-Ideologia- idéias esquematizadas carregadas de valores
-Absolutismo: ideologia do direito divino (igreja)
A forma de governo que estava em vigor na época era o absolutismo, que vai fornecer a burguesia porque protege o comercio.( A pratica comercial levava a estabilidade econômica.)
Umas das ideologias mercantilistas eram ( seculo XVI e XVII):
Bodim: “ o poder monárquico era um poder divino ;vindo de Deus.”( vai justificar o absolutismo)
Hobbes: “O homem é o lobo do próprio homem”( abrir mão da natureza má, prelo rei; que representava a vontade de Deus... vai legitimar o poder do rei)
Maquiavel: ”os fins justificam os meios.”( vai justificar as ações absolutistas do rei)
No século XVIII a burguesia já era muito rica, e a Europa totalmente fortalecida.
O absolutismo se transforma em barreira ao desenvolvimento burguês, porem a burguesia toma consciência de classe e passa a exigir direitos políticos e começam a fazer manifestações.
Em 1750: A revolução industrial, acelera a produção e conseqüentemente o capitalismo demanda a expansão.
O iluminismo é a continuação do renascimento cultural.( O renascimento cultural reativa o pensamento Greco-romano, valorização do homem e da razão.)
Agora a burguesia industrializada vai ter a necessidade de exportar. Ela se torna bem forte, após perceber sua importância na sociedade, e se fortalece porque a economia se tornou o foco principal, então se torna o poder político da época.
Os liberais eram contrários ao controle do Estado na economia e na sociedade, defendiam a liberdade política e econômica
Os principais teóricos do liberalismo foram John Locke, Rousseau, Adam Smith...
Adam Smith: afirmava que não havia necessidade de nenhuma intervenção do estado, pois o livre comercio regularia a economia.
John Locke: “A mente humana é uma folha em branco”( Esta teoria afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada e que aprendem pela experiência, pela tentativa e erro).
Priscila Ferrari Gandara N:21
Ronaldo Nº 25
O Mercantilismo surgiu com o início do Estado moderno, onde este ente ainda era absolutista, ou seja, ainda tinha o poder na economia. O termo mercantilismo passou a ser aplicado a todas as doutrinas e práticas econômicas que tinham por objetivo fortalecer o Estado e entre os princípios as ideias mercantilistas, destaca-se o metalismo que considerava que a riqueza de um Estado era considerada pela quantidade de metais preciosos, que o mesmo possuía dentro de seu território (aumentar a quantidade de metais preciosos, portanto, um dos objetivos das práticas mercantis era a balança comercial favorável.
O liberalismo pode ser definido como um sistema político-econômico baseado na defesa e liberdade individual,na econômia e na política.Ao contrário do mercantilismo,a defesa da liberdade total da iniciativa privada,trabalho livre,e uma economia baseada na lei da oferta e da procura. definitivamente ganhou expressão moderna com os escritos de John Locke e Adam Smith.