[Anúncios] Enchentes no Rio Grande do Sul

Leonardo Vaz

May 13, 2024, 1:45:36 PMMay 13
to Tchelinux
Caros,

Como todos sabem, o Rio Grande do Sul vem padecendo com inundações desde o final do ano passado e a situação agravou com o volume de chuvas nas últimas semanas, que ceifaram vidas e deixaram um rastro de destruição não antes visto.

Além das centenas de mortos, dos milhares de desabrigados e dos milhões de gaúchos impactados por este desastre, temos agora uma segunda onda de chuva forte e a chegada de uma massa de ar frio que irá fazer a temperatura cair nas próximas semanas e tornar as coisas ainda mais difíceis.

Felizmente, graças à soliedaredade de milhares de voluntários que vem trabalhando incansavelmente a quase duas semanas em operação de resgate, e de pessoas de bom coração que estão arrecadando alimentos, água potável, roupas, cobertores remédios e enviando caminhões de todos cantos do Brasil, que estão conseguindo chegar ao Rio Grande do Sul mesmo com todos problemas de infraestrutura causados pela chuva (queda de pontes, desabamentos e interrupção nas rodovias de acesso), e pela costumeira burocracia.

Estamos verificando aqui uma forma de engajarmos o Tchelinux nas iniciativas de ajuda, conectando os amigos do grupo com iniciativas locais de voluntários.

Peço que os amigos que vivem em cidades nas regiões atingidas que respondam à esta thread fazendo um breve relato da situação atual (quantidade de pessoas desabrigadas, infraestrutura impactada etc) e que mencionem instituições e grupos de voluntários que estão trabalhando localmente no resgates e acolhida dos fragelados para que possamos saber quem precisa de ajuda.

Vamos tentar organizar um ciclo de lives ao longo desta e das próximas semanas e trazer o pessoal para divulgarmos estas instituições e também no que é possível ajudar.

Abraço,

Leo

Rafael Jeffman

May 14, 2024, 8:36:12 AMMay 14
to tche...@googlegroups.com
Porto Alegre está "tranquilo", apesar da enchente recorde. Como a subida do rio foi lenta e durante o dia, todo mundo que podia saiu.

O problema agora são pessoas que não quiseram sair de suas casas, assaltos/violência, e, principalmente, a falta d'água.

Já Canoas, São Leopoldo e o Vale do Taquari, foram duramente atingidos. A Serra está numa situação delicada, pois podem ocorrer deslizamentos de terra com mais chuvas (houveram tremores em Caxias, por exemplo).

Pelo menos, aqui em Porto Alegre e região, não tivemos problema nenhum com burocracia, e a minha sugestão é "doem água, roupas GG+, e cobertores" (ao menos é o que mais ouço do pessoal trabalhando em abrigos).

Rafael

--
Mensagem enviada para <https://groups.google.com/group/tchelinux>.
Código de Conduta do Tchelinux: <https://conduta.tchelinux.org/>

Nícolas Wildner

May 14, 2024, 8:43:07 AMMay 14
to tche...@googlegroups.com
+1 no fato das roupas GG+ que o Jeffman ressaltou.

Vimos umas postagens em mídias sociais recentemente sobre a falta de dignidade que pessoas com corpos que precisam de roupas maiores estão passando nesse tipo de situação, tendo que se enrolar em lençois/toalhas/mantas/etc

O cantor César Menotti estava até a frente de uma das iniciativas pra angariar roupas destes tamanhos pro pessoal afetado pelas catástrofes, e sugerindo que o pessoal entrasse em contato com lojas Plus Size pra pegar lotes de roupas com tamanhos diferenciados...

Alex Sandro Garzão

May 14, 2024, 2:07:35 PMMay 14
to tche...@googlegroups.com
Oi pessoal. Eu moro em Canoas, e onde eu moro a água não chegou. Após uns 7 dias sem água tratada, sábado voltou o abastecimento (rodízio, dia sim, dia não).

Comida está um pouco complicado. Comida básica (arroz, feijão, massa, pão de sanduíche, margarina) e alguns medicamentos são difíceis de encontrar. No início muita gente comprou (especialmente comida) para doar ou estocar. Combustível já temos nos postos.

Aqui (https://nobrepress.info/sosriogrande/) tem uma lista de onde doar valores. Sugiro evitar o do estado porque eles não lidam bem com "coisas urgentes".

Outras formas de ajudar:
Aqui tem algumas iniciativas de prevenção de novas catástrofes, coisas de médio e longo prazo, mas que talvez nós, como técnicos, temos condições de ajudar de alguma forma:

Alex Sandro Garzão
E-mail: alexg...@gmail.com
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/alexgarzao/

Claudio Diniz

May 14, 2024, 2:07:36 PMMay 14
to tche...@googlegroups.com
Boa tarde,

O site https://sos-rs.com/ centraliza o que a maioria dos abrigos de Porto Alegre e Região Metropolitana estão precisando a cada dia.

Abraços,
Cláudio Diniz

Augusto Mecking Caringi

May 15, 2024, 1:34:33 AMMay 15
to tche...@googlegroups.com
E aí pessoal,

Aqui em Pelotas eu diria que a situação está relativamente sob controle.

O lugar mais atingido foi a praia do Laranjal (especialmente o
Valverde), mas os moradores foram avisados com antecedência.

Aqui é uma região mais plana, então nas áreas afetadas a água subiu lentamente.

Domingo foi o dia em que foi registrado o nível mais alto da água na
lagoa dos Patos e no canal São Gonçalo, se equiparando a grande cheia
de 1941.

Desde então houve uma melhora e a água baixou um pouco, com o vento ajudando.

Porém tanto a lagoa quanto o canal continuam muito cheios e a situação
pode voltar a piorar.

"A prefeitura de Pelotas conta com sete abrigos oficiais, somando
aproximadamente 700 abrigados. Há um oitavo local já pronto para ser
aberto. Conforme o chefe da 4ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil,
tenente-coronel Márcio André Facin, o número de desabrigados em toda a
região Sul o Estado passa de 1,7 mil entre pessoas que saíram de suas
residências e foram para a casa de parentes." [1]

"Saiba onde e o que doar para pessoas e animais em Pelotas. Confira os
itens que estão entre as principais necessidades nos abrigos
organizados pela Prefeitura, além dos espaços dedicados a pets." [2]

[1] https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2024/05/canal-de-sao-goncalo-chega-a-288m-e-atinge-nivel-historico-da-enchente-de-1941-em-pelotas-clw48ipma01af01529tyirzyn.html
[2] https://diariopopular.com.br/geral/saiba_onde_e_o_que_doar_para_pessoas_e_animais_em_pelotas.592537

On Mon, May 13, 2024 at 2:45 PM Leonardo Vaz <leonar...@gmail.com> wrote:

> --
> Mensagem enviada para <https://groups.google.com/group/tchelinux>.
> Código de Conduta do Tchelinux: <https://conduta.tchelinux.org/>
> ---

Augusto Mecking Caringi

Alex Sandro Garzão

May 16, 2024, 11:18:44 AMMay 16
to tche...@googlegroups.com

Samuel Ferrigo

May 16, 2024, 2:16:23 PMMay 16
to tche...@googlegroups.com
Oi pessoal,

Aqui em Caxias do Sul a situação é "tranquila" se comparada à região metropolitana.
Os problemas aqui são quase todos relacionados aos desmoronamentos, especialmente na divisa sul do município, próximo ao Rio Caí.
Devido a isso, há vários bloqueios de estradas [1] [2]. Cerca de 260 famílias [8] do bairro Galópolis, no sul da cidade, tiveram que ser evacuados [3] e há comunidades do interior que foram muito afetadas [4].
Também devido aos desmoronamentos, há também problemas no fornecimento de água, devido a rompimento da principal adutora do município [5] e há risco de problemas de fornecimento de energia elétrica, pois uma das três linhas de energia elétrica da cidade pode romper [6].

As doações aqui podem ser encaminhadas para a sede da Fundação Caxias, na rua Sarmento Leite, 2189, bairro Rio Branco, o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na rua Ivo Remo Comandulli, 897 (descida dos Pavilhões da Festa da Uva) e a Cruz Vermelha na Faculdade Anhanguera, Av. Alexandre Rizzo, 505, Sala 1, no bairro Desvio Rizzo [7].

--
Att.

Samuel Francisco Ferrigo

Carlos B. Schwab

May 24, 2024, 3:55:11 PMMay 24
to tche...@googlegroups.com
Atualmente estou preventivamente flagelado. A região onde resido em Pelotas (São Gonçalo/Umuharama) é classificada em alto risco, apesar de não haver alagamentos (ainda), como no Laranjal, Z3, Valverde e outras áreas. Aguentei a primeira semana, mas saí por conta das noites mal dormidas pela apreensão. A região onde trabalho, no entorno do Fórum, também é zona de risco, a unidade está fechada, todos em trabalho remoto e sem previsão de retorno ao presencial, o que deve acontecer apenas quando a Prefeitura e Defesa Civil relaxem o estado de alerta na região. Escondi-me ao sul do sul do fim do mundo, onde o máximo que acontece é alagamento por bueiro entupido ou inexistente. Aqui é mais fácil o mar levar mais um pedaço da praia que a água invadir a cidade. Enchente atinge mais a área próxima à lagoa Mirim, como a zona do Porto na cidade e os campos. O agro pop daqui está chiando, especialmente o povo da soja, que ainda tinha muito por colher. Arroz não vai faltar, já tinham colhido mais de 90% da área.

Jambrão