DÚVIDA FORMULÁRIO

Gustavo Andrė Ronconi

to web2py-users-brazil
Bom dia senhores, é meu primeiro POST no grupo, e já vai ser uma pergunta rsrs, queria saber se é possível realizar a seguinte operação no Web2py:

No formulário abaixo eu preciso que minha página funcione da seguinte maneira, quando um dos itens da lista em destaque for selecionado, minha página atualize e o campo continue selecionado. Sei que parece desnecessário, mas existe toda uma aplicação "escondida" (show_if) neste formulário, e pra ela funcionar corretamento eu preciso deste comportamento na minha página. Acredito que deva ser algo simples, porém ainda sou novato e estou em aprendizado. Se puderem colaborar agradeço pois já questionei isso em vários FÓRUMS sem êxito. Segue imagem do formulário em anexo. Meu nível de front-end é muito baixo, então se for necessário inserir algum código JAVASCRIPT, explicar com calma. Muito obrigado pela colaboração.

Vinicius Assef

to web2py-us...@googlegroups.com
Gustavo, bom dia. Seja bem-vindo.

Seguem as respostas inline.

> Bom dia senhores, é meu primeiro POST no grupo, e já vai ser uma pergunta rsrs, queria saber se é possível realizar a seguinte operação no Web2py:

Sim, é possível usando o Web2py e Javascript juntos.

Vou ajudar dividindo seu problema em partes para facilitar suas buscas
no google.

> No formulário abaixo eu preciso que minha página funcione da seguinte maneira, quando um dos itens da lista em destaque for selecionado, minha página atualize e o campo continue selecionado.

Para conseguir fazer o que você quer, procure por:

1) Como interceptar a seleção de um item do select. (javascript)
2) Tendo interceptado o item selecionado, como chamar uma URL (a url
da sua página) com esse valor sendo passado como argumento.
(javascript)
3) Como receber um valor como parâmetro em seu controller. (web2py)
4) Como montar o <select> com um item já selecionado na sua view/form.
(web2py e html)

> Sei que parece desnecessário, mas...

Relaxa. Cada aplicação tem seus mistérios mesmo. hehehe

> ainda sou novato e estou em aprendizado... Meu nível de front-end é muito baixo, então se for necessário inserir algum código JAVASCRIPT, explicar com calma.

Fique tranquilo, eu estou calmo. hehehe

E como tenho certeza que você quer ser um bom programador, essa parte
de "como inserir o código javascript" vai fazer parte do seu
aprendizado. Tem um monte de informação espalhada na internet sobre
esse assunto.

Uma dica para simplificar sua vida: use jquery pra isso. Até porque o
Web2py já traz o jquery embutido. ;-)

O caminho das pedras é dividir esse problema grande em problemas
menores, como detalhei acima pra você.

Sucesso aí e um abraço.

--
Vinicius Assef.