Erro Linux

Márcio Midon

Feb 20, 2024, 8:49:17 AMFeb 20
to tche...@googlegroups.com
Bom dia grupo,

Estou com um problema no UBUNTU 22.04x64 ao tentar atualizar o sistema. Recebo esta notificação da imagem abaixo. Alguém pode ajudar a encontrar a solução?

Fabio Jr. Beneditto

Feb 20, 2024, 11:47:36 AMFeb 20
to tche...@googlegroups.com
Oi!

O Repositório do qgis (seja lá o que isso seja) está com problemas.
Confere aqui se está tudo conforme o esperado: https://qgis.org/es/site/forusers/alldownloads.html#debian-ubuntu

:wq!

"A vida é mais bela quando vista de cima de uma motocicleta"
"A hacker does for love what anyone will do for money"

--
Mensagem enviada para <https://groups.google.com/group/tchelinux>.
Código de Conduta do Tchelinux: <https://conduta.tchelinux.org/>

Márcio Midon

Feb 21, 2024, 8:43:30 AMFeb 21
to tche...@googlegroups.com

Olá Fábio,

Tudo bem?Obrigado pela resposta. Este app é de geoprocessamento. Estou tentando ajustar pelo synaptic mas ele se fecha ao acusar o erro:

E: Encountered a section with no Package: header
E: Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/qgis.org_ubuntu-ltr_dists_jammy_main_binary-amd64_Packages
E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.
E: _cache->open() failed, please report.

Existe alguma opção via terminal para que eu possa retirar ele da lista de app para atualizar e depois refazer o processo de inserção com novos dados?

Att

Marcio Midon.

Fabio Jr. Beneditto

Feb 21, 2024, 9:01:11 AMFeb 21
to tche...@googlegroups.com
Bom dia!

Não uso Ubuntu, mas tem opção pelo próprio Synaptic para desativar esse repositório:
https://linuxhint.com/safely_remove_ppa_repositories_ubuntu/

:wq!

"A vida é mais bela quando vista de cima de uma motocicleta"
"A hacker does for love what anyone will do for money"

Márcio Midon

Feb 21, 2024, 5:02:23 PMFeb 21
to tche...@googlegroups.com

Olá Fábio,

Pelo modo gráfico não consegui. Tentei pelo terminal instalar o aplicativo "ppa-purge" demonstrado no post e ocorre o seguinte erro:

Lendo listas de pacotes... Erro!

[...]

E encerra o processo.

Como procedo?

Att

Marcio Midon.

Rafael Jeffman

Feb 22, 2024, 11:04:01 AMFeb 22
to Tchelinux
Eu sou do tempo que não existia essas coisas bonitas no APT e tudo era via arquivo de configuração.

Tu já deu uma olhada no que tem dentro do diretório /etc/apt ?

Talvez comentando qualquer coisa desse `qgis` ajude o sistem a voltar a funcionar. Depois disso você pode tentar adicionar o repositório novamente.

Rafael

Ulisses Guedes

Feb 22, 2024, 9:35:42 PMFeb 22
to tche...@googlegroups.com
Uma sugestão:

1) como root, vá ao diretorio /var/lib/apt/lists/ (ou onde os arquivos
de pacotes se encontram)
2) procure os arquivos dos pacotes que iniciam com 'qgis'.
3) mova-os para outro diretorio (por exemplo: crie /var/tmp/qgis ou crie
um diretorio em /root/qgis pára que vc possa editá-los posteriormente)
4) acione a aplicação de atualização.

Uso a distro Kubuntu num dos computadores então pode ser que o
ditretorio citado seja diferente na sua distro.

Saudações

Ulisses

On 2/22/24 13:04, Rafael Jeffman wrote:
> [...]
> funcionar. Depois disso você pode tentar adicionar o repositório novamente.

Márcio Midon

Feb 22, 2024, 9:35:53 PMFeb 22
to tche...@googlegroups.com

Olá Pessoal,

Rodei uns comando via terminal e resolveu o problema, update e tals.  Instalei as atualizações a forcepis e deu tudo certo. Esta rodando tudo certo.

Att

Marcio .