Minha apresentação

Bryan Corrêa

to PyTche
Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Meu nome é Bryan e sou novo no mundo da programação e do Python. Vocês não têm ideia do perigo que é pedir para eu falar, pois gosto de conversar... hahahaha! Mas prometo que tentarei resumir ao máximo a apresentação, visto que, infelizmente, boa parte das pessoas hoje acham que ler "textões" é um desperdício de tempo e cada vez mais deixam de ler livros.

Bom, estou no quarto ano do curso de Engenharia Bioquímica da FURG. Sempre gostei de tecnologia e sempre admirei a programação, mas nunca havia tido contato direto com ela. No segundo semestre do curso tem uma disciplina chamada "Algoritmos Computacionais" e, quando cursei, simplesmente me apaixonei. Entretanto, como devem saber, fazer um curso de Engenharia nos toma muito tempo pois, além de ser um curso de tempo integral, é um curso que exige muito estudo no tempo livre - e aí você descobre que não existe mais tempo livre, hahahaha!

Nas últimas férias de verão eu me envolvi muito com o estudo de design gráfico, pois muitos do meu convívio dizem que sou muito criativo e eu queria exercitar minha criatividade com algo fora da minha área de estudo e da minha zona de conforto. Resumindo, acabei conhecendo o desenvolvimento web e estudei um pouco sobre HTML, CSS e JS. Comecei a seguir algumas pessoas no Instagram que falam sobre o assunto e, logicamente, o sistema de propagandas do app identificou que eu tinha interesse pela área de programação e começou a me bombardear com várias propagandas de cursos, livros e afins. Dentre essas propagandas estava uma que falava sobre Data Science. Achei interessante e comecei a procurar sobre o assunto. Resumindo, Data Science, Machine Learning e AI me impressionaram demais. Além disso, pensei em diversas aplicações na minha área de estudo padrão (biotecnologia) e passei a procurar quais linguagens eram mais voltadas para DS, ML e AI. E foi aí que conheci o Python e toda sua versatilidade... me apaixonei pela linguagem de imediato!

Comecei a estudar Python no fim das férias de verão e ontem terminei a primeira parte de um curso gratuito do YouTube. Não vi nada que eu já não soubesse sobre algoritmos e lógica de programação, mas foi fundamental para eu entender a sintaxe da linguagem e como ela lida inicialmente com a estrutura de dados. Hoje, ainda pretendo fazer mais alguns exercícios com o trato de strings - que foi minha maior dificuldade até aqui, pois são muitas opções e não consegui entender todas ainda  - e amanhã pretendo começar a segunda fase do curso.

Enfim, ainda estou engatinhando na área, mas me disponibilizo a poder ajudar quando alguém precisar. Também espero que a comunidade seja bastante ativa, pois há muitas discussões interessantes sobre a linguagem e suas diversas aplicações...

Bom final de domingo a todos! Tenham uma boa semana e Stay Safe at Home! :)