O prédio deitou!!!!!
Cuidem bem de suas fundações.
____________________________________________________________ -----------------------------------------------------------------ATTENTION:The information in this electronic mail message is private andconfidential, and only intended for the addressee. Should youreceive this message by mistake, you are hereby notified thatany disclosure, reproduction, distribution or use of thismessage is strictly prohibited. Please inform the sender byreply transmission and delete the message without copying oropening it. Messages and attachments are scanned for all viruses known.If this message contains password-protected attachments, thefiles have NOT been scanned for viruses by the ING mail domain.Always scan attachments before opening them.-----------------------------------------------------------------
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!
----- Original Message -----Sent: Friday, July 03, 2009 5:19 PMSubject: [Clube dos Engenheiros Civis] Re: prédio tomba em Shang Hai :fotosRodrigo em qual pais que O prédio que deitou
Date: Fri, 3 Jul 2009 14:06:38 -0300
From: rlml...@epc.com.br
Subject: [Clube dos Engenheiros Civis] prédio tomba em Shang Hai :fotos
To: ClubedosEnge...@googlegroups.com
O prédio deitou!!!!!
Cuidem bem de suas fundações.
____________________________________________________________-----------------------------------------------------------------ATTENTION:The information in this electronic mail message is private andconfidential, and only intended for the addressee. Should youreceive this message by mistake, you are hereby notified thatany disclosure, reproduction, distribution or use of thismessage is strictly prohibited. Please inform the sender byreply transmission and delete the message without copying oropening it.Messages and attachments are scanned for all viruses known.If this message contains password-protected attachments, thefiles have NOT been scanned for viruses by the ING mail domain.Always scan attachments before opening them.-----------------------------------------------------------------
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!
Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 8.5.375 / Banco de dados de vírus: 270.13.5/2220 - Data de Lançamento: 07/05/09 17:54:00
Prezados Colegas bom dia.
Sou Engenheiro Civil e sócio em uma empresa de geotecnia.
As fotos são impressionantes, e por conta disso vou arriscar uma análise contemplando duas possibilidades.
- Possibilidade 01: Ser uma montagem.
O que corrobora com 01:
Nas fótos 01 e 02:
- Não vemos as estacas arrancadas solidárias ao prédio como nas outras fótos.
- O piso do prédio no canto inferior direito tem uma coloração verde e nas outras fótos não.
- Não temos o prédio em pé ao fundo, e sim o que parece ser um rio retificado.
Possibilidade 02: Caso não seja montagem.
- A aparência do terreno é de um solo sedimentar, com baixa tensão admissível.
- Não aparece uma armadura significativa nas estacas.
- As estacas arrancadas inteiras parecem curtas e com comprimentos iguais, dando a pensar que foi cravado um determinado comprimento e não até suas négas.
- Caso as suposições acima procedam, pode ter caido dessa forma mesmo, inteiro, pois o arcabouço pode ter sido projetado e executado corretamente ao contrário das fundações.
Eng. Luciano Kuszkowski.
Testesolo Engenharia Ltda.
Blumenau - SC.
|
|
Assunto: [Clube dos Engenheiros Civis] prédio tomba em Shang Hai :fotos |
|
|

Versão: 8.5.375 / Banco de dados de vírus: 270.13.7/2222 - Data de Lançamento: 07/07/09 05:53:00
1) Colega, não pratique ofensas, pratique o coleguismo, a discussão, o debate...
2) Corrigir o colega no português ou tecnicamente deixando humilhado não é bonito.
3) Assine sempre suas mensagens e de preferência com sua Cidade e Estado.
4) Seja Bem Vindo, participe, coloque suas perguntas e pratique o debate aberto sem receios.
5) Utilize o site do Clube para fazer sua página de propaganda.
Vamos ser colegas num Clube Organizado e democrático, denuncie atitudes que você achou fora dos padrões.
http://groups.google.com.br/group/ClubedosEngenheirosCivis?hl=pt-BR
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---
A Engenharia Civil da China não é muito evoluída na área de obras de terra.
O conhecimento do comportamento de grandes maciços de terra ganhou grande impulso no Brasil graças aos desafios impostos pela construção de grandes barragens de terra como as da Hidrelétrica de Ilha Solteira, Água Vermelha e Itaipú.
Outras obras como a travessia da Represa Billings para a construção da Rodovia dos Imigrantes, ainda na Imigrantes o trecho da Baixada Santista sobre 30 metros de argila orgânica, a Rodovia Piaçaguera-Guarujá e também a mundialmente falada Argila Orgânica da Orla de Santos.
Uma coisa é você construir uma barragem com 10 ~ 15 metros de altura, outra coisa bem diferente é construir uma barragem de terra com 100 metros de altura.
No caso de Itaipu foram feitas até simulações sobre o impacto tectônico do peso da água do reservatório. Imaginem vocês oque é 100 metros de coluna d´água sobre uma área imensa (Itaipú é o maior reservatório artificial do mundo). Imaginem ainda o que é enfrentar esse desafio na década de 70.
TERRA X CONCRETO.
Uma barragem de concreto custa muito caro. Uma barragem de terra não é confiável (diziam os entendidos do primeiro mundo), mas custa um décimo.
Num país pobre como o Brasil, é importante que se desenvolvam alternativas seguras e baratas e graças aos desafios encarados corajosamente por alguns poucos profissionais pudemos desenvolver toda uma ciência e tecnologia em torno de obras de terra e da geotecnia.
Não há experiência semelhate em outros lugares do mundo.
Lembro-me que ainda na década de 70, o Governo Chinês, pensando na construção de Três Gargantas enviou uma Comissão Técnica por vários países do mundo à busca de tecnologias para a construção de Três Gargantas com potencial (à época) de 260 milhões de kWatt.
Nós chegamos até a sugerir para essa comitiva que a compactação da barragem de terra poderia ser feita por "exércitos" de pesoas que calçando um tamanco com um tarugo por baixo, feito o pé de carneiro de nossos compactadores, conseguiriam um Proctor maior que oque conseguiríamos por aqui.
Mostramos até que a barragem de terra é mais segura que a de concreto pois a terra tem a propriedade de se acomodar em situações de tremores.
Infelizmente, o marketing do governo estadounidense falou mais alto e eles fecharam o contrato com eles. Em compensação, grande parte da barragem de Três Gargantas é de concreto e a potência instalada foi reduzida para apenas 26 milhões de kWatt. Uma pena.
PERDA DE KNOW HOW
Minha preocupação em passar para vocês um email tão extenso é por que estamos perdendo nosso "experteasy". Os profissionais que possuem essa experiência toda estão morrendo ou se aposentando sem que haja a "passagem" do know how para os novos.
Ao mesmo tempo pipocaram "faculdades" de engenharia em tudo quanto é canto, sem nenhuma infraestrutura, sem laboratórios e com "professores" sem a experiência necessária para lecionar.
Os recentes acidentes na Linha 4 do metrô de São Paulo (já foram mais de 47 acidentes), a construção do Rodo-Anel quase que totalmente em concreto (caríssimo), os acidentes em Santa Catarina e Piauí.
Num país pobre como o nosso, é uma pena ficar desperdiçando tanto dinheiro e tanto talento (e tantas vidas).
Versão: 8.5.375 / Banco de dados de vírus:
270.13.8/2224 - Data de Lançamento: 07/08/09
05:53:00