Gurudeva's diary 11.08.2012

1 view

Srivas Thakur Das

Aug 12, 2012, 4:14:15 PM8/12/12
to ParamGa...@googlegroups.com

na nama-sadrsam jnanam na nama-sadrsam vratam

na nama sadrsam dhyvanam na nama sadrsam phalam

na nama sadrsastyago na namasadrsah samah

na namasadrsam pnyam na namasadrsi gatih

namaiva parama muktir namaiva parama gatih

namaiva parama santir namaiva parama sthitih

namaiva parama bhaktir namaiva parama matih

namaiva parama pritir namaiva parama smritih

namaiva karanam jantor namaiva prabhur eva ca

namaiva paramaradhyam namaiva paramo guruh

Não existe nenhum voto comparado ao cantar do Santo Nome, nenhum  conhecimento superior a este cantar, nenhuma meditação que venha de alguma  parte que se aproxime deste cantar, e ele dá o mais elevado resultado.  Nenhuma penitência se iguala a este cantar, e nada é tão potente ou poderoso  como o Santo Nome. (Adi Purana)

Meus queridos devotos,

Por favor aceitem minhas bençãos.

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Todas as glórias ao Sri Krsna Janmastami!

Eu deveria escrever algo sobre Sri Balaram no período da celebração do aparecimento Dele. Mas tenho estado muito ocupado ajudando na organização do Sri Krsna Janmastami para no mínimo 3.500 convidados. Está sendo uma experiência assaz importante e útil.

Então pensei em aproveitar o mais auspicioso dia de Sri Krsna Janmastami para também falar sobre Sri Balaram.

Estamos celebrando o Sri Krsna Janmastami hoje na  Índia, assim como na Europa. Parece que em todo o continente Americano a celebração foi ontem.

Sri Krsna instruiu YogaMaya a transferir Sri Balaram do ventre de Devaki para o ventre de Rohini. Sri Krsna revelou que Sri Balaram iria criar condições favoraveis para que Ele aparecessse mais tarde.

E assim foi. Depois que o ventre de Devaki estava convenientemente preparado, Bhagavan Sri Krsna Se manifestou  primeiro internamente para Devaki e depois externamente.

Qual foi a razão pela qual Sri Krsna Bhagavan disse estas misteriosas palavras para YogaMaya? Srila Prabhupada revela o mistério no  SB 10.1 – Notas:

Prèviamente, um asura chamado Kalanemi tinha seis filhos chamados Hamsa, Suvikrama, Kratha, Damana, Ripumardana and Krodhahanta. Eles eram conhecidos como os sad-garbhas. Netos de Hiranyakasipu, eles abandonaram a associação deste e executaram tapasya para satisfazer o Senhor Brahma.  Hiranyakasipu ficou muito irado por isto e os amaldiçoou da seguinte maneira: “o pai de vocês, Kalanemi, vai nascer como Kamsa e vai mata-los, pois vocês vão nascer como filhos de Devaki, irmã dele”.

Assim foi. Os seis foram mortos um a um por Kamsa.

E Sri Balaram, afim de purificar o ventre de Devaki da presença deles, entrou no ventre dela e depois foi transferido por YogaMaya para o ventre de Rohini.

Assim como Ele purificou o ventre de Devaki, Ele também nos purifica afim de estarmos preparados para receber Sri Krsna em nossos corações.

O importante significado é que Sri Balaram é o Adi-Guru, ou Caitya-Guru, que está no coração do ser vivo e Ele ajuda a alma espiritual  internamente  dando-lhe instruções de como voltar ao Lar, ao Supremo.

Misericordiosamente Ele apareceu como Sri Nityananda Balaram e nos ajuda  purificando-nos de dentro do coração e externamente como o mestre espiritual para que estejamos preparados para receber Sri Sri Radha-Krsna no trono do nosso coração.

E Sri Krsna aparece:

No momento do aparecimento de Bhagavan Sri Krsna, toda a manifestação cósmica entrou em harmonia. Os Devas de todos os planetas e estrelas organizaram a natureza de tal maneira que quando Sri Krsna apareceu em Mathura, tudo estava perfeitamente em ordem para recebe-Lo.

Srila Prabhupada dá uma descrição detalhada deste momento no Livro de Krsna.

Assim como tudo torna-se auspicioso quando Sri Krsna Se manifesta, da mesma maneira quando Ele se manifesta no coração de Seu devoto, tudo se harmoniza. Sri Krsna está presente nesta era de Kali sob a forma de Seus Santos Nomes. Por canta-Los atentamente, com devoção e humildade, Ele irradia Sua luz transcendental no coração do Bhakta sincero.

Assim como Devaki e Vasudeva obtiveram forças para superar os horriveis ataques de Kamsa,  também o Bhakta dependente da proteção de Sri Krsna adquire forças dadas por Ele para superar os obstáculos deste mundo material ingrato. Esta é a natureza misericordiosa de Bhagavan Sri Krsna.

Neste mais sagrado dia do aparecimento da Suprema Personalidade de Deus, meditemos profundamente em nossa relação com Ele e oremos à Ele para que Ele nos outorgue inteligência transcendental para nos rendermos cada vez mais aos Seus pés de lotus.

Terminando, transcrevo aqui um belíssimo poema escrito por Sri Rupa Goswami. Para meditar....

Na prema sravanadi-bhaktir api va yogo’the va vaisnavo

Jñanam va subha karma va kiyad aho saj-jatir apy asti va

Hinarthadhika-sadhake tvayi tathapy acchedya-mula sati

He gopi-jana-vallabha vyathayate ha ha mad-asaiva mam

“Oh, meu Senhor, eu não tenho nenhum amor por Você, tampouco sou qualificado para executar serviço devocional como cantar e ouvir. Tampouco eu possuo os poderes místicos de um Vaisnava, nem conhecimento ou atividades piedosas....

Nem pertenço a uma família de alta classe.  Em suma, eu não possuo nada.

Ainda assim, ó amado das gopis, porque Você agracia, com Sua misericórdia, os mais caidos, eu  tenho uma  inquebrantável esperança que permanece constantemente em meu coração. Esta esperança está sempre causando-me dor.....”

Bhakti-rasamrta-sindhu (1.3.35)