Fwd: Notícias do Comitê - CBH Rio das Velhas - 25/10/2022

0 views
Skip to first unread message

COAGO

unread,
Oct 25, 2022, 11:06:29 AM10/25/22
to

Boa tarde.

Segue informativo.

---
Atenciosamente,
Vinicius Rocha Pereira
Coordenação do curso de Graduação em Agronomia
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Curso de Agronomia - COAGO
BR 050, KM 78. CAMPUS GLORIA, BLOCO: 1CCG, SALA: 208B
Uberlândia, Minas Gerais CEP: 38.410-337
Tel: + 55 34 2512-6708 ramal:6708


-------- Mensagem original --------

Assunto: Notícias do Comitê - CBH Rio das Velhas - 25/10/2022
Data: 25/10/2022 10:36
De: Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas <comun...@cbhvelhas.org.br>
Para: <co...@ufu.br>


Boletim Eletrônico do CBH Rio das Velhas
Não consegue ver corretamente esse email?
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas - 25/10/2022

 Revista Velhas nº16 já disponível para leitura:
confira as novidades!


A Revista Velhas chega, neste final de 2022, à sua 16ª edição! Dentre os destaques desta edição está uma reportagem sobre como a ameaça do assoreamento põe em xeque a viabilidade de novas represas e barramentos de cursos d'água. Expedições no Alto e Médio Rio das Velhas revelam as belezas das regiões cobiçadas, o impacto dos eventuais empreendimentos e lança perguntas sobre a vida útil de cada uma. O entrevistado dessa edição da Revista Velhas é André Trigueiro. Âncora e comentarista de alguns dos mais importantes telejornais da TV brasileira e principal referência do Jornalismo Ambiental no país, ele fala sobre mineração, segurança hídrica, política, espiritismo, dos desafios da comunicação em meio à crise climática e o florescer do negacionismo. Pra fechar, versos de Adriane Garcia e fotos de Robson Oliveira mostram a Serra do Curral que queremos - e a que não queremos. Confira todo o conteúdo desta edição da publicação semestral do CBH Rio das Velhas em sua versão digital!

Visita de campo avalia rota turística e instalações de mineradoras em Itabirito

No último dia 14, membros dos Subcomitês Nascentes e Rio Itabirito realizaram uma visita de campo em Acuruí, distrito de Itabirito, onde está sendo construída a Rota Turística Jaguara, de iniciativa da mineradora Ferro Puro. Na ocasião, a comitiva também teve a oportunidade de visitar as instalações da própria Ferro Puro como também as da Jaguar Mining, e verificar as condições de segurança da barragem Paciência, já desativada. Durante a visita, empreendimentos de gastronomia, hotelaria e outros que compõem a rota turística também puderam ser conhecidos, dentre eles a pousada Recanto dos Búfalos, a Pousada Serra Verde, às margens do Rio das Velhas, e a Cervejaria Uaimií. Acesse o site do CBH Rio das Velhas e saiba mais sobre a visita técnica.
CTIL aprova minuta de deliberação que institui Subcomitê Rio Pardo e propõe ampliar representação dos três setores

A Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBH Rio das Velhas aprovou a minuta da Deliberação Normativa (DN) que cria o Subcomitê Rio Pardo, o 19º desses coletivos que fazem do CBH referência em organização horizontal e democrática no país. A reunião, realizada em 13 de outubro por teleconferência, foi palco de discussões sobre a conveniência ou não de se validar a minuta de DN que será submetida em definitivo à Plenária. Poliana Valgas, presidenta do CBH Rio das Velhas, explicou: "O objetivo é finalizar o ciclo de criação dos Subcomitês, um para cada Unidade Territorial Estratégica, e agora, com o Subcomitê Rio Pardo, só faltarão quatro". Saiba mais.
 
Agenda

26/10

Reunião do Grupo de Trabalho de acompanhamento de Barragens, do CBH Rio das Velhas.  Confira.

27/10

Reunião ordinária virtual do SCBH Ribeirão da Mata.  Confira.

28/10

Reunião ordinária da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC), do CBH Rio das Velhas.  Confira.

06/11

Trilhas Interpretativas e Fórum Final do Projeto EcoÁguas do Gandarela – Fórum Final.  Confira.
Destaques na Mídia





 
Bacia da Pampulha tem mais de 500 nascentes ameaçadas

Para além do espelho d'água que tem sido o foco das principais ações do poder público nas últimas décadas, especialistas apontam que o problema ambiental da bacia começa muito antes, nas nascentes dos mananciais que abastecem a lagoa da Pampulha. Praticamente todas estão ameaçadas, principalmente pela especulação imobiliária.  Veja a matéria completa.




 
Excesso de poluição do Rio das Velhas se repete depois de primeiras chuvas após longa estiagem

Mais uma vez a captação de água do Rio das Velhas é impactada pelas primeiras chuvas após o longo período de estiagem que atingiu todo o Estado. E Sete Lagoas, que depende da captação superficial que é feita em Funilândia, teve que suspender esta semana o processo pelo excesso de detritos e rejeitos que foram carregados rapidamente para os corpos d'água. A Estação de Tratamento de Água (ETA) ficou impossibilidade de tratar a água tamanho o volume de poluentes. Mortandade de peixes também foi detectada na região.  Veja a matéria completa.
Copyright © 2022 Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo esse email porque faz parte da lista de participação do CBH Rio das Velhas 

Nosso endereço:
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas Rua dos Carijós, nº 150 10º andar Belo Horizonte, MG 30120-060 Brazil

Não quer mais receber esses emails?
Você pode se descadastrar a qualquer momento. 
 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages