Empresas que utilizam Python

José Ricardo Borba

to pytche
Pessoas,

Bom dia. Sou dev Python ha mais de 10 anos (fui cativado por uma palestra do Luciano Ramalho num FISL) e hoje estou empreendendo. Mas empreender é uma tarefa árdua, penosa e onerosa no nosso país. Então não dá pra fazer sozinho. A vida em sociedade é difícil, pois coisas que você já tem definidas na sua forma de pensar tem que ser revistas o tempo todo (digo isso para o outro lado da sociedade também). Além disso, as sociedades geralmente acontecem porque os skills são complementares (como no meu caso uma parceria entre técnica e gestão). Porém, como sabemos, a gestão escolhe sempre o caminho convencional, dificilmente se abrindo para outras (novas ou nem tão novas) formas de resolver problemas. Então surgem os questionamentos da gestão:

- Porque se fala tanto em Java e estamos desenvolvendo em Python?
- Só vejo vagas para Java, nunca para Python nos anúncios de vagas de TI.
- Profissionais de Python são raríssimos (me disseram)!
- Poucas empresas (no Brasil) trabalham com Python (me disseram também)!

Tenho bons argumentos para quase todos os questionamentos, mas o último me incomoda um pouco. De cabeça, lembro de poucos, agora:

- Globo
- Azion
- Jetbov (acabou de chegar email, Berlotto!)
- (sua empresa aqui) ;-)

Então peço aos amigos que coloquem o nome da sua empresa na lista aí de cima, para complementar o meu argumento com dados reais.

Muito agradecido,

--
José Ricardo Borba

Relsi Maron

to PyTche

E aí meu velho.

Já deu uma olhada nesse repo?

Gestores se importam com custos, então eu construiria meus argumentos baseado nisso (infelizmente):

- Python é mais produtivo que java.
- Tu pode Treinar a equipe existente, curva de aprendizagem muito pequena.
- Menor índice de manutenção (menos código mal escrito).

É um fato que vai haver uma economia expressiva a médio/longo prazo, é só uma questão de identificar esse pontos.

E por fim:
- Python está dominando áreas importantes do cenário atual de tecnologia (IA, Big Data, Data Science, etc), se a empresa está dentro desse cenário, vai utilizar outra plataforma por qual motivo?

Aqui estamos migrando um sistema em PHP, que já está no ar a mais de 10 anos, e conseguimos identificar esses pontos e os benefícios que migrar para Python nos trariam.

Muita gente se pega nesse negócio de quem existem mais vagas para Java do que para python, mas isso nem pode ser levado em consideração, uma vez que a base instalada é muito maior. Se fosse levar isso em consideração, vai existir mais vagas para PHP do que para Java, logo seria mais lógico construir o sistema em PHP, mas enfim, eu acho que profissional tem, e muito. O que tu não vai ter é um profissional bom, que é o que as empresas procuram, disponível, mas isso vale para qualquer linguagem, daí meu amigo, o que vale é o que a empresa vai oferecer para atrair bons profissionais, o que vai fazer um bom profissional abrir mão de uma posição para outra? Todos nós sabemos que um profissional, realmente bom, não fica muito tempo fora do mercado, é isso que os gestores devem analisar.

Abração!!!

José Ricardo Borba

to pytche
Valeu, Relsi!
Esse repo eu tinha até esquecido!

E mais uma pergunta: qual framework estão utilizando na migraçãp?

Abraço e obrigado pela resposta.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "PyTche" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para pytche+un...@googlegroups.com.

--
José Ricardo Borba

Cícero Raupp Rolim

to pyt...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal!

Achei legal esse tópico por aqui. :)

De nascimento tenho nome Cícero, mas não lembro a última vez que usei meu nome. Todos me conhecem por Baboo. Conheci Python em 2008 quando trabalhava numa multinacional, e que havia comprado uma startup americana. Todo o código foi criado nas versão 0.8 do Django, e naquele momento foi bem complexo de aprender porque praticamente não tinha com quem conversar sobre o assunto (lembro que tinha o Marinho que falava sobre o assunto, mas pra falar a verdade faz anos que não consulto mais material dele).

Hoje trabalho numa empresa chamada Bode. Praticamente todas as nossas solução utilizam Python/Django. Algumas usam Flask. Somos apaixonados por Python, e geralmente encontramos uma resistência muito grande ao apresentar a tecnologia aos nossos clientes. Ai sempre apresentamos o nosso principal produto: O Muambator. 100% escrito em Django e está entre dos 1000 maiores sites do BR (segundo o Alexa - https://www.alexa.com/siteinfo/muambator.com.br). Também temos o maior orgulho de falar que nosso trabalho é extremamente reconhecido pelos nossos parceiros, e que depois que apresentamos Python e Django pra eles, praticamente fizeram grandes mudanças para utilizar essas tecnologias como base em novos projetos.

Sobre a questão das vagas pra outras linguagens, acredito que isso é porque tem muitas pessoas gestoras que não conhecem a tecnologia, ou já vem viciadas no famoso PHP / Java.

Aproveito pra informar que sempre temos vagas disponíveis aqui na empresa. Se você quiser conhecer um pouco do nosso trabalho, temos alguns apresentados no nosso site: www.bode.io

Muito obrigado!

Um abração,

Baboo

Relsi Maron

to PyTche

Essa primeira fase, a parte pública da plataforma, está sendo refeita com Django (Django CMS e Django REST). A segunda fase ainda não foi definido como vai ser feito, provavelmente com Flask, mas eu estou acompanhando o andamento do py4web, então pode ser uma opção também.

Abração!
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para pyt...@googlegroups.com.

--
José Ricardo Borba

José Ricardo Borba

to pytche
Obrigado Baboo e Relsi pelo feedback.
Muito importante a comunidade se reforçar com esses cases.
Valeu!

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/pytche/56a0d6a8-ad17-4339-b212-64ac831756bc%40googlegroups.com.

--
José Ricardo Borba

Heigler Rocha

to PyTche
Aqui em Caxias do Sul temos a LamentusLab.

Fundei em 2016, hoje temos um bom faturamento e aos poucos vamos contratando mais funcionários.

A empresa é a criadora do jogo Lamentosa (https://pt2.lamentosa.com/pt/jogo-de-vampiro/) um RPG Online de navegador seguindo um modelo de negócio muito comum na Alemanha, como os jogos BiteFight e MonstersGame.
O jogo não possuí animação gráfica e pode-se dizer que a interface assemelha-se à uma rede social.

Nossa receita vem de assinaturas (Premium e VIP) e também através da venda de artigos dentro do jogo que ajudam na evolução do personagem.

Quase tudo é feito em Django, exceto as partes em real time como o chat e batalhas coletivas que achamos melhor desenvolver em flask + socket.io.

Estamos para lançar o nosso segundo jogo no final de janeiro :)

José Ricardo Borba

to pytche
Wow! Muito bom saber que temos games gerenciados pelo ecossistema python. Ainda mais fora do "eixo" da região metropolitana de POA.
Achei muito bons os gráficos da página, também (não sou jogador).
E obrigado pela sua contribuição. É importante que possamos nos manter informados sobre a cena Python aqui no RS, Brasil e no Mundo!
Um grande abraço e muito sucesso,

[...]

Jeferson Costa

to pyt...@googlegroups.com
Poxa pessoal, que discussão legal...

Aqui na empresa estou usando Python somente para atutomatização de atividades, mas também, estamos investindo forte nisso. Já conseguimos grandes resultados.

Aqui é uma empresa chamada Promefarma (distribuidora de medicamentos). Esqueci de mencionar que agora estou em Curitiba, PR.

Em relação ao o jogo mencionado Heigler, qual foi o motivo principal de ter usado o Flask para o real time? Django não faz o trabalho? Desculpe a pergunta de leigo, é que não tenho muita experiência com Django.

Relsi Maron

to PyTche

Bom dia, Jeferson.

O Django tem uma estrutura 'monolítica', não importa se tu vai utilizar ele para fazer uma rede social ou um simples webservice para expor a cotação do dólar, tu vai sempre adicionar ao teu projeto toda a estrutura do framework.

O Flask, por outro lado, é um microframework, e ele te entrega apenas o que tu precisa para rodar um projeto na web, ou seja, tu não vai adicionar ao teu projeto coisas desnecessárias, somente as coisas que tu precisa. Se quiser, pode utilizar somente o Flask, sem nenhum componente adicional.

Então é muito mais prático utilizar um microframework como o Flask ou o Bottle para coisas mais específicas,  o que não quer dizer que tu não possa utilizar o Flask para um projeto mais "genérico", só que se tu for analisar bem, nesse caso,  é mais prático utilizar o Django, ou Web2py, pois é provável que muitas das coisas que serão necessárias no projeto já fazem parte da estrutura do framework, não sendo necessário plugar componentes de terceiros.

Desculpe por me meter no meio do assunto de vocês, mas é uma pegunta bem pertinente, e as vezes leva a discussões calorosas. =D

Em quarta-feira, 11 de dezembro de 2019 08:37:43 UTC-3, Jeferson Costa escreveu:
[...]

Heigler Rocha

to PyTche
Valeu mesmo o feedback pessoal, acho que é a primeira vez que falo sobre nosso produto em um grupo técnico :)

Olá Jeferson! O Relsi explicou muito bem, e posso pontuar outras coisas que levaram a decisão:

- O Django possuí o channels para lidar com webscoket/async, mas as adaptações no projeto são muito grandes. Você precisa mudar de wsgi para asgi e assim suportar requisições assíncronas, além disso ele lida diretamente com o websocket nativo sem fallback. Hoje em dia isso não importa muito, mas lá em 2016 quando lançamos o jogo haviam muitos clientes que não suportavam websocket por completo e ter um fallback com longpolling era essencial (o caso do socketio).
- Outra coisa foi a curva de aprendizado, django + channels possuía pouca documentação e era bem confuso na versão 1.x enquanto flask + sockeio você aprende em 30 minutos (é sério, é muito simples!)

O lado mais complicado dessa abordagem foi lidar com as sessões do django que precisava ser "compartilhada" com o flask, foi feito uma gambiarra na época e até hoje não sei se é a melhor solução, mas está funcionando =D