O principal objetivo do mercantilismo era o acumulo de riquezas. Os europeus vieram para America em busca de metais preciosos (ouro e prata). Os portugueses tomaram para si o território brasileiro, onde descobriram uma imensidão de riquezas naturais.
Para conseguir o máximo de lucro possível os portugueses começaram a perseguir e escravizar os nativos. Alguns jesuítas vieram para o Brasil prometendo o fim da escravidão se os nativos se convertessem para o catolicismo, mas os bandeirantes começaram a invadir a área da missão jesuíta no Brasil, em busca de mais índios para o trabalho escravo.
A missão jesuíta tinha um limite,as cortes não queriam que todos os índios fossem convertidos,pois assim a mão-de-obra barata diminuiria e conseqüentemente o lucro.
No Filme A Missão, mostra que a Igreja Havia perdido Fieis por causa da Reforma Protestante, então tinham o objetivo de converter os índios encontrados nas novas terras para poder repor os fieis perdidos, Os jesuítas então prometeram que os Índios se Salvariam da Escravidão se fossem catequizados.
O Mercantilismo tem seu principal objetivo o acumulo de riquezas e optavam de mão-de-obra barata para poder obter lucro, ou seja, nada melhor que os Nativos da Região, ou seja, os índios, os então missionários começaram a se refugiarem com os índios que para eles eram os mais puros e mais próximos de adão e Eva, para que não fossem usados como escravos pelos europeus.
Marquês de Pombal então da o direito de escravizar os índios que estavam sendo catequizados pelos jesuítas que foram como se estivessem sido derrotados, seguindo uma batalha pela defesa dos Nativos contra os Europeus.