Gurudeva's diary 01.04.2012

1 view

Srivas Thakur Das

to ParamGa...@googlegroups.com

http://translate.google.com/

Não existe nenhum voto comparado ao cantar do Santo Nome, nenhum  conhecimento superior a este cantar, nenhuma meditação que venha de alguma  parte que se aproxime deste cantar, e ele dá o mais elevado resultado.  Nenhuma penitência se iguala a este cantar, e nada é tão potente ou poderoso  como o Santo Nome. (Adi Purana)

Queridos devotos,

Por favor aceitem minhas bençãos.

Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Hoje,  domingo, 1 de abril de 2012 é o mais auspicioso dia de Sri Ram Navami aqui na Índia. Aproveitando esta data mais sagrada, eu gostaria de falar um pouco sobre minha visita à Nasik, no Maharashtra.

Nasik ocupa um lugar muito especial nos passatempos de Sri Ramacandra. Sri Sri Sita-Ram e Sri Laksman ficaram 12 meses lá. A palavra Nasik significa Nariz. Curioso, pois em Francês é Nez e em Inglês, Nose.

A cidade é situada onde, anteriormente existia a belíssima floresta de Dandakaranya.

A visita à Nasik aconteceu sem esperar. Maharani Vrinda Devi d.d. veio à India (ainda está  em Vrindavana....) e queria muito me visitar. Os planos foram feitos para que ela viesse até Pandharpur, mas justamente naquele período os devotos de Pandharpur estavam recebendo 200 peregrinos e o Guest House estava lotado, assim como os Asramas. Então decidimos nos encontrar em Nasik, que fica à 5 horas de viagem de Bombaim.

Eu fui com Sri Hanuman e Mahararani Vrinda Devi foi de carro de Mumbai para lá.

Foi num domingo, Ekadasi. A Iskcon tem um belo Templo em Nasik, inaugurado no ano passado, com as formosas Deidades de Sri Sri Radha-Madana Gopal e Sri Sri Gour-Nitai no altar.

A festa de domingo foi um acontecimenbto à parte: foi uma dos melhores festivais que eu participei. O templo lotado com mais de 400 convidados, muito entusiasmo, kirtan, etc. Apesar de eu estar fazendo jejum e ter viajado o dia inteiro, Sri Krsna deu-me forças para participar de toda a programação.

Enfim, o Ramayana revela que os sábios não podiam mais executar Yajñas por causa dos milhares de Raksasas que habitavam Dandakaranya e, por um arranjo dos semideus liderados  pelo Senhor Indra, os sábios pediram a Sri Ramacandra que permanecesse um período nesta floresta. E assim foi.

E Shurpanakha apareceu em cena, desejando ter Sri Ram como esposo. Sri Ram disse: “eu já sou casado, mas meu irmão mais jovem, Laksman, é solteiro”. Ela tentou convencer Laksman que recusou e Shurpanakha, com inveja da beleza de Sita Devi, queria mata-la, ao que Sri Ram pediu que Laksman cortasse o nariz dela. O resto da história nós conhecemos: Sri Ram matou milhares de Raksasas que tentaram vingar o ocorrido com Shurpanakha.

Ravana, ficando furioso,  “raptou” Sita Devi, que na verdade nunca foi tocada por Ravana. Ela é Maha-Laksmi e ninguém pode toca-La. Ele raptou Maya-Sita, a Sita ilusória.