Zangari mau caráter

Vitor Moura

to Espiritismo Científico
Amigos,

rompi de vez laços com Wellington Zangari. O que aconteceu foi o seguinte: eu numa discussão pelo Orkut, disse que Stevenson era ateu. Disse isso baseado na informação de uma amiga chamada Deise Garcia, que disse que a informação estava no livro "Almas Antigas" "Old Souls", de Tom Shroder. Confiei nela nesse quesito, mas não expliquei isso ao fórum. Infelizmente ela não transcreveu onde estaria a informação, disse que o livro dava a entender tal idéia, soube disto depois.Ela deu a informação de que Ian Stevenson era ateu num fórum em que o Zangari também participava, chamado "Religião é Veneno", e o Zangari não se manifestou, logo, pensei que a informação estivesse correta, pois não vi reclamações de nenhum membro do fórum, inclusive do Zangari. Baseado nisto, Zangari me acusa de ter mentido, quando na verdade, apenas confiei na informação transmitida. Deveria ter checado mais a fundo, mas não menti.

Outra coisa que ele me acusa é de ter dito (no Orkut também) que eu havia apresentado artigos em revistas e congressos (no plural), quando na verdade eu só teria apresentado em 1 revista (Pensar) e 1 congresso (III Encontro Psi). E me acusou de ter mentido nisso também. E disse que vai alertar a comunidade parapsicológica a respeito de minhas mentiras, numa nota em inglês e em português. O que ocorreu nesse último caso é que eu já havia explicado detalhadamente ANTES para os internautas onde eu havia publicado minhas pesquisas, citando a revista e o congresso que publiquei (disse explicitamente apenas 1 de cada). Nesse meio tempo recebi o feedback de outras revistas , como a Paranormal Review, que considerou a publicação de outro artigo meu para a edição de Outubro. Além disso, enviei outros artigos para outras revistas, e devem ser publicados, como o Anuário Espírita.

Pelo fato de já haver explicado detalhadamente onde havia publicado meus artigos, e pelo feedback que recebi, usei do plural quando dei a informação. Zangari não aceitou minhas explicações e quer avisar os pesquisadores da área (Ian Stevenson, Jim Tucker etc) sob minhas recentes atitudes, acusando-me de espalhar mentiras. Nem preciso dizer que o xinguei inúmeras vezes devido a isso. Acabaram nossas relações definitivamente.

Gostaia apenas que a comunidade parapsicológica entenda minhas explicações.

antes de tudo, lembro que apenas quem faz parte da rede Orkut poderá ler as mensagens. Quanto a enviar este email ao Wellington, eu mesmo já o reproduzi numa comunidade do Orkut, a "Céticos S.A.", onde o conflito se deu. Entretanto, se quiser enviá-la novamente, fique à vontade.

Para quem não tem Orkut, reproduzo as mensagens trocadas

Mostrando -2-10 de 300   primeira  |  < anterior  |  próxima >  |  última

Wellington
  Vitor 18/06/2006 18:15
Não, não. Stevenson, inclusive, é ateu.

Como você sabe?

Vitor
  18/06/2006 18:42
Isso foi uma informação passada pela internauta Deise Garcia no fórum "Religião é Veneno" aqui: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=3664&postdays=0&postorder=asc&start=20

Foi uma informação que me surpreendeu. Aparentemente está no livro Old Souls, de Tom Shroeder, que aparentemente foi o único livro que ela leu sobre o assunto (e que eu não tenho). Ela chegou a transcrever uma passagem do livro, mas não essa.

Um abraço,
Vitor

Wellington
  Vitor: é assim que asume informações! 18/06/2006 18:50
Alguém disse que leu não sei aonde...

Você por acaso foi verificar esta informação? Se sim, onde está esta informação? Se não, com que coragem você assume uma informação como verdadeira e, pior, a passa para frente de modo a que seu argumento se transforme em algo mais forte?

Realmente, Vitor, dessa forma você põe todas as suas afirmações em profunda suspeição.

Wellington
  Vitor... esqueci de postar o termo correto: 18/06/2006 18:51
Vergonhoso

Vitor
  18/06/2006 19:02
Você por acaso foi verificar esta informação?

Na época eu procurei algo que a desmentisse no google, mas não achei.

Se sim, onde está esta informação?

Por enquanto, só com a Deise. Mandei uma MP para ela.

Se não, com que coragem você assume uma informação como verdadeira e, pior, a passa para frente de modo a que seu argumento se transforme em algo mais forte?

Porque ninguém no fórum contestou a informação, a desmentiu, etc. Aliás, na época, nem vc, ou seu pupilo Aurélio, este último participando diretamente da conversa.

Realmente, Vitor, dessa forma você põe todas as suas afirmações em profunda suspeição.

Todas as informações que forneci aqui citei as fontes (inclusive esta). Se as fontes são confiáveis ou não, isso é outra história.

Um abraço,
Vitor

Vitor
  Resposta da Deise 18/06/2006 19:09
Minha pergunta para a Deise foi:

Oi, Deise

como vc sabe que Stevenson é ateu? Daonde vc tirou essa informação?

Um abraço,
Vitor

Resposta:

Dos livros dele! Ele é um ateu não declarado, respeitado, porém, também, não muito aceito pela comunidade científica porque faz pesquisas ainda não aceitas pelo meio.

Mandei outra mensagem para ela agora:

Deise, se ele é não declarado, como vc tem a certeza que ele é ateu? Que passagens te fizeram pensar isso?

Um abraço,
Vitor

Estou aguardando a resposta.

Wellington
  Vitor, que vergonha! 18/06/2006 20:04
Na época eu procurei algo que a desmentisse no google, mas não achei.
Desde quando falta de evidência significa evidência de inexistência?

Por enquanto, só com a Deise. Mandei uma MP para ela.
Insuficiente para assumir algo como verdadeiro e ainda passar adiante!

Porque ninguém no fórum contestou a informação, a desmentiu, etc. Aliás, na época, nem vc, ou seu pupilo Aurélio, este último participando diretamente da conversa.
E desde quando eu sei se Stevenson é ou não ateu? Como eu poderia contestar algo que não sei? Escrevi ao Dr. Carlos Alvarado, que foi auxiliar direto de Stenvenson por anos perguntando. Ele me respondeu que NÃO SABE.

Todas as informações que forneci aqui citei as fontes (inclusive esta). Se as fontes são confiáveis ou não, isso é outra história.
Fontes confiáveis para quê? Para que você assuma e passe adiente uma informação? Ora, Vitor... lamentável!

[...]

São-lhe essas "fontes" suficientes para você, Vitor. É com esse mesmo "rigor" que chega às conclusões de sempre? Lamentável!

Mandei outra mensagem para ela agora:
Deise, se ele é não declarado, como vc tem a certeza que ele é ateu? Que passagens te fizeram pensar isso?
Um abraço,
Vitor

Too late, Vitor! Deveria ter checado, rechecado, verificado pessoalmente, ANTES DE ASSUMIR E, PRINCIPALMENTE, ANTES DE PASSAR ADIANTE A INFORMAÇÃO.

Aliás, Vitor, não me interessa a mínima se Stevenson é ou não ateu. Interessei-me na questão especificamente para verificar seus "métodos" de estudo e seu rigor no trabalho que realiza. Estou PROFUNDAMENTE decepcionado com o resultado.

Zangari

Vitor
  18/06/2006 20:29
E desde quando eu sei se Stevenson é ou não ateu? Como eu poderia contestar algo que não sei?

Se não sabia, perguntasse no fórum.

Escrevi ao Dr. Carlos Alvarado, que foi auxiliar direto de Stenvenson por anos perguntando. Ele me respondeu que NÃO SABE.

E aí, parou a investigação aí? Porque não continuou?

Fontes confiáveis para quê? Para que você assuma e passe adiente uma informação? Ora, Vitor... lamentável!

Se a pessoa duvida da informação, pode me contestar sem problema.

São-lhe essas "fontes" suficientes para você, Vitor.

Na época ela disse ter tirado tais informações do livro Old Souls, e disse de novo agora.

Você já leu o livro "Almas Antigas"?

Escrevi-lhe:

Não, não li. Nesse livro tem alguma passagem que diga que ele é ateu? Se sim, poderia transcrever?

Agora ela não está mais online, não vai responder hoje pelo menos.

É com esse mesmo "rigor" que chega às conclusões de sempre?

Não.

Lamentável!

Assim não vale, vc pergunta, vc mesmo responde!...lamentável!

Too late, Vitor! Deveria ter checado, rechecado, verificado pessoalmente, ANTES DE ASSUMIR E, PRINCIPALMENTE, ANTES DE PASSAR ADIANTE A INFORMAÇÃO.

Isso eu faço nos artigos que escrevo. Em discussões via internet, nem sempre se tem tempo hábil para se fazer uma pesquisa profunda.

Aliás, Vitor, não me interessa a mínima se Stevenson é ou não ateu. Interessei-me na questão especificamente para verificar seus "métodos" de estudo e seu rigor no trabalho que realiza.

Isso não é um trabalho que realizo. Isso é uma discussão. Não confunda as coisas.

[...]

E eu c/ suas conclusões e disparates. Meus métodos vc veja em meus artigos, não em minhas discussões.

     apagar

Sobre a questão dos artigos publicados em revistaS e congressoS (no plural).

Wellington

Vitor: mais informações duvidosas! 21/06/2006 15:10
Já mostrei artigos científicos meus publicados em revistas e congressos, perdeu essa parte da discussão?

Eu devo ter perdido! Não compreendi o plural em "revistas" e em "congressos".

1. Apresente as referências de trabalhos SEUS em mais de uma revista e em mais de um congresso.

Zangari

Vitor
  21/06/2006 16:14
Trabalhos publicados:

Revistas:

01-Pensar:http://www.pensar.org/2004-03-pastillas.html#fraud

02-Paranormal Review: recebi um feedback de Nicola Jane Holt sobre um artigo meu enviado a esta revista. Ela disse:

Dear Vitor,

Thanks very much for your submission to the Paranormal review. I will consider this for the October issue and get back to you over the summer.

With best wishes, Nicola

Ou seja, ela vai ver se publica na edição de outubro.

Livros: Meu nome é citado no livro REINCARNATION The Scientific Evidence is Building by Dr. Kirti Swaroop Rawat and Titus Rivas, M.A., a respeito de uma pesquisa minha, pág. 31

Congressos:

01- III Encontro Psi (em breve disponível no site http://www.unibem.br/cipe/)

02-5ºcONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL

Enviei só hoje o artigo, ainda não obtive resposta. Quando der a resposta eu posto aqui, positiva ou negativa (mas deve passar, todos que leram gostaram).

Aliás, descobri uma coisa: meu nome tá na WIKIPÉDIA!!!!

http://nl.wikipedia.org/wiki/Re%C3%AFncarnatie

"Om deze redenen wordt het door onderzoekers zoals Ian Stevenson aannemelijk geacht dat er in zulke gevallen geen sprake is van fantasie, toeval of helderziendheid, maar van daadwerkelijke herinneringen aan een vorig leven. Het onderzoek van Ian Stevenson heeft navolging gevonden, onder meer bij de Amerikaanse onderzoeker Jim Tucker, de IJslandse psycholoog Erlendur Haraldsson, de Indiase onderzoekers Jamuna Prasad, Satwant Pasricha en Kirti Swaroop Rawat, Godwin Samararatne uit Sri Lanka, Hernani Guimaraes Andrade en Vitor Moura uit Brazilië, de Duitse ingenieur Dieter Hassler, de Canadese antropologe Antonia Mills, en de Nederlandse psycholoog en filosoof Titus Rivas."

Meu nome entrede nomes como Stevenson, Jim tucker, Titus,Antonia Mills... um sonho que se realiza, nem que seja apenas na wikipedia!

uterêrê!

Um abraço,
Vitor

Wellington
  VITOR: A QUEM QUER ENGANAR? 21/06/2006 16:39
Trabalhos publicados: Revistas:
01-Pensar:http://www.pensar.org/2004-03-pastillas.html#fraud

A quem quer enganar, Vitor? O artigo (de fato uma nota [pastilla] é de autoria do meu amigo Kentaro Mori. O artigo apenas cita um "estudo" seu.

02-Paranormal Review: recebi um feedback de Nicola Jane Holt sobre um artigo meu enviado a esta revista. Ela disse:
(...)
Ou seja, ela vai ver se publica na edição de outubro.

Ou seja, SEM NENHUM ARTIGO JÁ PUBLICADO conforme foi informado por você

Livros: Meu nome é citado no livro REINCARNATION The Scientific Evidence is Building by Dr. Kirti Swaroop Rawat and Titus Rivas, M.A., a respeito de uma pesquisa minha, pág. 31

E daí? Ser citado agora é reconhecido como "artigo" no meio científico? Ora, Vitor, a quem pensa que vai enganar?

Congressos:
01- III Encontro Psi (em breve disponível no site http://www.unibem.br/cipe/)

Ao que me consta, e você me informou, você enviou o artigo MAS NÃO O APRESENTOU no respectivo evento.

02-5ºcONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL
Enviei só hoje o artigo, ainda não obtive resposta. Quando der a resposta eu posto aqui, positiva ou negativa (mas deve passar, todos que leram gostaram).

Portanto, nem nesse evento religioso tem algo publicado ainda, se é que o será!

[...]

Você só pode estar querendo tirar um
sarro da cara de alguém, Vitor. Há alguns dias alegou que Stevenson é ateu. Inquirido, acabou por confessar que tinha dúvidas a esse respeito mesmo quando postou a mensagem em que alegava isso. Agora, ao ser inquirido sobre publicações em revistaS e em congressoS o que apresenta é um artigo do Mori que cita seu nome e expectativas de publicação em um evento religioso!

Wellington
  VITOR: MINHA CONCLUSÃO! 21/06/2006 16:50
.
Você mentiu ao afirmar que tem artigoS publicadoS em revistaS e congressoS.

Faço votos que você venha a publicar muita coisa em revistas e congressos científicos no futuro. É de coração. Mas é PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL que você se disponha a usar do expediente da mentira para colocar-se numa posição de reconhecimento ou produção científica. O mesmíssimo expediente foi usado por você no "caso Stevenson", como recurso retórico para dar legitimidade a um campo nada bem visto pelo conjunto dos cientistas. Recursos eticamente reprováveis como este não combinam com alguém que pretende se apresentar como divulgador, tradutor... de temas científicos. A credibilidade pessoal, sobretudo em áreas que sofrem tanto preconceito, é fundamental para que alguém se faça ouvir.

Infelizmente, Vitor, devo dizer que você, ao fazer afirmações que não pode demonstrar, entra no roll dos pseudocientistas e dos auto-alegados paranormais, que alegam muito e não demonstram NADA. Você tem lido muito, se esforçado bastante, devo reconhecer. Mas, o uso desse tipo de conduta torna seu trabalho um verdadeiro desserviço para a área que você abraçou. Tornarei esses fatos conhecidos dos interessados seriamente pelo tema.

Zangari

Vitor
  Wellington... 21/06/2006 18:01
...os interessados da área já estão a par do viés em sua filosofia de base.

Aqui um email de um interessado da área (que não vou dizer o nome) a respeito da minha saída da Pesquisa Psi:

I've been following the recent discussion on PesquisaPSI and noticed the ugly way you were treated.

I think the point is there are strong and elementary differences of opinion about what is scientific and what is not. In your Brasilian context, it seems as if many psychical researchers agree (say like the early French parapsychologist Charles Richet) that survival after death is not nor cannot be a scientific hypothesis. This is very unfortunate - it's an unfounded, dogmatic position - and the same happens everywhere to a certain extent. [...]

I think it does not pay off to continue the debate with these people, as the theoretical differences are too broad and general. In this respect the parallels with skepticism are striking.

My own strategy has become to make sure one's own investigations meet scholarly standards and to generally support intellectual freedom.

It does not really matter if some people do not agree with me, as long as they continue to allow me to express my thoughts. If a certain platform turns out to be unsuitable to express myself, I will change it for another one, etc.

Pode avisar os pesquisadores da área. Alguns já estão alertados sobre você, sua conduta, e seus vieses.

Quanto a sua conclusão:

01- certamente o artigo é do Mori, eu já disse isso em posts anteriores, é muito chato ficar se repetindo eternamente,explicando tudo minuciosamente tin tin por tin, já disse inúmeras vezes que numa discussão simplicam-se as coisas.

02-No livro do Tituis ele e traduziu meu artigo. Se ele citou meu nome no livro dele, e o caso que estudei, é porque considerou meu artigo científico. Ele não ia citar um artigo pseudo-científico.

Tenho artigos publicados no Ceticismo Aberto, onde inclusive foi publicado recentemente um da Fátima.

Vc que sabe, enfim.

Wellington
  Vitor PSInóquio 21/06/2006 18:46
[...]

Vou descobrir! Mas... deve ser o Titus Rivas! "BraSilian"?????

Pode avisar os pesquisadores da área. Alguns já estão alertados sobre você, sua conduta, e seus vieses.
A melhor defesa é o ataque, Vitor? Eis outros expediente nada ético de sua parte. Ao invés de se curvar diante das evidências de sua conduta suja, desculpando-se ou procurando se justificar, prefere atacar... e sem apresentar qualquer evidência ou crítica direta. O que provavelmente tenha sido o Titus Rivas que escreveu acima não menciona meu nome, mas o fórum do qual você saiu depois de ser criticado de ter praticado proselitismo religioso. Mas, não se preocupe, sou criticado por espíritas e quevedianos dogmáticos!

[...]

Entendi, melhor mentir deslavadamente que explicar que não escreveu NADA do que alegou ter escrito. É essa a sua lógica.

02-No livro do Tituis ele e traduziu meu artigo. Se ele citou meu nome no livro dele, e o caso que estudei, é porque considerou meu artigo científico. Ele não ia citar um artigo pseudo-científico.

Esqueceu do que alegou, Vitor? Eu não: ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS EM CONGRESSOS. Ser citado não é publicação. Além de mentir, ainda tervigersa. Cada vez mais lamentável, atitude nada científica.

Wellington
  Vitor Psinóquio (2) 21/06/2006 18:48
Ele mal sabe que alguns dos interessados pelo tema já estão a par da conduta dele.

Que meda!!!! Os espíritas irão me perseguir!!!

Apresentarei o episódio lamentável em uma nota dirigida à comunidade, tanto em nossa língua quanto em inglês.

Zangari

Wellington
  Vitor PSInóquio (3) 21/06/2006 18:54
Tenho artigos publicados no Ceticismo Aberto, onde inclusive foi publicado recentemente um da Fátima.

E o que o Ceticismo Aberto tem a ver com ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS E CONGRESSOS?????? Misdirection com mágico... não funciona Vitor. Vai ter que usar mais do que desvio de atenção para justificar mentiras tão claras.

Vitor
  Wellington .... 21/06/2006 21:38
... sua atitude é lamentável. Vc tenta "crescer" querendo "diminuir os outros". É umas das piores atitudes que se pode ter.Comentando:

A melhor defesa é o ataque, Vitor? Eis outros expediente nada ético de sua parte. Ao invés de se curvar diante das evidências de sua conduta suja, desculpando-se ou procurando se justificar, prefere atacar...

Não tenho do que me defender. EU JÁ HAVIA EXPLICADO TIN TIN POR TIN ESSA QUESTÃO DE ONDE TINHA PUBLICADO, QUANDO, SOB O NOME DE QUEM ESTAVA ASSINADO. Não vou repetir a porcaria toda de novo! Quando falei para a Adriana, até perguntei se ela havia acompanhado a discussão, porque já havia explicado. Logo, quando falei, citei de forma genérica, até pelo feedback que eu já havia ganho de outras revistas. Não vou ficar me repetindo infinitamente.

Além, do mais, não se esqueça que estou respondendo a VÁRIAS PESSOAS ao mesmo tempo, de forma RÁPIDA, e respondendo a SARCASMOS, IRONIAS, PIADINHAS, tudo isso provoca ALETRAÇÕES EMOCIONAIS. Então, como vc mesmo já me disse, VÁ AO RAIO!!!VÁ PEGAR NO PÉ DE OUTRO!!!

Vitor
  21/06/2006 21:57
Mas, não se preocupe, sou criticado por espíritas e quevedianos dogmáticos!

E também por parapsicólogos como Jayme Roytman:

http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2004-October/009234.html

Vejam as críticas do jayme. O Zangari se contorce mais que uma cobra pra argumentar. Vejam o que ele diz:

Zangari afirna : ¨Os resultados das pesquisas experimentais da psicocinesia oferecem dados suficientes para se afirmar a existência da capacidade de influência mental sobre a matéria ¨

Algum cético daqui concordaria com isso? NEM EU AFIRMARIA UMA COISA DESSAS!!!! E o que o Zangari escreveu pra se livrar?

Ora, oferecer dados suficientes para se afirmar a existência não é o mesmo que demonstrar a existência, ou provar, como o Jayme e Quevedo preferem. Minha concepção, mas não só minha, é a de que apesar de haver dados suficientes, a Pesquisa Psi carece de demontrações de psi.

Minha Nossa! Afirmar a existência não é o mesmo que demonstrar a existência? Então afirmou sem demonstração? Que absurdo!!! Alguém entende isso? Tudo isso me faz ver que o Zangari é um tremendo mau caráter duas caras. O Jayme fez bem em mostrar os problemas dele.

Além disse, se afirmar não é o mesmo que demonstrar, isso deveria ter sido explicado. Qualquer leitor vai pensar o que? Vcs, céticos, lendo, iam pensar o que?

Por aí vcs vêem quem é o falastrão...

Pra quem não sabe, o Jayme foi o parapsicólogo que apareceu na "Operação Bola de Cristal", no Fantástico. Excelente trabalho, aliás.

Outras pessoas viram a maneira horrorosa pela qual fui tratado na lista do Zangari. Vejam uma mensagem d eum dos membros:

http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2006-March/011777.html

qualquer estudo sobre o tema, vai gerar está situação que hoje foi vc o alvo.Gosto do tema, continue nos apresentando suas pesquisas pela internet.
[...]

Enfim, vejam aí quem é o dogmático, o falastrão.

Vitor
  Respondendo mais absurdos... 21/06/2006 22:00
Esqueceu do que alegou, Vitor? Eu não: ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS EM CONGRESSOS. Ser citado não é publicação. Além de mentir, ainda tervigersa. Cada vez mais lamentável, atitude nada científica.

E VC ESQUECEU QUE EU JÁ HAVIA EXPLICADO????QUE EU JÁ TINHA DADO TODAS AS REFERÊNCIAS EM POSTS ANTERIORES?NÃO VOU FICAR ME REPETINDO INFINITAMENTE.

Vitor
  21/06/2006 22:06
Apresentarei o episódio lamentável em uma nota dirigida à comunidade, tanto em nossa língua quanto em inglês.

Então diga que eu JÁ HAVIA EXPLICADO DADO TODAS AS REFERENCIAS POUCO ANTES, QUE ESTAVA RESPONDENDO A DEZENAS DE PESSOAS, QUE ESTAVA (E AINDA ESTOU) ESCREVENDO SOB GRANDE CARGA EMOTIVA. E por fim, diga como vc é falacioso e mau caráter, querendo transpor um episódio que ocorreu numa situação dessas a todo o meu trabalho (aliás, elogiado por vários parapsicólogos, como Válter da Rosa Borges, que inclusive colocou um link para meu site).

Enfim Zangari, desconfio que vc vai sair bem escaldado. Mas, vc é que sabe...

Vitor
  Mais uma vez... 21/06/2006 22:10
Entendi, melhor mentir deslavadamente que explicar que não escreveu NADA do que alegou ter escrito. É essa a sua lógica.

EU JÁ HAVIA EXPLICADO! Além disso 9de novo), o artigo só nasceu graças a mim. Quem matou a charada foi o Mori, mas tive participação fundamental no artigo. O artigo não está co-assinado por mim mas certamente é cria minha também! Logo, é meu artigo TAMBÉM!Vc acha isso mentira? VÁ AO RAIO!

Vitor
  Revistas 22/06/2006 03:53
Acabei de achar outro artigo que saiu na revista Pensar que teve a minha participação, embora não tivesse sido creditada, até porque não fiz questão disso. O nome do artigo (que, a bem da verdade, antes que o Zangari diga que estou mentido, foi considerado uma notícia local) chama-se "Plágios de Além Túmulo". Nesse artigo, forneci diversas informações a Kentaro Mori (praticamente todas, diga-se), o autor do artigo, sobre as acusações de plágio de Divaldo Franco a Chico Xavier. Repito, meu nome não foi creditado apenas porque não pedi ao Mori, senão tenho certeza que ele teria creditado. Também não estpou menosprezando o trabalho do Mori, longe disso! Ele escreveu muito bem o artigo, e fez relações que eu não teria pensado.

Enfim, tive a participação de artigos já publicados em duas edições da Pensar (logo, plural, para satisfazer o Zangari), embora a última não tenha sido creditada. Se o Zangari acha que estou tentando "crescer" do modo pejorativo que ele coloca, o fato de eu não ter buscado nenhum crédito por esse artigo (ou notícia local publicada) é uma evidência contrária disso.

Um abraço,
Vitor

Yahoo! Search
Música para ver e ouvir: You're Beautiful, do James Blunt

Ana Cláudia

Jun 21, 2006, 8:29:23 PM6/21/06
to Espiritismo...@googlegroups.com

 Olá Vitor.. Vou dar minha opinião ainda que timidamente...Pelo que aconteceu por ser apenas " informações trocadas..Digamos assim"acho que ele o Zangari, deveria ter apenas corrigido normalmente e relevar.Ele deveria  ter conversado em particular com você antes de sair falando mal para todo mundo.Até porque Ian Stevenson não está nem aí para o que pensam ou acham dele, se acham ele ateu ou não..Mas olha, estou falando isso porque eu sei o que aconteceu com a nossa amiga S (você sabe de quem estou falando)Ela me contou tudo!E fiquei com ressalvas dele.Parece que ele está acostumado a intimidar as pessoas achando-se senhor e dono de tudo e de toda a verdade.
Sinto muito Vitor!
Abraços
Ana

Rompi de vez laços Com Wellington Zangari. O que aconteceu foi O seguinte: eu numa discussão pelo Orkut, disse que c era ateu. Disse isso baseado na informação de uma amiga chamada Deise Garcia, que disse que a informação estava no livro "Almas Antigas" "Old Souls", de Tom Shroder. Confiei nela nesse quesito, mas não expliquei isso ao fórum. Infelizmente ela não transcreveu onde estaria a informação, disse que O livro dava a entender tal idéia, soube disto depois.Ela deu a informação de que Ian Stevenson era ateu num fórum em que O Zangari também participava, chamado "Religião é Veneno", e O Zangari não se manifestou, logo, pensei que a informação estivesse correta, pois não vi reclamações de nenhum membro do fórum, inclusive do Zangari. Baseado nisto, Zangari me acusa de ter mentido, quando na verdade, apenas confiei na informação transmitida. Deveria ter checado mais a fundo, mas não menti.

[...]

Emoticons GRATUITOS para seus e-mails! Clique aqui!

Vitor Moura

Jun 22, 2006, 9:52:27 PM6/22/06
to Espiritismo...@googlegroups.com
Oi, Ana

muito grato pelas palavras (sim, lógico que sei quem é S). De fato, um grande amigo meu disse algo bem semelhante:

Lamento imensamente o acontecido. É muito grave um pesquisador atacar a reputação de outro com base em conversas de internet e principalmente por causa de um incidente tão comezinho, como o número de publicações. É antiético atacar a reputação de alguém sem possibilitar um direito de defesa público e muito insensível da parte dele não entender que você é um pesquisador iniciante na área e que está aprendendo os códigos de postura da comunidade científica. Um pesquisador que não se sentisse ameaçado, que tem acesso a você como ele tem, deveria perguntar, advertir, pedir que você corrigisse o que disse em público, antes de atacar sua reputação. Se ele agir como você está descrevendo, eu diria mesmo que é um uso indevido do poder de influência que ele tem sobre certos círculos.

Infelizmente estas coisas povoam o meio acadêmico.

Espero que você não desanime e continue o seu trabalho.

Pelo menos agora todos sabem o tipo de pessoa que ele é. Isso será para sempre uma mancha na reputação dele.

Beijos,
Vitor

Eduardo Lima

to Espiritismo...@googlegroups.com
Vitor,

A academia indiscutivelmente, reconhece e, sobretudo, legítima somente
aquilo que é produzido entre suas fronteiras epistemológicas, por outro
lado, e apesar disto, nunca houve estudiosos que se enquadraram entre os
grandes, através de expedientes poucos amistosos. Em um universo a priori
amoral (o mundo da ciência), os bons modos também compõem uma criação
cientifica. Fugir disto é montar um castelo de tolas vaidades que sutilmente
corroem as teses e matam aquilo que talvez seja o sentido maior de todo o
conhecimento, a expansão da humanidade no homem.

Vitor, continue o bom trabalho.

Eduardo Lima

>---------------------------------

Leonardo Tascone

Jun 23, 2006, 3:28:51 PM6/23/06
to Espiritismo...@googlegroups.com
É, acho que eu já vi esse filme antes.

Fraternalmente,
Leonardo

Marcos Borges

Jun 23, 2006, 4:54:41 PM6/23/06
to Espiritismo...@googlegroups.com
Oi Vitor

Bem vindo ao "vespeiro" acadêmico e científico :)))

Conselho de quem "vive e respira" isso 40hs por semana: Evite esse cabo-de-guerra, pois a corda arrebenta sempre do lado mais fraco. Nesse show de retóricas, onde ganha que convence, perde quem ainda não tem bases seguras no meio acadêmico. Procure ser mais discreto e vá devagar... Prepare o terreno estudando e pesquisando... Cursos, palestras e congressos, são ótimos momentos para criamos bons e fortes relacionamentos profissionais... Não saia "buzinando" seus trabalhos antes de ser publicados ou divulgados em pôsteres em congressos (ótimo meio para tornar publico pequenos trabalhos)... Se queres levar a sério as pesquisas nessa área, construa aos poucos alicerces de titulos, publicações, participações em congressos e seminários, e principalmente de relacionamentos profissionais. Mas cuidado! Seja comedido e astuto, pois existe muito corporativismo. Não fique sempre fazendo pesquisa sozinho, procure desenvolvê-las em grupo, de preferência cada um de uma especialidade. Não há problema fazer pesquisa e publicar sozinho, mas quando o tema é multidisciplinar gera desconfiança, como também artigos, por ex., que possui o nome de vinte pesquisadores.

Bem... Para terminar... Não existe uma pesquisa, uma afirmação, uma idéia que não seja passível de questionamentos, críticas e ataques. Basta um deslize de alguma colocação sua para se tornar alvo de criticas. Se as pesquisas publicadas em importantes jornais científicos são alvos de criticas e difamações, as pesquisas parapsicológicas e espiritualistas não estão imunes e os ataques são ainda mais ferozes. Muita das vezes, esse ataque (orgulho ferido) vem de quem faz pesquisa parapsicológica e espiritualista.

Como diz sabiamente uma grande amiga: faça de cada probleminha uma nova lição de vida.

Abraços fortes do amigo

Marcos Borges

Jun 24, 2006, 7:00:12 PM6/24/06
to Espiritismo...@googlegroups.com