A ocupação espanhola na America teve inicio com as grandes navegações, que teve como principal objetivo o fortalecimento da economia. O mercantilismo era a base da economia naquela época, seu principio era o lucro através de metais precisos(principalmente ouro e prata).
Os espanhóis estavam dispostos a fazer qualquer coisa para ter uma balança comercial favorável (superávit). Quando chegaram nos países latino americanos se depararam com os nativos que não conseguiram impedir os espanhóis de adentrar as terras ,já que os espanhóis tinham um armamento muito bom.Logo que os espanhóis começaram a explorar os países descobriram a infinidade de metais que la havia.
Para retirar os metais eles não podiam contratar mão- de- obra, pois desse modo eles não teriam tanto lucro como eles queriam, então começaram a trocar mercadorias com a áfrica, eles mandavam bebidas e produtos manufaturados e em troca recebiam escravos que eles julgavam não ter alma. A grande diferença dos escravos para os nativos é a de que os nativos tinham alma, por isso foi denominada mão- de- obra servil e os escravos para eles eram como animais, por isso foi denominada mão-de-obra escrava.
Atualmente dizem que não existe mais o trabalho escravo, mais muitas pessoas trabalham mais do que a lei permite, o grande culpado de isso acontecer é o governo que da um salário mínimo ridículo, será que eles conseguiriam viver de uma forma confortável com seiscentos reais mensais?Acreditamos que não.
A exploração das colônias criadas após a descoberta precisava de mão-de-obra, no caso mão-de-obra barata, afinal quanto mais barata melhor para os poderosos da época, poderem acumular mais riquezas para si próprias, afinal acumulo de riquezas é o principal foco para que o mercantilismo continuasse a se desenvolver, então essa mão-de-obra barata foi escrava, vinda dos negros da áfrica e servil dos nativos (índios) que já ocupavam esse território, fazendo o mercantilismo continuarem nos trilhos e se desenvolver cada vez mais.
Assim os poderosos não teriam muitos gastos com mão-de-obra e somente um lucro atrás do outro, fortalecendo cada vez mais, e se expandindo.
Para o Capitalismo seu objetivo é o acumulo de capital (dinheiro), para isso precisamos trabalhar e continuar trabalhando para recebermos nosso salário e sustentando esse sistema consumidor que é disfarçado pela mídia, com isso continuamos a trabalhar para aumentar nosso capital fortalecendo o capitalismo mundial.
Os europeus precisavam de mão-de-obra barata para atender as “necessidades” de exploração de riquezas, para obter um lucro alto.
Tanto a exploração dos africanos como dos índios, fez com que o mercantilismo crescesse, pois assim os espanhóis e portugueses não teriam quase nada de gasto com trabalhadores, e assim acumulariam riquezas rapidamente.
Definição de capitalismo e mercantilismo de acordo com o dicionário aurélio, respectivamente: Sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços./Tendência para subordinar tudo ao comércio, ao interesse, ao lucro, ao ganho.
Se tal salário que é citado na definição do capitalismo não dá para sustento de uma família e este sistema visa o lucro assim como o mercantilismo, podemos dizer que tal ideia de liberdade que nos é imposta é apenas uma ilusão de vida, pois trabalhamos para pagar nossa “dívida” com o governo (impostos), assim como os índios pagavam em troca de cristianização e escravos em troca dos três “P’s” (pau, pão e pano: abrigo, comida, e vestimenta).
O capitalismo foi um jeito que encontraram pra amenizar e disfarçar nossa “escravidão e servil” na teoria; um meio de gastar pouco com os trabalhadores honestos e acumular dinheiro para os governantes e “poderosos”, e é claro, com grande ajuda e influencia da mídia. Como já dizia na música de Green Day - American Idiot: “Bem-vindo a um novo tipo de tensão baseado na alienação... De uma nação baseada pela mídia.”