Gurudeva's diary 30.04.14.

Srivas Thakur Das

to ParamGa...@googlegroups.com

Queridos devotos,

Por favor aceitem minhas bençãos.

Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Como eu disse anteriormente, minha saida da zona de Lokananth Swamo foi condicionada por uma promessa: que eu passaria dois meses por ano lá, no período de Rama-Navami, pois foi no dia do auspiciosso aparecimento de Sri Ramacandradev que nós organizámos o primeiro Ratha-Yatra da história da cidade de Latur.

Latur é o segundo centro educacional do Estado de Maharashrta, depois de Pune. A capital do Maharashtra é Bombaim, que é o coração financeiro da Índia, sede das maioras empresas, sede do Bollywood, dita a moda e as tendências da Índia, etc. Poderíamos comparar Bombaim como uma combinação de Rio e São Paulo. Ou New York e Los Angeles.....

Pune é chamada a Oxford da Ásia. Rica, poderosa, milhares e milhares de estudantes vivem lá.

E o segundo centro estudatil é Latur.

Latur é forte em duas áreas: educação e agricultura. Muitos ricos vivem lá. Milhares  de estudantes vão estudar lá.

Desta maneira, ter um centro da ISKCON lá é de grande importância para a propagação da mensagem de Sri Krsna Caitanya Deva em Bharata Bhumi.

Srila Prabhupada costumava dizer que os estudantes, como futuros líderes e formadores de opinião da sociedade, são os melhores candidatos à Consciência de Krsna.

Este ano, além de trabalhar na organização do Ratha-Yatra de Latur, tive a oportunidade de ir à Solapur, uma cidade industrial que fica entre Pandharpur e Latur. Lá tivemos um grande Ratha-yatra, muito opulento, bem organizado, prasada de primeira classe, etc.

Encontrei-me lá com Lokanath Swami.

Visita à Latur: Eu passei o Goura Purnima em Latur, pois a idéia foi aproveitar este momento para lançar a campanha para o Ratha-Yatra e colocar todo mundo no fogo do entusiasmo. O tema da palestra do Goura Purnima foi Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu em Jagannath Puri. O Senhor manifestou as emoções mais intensas e confidenciais nos festivais de Ratha-Yatra, ao mesmo tempo que lançou a estratégia D'Ele para Kali-yuga ao incluir o festival de Ratha-yatra.

Depois nós começámos a visitar membros e personalidades importantes da cidade, como políticos, empresários, autoridades policias, etc., angariando assim apoio e fundos.

O Ratha-yatra aconteceu no dia de Rama Navami com milhares de pessoas e centenas de devotos participando. Lokanath Maharaj participou.

Depois do Ratha-Yatra eu fui à Pandharpur tomar darshan de Sri Sri Vithala-Rukimini. Maravilhoso! Potente! Místico! Pandharpur é realmente muito especial. Neste momento Lokanath Swami está à frente de um projecto imenso em Pandharpur: a construção de um gath, Srila Prabhupada Gath. Os gaths são aquelas escadarias que existem às margens dos rios sagrados para facilitar que os peregrinos venham se banhar. Mas o Prabhupada Gath, quando terminado, causará um grande impacto  em Pandharpur.

Além de ser imenso, jardins serão construidos, ávores serão plantadas, etc. Será um lugar único em Pandharpur. Tudo será de muito bom gosto, limpo e opulento.

Historicamente os Gaths eram construidos por reis ou por  pessoas ricas e piedosas.

Ainda podemos ter uma idéia de como eles eram opulentos e de bom gosto visitando os Gaths em Vrindavan, na região do Radha-Kunda ou Mathura. Apesar de, infelizmente, não serem conservados e mantidos como monumentos históricos, dá para ser ter uma idéia de como eles eram verdadeiras obras de arte.

Uma boa notícia: conseguimos em Latur um espaço para construir um Templo!

Uma pequena sinopse  sobre a ISKCON Latur. Não sei se vocês se lembram, mas durante o período que eu fiquei na Índia, a idéia era viajar pelo Maharashtra, zona de Lokanath Maharaj e ajuda-lo em Pandharpur.

Mas eu tive um sério problema de coluna, resultado de anos e anos de viagens de avião, carregando bagagens de mão super pesadas, pois freqüentemente eu levava coisas para os Templos e devotos. E o  problema na coluna foi causado principalmente por ter que levantar a valise de mão e fazer o gesto de coloca-la na cabine do avião. Isto foi se acumulando no decorrer dos anos e ficou tão grave que mesmo meus exercícios diários de yoga já não mitigavam o problema.

Tive uma crise em Pandharpur e por arranjo da providência, um excelente profissional de Latur foi-me recomendado pelos devotos e eu permanecí duas semanas  em tratemento intensivo lá.

Neste período eu participei de inúmeros  Nama-hattas, visitei devotos, membros, tomando prasada cada dia numa casa diferente, etc.

Os devotos e membros então enviaram uma petição para Lokanath Maharaj para eu fixar minha base lá e ajudar a abrir um Templo na cidade. Por que? Os devotos estão presentes em Latur há mais de 15 anos através de famílias que organizavam Nama-Hattas, programas nas universidades e colégios, etc. Inclusive uma família até organizava festivais de domingo.  Mas curiosamente não havia um centro aberto........ Duas fortes congregações atuavam na cidade: uma composta por discípulos de Radhanath Swami e outra por discípulos de Lokanath Swami. A zona do Maharshtra está sob a responsablidade directa de Lokanath Maharaj. Menos Mumbai e Pune, que estão sob a supervisão de Gopal Krsna Maharaj e Radhanath Maharaj.

Assim, a ISKCON Latur estava aberta legalmente por Lokananth Swami. Mas os discípulos de Radhanath Swami não aceitavam e queriam que os devotos de Chawpati, em Mumbai, viessem assumir Latur. Isto criou uma situação extremamente dificil, tudo estava bloqueado e não se avançava para um projecto concreto.

Como eu era neutro no conflito, todos me aceitaram e gradualmente comecei a unir os dois grupos organizando festivais de domingo em conjunto, festivais anuais, etc. E aluguei uma casa num condomínio de classe média alta para começar um Asram.

Hoje temos uma terreno cedido pela municipalidade para construirmos um grande espaço e também Asram.

Este espaço ainda não será o lugar  onde pretendemos construir o complexo definitivo para Latur. A idéia é permanecer lá por uns 6 ou 10 anos e com certeza vamos conseguir um imenso  terreno e coletar fundos para construir um maravilhoso Templo com restaurante, jardins, guest house, etc. Só o tempo nos separa....

Assim, logo depois do Ratha-yatra, nós começámos a trabalhar nos planos, coletando os fundos necessários, etc. A idéia é terminar de construir até o final de junho, antes no início da estação das chuvas. Porque durante as monções torna-se praticamente impossivel construir.

Acabei de chegar da Índia. Estou neste momento no aeroporto de Münich aguardando a conexão para Lisboa. E aproveitando para escrever esta reportagem. Muitíssimo cansado mas muito feliz.

Eu espero que todos vocês estejam, assim como as respectivas famílias, com boa saude e felizes. Com muitas saudades. Hare Krsna!

PS: aguardem o "Causos da Índia".... o Agente Secreto Karrapato108, nas investigações dele, tem algumas novidades para nós.......<:o)