translado-funebre-da-italia-para-o-brasil

Tiago Assis Brasil

Jul 2, 2024, 5:14:55 PMJul 2
to tche...@googlegroups.com
Que triste, meus sentimentos à família e amigos.

--
Mensagem enviada para <https://groups.google.com/group/tchelinux>.
Código de Conduta do Tchelinux: <https://conduta.tchelinux.org/>

facebook