MP pode investigar a Fundac

0 views
Skip to first unread message

IACE - Instituto Antônio Carlos Escobar

unread,
May 21, 2007, 11:55:56 AM5/21/07
to IACE, Tereza Guimarães
Diario de Pernambuco, 19 de maio de 2007.

MPPE pode investigar a Fundac

O Instituto Antônio Carlos Escobar (Iace) enviou uma resolução ao procurador geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPPE), Paulo Varejão, solicitando que fosse designado um promotor para acompanhar e investigar as possíveis irregularidades ocorridas na Fundação da Criança e do Adolescente. De acordo com o documento enviado ao MPPE no final de abril, o Iace pede que sejam apuradas as responsabilidades dos dirigentes da instituição em relação à fuga de 17 adolescentes da unidade do Cabo de Santo Agostinho entre os dias 14 e 15 do mês passado. Ainda segundo a entidade, "em Pernambuco há sérios e notórios problemas que afligem os sistemas de defesa social, prisional e de atendimento a crianças e adolescentes".
Segundo o assessor jurídico do Iace, Gustavo Escobar, a questão da impunidade contra os dirigentes de instituições onde estão menores infratores e até mesmo presidiários deve ser revista. "A impunidade que faz com que o marginal não tema em ser preso pelos crimes que comete é a mesma que faz os dirigentes não temerem ser punidos pelas fugas ocorridas. Se 17 adolescentes escaparam de uma unidade, alguém era responsável por eles e esse alguém deve ser punido por isso", reclamou Escobar, acrescentando que por esse motivo resolveu pedir a interferência do MPPE na investigação. "Esse trabalho é uma obrigação deles (MPPE)", ressaltou.
A assessoria de imprensa da Fundac informou que foi aberta uma sindicância interna para apurar as responsabilidades das fugas. Dentre os internos que conseguiram escapar estavam o acusado de assassinar o psicanalista Antônio Carlos Escobar, em dezembro de 2005, e outro acusado de atirar em um policial militar no mês de abril. A sindicância deve ser concluída até a próxima semana. Já a assessoria de imprensa do MPPE informou que o pedido do Iace foi repassado para o chefe de gabinete o qual está responsável por encaminhá-lo à assessoria criminal do órgão para a nomeação de um promotor. 

Cordialmente,

Gustavo Escobar

Escobar Advocacia

Propriedade Intelectual
Direito Empresarial

gus...@escobaradv.com

Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, nº 672, Casa Forte,
Recife - PE, CEP 52.060-030. Fone / FAX: 55 (81) 3441 9469.

Este e-mail foi enviado via celular e pode conter falhas ortográficas.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages