Revisão de conteúdos com as turmas de 1° ano no 1° semestre de 2021 no Ensino medio do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo Honório

to professores_de_quimica
Como fazer isso ocorrer se os conteúdos de quimica e biologia ainda não estavam formalmente separados?

Para o 1° bimestre é proposto o estudo do sistema solar(?!) e no 2° bimestre separação de misturas e leis ponderados.

O grupo teria sugestões construtivas de como trabalhar isso (em parceria com o docente de biologia)?

Meu receio é vir uma avaliação  deles para aplicação (apesar da necessidade de três avaliações formais com suas respectivas recuperações paralelas).

At.te.

Marcelo.
9º Ano Ciências 2 Bimestre.pdf
9º Ano Ciências 1 Bimestre.pdf

Eliane ramirez gullo

to professores...@googlegroups.com
É estou  as mesmas dúvidas que vc.

--
Evite escrever mensagens em CAIXA ALTA (i.e.: maiúsculas) ou cujo conteúdo faça apologias partidárias, religiosas ou sobre qualquer tema que fuja demasiadamente do propósito deste fórum.
---

José Antônio Casais

to professores...@googlegroups.com
Olá. Esse ano estou com as turmas de terceiro ano de Biologia no Estado.
Mas, com turma de nono ano em outra rede. Vou ver um modo interdisciplinar da Química com a Biologia de primeiro ano, de primeiro Bimestre. Desse pdf que postou.
Em geral, eu usaria o mesmo tema gerador da aula nas duas disciplinas, pinçando os conteúdos de cada uma.
Não tenho detalhes do Applique-se, tudo se passa nessa plataforma, já vem com algum conteúdo pronto. Mas, só vai estar funcional em 1 de Março.

José Carlos da Silva

to Professores_de.
Eu questionei isso ao pedagógico da regional da escola que trabalho, pois soube que as OE'S desse caso não seria a OE do 9° ano de ciências e sim a OE do 1° ano de química. Só que a OE do 1° ano é o conteúdo que iremos dar.  Então sugeri que o 1° ano já começasse com o conteúdo próprio.
 Como tb dou física,  questionei sobre a matéria tb.
Me deram a seguinte resposta:
Boa tarde Professor,

As instruções desta Diretoria Regional Pedagógica foram dadas no dia 11/02, e apresentam sua sugestão como uma das possibilidades de condução dos conteúdos de QUÍMICA e FÍSICA para as turmas de 1ª série EM. Sugerimos que faça contato com a equipe pedagógica de sua unidade escolar.

Atenciosamente,

Equipe DRP

Claydir Alves

to professores...@googlegroups.com
Boa noite,
Obrigado pelo material.
Alguém tem as apostilas do 3 e 4 Bi para compartilhar, por favor?

Agradeço desde já,
Claydir

Eufrásia

to professores...@googlegroups.com