Adpator USB 2.0 VGA Displaylink

Raul Liota da Rosa

to tche...@googlegroups.com

Pessoal,

Alguém já usou ou usa esse adaptador USB para colocar um terceiro monitor?

Comprei esse link abaixo, mas não consegui fazer funcionar de forma decente no Ubuntu 22.04.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3077067052-adaptador-uga-usb-20-multi-display-para-vga-dvi-e-hdmi-_JM

Comprei justamente, porque em teoria tem suporte para Linux, inclusive fala que tem suporte para Ubuntu especificamente, mas não tem cristo de fazer aparecer o monitor no gerenciador de telas do Ubuntu.

Tentei já várias coisas, inclusive usar um kernel 6.2, instalar o driver baixado do próprio site da Displaylink, instalar o dkms-evdi e no máximo que consegui foi meio que configurar o monitor conectado nele via xrandr, porém o video nesse monitor ficou duplicado e lagado, ao invés de ficar estendido e principalmente sem lag. Uma coisa que percebi é que esses adaptadores USB 2.0 usam o driver udl ao invés do evdi, utilizado pelos adaptadores com USB 3.0 ou USB-C.

Já estou disposto a trocar de distro, mas antes queria saber se alguém que use possa me dar umas dicas ou indicar uma distro que funcione 100%.

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Tonin Bolzan

to tche...@googlegroups.com
Fala Raul, o link que tu passou não parece ser um dispositivo com chip DisplayLink. Eu tenho um DisplayLink e funciona direitinho no Ubuntu 22.04. Tem vários adaptadores desses que são só para Windows com uns softwares chineses, e esses não funcionam no Linux, pelo menos nenhum que testei funcionou.

--
Mensagem enviada para <https://groups.google.com/group/tchelinux>.
Código de Conduta do Tchelinux: <https://conduta.tchelinux.org/>

Raul Liota da Rosa

to tche...@googlegroups.com
A princípio é pra ser DisplayLink sim, pelo menos é isso que aparece no lsusb

Bus 001 Device 007: ID 17e9:03c1 DisplayLink USB graphic adapter

Mas me passa qual o adaptador que tu usa, ou se tiver o link de onde comprou, estou precisando muito, queria colocar mais 2 monitores via USB para poder trabalhar melhor.

Tonin Bolzan

to tche...@googlegroups.com
Procurei agora o link aqui, mas infelizmente não tem mais a referência, comprei no mercado livre em 2020, mas até onde sei fazem anos que os DisplayLink só vem em USB3.0 ou USB-C 3.1, o meu é USB3.0 e usa um conector Micro-B USB, aqueles duplo, tipo os hds externos para ter mais energia.
Então vou supor que esse seu modelo é bem antigo ou uma cópia. Mas testa ele no Windows para tirar a prova.

Já sobre usar 2 para ter 3 monitores, tenha em mente que o seu processador vai "renderizar" essas telas extras. Em 2020 quando comprei eu usava um i7 7500u de 4 Threads e 100% de 1 Thread era usada só pro DisplayLink em 1080p então ele consome uma cpu bem generosa.

Raul Liota da Rosa

to tche...@googlegroups.com
No Windows funciona perfeitamente, só no Ubuntu mesmo que não rola.

Acho que o negócio vai ser comprar um outro adaptador com USB 3.0 mesmo.

De qualquer forma, muito obrigado, já sei que pelo menos tem adaptador que realmente funcione.

Rafael Jeffman

to tche...@googlegroups.com

On Mon, Aug 21, 2023 at 12:01 PM Raul Liota da Rosa <raul....@gmail.com> wrote:

> [...]
>
> De qualquer forma, muito obrigado, já sei que pelo menos tem adaptador que realmente funcione.

Me metendo na conversa dos outros com o meu laudo de "louco dos monitores".

Eu não recomendo nenhum desses apetrechos para botar um monitor a mais, a não ser
como última alternativa desesperada.

Eu gosto muito mais de múltiplos monitores do que um único monitor com resolução
grande (4K), mas tem que ser suportado pelas portas existentes (HDMI/Thundelbolt).

USB tem um péssimo protocolo pra isso, e consome CPU demais. Fora numa situação
que tu não tem alternativa, eu acho MUITO ruim isso.

Rafael

P.S.: Estou procurando um monitor 32" 4K com pelo menos 100% sRGB, se alguém
souber de alguma loja boa vendendo um desses aí, aceito indicações, porque está
complicado de achar. Só consigo uns MELHORES que isso, ou muito ruins, e daí os
R$ 3K que eu aceitaria pagar viram R$ 5K++ rapidinho.

Raul Liota da Rosa

to tche...@googlegroups.com
Opa Rafael, infelizmente é por falta de alternativa mesmo. O notebook que uso só tem uma entrada HDMI, que já está sendo usada para outro monitor, mas preciso colocar pelo menos mais um monitor para facilitar meu trabalho.

Leonardo Vaz

to Tchelinux
On Monday, August 21, 2023 at 12:45:32 PM UTC-3 Rafael Jeffman wrote:

> [...]

complicado de achar. Só consigo uns MELHORES que isso, ou muito ruins, e daí os
R$ 3K que eu aceitaria pagar viram R$ 5K++ rapidinho.

Dá uma procurada lá no Magazine Luiza. Ouvi dizer que dá pra comprar no "carnezinho gostoso" e pagar a perder de vista.  ;-)

Leo

Rafael Jeffman

to tche...@googlegroups.com

On Mon, Aug 21, 2023 at 1:04 PM Raul Liota da Rosa <raul....@gmail.com> wrote:

> Opa Rafael, infelizmente é por falta de alternativa mesmo. O notebook que uso só tem uma entrada HDMI, que já está sendo usada para outro monitor, mas preciso colocar pelo menos mais um monitor para facilitar meu trabalho.

Notebook não tem suporte a DisplayPort na USB-C? Eu uso assim, funciona muito bem (mas precisa ser um notebook mais ou menos recente).

Rafael

Rafael Jeffman

to tche...@googlegroups.com

On Fri, Aug 25, 2023 at 3:41 PM Rafael Jeffman <raf...@gmail.com> wrote:

> Notebook não tem suporte a DisplayPort na USB-C? Eu uso assim, funciona muito bem (mas precisa ser um notebook mais ou menos recente).

"Recente" é 5 a 6 anos... :-D

Raul Liota da Rosa

to tche...@googlegroups.com
Esse note tem uns 3 anos, mas não tem USB-C.

Nícolas Wildner

to tche...@googlegroups.com
Olá Raul.

Para o Ubuntu funcionar "direito" tem que instalar o driver proprietário da Synaptics.

O driver é um lixo, e dá Kernel panic as vezes desligando o computador. Também aumenta CONSIDERAVELMENTE O uso de CPU, e deu uns artefatos estranhos com o kernel 6.2(hwe) no Ubuntu 22.04. As vezes a máquina carrega o i3wm após o login e não tem comando do xrandr que faça os monitores ficarem online. Desplugar e plugar o cabo é a única opção.

No Arch Linux pessoal eu tentei usar conforme instruções aqui - https://wiki.archlinux.org/title/DisplayLink - Mas o driver "open" é só uma versão aberta do mesmo driver seboso. Adicionar o evdi ao initrd cria uma situação do tipo "can't boot"

Synaptics é uma empresa conhecidamente sem tendências boas ao contribuir para o Linux, tanto nos seus dispositivos de leitura de digital quanto nos dispositivos DisplayLink.

Hoje em dia me arrependo de comprar essa docking DiplayLink que eu tenho, D6000 da Dell, mas isso é outra história do porque optei por ela ao invés de uma Thinderbolt.

Tente instalar os drivers proprietários conforme a instrução ali:

  1. Baixa o deb
  2. sudo apt install ./Downloads/synaptics-repository-keyring.deb
  3. sudo apt update
  4. sudo apt install displaylink-driver

Aparecerá alguns dispositivos com nomenclaturas como DVI-I-1-1 e DVI-I-1-2 ou 2-2, dependendo da docking já que DisplayLink é um tunel DVI por usb-c gerenciado por software:

image.png

--
Mensagem enviada para <https://groups.google.com/group/tchelinux>.
Código de Conduta do Tchelinux: <https://conduta.tchelinux.org/>

Raul Liota da Rosa

to tche...@googlegroups.com
Eu cheguei a usar esse driver, mas também não rolou direito, acho que por esse dispositivo ser USB 2.0, ao invés de 3.0.