Como adaptar aulas presenciais para remotas e vice-versa

Esteban Moreno

to professores...@googlegroups.com
Car@s,
estava lendo um texto com alguns poucas dicas sobre o ensino remoto (aqui) e fiquei me perguntando como tem sido a experiência de vocês ou de sua escola nesta contingência pela qual estamos todos passando.Ao que soube, para manter a tradição de nossa secretaria de educação, foi tudo exigido rapido e com pouquíssimo apoio.

Espero que alguém possa partilhar a sua experiência.

Abraços,
Esteban.

Jackson Ramualdo Machado

to professores...@googlegroups.com
Tudo rápido em pouquíssimo tempo e mudando toda hora!
Última notícia até então que será aprovação automática.

--
Evite escrever mensagens em CAIXA ALTA (i.e.: maiúsculas) ou cujo conteúdo faça apologias partidárias, religiosas ou sobre qualquer tema que fuja demasiadamente do propósito deste fórum.
---

Florence de Sá

to Professores_de_Quimica
Jackson boa noite você fala da SEEDUC mudando, pra mim a SEEDUC foi organizada em relação à FAETEC pois tive que utilizar 3 plataformas diferentes fora que a última foi a mudança total da trilha de aprendizagem proposta por eles anteriormente. Primeiro foi a plataforma moodle do CEDERJ, depois falaram para a gente utilizar o nosso email particular do google para ter mais contato com o alunos, a trilha era feita com links do nosso drive particular pois a escola não tinha adquirido o GSuite, depois o Classroom e hoje novamente voltamos para os links dos drives mas agora com o email institucional. Acho que a FAETEC foi muito mais desorganizada do que a SEEDUC. É só o meu ponto de vista. Tem algum colega que seja da FAETEC e SEEDUC também assim como eu?

Esteban Lopez Moreno

to professores...@googlegroups.com

Florence, Esteban e demais colegas,

Primeiramente me desculpem pela demora de resposta.

Na FAETEC, começamos a usar a plataforma da Fundação CECIERJ em abril, após alguns rápidos treinamentos para os poucos professores. Eu, particularmente, gosto muito do conteúdo já disponível nesta plataforma, além das funcionalidades e facilidade de acesso.

No caso da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, as trilhas eram elaboradas por cada equipe de disciplina e o coordenador / moderador as colocava no blog da FAETEC. Não usamos drives particulares!

Alguns meses depois, os alunos começaram a pedir aula “on line”. Para atender esta demanda, cada professor passou a usar a plataforma que tivesse mais afinidade e disponibilidade.

Mais recentemente, a equipe de Química decidiu trabalhar com avaliações objetivas, complementares ao Fóruns P&R da Plataforma CECIERJ. Neste caso, usamos contas particulares para o “Google Forms”. Os links, novamente, ficavam disponíveis no blog da FAETEC.

Atualmente, para condensar as habilidades e competências, estamos montamos modelos de trilha em formato CANVAS. Novamente cada equipe de disciplina (ou mais de uma equipe de forma integrada) elabora a trilha e o coordenador / moderador a coloca no blog da FAETEC. Não usamos drives particulares!

Concordo que faltou muito planejamento à FAETEC e por querer aumentar o percentual de participação dos alunos, fez várias alterações ao longo do ano.

Atenciosamente,

Elcio Cruz de Oliveira

Professor FAETEC/ETEFV

Consultor Técnico, D.Sc.
PETROBRAS TRANSPORTE S.A. - TRANSPETRO

Gerência de Tecnologia
EDHQ – 740 9223 / +55 (21) 3211 9223
+55 (21) 99740 7937 / +55(21) 99325 6116 (whatsapp)
elcioo...@transpetro.com.br

@metrologiaelciooliveira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Metrologia
Metrologia para Qualidade e Inovação (PósMQI/PUC-Rio)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

elcioo...@puc-rio.br

to professores...@googlegroups.com

to professores...@googlegroups.com
Bom dia, desculpe a demora em responder, mas agora que vi as postagens. Meu e mail estava lotado de coisas que salvei do google classroom.
Então, a SEEDUC foi muito rápida em decidir pela plataforma e depois com algumas mudanças. Tivemos que aprender na marra. Tivemos um auxílio, para quem quisesse, de uns cursos, ministrados pela SEEDUC, no google classroom. Mas muitos professores, de cada escola, foram auxiliando os professores que tivessem dúvidas. Foi uma parceria de cada um. Nesse ponto, os grupos de professores foram uma benção! Quem já tinha uma certa desenvoltura com computação e internet, desenvolveu muito e aprendeu muita coisa nova (meu caso em particular). Porém não consegui filmar, ou dar aulas via google meet, fiquei receosa e um pouco temerosa. Fora que não tinha estrutura emocional ou tecnológica para tal.
O ponto ruim da SEEDUC foram as apostilas. Mas acho que não tinha outro jeito, pois tinha que alcançar os alunos que não tem acesso.
O trabalho foi árduo, mas conseguimos! Rolou muito estresse, mas chegamos até o fim! A aprovação não foi automática, como muitos colocaram. Pelo menos nas escolas em que trabalho não aconteceu muito, só um pouco.
Pena que nesse ano de 2001 isso de remoto não vai rolar. Teremos que voltar para sala de aula (sem vacina, ainda) e nos adaptarmos a essa nova realidade! Mais uma mudança rolando!
Não sei o que nos espera!