Direkt zur ersten ungelesenen Nachricht

Carlos Alexandre Zucolli

ungelesen,
16.01.2015, 13:28:3116.01.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Boa tarde a todos!

Estou tentando criar meu 1o exemplo com o Yii2 e de cara estou com dificuldade de alterar a url.

Meu web.php está assim:

        'urlManager' => [
            'enablePrettyUrl' => true,
            'showScriptName' => false,
        ],

Meu web/.htaccess está assim:
RewriteEngine on

# if a directory or a file exists, use it directly
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d

# otherwise forward it to index.php
RewriteRule . index.php

E gostaria que ficasse assim: http://localhost/basic/login

Na versão anterior do Yii eu já tinha conseguido mas não tinha entendido direito como fazer, se alguém puder explicar ficarei agradecido. Não sei se falta alguma coisa...

Valeu!

Carlos Alexandre Zucolli

ungelesen,
21.01.2015, 14:47:0521.01.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Boa tarde,

Eu consegui remover um pedaço "/site", porém o "/web" não...

Alguém sabe?

Obrigado.

        'urlManager' => [
            'enablePrettyUrl' => true,
            'showScriptName' => false,
            'rules' => [
            '<action>'=>'site/<action>', // Para que nao apareça o endereco /site no final da URL
            '<controller:\w+>/<id:\d+>'=>'<controller>/view',
            '<controller:\w+>/<action:\w+>/<id:\d+>'=>'<controller>/<action>',
            '<controller:\w+>/<action:\w+>'=>'<controller>/<action>',
            ]
        ],

Ezaul Sena Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 10:08:2208.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Bom dia, Carlos!

Estou com esta dificuldade também.

Apensar de ter lido a documentação e criado o .htacess e ter alterado o httpd.conf, não tive êxito.

Não consigo fazer acessar o projeto atráves de http://localhost/basic/
Já como http://localhost/basic/web vai sem problemas.

Você conseguiu resolver?

--
YFB - Yii Framework Brasil
04/2011: Anexos de até 250kb foram autorizados pelos membros da lista. Use com moderação.

Ezaul Moreira.
Analista/Desenvolvedor de Sistemas
  • Fone: (91) - 98225.1574.

diego nunes

ungelesen,
08.04.2015, 10:14:5408.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Carlos, é só você colocar a pasta raiz do seu apache para ser a
"/web". Atualmente o seu "localhost" aponta para a raiz do seu projeto
(exemplo "/home/user/www"). Dentro dessa pasta tem uma pasta "web"
("/home/user/www/web"). Para fazer o "web" sumir da URL, basta apontar
o "localhost" (na sua configuração do apache) para
"/home/user/wwwweb/".

Abraços.
> [...]
> com moderação.
> ---
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "YFB - Yii

dnunes.com

Wilson Guimarães

ungelesen,
08.04.2015, 10:26:3308.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Carlos, cria um virtual host.
O que acha?

Você já aproveita e já deixa próximo a uma url de verdade.

E vc vai ter que fazer algo próximo ao que Diego nunes falou. Nas configs do apache apontar para a pasta web.

Procura no google sobre como criar virtual hosts no apache.

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "YFB - Yii Framework Brasil" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para yii-framework-br...@googlegroups.com.

Ezaul Sena Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 13:32:3208.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Desta forma eu só tenho que usar um servidor apache para cada projeto.

Tipo, o wamp só serve para o projeto X. Se eu quiser trabalhar em meu outro projeto Y, como faz?

Vou ter que ficar mexendo no httpd.conf todo o momento?

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 13:53:5208.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Ezaul, eu fiz o seguinte para funcionar:

- .htaccess dentro do diretório que contém o index.php do yii com a seguinte configuração:

[...]

Observação: Lembrando que para tal, o módulo rewrite do apache precisa estar ativado

- Depois substitui todos os AllowOverride None por AllowOverride All no arquivo de configuração do apache

 - O meu directory está assim no http.conf:

-<Directory /var/www>
    Options Indexes FollowSymLinks
    AllowOverride All
    Require all granted
</Directory>

e o document root está DocumentRoot /var/www/html, onde estão minhas apps.

Acesso o sistema da forma como está na documentação: http://localhost/basic/web/

Felipe Menegheli Moreira
Programador

Gestão de Materiais e Processos

--------------------------------------

Telefone: +55 (27) 3343-2071

www.el.com.br

Wilson Guimarães

ungelesen,
08.04.2015, 13:53:5808.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Vamos ver seu eu entendi.
1 - Desta forma eu só tenho que usar um servidor apache para cada projeto.
R: O Servidor instalado na maquina(ex:nginx ou apache) é único, e não um para cada projeto

2 - Vou ter que ficar mexendo no httpd.conf todo o momento?
Não. Você configura apenas uma vez para cada projeto e raramente terá que modificar uma regra

Ou seja, o Wamp é um pacote que tem o apache, logo, apenas uma instalação para n projetos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma boa prática é para cada projeto você criar um arquivo e nele adicionar as regras de domínio.
Ex: configurações para o projeto X que usa o dominio www.example.orgwww.example.com
Obs: Um mesmo arquivo pode ter configurações diferentes para diversos domínios.
No exemplo abaixo, simulei que o projeto x tem um site(example.com) e tem uma área administrativa(adm.example.org)
Pode ter quantos você quiser, basta repetir o bloco <VirtualHost> e suas configurações

Server configuration do Projeto X

# Ensure that Apache listens on port 80
Listen 80

# Listen for virtual host requests on all IP addresses
NameVirtualHost *:80

<VirtualHost *:80>
DocumentRoot /www/projetox/backend/web
ServerName example.com

# Other directives here

</VirtualHost>

<VirtualHost *:80>
DocumentRoot /www/projetox/frontend/web
ServerName adm.example.org

# Other directives here

</VirtualHost>

Referências:

Em 8 de abril de 2015 14:32, Ezaul Sena Moreira <ezaul....@gmail.com> escreveu:

Wilson Guimarães

ungelesen,
08.04.2015, 13:57:3108.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Carlos e todos, lembrando que criar virtual host não é obrigatório para vc trabalhar local, mas, quando for usar um servidor na nuvem, terá que aprender.
Faça da forma que for mais fácil para vc e que funcione tb. hehehe :)

Ezaul Sena Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 14:11:4808.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Pois é, mas feito isso que você falou, consegue acessar o endereço http://localhost/basic/web/ simplesmente por http://localhost/basic

Não?

Em 8 de abril de 2015 14:53, Felipe Menegheli Moreira <felipe....@el.com.br> escreveu:

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 14:21:4408.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Seu root deve estar apontado para /web no caso.

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 14:25:1108.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
A configuração para funcionar com qualquer app que esteja rodando nesse server é o root ser o diretório pai das aplicações. Se suas apps estão dentro de, por exemplo, /var/www, onde teria /basic/web ou outra app /financeiro por exemplo, então o root deve ser /var/www.

Ezaul Sena Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 14:28:5908.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Mas seu eu for apontar meu DocumentRoot para a pasta basic/web de qualquer projeto...já era pros outros projetos

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 14:35:1508.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Justamente. Não é para fazer isso, o correto é apontar para a pasta root de todas as aplicações web. Alguma configuração deve estar errada no seu servidor web.

No yii2, é somente isso:

'urlManager' => [
            'class' => 'yii\web\UrlManager',
            // Disable index.php
            'showScriptName' => false,
            // Disable r= routes
            'enablePrettyUrl' => true,
       ],
dentro de components.

Ou algo na instalação do projeto. No meu caso, estou usando o template básico e utilizei o composer para fazer a instalação.

Ezaul Sena Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 14:48:2708.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Meu apache está apontando pro "www" do wamp. Normal

Fiz o .htacess e coloquei dentro do "basic/web".

Só não fiz aquela configuração direto no "httpd.conf"

Quando eu acesso "http://localhost/basic", me lista os diretórios ( e deveria exibir a aplicação já)

Quando eu acesso "http://localhost/basic/web", aí sim a aplicação é exibida

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 15:00:2008.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Bom, por enquanto é esse o comportamento que desejo, referente a, ao acessar "http://localhost/basic/web" exibir a aplicação.

O index.php e os arquivos que o browser tem acesso estão dentro do web, por isso que só acessa a aplicação com a url acima.

Do jeito que você quer, creio que não há outra saída, a não ser criar um virtual host, apontando para o diretório /web ao acessar a url /basic.

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 15:08:1008.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Dessa forma, não irá quebrar o direcionamento para os outros sistemas que você possui neste servidor.

Igual o colega comentou, você não deve alterar o document root para funcionamento exclusivo de um sistema, e sim utilizar quantos virtual hosts forem necessários. Na verdade, é até uma boa prática nessa abordagem, quando há mais de um software rodando no mesmo servidor. Essa abordagem também resolve o problema de ter que especificar a porta para acessar determinados sistemas num mesmo servidor.

Ezaul Sena Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 15:29:3908.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Solução: virtual hosts

Vlw pessoal.

diego nunes

ungelesen,
08.04.2015, 17:14:5208.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
    Considerando que é um deploy local para desenvolvimento, por que você quer que ele tenha uma URL bonita? Se preocupa com isso quando subir pra produção.

diego nunes
dnunes.com

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 17:28:4808.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com

Creio que assim como eu, as outras pessoas queriam ver se funcionava mesmo,  e saber o que precisava ajustar para funcionar.

Ezaul Sena Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 19:23:3008.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com

Já estou pensando nisso.  E pior, em ambiente compartilhado. ...Como na minha maquina local.

Mas tudo bem.  Vlw a força aí novamente.

Abs.

Wilson Guimarães

ungelesen,
08.04.2015, 20:27:0108.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
08.04.2015, 20:41:2308.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com

Vamos compartilhar as experiências aqui no uso do yii2. Estou migrando uma da versão 1.1. Tem uns videos no YouTube que dão uma excelente noção inicial do yii2. É uma pena que algumas partes da documentação ainda estão em desenvolvimento, assim como bastantes extensões, apesar  da versão nova já está em produção há algum tempo.

> [...]
> ---
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "YFB - Yii Framework Brasil" dos Grupos do Google.

Newerton Vargas de Araújo

ungelesen,
08.04.2015, 21:03:4108.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Pessoa fala para alterar o http.conf, mais em servidor de hospedagem como faz?
Não tem como, tem que setar tudo no htaccess.

Segue um modelo que peguei do cakephp
<IfModule mod_rewrite.c>
   RewriteEngine on
   RewriteRule ^outrosistema/(.*) outrosistema/$1 [L]
   RewriteRule    ^$ web/    [L]
   RewriteRule    (.*) web/$1 [L]
</IfModule>

Essa linha:
RewriteRule ^outrosistema/(.*) outrosistema/$1 [L]

Ela se excluir da regra abaixo para que você consiga acessar a pasta, sem dar erro de Controller não existente. Para caso você tenha um phpBB, Moodle ou outro projeto instalado na mesma pasta.

Em sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 16:28:31 UTC-2, Carlos Alexandre Zucolli escreveu:

Wilson Guimarães

ungelesen,
08.04.2015, 21:57:2608.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Minha opinião.
Uma aplicação feita com Yii, deveria rodar em um servidor na nuvem, assim, você tem total controle de tudo que faz e não vai ter que configurar o http.conf do projeto.
Se sua aplicação rodar na nuvem, você vai criar seus virtualhosts direto no apache ou nginx.

Eu uso a Amazon AWS a bastante tempo.
É possível ter uma conta no nível grátis por um ano.
Tenha certeza, que usando a amazon, seus projetos ficaram ainda mais profissionais.
Aprenda sobre os seguintes produtos da amazon:
EC2 - O Servidor em si
RDS - Servidor somente para o banco de dados

Fuuui!

--
[...]

09.04.2015, 08:25:4209.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Para quem se interessar:

Procura por Yii2 Lesson, canal DoingITeasyChannel no youtube. Essa é a coletânea de vídeos que eu comentei, que mostra uma visão geral sobre o novo framework, implementando coisas úteis do nosso dia a dia.

Felipe Menegheli Moreira

ungelesen,
09.04.2015, 08:30:2509.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Caso alguém tenha boas referências sobre o yii2 (como a que eu enviei) e quiser compartilhar, seria de grande ajuda para nós. Infelizmente temos que ir nos virar sem uma documentação completa, e compartilhando conteúdos sobre o tema, vai ajudar bastante.

Wilson Guimarães

ungelesen,
10.04.2015, 12:05:4410.04.15
an yii-framew...@googlegroups.com
A melhor forma é a Documentação + Fórum + Google
Em nenhum vídeo, vi alguém falando algo diferente do que tem na Documentação.
Dá para construir qualquer aplicação só com a Documentação existente. Vejo que as partes que faltam, são superficiais.

*Talvez eu não tive problema com a Doc do Yii2 , pq já uso o Yii a bastante tempo.
Boa sorte a todos!

Carlos Alexandre Zucolli

ungelesen,
10.08.2015, 17:59:0310.08.15
an YFB - Yii Framework Brasil
Boa noite,

Alguém Conseguiu remover a pasta WEB da url?

Mesmo com tantas pessoas conversando não consegui chegar no resultado.

Obrigado.

CARLOS

Cálcio

ungelesen,
11.08.2015, 08:51:5411.08.15
an YFB - Yii Framework Brasil
Eu já vi isso em um stackoverflow, mas sinceramente não lembro onde. E se não me engano na DOC tb tem referência disso.

Plinio Pavin

ungelesen,
11.08.2015, 09:34:0611.08.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Em ambiente local eu nunca me preocupei, mas pra publicar em host compartilhado eu segui este tutorial e deu certo:

https://github.com/yiisoft/yii2/blob/master/docs/guide/tutorial-shared-hosting.md

Talvez te dê uma luz...

Plinio Cesar Pavin
Arquiteto de Sistemas
http://www.pavin.net
Campinas/SP

Em 11 de agosto de 2015 09:51, Cálcio <calc...@gmail.com> escreveu:
[...]

Eric

ungelesen,
11.08.2015, 09:37:2111.08.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Tem o tuto aqui também:

Eu sigo ele, mas como eu uso Vagrant e direciono um domínio local (no /etc/hosts) direto para o ip da máquina, ele já remove.

Eric Maicon - ericmaicon.com.br

Tiago Cardoso

ungelesen,
11.08.2015, 11:52:5111.08.15
an yii-framew...@googlegroups.com
@Carlos,

Eu faço isso usando o .htaccess.

1. Crio um .htaccess no diretório raiz:

<IfModule mod_rewrite.c>

Options +FollowSymlinks
RewriteEngine On

</IfModule>

<IfModule mod_rewrite.c>

RewriteCond %{REQUEST_URI} ^/.*
#RewriteRule ^assets/(.*)$ /web/assets/$1 [L]
#RewriteRule ^css/(.*)$ web/css/$1 [L]
#RewriteRule ^js/(.*)$ web/js/$1 [L]
#RewriteRule ^images/(.*)$ web/images/$1 [L]
RewriteRule ^(.*)$ web/$1 [L]

RewriteCond %{REQUEST_URI} !^/web/
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f [OR]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule ^.*$ web/index.php

</IfModule>

2. Depois crio outro .htaccess dentro do diretório web.

RewriteEngine on

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d

RewriteRule . index.php
> https://groups.google.com/d/msgid/yii-framework-brasil/CADSYx-ModfXYNMmaKgijS8zE572ZWZmdpN8fxt05p5dC7TmKRQ%40mail.gmail.com.

Tiago Cardoso - Analista de Sistema
Telefone: +55 (61)8604-0999 / 4063-9891
Skype: tiagocardosos
Gtalk/Gmail: tiagoc...@gmail.com

diego nunes

ungelesen,
13.08.2015, 14:23:3813.08.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Cara, é só apontar a raiz do seu virtual host ou da configuração
do seu servidor para a pasta web. Esse lance de usar redirect pra
redirecionar todas as chamadas é gambiarra, não faz sentido.

--
diego nunes
dnunes.com

Tiago Cardoso

ungelesen,
13.08.2015, 14:30:0713.08.15
an yii-framew...@googlegroups.com
Se o cara não estiver usando virtual host?
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/yii-framework-brasil/CAD6Dxty1Um2Tmbv%2Bs_R9%2Bhp4wNEzi0z0nqY4e3nuVG8Odv7ESQ%40mail.gmail.com.
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--

Carlos Alexandre Zucolli

ungelesen,
26.08.2015, 16:43:4526.08.15
an YFB - Yii Framework Brasil
Boa tarde a todos!

Seguindo o @Tiago Cardoso consegui acessar o site pela pasta principal, porém os links internos ainda ficam com a pasta "/web/", esta configuração a partir daqui devo fazer no Yii ou ainda no .htaccess ?

Assim eu acesso: http://localhost/basic, ou assim http://localhost/basic/, com a barra... tanto faz. Ele mostra certinho.
E quando eu clico nos menus o mesmo endereço aparece http://localhost/basic/web

Obrigado.

> [...]
> com moderação.
> ---
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "YFB - Yii

26.08.2015, 17:42:0326.08.15
an YFB - Yii Framework Brasil
Boa tarde Galera!

Depois de muito suor, consegui o que queria.

Vou resumir...

Eu tinha uma url assim "http://localhost/basic/web/index" e precisava remover a "/web"

1o - No arquivo config/web.php alterei estas regras, para que não tenha a extensão de arquivo e transformar as rotas...
'urlManager' => [

'class' => 'yii\web\UrlManager',

// Disable index.php

'showScriptName' => false,

// Disable r= routes

'enablePrettyUrl' => true,

'rules' => array(

'<action>'=>'site/<action>',

'<controller:\w+>/<id:\d+>' => '<controller>/view',

'<controller:\w+>/<action:\w+>/<id:\d+>' => '<controller>/<action>',

'<controller:\w+>/<action:\w+>' => '<controller>/<action>',

),
],

2o - Dentro da pasta /web criei este .htaccess, para reescrever as regras
Options +FollowSymLinks
IndexIgnore */*
[...]

3o - Tive que mover todos os arquivos da pasta /web para uma pasta acima, ou seja, para a raiz. Detalhe o arquivo .htaccess criado acima está oculto, portanto não esqueça de movê-lo também

E pronto!

Foi difícil pra caramba, mas deu certo e nem sei se é a melhor forma porém só assim consegui.

Segui estes sites:

Obrigado a todos.

Abraço.

aabnoguera

ungelesen,
13.02.2017, 19:33:3213.02.17
an YFB - Yii Framework Brasil
Boa noite!
Eu consegui ocultar o index.php da url e consegui fazer com que o web/ desapareça da url.
Porém, fiquei com um problema curioso: Não importa o link em que eu clicar, sempre carrega a index!

Abaixo, minhas linhas:

web.php
 'urlManager' => [
'enablePrettyUrl' => true,
            'showScriptName' => false,
'baseUrl' =>'/',
'rules' =>[]
        ],

.htaccess (em public_html)
RewriteEngine on
RewriteRule ^(.*)$ web/$1 [L]

e .htaccess (em /web/)
RewriteEngine on
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . index.php

Todas as outras formas de edição que tentei não funcionaram.

Allen antworten
Antwort an Autor
Weiterleiten
0 neue Nachrichten