Yii2 vs Laravel 5

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Boa noite pessoal!

Vejo na internet que o framework Laravel está com uma ótima popularidade, sendo o mais usado (não quer dizer que seja o melhor) em maior partes dos países, incluindo o Brasil.
Alguém que conheça tanto o Yii2 quanto o Laravel 5 poderia explicar brevemente quais são as vantagens e desvantagens de cada um e se vale a pena tirar um tempo para aprender Laravel também?  São fã do Yii, mas falam tanto nesse Laravel que fiquei curioso.

Muito obrigado.
Almir

Ezaul Sena Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com

Bom dia todos.

Seguem links que respondem aos seus questionamentos.

http://vschart.com/compare/laravel/vs/yii

http://pt.stackoverflow.com/questions/1958/por-que-laravel-ao-inv%C3%A9s-de-yii

http://m.youtube.com/watch?v=AA5f9uNBK0A

http://www.quora.com/Which-is-the-best-framework-for-PHP-Yii-or-Laravel-or-CodeIgniter

http://www.quora.com/Which-one-is-the-best-framework-for-PHP-Laravel-Yii-or-CodeIgniter

http://www.sitepoint.com/7-reasons-choose-yii-2-framework/

https://m.reddit.com/r/PHP/comments/2xajir/yii2_vs_laravel_5/

--
YFB - Yii Framework Brasil
04/2011: Anexos de até 250kb foram autorizados pelos membros da lista. Use com moderação.

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Bom dia,

Muito obrigado Ezaul.

Edivaldo Reis

to yii-framew...@googlegroups.com
Fiz testes de ambos os frameworks no apache e nginx rodando no CentOS numa VM. Criei uma página que retorna dados de 5 models. E na mesma view há mais 10 requisições com ajax via get que acessa controllers retornando somente objetos json.
Yii2 foi mais rápido.

Percebo que o Laravel está usando a mesma estratégia que o Rails usou em 2008 e 2009.
Investe pesado em marketing pra fazer a cabeça  da galera.

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
Meus 2 cents e opinião.

Ambos FW são fodas, cada um com seu modo de trabalhar. Porém ele tem 3 coisas que me chamaram a atenção.

1) Comunididade, não tem nem comparação com a do Yii, lá o pessoal parece + ativo, vc posta no grupo deles no google e eles respondem, tem vários vídeos e tutorias em português, eles tem um site que mapeiam quem usa e onde está essa pessoa, usam como "base" o Synfony 2. Infelizmente a comunidade do Yii é apagada, qnd alguém pergunta, ou não responde ou demora mt, isso aqui e lá fora, tem pouco material de boa qualidade disponível e em português então, nem se fala, as coisas não são centralizadas.

2) Pelo menos aqui na empresa que estamos querendo sair do CodeIgniter usando o Laravel, consegui de uma forma menos dolorosa colocar ele pra rodar redondo com o Oracle, o Yii até então precisa daquela bliblioteca maldita e capenga do oci_pdo que é experimental, no Laravel bastou baixar uma lib criada pela comunidade deles e funciona.

3) Como falei, a base deles é bem o estilo do Synfony, parece q usam os recursos + avançados do PHP como Injeção de Dependência (tentei usar no Yii e não consegui), pra muitos, vejo q gostam de "ter o controle" da APP então ele ñ gera o CRUD, só o model e o Controller com os métodos básicos, mas sem as funcionalidades, ou seja, os métodos ocos.

Apesar das minhas duras críticas ao Yii eu gosto muito mais dele e me identifico mt mais com o Yii. Meus projetos pessoais geralmente escolho o Yii. Minha thread sobre o hangout foi justamente para tentar disseminar o uso do Yii.

Edivaldo Reis

to yii-framew...@googlegroups.com
Cálcio,

Gostei das suas observações.

Mas uma coisa tenho que admitir. Dos frameworks robustos top de linha, em termos de documentação, o grande vencedor é o Synfony.
Não há Framework melhor documentado do que o Synfony. E acho que a comunidade do Yii tem que se organizar melhor nesse sentido.

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
@Edivaldo, infelizmente nunca usei o Synfony, na versão 1 tentei usar e achei super complicado, e como nunca tinha usado um FW isso pode ter sido um ponto.
Mas pretendo colocar ele pra funcionar só para brincar.

É oq acho, a comunidade do Yii é mt espalhada ou parece não se importar muito com a visibilidade.

Alisson Chrystian Campelo

to yii-framew...@googlegroups.com
@Calcio o que podemos fazer para ser a mudança?? Para melhorarmos a nível de Brasil as informações sobre o Yii2??
Eu sou iniciante em programação mas me identifiquei muito com o FW, estou montando um grupo de pesquisa e estudos no IFRN com intenções de melhorar os conhecimentos e participações em eventos com o Yii2.
Acho interessante a ideia de poder participar desde início de algo que possa melhorar essas informações e gostaria de participar de um projeto deste porte...

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
@Alisson, acho que tem várias coisas para serem feitas. Uma delas foi o hangout que propus na outra thread (mas como disse anteriormente, esse mês está complicado pra eu organizar algo, estou de mudança, casamento, enfim uma porrada de coisa pra resolver), os eventos de PHP, fazer palestras sobre o Yii, oficinas, com umas 4h de duração para mostrar a instalação uns cruds, relacionamentos e personalização dos widgets e um deploy pra um um github ou bitbucket, ou fazer um evento de PHP que envolva além do yii o Composer, git e outras coisas do nosso meio.

Eu estou montando 3 curos, PHP básico, PHP Orientado a Objetos e um de Yii Framewok, claro que não são os 3 simultâneos pois não tenho braços para isso, mas vou fazendo o que posso e o que sei. A Apostila de PHP básico está quase pronta, faltando somente abordar a parte de formulários, segurança, introdução ao OO e um projeto final, que ainda estou pensando qual será.

Existe esse grupo aqui, a comunidade Yii Brasil Framework (https://plus.google.com/u/0/communities/116052169983764978251) que me parece q são ADMs diferentes, tem o fórum oficial do Yii, acho que esses projetos deveriam ser unificados, os ADMs trocarem uma ideia para serem ADMs de ambos os lados, fomentar a união dos pontos.

Eu tentei criar um canal no IRC, e ninguém apareceu e parece que o canal depois q fechei sumiu, ou seja, não consegui persistir o canal. Lá poderia ser mais um local para discussão, usar esse canal para definir o que a comunidade fará.

Em fim podemos pensar em várias coisas. Ideias são bem vindas.

Alisson Chrystian Campelo

to yii-framew...@googlegroups.com
Certo,
Então poderíamos começar pelo básico. Uma página simples com um "chamado" de participação para o projeto, com um formulário de inscrição e um prazo para uma primeira reunião. Acho que as inscrições iniciais não seriam muitas, e aí, na primeira reunião poderíamos decidir alguns passos para trabalhar neste projeto de divulgação. Em seguida poderia ser montado núcleos, por exemplo - Núcleo RN (o qual eu poderia estar a frente aqui no meu estado).

Se concordar, vc poderia fazer essa página com este formulário?? Podemos hospedar em um dos meus servidores.

--
YFB - Yii Framework Brasil
04/2011: Anexos de até 250kb foram autorizados pelos membros da lista. Use com moderação.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "YFB - Yii Framework Brasil" dos Grupos do Google.

Alisson Campêlo
Gestor de Projetos

Grupo CTI
Rua Cipriano Lopes Galvão, 316 - Gilberto Pinheiro
Currais Novos / RN
(84) 3412-1526 / 8734-1526

Visite nosso Site: http://www.ctiti.com.br

Edivaldo Reis

to yii-framew...@googlegroups.com
Quero ajudar também!

[...]
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/yii-framework-brasil/CAEoQafPtMdO6bkJ3aWOKOGi0ODrUfT7TDbqG7b%3D3xpOfoZiPtg%40mail.gmail.com.

Edivaldo Reis
Desenvolvedor Web

Sidney

to yii-framew...@googlegroups.com
Sobre o Laravel, já usei (e olha que sou teimoso) mas não foi pra frente no meu caso. Acho que usei a versão 4, não me lembro ao certo.

Meus motivos: tive a sensação de bagunça ao programar e ao tentar organizar ou localizar as partes do FW de maneira clara. Não vou conseguir explicar tecnicamente isso pois é uma sensação que se tem ao programar, acho que todos sabem como funciona.

Mesmo assim, depois do Yii 2, se fosse pra escolher entre zend, simfony e laravel, eu escolheria este último pois testei todos. Inclusive pretendo dar outra chance a ele na versão 5 quando eu tiver tempo.

Mas enfim, quando usei, simplesmente o projeto que tentei realizar nele não rendeu, não foi produtivo e acabou se tornando muito irritante. E não achei a documentação tão completa como dizem.

Quanto ao CRUD já mencionado neste tópico, eu penso neles como aliados, afinal, porque fazer "tudo" à mão se o sistema pode gerar pra você? Ele não gera se você não pedir. E o que ele gera é a base, não vem engessado, pois geralmente você precisa complementar ou dar um acabamento final ou algum outro ajuste. Mas facilita incrivelmente meu trabalho. Além disso, sou obrigado a fazer testes para o sistema, então, quer o código tenha sido feito por mim do zero, quer eu tenha alterado algo nele que foi gerado automaticamente, em todo caso meus testes têm de passar, e isso é o que importa pra que o sistema funcione como esperado.

Sobre recursos avançados do PHP, dependency injection, etc, o Yii 2 (não o 1!) os aplica muito bem e isso facilita muito na hora de criar testes ou de substituir componentes. Mas geralmente você não vê isso acontecer, a menos que precise fazer algo muito diferente, e se precisar o Yii 2 está preparado pra isso. E nisso (também) o Yii 2 é extremamente eficiente.

Resumindo a minha opinião particular, trabalhando com o Yii desde 2009/2010 e tendo experimentado o Laravel por alguns meses: o Laravel é razoável/bom mas muita coisa é mídia, e você só percebe quando realmente começa a utilizá-lo. Quanto ao Yii 2, o considero extremamente eficiente e foi o único até hoje que em quase todos os aspectos eu pude realmente chamar de RAD.

Atenciosamente,
Sidney Lins
------

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Nossa! Quantas respostas legais!
Este tópico saiu melhor que o pedido!  Muito obrigado a todos que tiraram um tempinho para compartilhar suas experiências com os FW.

Se restava alguma dúvida em prosseguir com o Yii, ela desapareceu.

Só uma observação... algum de vocês tem contato com o Rodrigo Coelho que desenvolveu a extensão Giix? Gosto muito dela e gostaria de vê-la também no Yii2.  Achei um link para o projeto no GitHub, mas ele está inconsistente.... gostaria até de contribuir com ele.  Uma coisa realmente legal que o Giix faz é o uso das base classes para os models.  O Giix gera uma classe base e gera um arquivo limpo, pronto para que você possa estender os métodos como desejar.  Da hora!

Até+!
Quero ajudar também!

Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para yii-framework-brasil+unsub...@googlegroups.com.

--

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para yii-framework-brasil+unsub...@googlegroups.com.
--
Edivaldo Reis
Desenvolvedor Web

[...]

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
Ele faz parte desta comunidade, só pesquisar por Rodrigo Coelho aqui no grupo.

Quero ajudar também!

Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para yii-framework-br...@googlegroups.com.

--
[...]

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/yii-framework-brasil/e2f70643-c0ef-4215-861b-512cec2a69e4%40googlegroups.com.

Felipe Menegheli Moreira
Programador

Gestão de Materiais e Processos

--------------------------------------

Telefone: +55 (27) 3343-2071

www.el.com.br

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Falando novamente sobre o Laravel...

O marketing deles está forte mesmo, tanto que encontrei no facebook um convite para baixar um livro gratuito sobre Laravel em português, e fui conferir.

Após fazer a inscrição, me deparei com vários e-mails referenciando aulas gratuitas sobre o Laravel... uma série com 7 videoaulas gratuitas, iniciando com esta:

O material parece de boa qualidade, onde a grande jogada é atrair o desenvolvedor para o curso pago deles: http://sites.code.education/laravel-inscricao-sv/
A jogada dos caras foi boa, pois montaram um material em português referenciando um fw que está "na boca do povo", juntamente com outras tecnologias como o AngularJS e AmazonWS.
Os caras ganham dinheiro e ainda popularizam ainda mais o fw...

Penso que seria ótimo se tivéssemos algo assim por aqui. Não é fácil.... mas sonhar nunca é demais, não é?

Valeu galera do Yii!
[...]

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Ah, sem contar que eles tem patrocinadores, neste caso

Att,
Almir

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
Eu também recebo diariamente promoções do code education, e agora a promoção de momento, é angular com backend em laravel.

Sugiro fortemente que vejam as requisições/segundo do laravel. Em vários lugares, esse teste do laravel está bemmmmm abaixo de vários frameworks PHP, inclusive, mais lento que o cake.

[...]

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/yii-framework-brasil/b4a9b17f-5b31-4fb6-a036-d42d320c9666%40googlegroups.com.

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
Depois que vi esses testes, fiquei meio bolado com o Laravel.

--
[...]
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/yii-framework-brasil/13feb3cd-caae-4e01-a786-dd4820db45d0%40googlegroups.com.

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
Foi exatamente o que falei no início o Laravel tem uma galera que ajuda a movimentar a comunidade. Esse livro do Wesley é bom estou lendo ele. O FW tb é muito bom.
Porém particularmente me identifiquei mais com o Yii pois ele é mais automático. Estou estudando tb para poder aplicar as boas praticas de desenvolvimento OO no Yii.

Sobre a lentidão, qq FW fullstack e que tenhas as coisas mais novas do PHP tende a não ser + rápido, fora que eles vão amadurecendo mt rápido. tb. Usando cache minificadores essa lentidão acredito q some.

Felipe Menegheli Moreira

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
Po comparar com CI é sacanagem. Pois hj eu considero o CI Half-Fullstack só tem um conjunto de Libs e Helps, mas só faz uso dos recursos do PHP 5.2/5.3.
O Site da Leroy Merlin é feito no Laravel e pode ver q ele ñ é lento. E a estrutura do site é bem grande. O site flui muito bem.

Eric Maicon

to yii-framew...@googlegroups.com
Comparar frameworks tem que ser benchmark mesmo, velocidade ao "olho nú" fica difícil de decifrar.
Mudei um site antigaço em Yii1 esses dias da kinghost pra Amazon+RDS...instalei o nginx manual mesmo. O site melhorou em 10x a velocidade...nem mexi em código, nnao fiz tunning de banco, nada...

Tunning de minificação css, html, js...frontend, devem ser os últimos, não tem "muita" efetividade... (comparado à melhoria de querys lentas, servers e td mais).

Felipe Menegheli Moreira

Eric Maicon

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
@Eric esse lance de profile nunca entendi nas nossas discussões sobre o Yii você poderia falar sobre isso. O que acha?

Eric Maicon

to yii-framew...@googlegroups.com
Falo sim. Não sou o expert pra analisar todo o gráfico ou a tabela, mas consigo mostrar o geral.

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
Vocês mesmos podem fazer o teste.

Eu utilizei na época o apache ab: http://httpd.apache.org/docs/2.2/programs/ab.html, queria testar um framework rest para python.

Ferramenta boa, simples e fácil execução.

Primeiro você precisa informar quantos requests quer fazer ao servidor e qual a concorrência (Quantidade de usuários executando ao mesmo tempo). Depois, você diz qual a rota da sua aplicação você quer testar, por exemplo: localhost/sistema/usuario/cadastrousuario via POST, e mandar executar.

Ele vai ter dar os números de requisição por segundo, que o server conseguiu responder, inclusive, informa também a quantidade de requisições que o fw não conseguiu responder.

No meu caso, fiz testes cadastrando usuarios, atualizando, removendo e consultando. Testei esses caras usando ORM e outro teste com querys na mão.

Com esses testes, concluímos na época que o melhor para o que queríamos era (Linguagem Python): Framework rest Falcon, e ORM Peewee. Lembrando que tinha um requisito para o projeto, que era justamente a capacidade do fw suportar altos índices de requisições/s. Tudo isso foi testado em configurações default.

Assim, nós mesmos podemos tirar nossas próprias conclusões, e confrontar com os números apresentados pelos fws. Conforme já foi dito, não podemos confiar muito no que fiz nos sites, tampouco em sites/sistemas já em execução, com aquela sensação que está rapido, e automaticamente julgar se o fw é rápido ou não, porque conforme foi dito também, existem vários artifícios para deixar um sistema mais rápido: Tunning no web server, minification, cache, banco de dados, VPS e etc.

Lembrando também, que a perfomance tem o seu preço. As vezes um fw é ultra fast, porém pode ser mais complexo que outros fws para se desenvolver e não ter tanta produtividade. Não podemos ser "xiitas" no quesito desempenho, sempre temos que olhar em todos os aspectos na escolha de um novo fw para desenvolvimento de nossos projetos.

--
[...]
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/yii-framework-brasil/301a3e98-40b0-4e3f-b842-81fb433a4ebc%40googlegroups.com.

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
@Felipe, se você puder crie um tópico novo com um Howto de como fazer isso.

Eu baixei um framework (me parece um) para testes q é o php-framework-benchmark, mas deu uma penca de erro, aí não sei se foi por causa do meu ambiente ou pq ñ sei usar mesmo. E tb não tive muito tempo para testar e procurar soluções para fazer ele funcionar.

Colocar esse material na comunidade do Google seria DUCA.

Eric

to yii-framew...@googlegroups.com
Gostei da explicação Felipe.

Poderíamos começar a criar vários tutoriais sobre o q estamos discutindo. Desculpa descordar, mas não acho que aqui seja o melhor lugar para colocar os tutoriais. Poderíamos criar uma organization yii-brazil ou algo assim no github e apontar um domínio direto pra lá.

Além de aumentar os commits públicos de sua conta, ainda iremos divulgar no github, q pra na minha opinião, é o melhor lugar pra colocar isso tudo..

:)

Eric Maicon - ericmaicon.com.br

[...]

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
Show.

Assim que tiver um tempinho vou fazer isso.

Depois vai ser lindo o pessoal divulgando seus testes com os fws. Depois podemos organizar em uma tabela compartilhada, com base nos testes e teremos nosso top 10 ou 20 dos fws, no quesito desempenho.

As possibilidades são muitas.

Em 7 de julho de 2015 09:46, Cálcio <calc...@gmail.com> escreveu:

[...]

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
A gente discute o melhor local para publicar, depois que ficar pronto e devidamente testado por vocês.

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
O github é o local do repositório.
Por isso comentei de criar um novo tópico aqui sobre isso, para justamente discutirmos esse assunto.

[]'s

Felipe Menegheli Moreira

Eric

to yii-framew...@googlegroups.com
bacana, desculpa se entendi errado.

Eu uso o github pra repositório de código, testes, sites, documentos, artigos...então se iríamos fazer o teste com códigos, por que não colocar lá também? mas discussão realmente pode ser aqui.

Eric Maicon - ericmaicon.com.br

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com, er...@ericmaicon.com.br
Boa noite pessoal!

Vou compartilhar com vcs o convite que recebi para assistir uma aula ao vivo gratuita sobre Laravel com AngularJS.

Ela acontecerá hoje às 20h.

Link de acesso:

Como diz o nosso amigo Cálcio... sempre tem algo referente a boas práticas e etc.. que podemos aproveitar, certo?
Eu vou assistir.

Valeu!
Almir

Gustavo Andrade

to yii-framew...@googlegroups.com
No quesito marketing, laravel me lembra o ZF uns tempos atrás...rsrs
Nao duvido que seja excelente, mas acho que tem muito zumzum...

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
E aí pessoal!

Assisti a parada.... começou as 20:10 e se estendeu até as 22:40 mais ou menos. Bastante perguntas dos espectadores.

Conclusões minhas sem prévio contato com o Laravel (e até foi por isso que abri este tópico.. rsrs):
- A didática do palestrante é muito boa.. e ele é bom vendedor tb..  já que na verdade esse webinar foi um chamariz para o curso que estão oferecendo no valor de R$ 650,00 mais ou menos;
- Na parte específica do fw, creio que ele deu muitas voltas... criou umas interdependências internas entre as classes que julguei desnecessário.  Isso deve ter deixado o pessoal que não conhece fw bem confuso;  mostrou uns conceitos de Repositories e AbstractRepositories onde foram criados diversos métodos para "turbinar" o model (disse que eram design patters usadas no Doctrine).  Achei desnecessário, mas talvez eu esteja errado;
- A forma de definição de rotas e tudo mais me pareceu muito aberto... e isso possibilita muita bagunça na minha humilde opinião. O Yii me parece mais padronizado... mais fácil de entender o que cada coisa faz;
- Pelo pouco que vi do AngularJS (nunca usei ele), pareceu um pouco desnecessário ao menos aos meus propósitos.  É uma camada adicional na sua aplicação e vai demandar uma manutenção extra.  Para mim, o Yii sozinho já resolve o problema e deixa tudo mais simples;
- A demonstração do painel de controle do AmazonWS foi bem interessante... a forma como vc cria as estruturas de rede internas e como funciona o load balance.. muito jóia! Isso me foi útil para usar com o Yii mais tarde.

Pois é pessoal... por enquanto seria isso. Com certeza o Laravel parece um ótimo framework, mas continuo achando o Yii mais prático.

Um grande abraço!
Almir

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
Eu ia assistir mas não deu (vou fazer agora).

A forma que o Wesley mostra no curso por estranho que parece, é a forma correta de desenvolver, pois tudo isso que ele usou foi para deixar o código mais desacoplado possível, então faz-se uso de DI, Abstração e Repositórios. Sim da um puta trabalho fazer, porém a manutenção parece ficar + fácil e também deve ser mais difícil quebrar o código.

Sim o Yii é muito mais prático (pelo menos para mim), pois o básico que é o CRUD ele monta tudo, saiu disso, em qq FW vai ter que fazer na mão. Saber implementar as coisas como mostradas no Laravel pode ser muito útil. Porem pode-se programar da forma normal, ou seja, pega o controller e chama um model e joga pra view.

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Boa tarde Cálcio,

Seria possível mostrar um exemplo de uso destas técnicas em conjunto com o Yii?

Valeu
Almir

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
@Almir, essa vou ficar devendo, pois isso para mim é novo também, estou engatinhando nesses conceitos de injeção de dependência (DI) e repositories do OO.

Uma coisa que posso adiantar é que isso não é coisa do Laravel, são design patterns das linguagens de programação OO.

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
@Cálcio,

Beleza. Então quem aprender primeiro, ensina os outros também.. fechou?!!? :)

Valeu!

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
Essa a ideia @Almir, Compartilhar conhecimento.
Nossos códigos feito com qualidade com certeza vai ajudar ainda mais na visibilidade do Yii.

ancker (gmail)

to yii-framew...@googlegroups.com
A idéia/DP de Repository e AbstractRepository é muito interessante.
Em outro projeto precisei fazer query complexas que não eram viáveis usando o ActiveRecord e fiz uma "classe" que tinha esta característica... fazer o meio campo entre o Model e o Controller.
Foi sem querer, por necessidade mesmo.
Seria legal implementar isso de forma "bonita" no yii2.

[]'s
marcelo

On 07/08/2015 03:56 PM, Cálcio wrote:
[...]

Sidney

to yii-framew...@googlegroups.com
Minha opinião é:

Programadores às vezes se excedem na "preparação para *possíveis* mudanças" e perdem tempo demais se preparando para o que provavelmente nunca mudará. Isso precisa ser pesado na hora de decidir o que vale à pena fazer realmente.

Não se pode fazer sem projeto, mas o projeto tem de levar em conta a complexidade do sistema e sua **real** sujeição às mudanças futuras. Querer fazer algo totalmente versátil a qualquer coisa que venha pela frente pode se tornar inviável.

Por exemplo, quero fazer um sistema que aceite diferentes meios de pagamentos, cada um com sua própria API. Então esse é um bom local pra investir algum tempo se preparando para mudanças porque, mais cedo ou mais tarde, o sistema será trocado, seja por eficácia, seja por tarifas, etc, e o seu sistema estará preparado. Mas quais são as chances *reais* de você trocar o meio de armazenamento de dados do sistema de um banco de dados para um arquivo de texto? Existem muitas variantes nisso, mas cada caso deve ser pesado. Nem tudo vale o esforço. Às vezes se aumenta a complexidade a troco de nada.

O que eu gosto do Yii 2, baseado no que sei sobre programação web, é que ele consegue te dar um excelente meio termo nessa área. Você pode alterar praticamente tudo. Qualquer componente pode ser substituído por algo personalizado "à prova de futuro", graças à Direct Injection e à Dependency Invertion (dois termos relacionados), o Yii "saberá" o que instanciar e como, ou seja, quais subdependências precisam ser instanciadas também. Mas se eu não mudar nada, já tenho a base ideal para um sistema de médio porte e de um jeito fácil de compreender.

Outro exemplo é que, de maneira prática, o Yii 2 derruba outro mito que é o de que você **nunca** deve "herdar de uma classe, mas sim criar uma(s) interface(s) e implementar tudo baseado nela(s)". Ele simplesmente herda, sem cerimônia, o que é pra ser herdado, a famosa (e correta) regra da herança "é-um"! Pra quê dificultar? São áreas que não estão sujeitas a mudança. Por esse (e outros motivos), na minha opinião, o que vai além disso é firula. O Yii, pra mim, pega o prático, o dia-a-dia, o real, não o mundo imaginário do "à prova de tudo".

Já fiz sistemas complexos, e estou fazendo mais um, e não tenho do que reclamar do Yii. Esse framework pra mim, é um exemplo de codificação e projeto para o mundo real! Admiro muito as mentes que produziram esse framework. Não é perfeito, mas é o ideal pra tudo o que precisei até agora.

Mas vale lembrar: sem saber mais a fundo OOP, qualquer fw pode virar um pesadelo.

Atenciosamente,
Sidney Lins
------

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Isso é tão real que eu já vi várias empresas "morrerem na casca" por excesso de preparo.
Você fica armando um negócio super-mega-power pra resolver algo simples.  Creio que o ideal seria balancear e cair na real sobre isso, assim como o Sidney disse. Um ponto muito importante é ter uma boa noção da abrangência do seu sistema... isso evita que você perca tempo com firulas e crie o que realmente lhe será prático.
Também temos nosso ego...  porque você quer mostrar para o mundo que fez um sistema usando as melhores tecnologias do momento, super profissional, usando design patterns avançadas e etc..  Isso é show, mas será que você precisava realmente de tudo isso?

É fácil começar um sistema..  mas temos que saber também quais são seus limites.

Obs.: tá muito filosófico isso aqui..  mas eu gosto! rsrsrs

Valeu
Almir

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
@Cálcio,

Nas páginas 47, 48 e 49 do livro Web Application Development with Yii 2 and PHP que você forneceu o link, fala sobre desacoplar o código da ORM.
Mesmo que o autor não tenha se aprofundado no assunto, vale a pena dar uma olhada.

Almir

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com

Tudo sempre gira em torno do equilíbrio. É ele que devemos sempre buscar.

Cálcio

to yii-framew...@googlegroups.com
Com certeza @Sidney, equilíbrio é o ponto. Mas precisamos conhecer e saber como se implementar. E no nosso caso como implementar isso no Yii também é necessário.

Valeu @Almir, vou começar a ler esse livro ainda e ficar de olho nessas páginas.

Almir Bolduan

to yii-framew...@googlegroups.com
Beleza!

E o Wesley está mandando e-mail todos os dias me "lembrando" do curso de Laravel....
O conteúdo para ser legal mas não sei se o curso está tendo uma procura tão grande quanto o esperado.

Felipe Menegheli Moreira

Edivaldo Reis

to yii-framew...@googlegroups.com
Cada caso é um caso.
Aqui eu usei somente rest, com o Slim+NotORM.
www.artconstrucao.net

Fiz isso em apenas 4 horas :D

Edivaldo Reis
Desenvolvedor Web

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
No visual, você usou o quê Edivaldo ?

Edivaldo Reis

to yii-framew...@googlegroups.com
Felipe,
Você se refere a algum framework front end, como o Angular ???
Nesse caso não usei nenhum.

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
O cabeçalho da página por exemplo, você criou na mão ? Digo, criou uma div, css´s, links, background image ? Todo o estilo do site você criou do zero ? O componente de visualização de imagem, você baixou um e aplicou no site ?

Ou você pegou um template pronto na internet ?

Fiquei impressionado com o tempo total de desenvolvimento, e curioso também.

Edivaldo Reis

to yii-framew...@googlegroups.com
Felipe,

Em relação ao template, usei um free que achei na internet. Apenas inclui a logo do cliente e mudei as cores dos links.

Um amigo meu tem uma agência de criação de sites no RS. Aí apareceu um cliente precisando de um site. No entanto ele tinha poucos recursos. Meu amigo comentou comigo no sábado a noite. Como eu não estava fazendo nada e no domingo não ia sair de casa eu disse que se o indivíduo topasse fazer o site bem simples com um template pronto eu faria no domingo durante o dia. Ele passou meu contato para o cliente e fechamos o acordo. Ele já tinha um sistema onde ele cadastrava os imóveis. Então ele só queria um site novo que retornasse as informações já cadastradas no sistema.
Baixei o template no domingo depois do almoço e comecei a desenvolver o site. Usei o Slim e o NotORM.

Lá pelas 17 horas estava tudo pronto. Chamei o cliente no whats, mostrei o site a ele, fiz uma alteração e na segunda feira recebi meu dinheirinho.

:D

Felipe Menegheli Moreira

to yii-framew...@googlegroups.com
Filé.