Listar e disponibilizar conteúdo de uma determinada pasta

Daniel Dos Santos Guilhermino

to web2py-users-brazil
Pessoal,

Surgiu uma dúvida:

É possível criar uma função para listar e disponibilizar para download os arquivos de uma determinada pasta no servidor de forma dinâmica?

Ex: /static

Se sim, qual caminho devo começar a trilhar?

Como sempre, muito obrigado.

Daniel Dos Santos Guilhermino

to web2py-users-brazil
Pessoal,

Pensei em utilizar o os.listdir do python na view, mas sinceramente não sei se o caminho é esse...

Não sei se consegui expressar corretamente a minha necessidade, seguem mais informações:

Tenho uma pasta Diversos dentro de Upload, como são enviados um número significante de arquivos, sem serem vinculados a tabelas, gostaria de listar e permitir o download deles diretamente...

Estou viajando?!?!

Ari Sobel

to web2py googlegroups
Faz sentido,

Mas se forem arquivos "uppados" plo motos do web2py, vaiu ter que fazer de forma diferente. Pois o web2py, por segurança formata o nome desses aquivos de forma diferente.
Tem que pesquisar isso.

--
Você recebeu essa mensagem por estar inscrito no grupo web2py-users-brazil.
Para enviar uma mensagem ao grupo, envie email a: web2py-users-brazil@googlegroups.com

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
Copiando e colando aqui hehe
Implementei isso numa app aqui.

Pode colocar num módulo ou model assim:

def lista_arquivos_imagem(caminho):
    """
    Retorna lista de arquivos de imagens encontrados no caminho espeficicado
    :param caminho: caminho para procurar imagens
    :return: lista de arquivos
    """
    import re

    arquivos = os.listdir(caminho)
    arquivos_tmp = []
    for file_name in arquivos:
        # expressão regular para filtar arquivos cujo nome contenham duas partes separadas por _ e uma extensão
        regex = re.search('(.+_)(.+)\.(.+)', file_name)
        if regex:
            arquivos_tmp.append(regex.groups(0))
    image_extensions = ['bmp', 'pbm', 'pgm', 'ppm', 'sr', 'ras', 'jpeg', 'jpg', 'jpe', 'jp2', 'tiff', 'tif', 'png']
    # filtar somente os arquivos que contenham as extensões de imagens compatíves com opencv
    arquivos = ['%s%s.%s' % f for f in arquivos_tmp if f[2] in image_extensions]
    return arquivos

No meu exemplo eu filtro imagens, mas obviamente você pode remover ou alterar isso.

na view pode fazer assim:

{{=SELECT(arquivos, _id='lista_arquivos', _class="form-control tip")}}

E vai poder ter algo assim:

Em sexta-feira, 12 de agosto de 2016 16:53:30 UTC-3, Daniel Dos Santos Guilhermino escreveu:
[...]

Carlos J. Costa
Cientista da Computação  | BS Computer Science
Esp. Gestão em Telecom   |
PgC Telecom Mangement
<º))><

Daniel Dos Santos Guilhermino

to web2py-users-brazil
Carlos,

Perfeito, listou os arquivos, porém surgiu uma dúvida:

Como eu faço para permitir o download destes arquivos diretamente nesta view?
Para enviar uma mensagem ao grupo, envie email a: web2py-us...@googlegroups.com

[...]

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
Pode tentar algo assim:

{{=SELECT([A(arq, _href="/default/download/%s" % arq) for arq in arquivos], _id='lista_arquivos', _class="form-control tip")}}

não testei isso, não sei se vai funcionar. Acho que só passar o nome do arquivo não vai ser suficiente. Mas é por aí.

[...]

Não funcionou, continua listando os arquivos, mas não os torna "compartilhados' para download.

Vou explicar o motivo desta necessidade:

Utilizamos aqui na empresa um sistema de RH que gera os contracheques e envia por e-mail, mas gostaríamos de disponibiliza-los on line para os funcionários, desta forma pensei em criar uma página para cada funcionário e atrelar a permissão de visualização.

Entendo que desta forma ficaria mais fácil o compartilhamento destes arquivos.

Obrigado.

[...]

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
Eu respondi meio com pressa e falei bobagem mesmo. hahaha

Na minha app chamada teste isso aqui funcionou para as imagens contidas na pasta static.

def index():
    import os
    raiz = os.getcwd()
    arquivos = lista_arquivos_imagem(raiz + '/applications/teste/static/images/')
    lista = SELECT(arquivos, _onchange='window.open("/teste/static/images/" + this.value)')
    return dict(arquivos=lista)

Só dá pra fazer usando javascript mesmo.

Assim ele vai redirecionar para o download da imagem, e isso também vai depender de onde estão seus arquivos.

[...]

Deu erro, segue o Traceback:

Traceback (most recent call last):
File "/home/danielguilhermino/web2py/gluon/restricted.py", line 227, in restricted
exec ccode in environment
File "/home/danielguilhermino/web2py/applications/Portal_Teste/controllers/default.py", line 295, in <module>
File "/home/danielguilhermino/web2py/gluon/globals.py", line 417, in <lambda>
self._caller = lambda f: f()
File "/home/danielguilhermino/web2py/gluon/tools.py", line 4250, in f
return action(*a, **b)
File "/home/danielguilhermino/web2py/applications/Portal_Teste/controllers/default.py", line 291, in lista_arquivos_imagem
arquivos = lista_arquivos(raiz + '/applications/Portal_Teste/static/images/')
NameError: global name 'lista_arquivos' is not defined

Entendi que a variável lista_arquivos não foi definida, mas não sei como resolver.

Carlos Costa

Daniel Dos Santos Guilhermino

to web2py-users-brazil
Carlos,

Coloquei da mesma forma:

@auth.requires_login()
def lista_arquivos():
    return locals()

@auth.requires_login()
def lista_arquivos_imagem():
    raiz = os.getcwd()
    arquivos = lista_arquivos(raiz + '/applications/Portal_Teste/static/images/')
    lista = SELECT(arquivos, _onchange='window.open("/Portal_Teste/static/images/" + this.value)')
    return dict(arquivos=lista)

Porém continua com o seguinte erro:
TypeError: lista_arquivos() takes no arguments (1 given)

Em tempo, é visível que preciso de mais conhecimento sobre web2py + python, você já ministrou e/ou está interessado em ministrar um curso, pode ser via skype, hangout e etc.?
Obrigado.

[...]

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
Uai, cadê o código da função lista_arquivos?  hehe

Você precisa colocar num arquivo na pasta models a função para listar os arquivos.
Ou em um module.

Vou reescrever ela aqui sem a parte da filtragem de tipo

def lista_arquivos(caminho):
    import os
    arquivos = os.listdir(caminho)
    return arquivos

def index():
    import os
    raiz = os.getcwd()
    arquivos = lista_arquivos(raiz + '/applications/teste/static/images/')
    lista = SELECT(arquivos, _onchange='window.open("/teste/static/images/" + this.value)')
    return dict(arquivos=lista)

Mas os arquivos que você quer disponibilizar estão na pasta static/images?

[...]

Mais uma vez obrigado pela paciência, tenho algumas dúvidas:

Colocando a função abaixo, no model:

def lista_arquivos(caminho):
    import os
    arquivos = os.listdir(caminho)
    return arquivos:

caminho

Em ambos os casos devo colocar:

'images'?
'/applications/teste/static/images/'?

----

Devo colocar a função abaixo no controller, correto?

def index():
    import os
    raiz = os.getcwd()
    arquivos = lista_arquivos(raiz + '/applications/Portal_Teste/static/images/')
    lista = SELECT(arquivos, _onchange='window.open("/Portal_Teste/static/images/" + this.value)')
    return dict(arquivos=lista)

Muito obrigado.

[...]

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
A resposta a sua primeira dúvida depende da sua resposta a minha pergunta anterior. hehe
Onde estão os seus arquivos? static? upload? Outro lugar?
Esses arquivos são enviados por upload com algum form do web2py?

Os lugares mais fáceis são o static e o uploads.
Arquivos na static podem ser baixados diretamente através de um link pelo controlador static
url tipo assim /app/static/..../arquivo

Arquivos na uploads normalmente foram enviados por um form usando o campo upload.
A não ser que você tenha definido um outro caminho para salvar os arquivos, esse é o caminho padrão.
url tipo assim /app/defatul/download/arquivo
A action download ja existe no controlador default por padrão, dá uma olhada lá. Ela faz o download do arquivo via streaming.

E sim, a segunda função é uma action a estar no controler e você pode dar outro nome.

[...]

Vamos usar uma pasta dentro de static:

Deixa eu ver se entendi:

def lista_arquivos(static):
    import os
    arquivos = os.listdir('/applications/Portal_Teste/static')
    return arquivos

and

def lista_arquivos_teste():
    import os
    raiz = os.getcwd()
    arquivos = lista_arquivos(raiz + '/applications/Portal_Teste/static/')
    lista = SELECT(arquivos, _onchange='window.open("/applications/Portal_Teste/static/" + this.value)')
    return dict(arquivos=lista)

Correto?

Aqui não funcionou...

[...]

Erro:

OSError: [Errno 2] No such file or directory: '/applications/Portal_Teste/static'

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com

Se você vai olhar sempre a mesma pasta, não precisa passar parâmetro na função. É bom passar por que ela fica mais reutilizável, mas tudo bem.
Outra coisa. Você não disse mas desconfio que você está rodando w2p no windows. Então o caminho da pasta é definido com \ e não com /.
Com ajuda do módulo os da pra fazer dum jeito que funciona em qualquer sistema.

def lista_arquivos():

    import os

    arquivos = os.listdir(os.path.join('applications','Portal_Teste', 'static'))

    return arquivos

Mais uma coisa. No javascript você tem que formar uma url e não o caminho de uma pasta no sistema.

def lista_arquivos_teste():

    import os

    raiz = os.getcwd()

    arquivos = lista_arquivos()

    lista = SELECT(arquivos, _onchange='window.open("/Portal_Teste/static/" + this.value)')

    return dict(arquivos=lista)

[...]

Bom dia Carlos,

Ontem fiquei longe do PC, estou usando o Pythonanywhere para hospedar a aplicação.

Vou dar uma olhada em como utilizar o Javascript e posto aqui o resultado.

Muito obrigado.

[...]

Funcionou.. como a função abre uma nova janela (window.open), os PDF's estão dando erro... Já li sobre esse problema de pdf vs Web2py.

Pesquisei e não achei como ao invés de abrir, salvar o arquivo.

Mais uma vez, pode me ajudar?

Muito obrigado.

Carlos Costa

Daniel Dos Santos Guilhermino

to web2py-users-brazil
Carlos,

404 NOT FOUND

Desculpe...

Daniel Dos Santos Guilhermino

to web2py-users-brazil
Carlos,

Esquece...

Funcionou aqui depois do:

import gluon.contenttype

response.headers['Content-Type'] = gluon.contenttype.contenttype('.pdf')

Porém, exclui o import nos teste e funcionou...

Carlos,

404 NOT FOUND

</blockquo

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
OK.
Boa sorte!

Carlos,

404 NOT FOUND

[...]

Caso eu queira utilizar uma pasta para cada usuário, terei que passar a função aqui, correto?

arquivos = lista_arquivos(raiz + '/applications/teste/static/user_%s/' % auth.user.id)

Correto?

Como sempre, muito obrigado pelo seu tempo e paciência.
OK.
Boa sorte!

Carlos,

404 NOT FOUND

[...]

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
Sim.
Mas a última versão que eu mandei olha sempre na mesma pasta, não passa esse argumento.
Use a anterior. É por esse tipo de coisa que já devemos fazer as funções reutilizáveis. ;)

OK.
Boa sorte!

Carlos,

404 NOT FOUND

[...]

Você não tem ideia de como estou feliz... funcionou perfeitamente!!!

Segue para quem precisar:

ef lista_arquivos():
    import os
    arquivos = os.listdir(os.path.join('applications','Portal_Teste', 'static','user_%s'% auth.user.id))
    return arquivos

def lista_arquivos_teste():
    import os
    raiz = os.getcwd()
    arquivos = lista_arquivos()
    lista = SELECT(arquivos, _onchange='window.open("/Portal_Teste/static/user_%s/" + this.value)'% auth.user.id)
    return dict(arquivos=lista)

Muito obrigado pelo tempo dedicado em me ajudar, já era o seu "Fã", agora estou cada vez mais grato a você, e a comunidade do web2py.

Reiterando, preciso fazer um curso para acelerar o aprendizado python + web2py, topa ministrar?

Abraço.
OK.
Boa sorte!

Carlos,

404 NOT FOUND

[...]

Carlos Costa

to web2py-us...@googlegroups.com
Claro que eu tenho ideia!
Ainda sinto essa felicidade até hoje em vários casos! kkkk

Quanto ao curso, podemos conversar. Me chama em particular depois.

OK.
Boa sorte!

Carlos,

404 NOT FOUND