URGENTE - Busão no SESC Ribeirão - 14 a 16 de Março

15 views
Skip to first unread message

Liane Lira

unread,
Mar 4, 2012, 11:17:43 AM3/4/12
to thac...@googlegroups.com
Pessoas,

As meninas da Internet Livre do SESC estão batalhando bastante para fazer essa semana da Hackeria ser bem legal. Está rolando uma pressão dos superiores desconfiados e precisamos dar um feed back logo.

Se não tiver gente suficiente, elas vão ter que cancelar o Ônibus Hacker na programação... particularmente, acho bem triste :(

Se alguém mais tem interesse em ir, não deixe pra última hora senão a coisa não rola!

Beijos a todos :)

Liane Lira


Em 28 de fevereiro de 2012 16:56, Liane Lira <lian...@gmail.com> escreveu:


If you have trouble viewing or submitting this form, you can fill it out online:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFBlNDdiYVRuWU5MVDZSdlNMeFNlV3c6MA

Ônibus Hacker no SESC Ribeirão Preto - 14 a 16 de Março

A presença do Ônibus Hacker fará parte da programação do SESC chamada Hackeria (http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=9621 e http://issuu.com/SescRibeiraoPreto/docs/caderno_marco_2012/17) nos dias 14, 15 e 16 de março de 2012, no espaço do SESC e em praças públicas de Ribeirão Preto. É um encontro de pessoas da rede, hackers, desenvolvedores, blogueiros, comunicadores, representantes de ongs, administradores públicos, políticos e ativistas; que se encontram com outros públicos para realizar oficinas e conversas sobre transparência e a participação política na rede, transformação de dados governamentais em projetos de interesse público e o mais que for de interesse da comunidade. Claro, tudo isso entre shows do SESC e boas conversas no bar! A participação é gratuita e aberta. Basta preencher o formulário abaixo. Compartilhe esse link com quem mais achar interessante. ====== ATENÇÃO! ====== O ponto de encontro para a saída do Ônibus será na Rua Vitorino Carmilo, 453, casa 02, próximo ao Metrô Santa Cecília. A saída será às 8h da manhã! Chegue com 30 min de antecedência e NÃO ATRASE, você pode dormir no busão ;)
















Pedro Markun

unread,
Mar 4, 2012, 2:31:06 PM3/4/12
to thac...@googlegroups.com
Li,

algumas coisas:

1) Precisa mudar a página de 'Thanks!' do form, ta falando do MAM-RJ ainda.
2) Precisa mandar alguém checar se o busão esta ligando, aquela coisa toda - essa semana. Precisa também pedir pra Vivi chamar o motorista :)
3) Estou dentro! Vou dar uma oficina de scraping e outra de como usar o tesseract para transformar livros escaneados em textos.
Zuardi, acha que rola a gente montar o Bookscanner do Spyer por lá? E fazer um pouco de booksharing? :)
4) Quero ver se consigo fazer o open data mapping lá. Vários prédios interessantes! http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=586820

5 ) Acho que valia circular o convite por outras redes. Garoa, Meta, Fora do Eixo me vem a cabeça :)

6) Valia também fazer contato com grupos de lá. Começando pelos pontos! http://www.pontaosibipiruna.com.br/pontos-de-cultura

abs,
Pedro Markun

2012/3/4 Liane Lira <lian...@gmail.com>

--
Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com
Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR

Pedro Markun

unread,
Mar 4, 2012, 2:38:44 PM3/4/12
to thackday
+

1) Preciso de ~3 voluntários pra gente desenrolar o livro livre lá ( www.livrolivre.art.br ). Quem topa? Se tivermos quorum executivo, fica aberto também pra quem quiser passar uns livros parados pra frente. Não retiro, mas se deixar lá na CCD até a data da viagem, eu levo e distribuo lá :)

2) Estou olhando o portal da prefeitura para fazer o open data mapping.
http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/principaln.php?pagina=/ccs/noticias/t-buraco/i33indice.htm

É facilmente scrapeavel e dava pra casar com uma oficina de Open Street Maps. Eu já estou com a agenda cheia... mas alguém topa? Mapas Livres? :D

abs,
Pedro Markun

2012/3/4 Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>

Pedro Markun

unread,
Mar 4, 2012, 3:30:29 PM3/4/12
to thackday
(já fiz o 1 e o 5)

2012/3/4 Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>

Fabricio C Zuardi

unread,
Mar 4, 2012, 4:40:04 PM3/4/12
to thac...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com
3. Rola sim! Tenho caixas, vidro e câmeras! Demorou!

Pedro Markun

unread,
Mar 4, 2012, 9:58:16 PM3/4/12
to thac...@googlegroups.com
Caros,

continuo por aqui pesquisando e refletindo sobre Ribeirão Preto. Várias coisas interessante apareceram... eles até que estão bem em termos de disponibilização de informação na rede.

Ai que batendo o olho na Lei Orgânica:

http://www.camararibeiraopreto.sp.gov.br/lei_organica.pdf

Vi isso aqui, que me chamou a atenção:

Art. 41 - A iniciativa popular poderá ser exercida pela apresentação, à Câmara Municipal, de projeto de lei
de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, subscrito por, no mínimo, 5% (cinco por
cento) do eleitorado das seções eleitorais correspondentes.


Ribeirão Preto tem ~600k pessoas. O que para um projeto pra cidade inteira quer dizer ~30k votos... fáctivel até, mas meio off prum final de semana de hackerismo.

Mas, (alô Cardieri e Liane) me corrijam se eu estiver errado... me parece que nessa lei em particular precisamos só de 5% do eleitorado das seções eleitorais correspondentes para projetos de um determinado bairro, por exemplo :)

Isso abre um espaço muito legal pruma hackeada ninja.

Então a gente queria desenrolar a oficina de 'Fazendo uma lei em 48hs' lá. A Dani topou ajudar a facilitar, néé Dani?

Essa é uma velha ideia que pipocou... de fazer leis-relampagos baseadas em workshops presenciais e técnicas a la 'design thinking'. Quem dá mais? Quem ta dentro?

Como a gente não estava pensando em tirar essa viola do saco tão cedo... não pensamos muito na dinâmica. Vamos fazer isso essa semana num pad. Quem quiser aparecer (alô Poppi?) ia ser legal pra brainstormar :)

abs,
Pedro Markun
ps: Cardieri, Li, Cecilia Tanaka... parte dessa ideia tem a ver com uma 'rede de contigencia' que fique disponível na rede depois... dando um auxilio pros moradores que vão propor o projeto para que eles não sejam enrolados burrocraticamente pela câmara... tão dentro? Tem uma semana de estudos :P



2012/3/4 Fabricio C Zuardi <fabr...@fabricio.org>

Tiago Cardieri

unread,
Mar 5, 2012, 5:43:04 AM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Estudar rola. Ir não (meio da semana).

Rola já entrar em contato com alguma ong local, pra ter bandeira pra teste? Agente pega a causa e faz um teste de correspondencia à lei organica.


Mas, (alô Cardieri e Liane) me corrijam se eu estiver errado... me parece que nessa lei em particular precisamos só de 5% do eleitorado das seções eleitorais correspondentes para projetos de um determinado bairro, por exemplo :)

Tem q ver na lei organica ou outra regulamentação quais as competencias para cada uma das circunscrições. O artigo não cria "competência de legislar" para o bairro, p.e., mas atenta que, nos casos em que essa competência houver, vale a "regra dos 5%" pra ela tb.

Se for pra fechar no bairro, seria interessante saber uma ong que atue fortemente no bairro, tenha capilaridade suficiente para angariar essas assinaturas em 2 dias. Agente pega a causa dela e faz um teste prévio com a lei organica (esse estudo q vc pediu) e depois vcs tentam implementar lá.

Tiago Cardieri

unread,
Mar 5, 2012, 5:49:57 AM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Se quiser aproveitar o estudo pra entregar algum produto concreto na visita hacker, monta um dominio com a temática jurídica, com software wiki, que eu subo a lei orgânica e agente faz o estudo por lá.

P.e., um wordpress com aba para "iniciativa popular de lei". Arrisco um "rphacker.com.br" ou "rpthacker.com.br". Algum jornalista da lista faz um acompanhamento do projeto, soltando releases do trabalho (que pode continuar após visita). As referências agente faz usando a wiki (wiki.rphacker.com.br), que vai comentar a lei organica em varios méritos, p.e., nessa questão da "LIP" (lei de iniciativa popular).

Patrícia Cornils

unread,
Mar 5, 2012, 5:56:43 AM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Eu posso escrever sobre o projeto, daqui.
Patrícia Cornils
11 8372-7473

Daniela B. Silva

unread,
Mar 5, 2012, 3:45:32 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Mais um projeto pra Ribeirão.

Ontem falei com o Pedro no gtalk sobre isso e agora eu, ele e Murilo começamos a pensar no funcionamento: http://wiki.thacker.com.br/index.php?title=LambeLambe

A ideia é usar a lista de empresas fornecedoras do poder público + o cadastro delas na Jucesp (que tem o endereço de cada uma) + um modelo de cartaz padrão pra fazer um gerador de lambe-lambes. Um aplicativo onde seja possível buscar por empresas da cidade que fornecem serviços para o governo, imprimir um cartaz do tipo "Essa empresa fornece X para o poder público pelo valor de Y" - para colar na porta das empresas, como uma intervenção urbana de transparência.

O desafio: não acho que tem graça se isso ficar muito combativo. Tenho a impressão de que vamos necessariamente provocar aquele pensamento de que "toda empresa que presta serviço pro governo é corrupta" - o que não é verdade. Seria legal pensar em modelos de cartazes que saem um pouco desse registro... Mas também não adianta pirar muito, porque transparência é uma coisa provocativa de qualquer jeito e acho que temos que ir um pouco no fazer-pra-ver-pra-saber.

Pensei em usar a oficina de scraper do Pedro dessa quarta (costumeiramente às 19h30) pra gente já raspar alguns dados e pensar nas possibilidades do projeto. O que acham? Quem topa ajudar? 

Beijos,
Dani

Tiago Cardieri

unread,
Mar 5, 2012, 3:52:56 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
O desafio: não acho que tem graça se isso ficar muito combativo. Tenho a impressão de que vamos necessariamente provocar aquele pensamento de que "toda empresa que presta serviço pro governo é corrupta" - o que não é verdade. Seria legal pensar em modelos de cartazes que saem um pouco desse registro... Mas também não adianta pirar muito, porque transparência é uma coisa provocativa de qualquer jeito e acho que temos que ir um pouco no fazer-pra-ver-pra-saber. 

Que tal acompanhar o pagamento dos contratos administrativos? 

Muita empresa se ferra pq:

1) não ganha edital pq já ta comprado (pq o kra contribuiu pra campanha, ou pq ofereceu cafezinho, ou pq é do primo do prefeito)

2) qd ganha edital, não é paga pelo poder publico, ou pq não quis pagar o cafézinho mensal, ou pq o prefeito simplesmente não ta afim de pagar.

Talvez pra ganhar a simpatia dos empresarios, seria interessante juntar nesse cruzamento de dados quais empresas recebem certinho, e quais não recebem do poder publico. 

Pq a maioria dos empresarios honestos ficam putos com essa patifaria, e normalmente qm investiga só qr saber de meter o pau nelas, e são só mais dor de cabeça.

Pedro Markun

unread,
Mar 5, 2012, 4:09:52 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Cardieri,

acho que você esta apontando um caminho interessante.

Edson na escuta? Pode ajudar a gente a desvendar esse fluxo?

Estamos pensando, inicialmente, em fazer um lambe-lambe que mostre quanto aquela empresa recebeu do poder público. Mas acho que era legal trabalhar com as dimensões do  'empenho', 'liquidação' e 'pagamento'.... faz sentido? Tem uso?

abs,
Pedro Markun

2012/3/5 Tiago Cardieri <tha...@tiago.adm.br>

Tiago Cardieri

unread,
Mar 5, 2012, 4:27:11 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Faz sentido.

Nao sei se as empresas estariam dispostas a passar informacao sobre pagamento sob medo de retalicao.

Mas ai eh cruzar contrato administrativo  e cruzar com a contabilidade do municipio.

No contrato com a administracao tem que constar a forma de pagamento e valor (x reais, mensais, 12 vezes etc).

No orcamento pode ser que eles categorizem td junto, p.e., "contratos de prestacao de servico, x reais". Mas ai agente pede informacao ao municipio sobre especificidade dos valores.

A nao ser q alguem saiba onde conseguir esses valores de pagamentos em outro lugar.

Sent from IPad 

Daniela B. Silva

unread,
Mar 5, 2012, 4:29:55 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Se no cartaz tivesse um espaço em branco do tipo "Esse contrato foi bem sucedido? _____"

Adiantava?

E se tivesse uma pegada "empresa amiga da transparência e do interesse público"? Odeio, mas poderia ajudar a incentivar os caras a complementarem a informação...

Tiago Cardieri

unread,
Mar 5, 2012, 4:40:12 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Acho q os empresarios ou vao se lixar, ou vao achar que eh pegadinha politica, e nao vao querer se meter.

Se nao der pra correr atras dessas informacoes pra cruzamento, pelo menos uma "carta de intencoes" sobre a colagem seria interessante,

P.e., explicar pro empresario que a transparencia serve a ele tb, no sentido de q caso os dados sejam abertos e a administracao transparente, a populacao garantirá que seu contrato seja pago em dia, sem necessidade de cafezinho nem maracutaia. 

Sent from IPad 

Pedro Markun

unread,
Mar 5, 2012, 4:51:14 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Não entendi. Pode ter pagamento executado sem que a empresa receba?

Tem tipo o numero da ordem bancaria e o favorecido...

Patrícia Cornils

unread,
Mar 5, 2012, 4:53:12 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Pagamento liquidado é pagamento liquidado, ora...

Patrícia Cornils

unread,
Mar 5, 2012, 4:56:33 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Pedro, o Diário Oficial do estado de SP tem uma busca por empresas, se não  me engano. Não sei se o de Ribeirão Preto tem. Mas se vc tiver nome de empresas de lá, pode ver se também recebem do governo do estado. Agora, tenha em mente que as três grandes áreas de despesas da prefeitura são (além de saúde e educação, que também recebe repasses federais) merenda escolar, transporte e lixo.

Pedro Markun

unread,
Mar 5, 2012, 4:58:18 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Pati,

o governo do estado tem inclusive uma interface SOAP (que é tipo um dado aberto só que mais chatim).

Mas por enquanto a gente vai focar nos contratos municipais executados por empresas de Ribeirão Preto.

abs,
Pedro Markun

2012/3/5 Patrícia Cornils <patrici...@gmail.com>

Murilo Prestes

unread,
Mar 5, 2012, 7:40:34 PM3/5/12
to thac...@googlegroups.com
Gosto de trabalhar com SOAP.

Cecilia Tanaka

unread,
Mar 6, 2012, 6:26:00 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com

Oi, Pedro!

Desculpe pelo atraso!

Mesma situação do Cardieri: posso estudar e ajudar, mas não dá para ir, porque é durante a semana e minha chefinha me daria chibatadas se eu deixasse a senzala... "Vida de japa é difícil, é difícil..." (cantado em ritmo de Escrava Isaura, of course!) Snif! :'(

Pena, distribuir livros também seria muito bacana! :(

Beijos!

Ceci, corridinha

Patrícia Cornils

unread,
Mar 6, 2012, 6:32:58 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
A ideia dos lambe-lambe é sensacional. Mas ela vem acompanhada de uma "oficina", né? Vocês vão produzir isso lá com as pessoas, né?

Então... mostrar onde estão essas informações faz parte disso. E comparar a possibilidade de achar informações sobre Ribeirão Preto no Diário Oficial da cidade e no Diário Oficial do estado pode ser uma coisa interessante...

Né?
Patrícia Cornils
11 8372-7473

Patrícia Cornils

unread,
Mar 6, 2012, 6:37:33 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
... e aí vc tem um processo completo de "apuração": como se descobre quais são as empresas que fornecem para o governo, o que fornecem, quanto cobram. Onde estão, na cidade. São de Ribeirão ou de fora? Onde se encontra um CNPJ? Um extrato de edital? Coisas que as pessoas podem continuar usando, quando o buzão não estiver mais lá.

Só viajando.

O problema é que fazer, em dois dias, isso e um projeto de lei é pauleira! Porque a maior parte do tempo vai ser mostrar o processo de fazer para as pessoas...

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 6:56:46 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Por isso precisamos de mais e mais gente :)

Mas vamos tentando.

A ideia é que a gente na oficina de scraper, prepare o scraper tanto do portal da transparência quanto da jucesp. Ou seja, vamos mostrando os ingredientes enquanto faz o bolo...

Editais e contratações é mais dificil, pq não tem muito padrão e tou pra ver alguma prefeitura que armazene os antigos todos online... mas é uma excelente ideia. Dava pra fazer uma espécie de 'archives' disso ai... humhum


abs,
Pedro Markun

2012/3/6 Patrícia Cornils <patrici...@gmail.com>

Patrícia Cornils

unread,
Mar 6, 2012, 7:06:46 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Então, só chutado um pouco o pau da barraca. Por que a ideia é uma oficina de scraper de cara? A conclusão de que é preciso escrapear dados é nossa, depois de um processo de entender onde e em que formato estão as informaçõs de que precisamos. Acho importante fazer, com as pessoas, esse percurso. Ninguém tem obrigação de saber o que é um scraape ou de entender, de cara, porque ele é necessário. Mas se começamos pelas informações úteis, pela descoberta de onde estão, pela descoberta de em que formato estão e de que absurdo fazer na unha... chegamos ao scrape. Se a gente quiser colocar lambe-lambe em apenas uma empresa, para que scrapear? É só abrir o site e olhar. Talvez eu esteja somente sugerindo não chegar com o scrape como princípio, e sim como conclusão de algo.

Faz sentido?

Tiago Cardieri

unread,
Mar 6, 2012, 8:09:34 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Me expressei mal. O que eu quis dizer?

Contabilidade ideal: 

- contrato de prestação de serviços, atendimento de emergencia, hospital x, contrato administrativo numero y, valor total z, valor referente à 4ª parcela de 20 = "t" reais (pago)

- (...e por aí iria)

Como pode ser apresentada a contabilidade:

-gastos com ambulancia: x reais

- gastos com recapeamento: y reais

Ou seja, pode ser apresentado genericamente.

Aí alguem pergunta, "isso pode"?

Então, o argumento é o seguinte:

- a contabilidade minunciosa, mtas vezes, é feita sigilosamente apenas pro tribunal de contas, sob argumento de "proteção da concorrência".

- pq a empresa não pode permitir que suas concorrentes privadas saibam: qt ela gasta com materia prima, fornecedores etc; as datas de entrega de cada parte do projeto etc

- pq aí as concorrentes podem usar isso contra elas no mercado.

Mas se encontrarem contabilidade melhor, maravailha! foi só um adendo.

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 8:28:52 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Pati,

como sempre, faz sentido se tem quem faz. A gente (eu) ensino scraper pq é isso que tenho pra trocar.

Acho lindo e foda que se troquem outros saberes. Só que tem que ter gente disposta a trocar... e aparentemente de quarta-a-sexta nessa viagem pouca gente pode ou quer.

Mas de toda forma, não acredito muito nessa progressão linear do conhecimento e acho que da pra começar de qualquer ponta (ou melhor, por todas as pontas) :)

Patrícia Cornils

unread,
Mar 6, 2012, 8:34:58 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Tá, tá bom :)

Patrícia Cornils

unread,
Mar 6, 2012, 8:39:11 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
... mas vou continuar dando palpite, mesmo quando não puder ir.

Tiago Cardieri

unread,
Mar 6, 2012, 9:26:11 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/sfazenda/contabilidade/i30principal.php 

Evento sobre contabilidade publica, organizado pela prefeitura de RP, dia 14. Não vale uma passadela?

Tiago Cardieri

unread,
Mar 6, 2012, 9:29:37 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Rola algo melhor que .pdf e que anexe todas as despesas (está separado por letra inicial).

Tiago Cardieri

unread,
Mar 6, 2012, 9:29:50 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 9:38:47 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
pô, gênio cardieri :)

facilitou bem a vida (da pra scrapear essa pagina)

2012/3/6 Tiago Cardieri <tha...@tiago.adm.br>

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 9:39:51 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Super vale!

Seria legal passar com o busão lá e cantar a bola da programação, acho.

abs,
Pedro Markun

2012/3/6 Tiago Cardieri <tha...@tiago.adm.br>

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 9:43:53 AM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
caros,

estou experimentando usar o casetracker do Atrium pra gerenciar as tarefas:

http://onibushacker.thacker.com.br/ontheroad/node/20

Quem quiser adicionar tarefas ou tomar coisas pra si...

abs,
Pedro Markun
ps: O servidor da dreamhost é meio lento. Vou migrar ele mais a noite.


2012/3/6 Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 2:19:58 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Opa,

comecei a processar aqui os votos e as sessões/zonas

https://www.google.com/fusiontables/embedviz?viz=MAP&q=select+col9+from+3149047+&h=false&lat=-21.136065481691592&lng=-47.81780746762695&z=15&t=1&l=col9

Ainda esta com alguns erros e zonas vazias (o google refine é lindo e terrivel ao mesmo tempo) mas acho que já da pra ter uma ideia...

A maior 'zona' tem 8mil votantes... o que quer dizer que para um projeto lá precisariamos de ~400 assinaturas.

Altamente factivel :D

abs,
Pedro Markun
ps: Btw, se alguém tiver com tempo sobrando e quiser fazer um app pra quebrar o Captcha do TSE e fazer um 'recuperador de titulo eleitoral', ajudaria muito :D

2012/3/6 Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 6, 2012, 2:34:26 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com, Marcio Galli, Armando Neto

Pedro, lembro que vc falou sobre algo de OpenStreetMaps, dei uma olhada nas cercanias do SESC e não tem quase nada mapeado!!!


Eu adoraria fazer uma oficina/multirão/caminhada pelas ruas próximas do sesc, a pé mesmo ou de busão com mais pessoas para melhorar o mapa da cidade, nem que seja só um raio de 1Km tendo o SESC como centro. Não sei se meu telefone velho(N95) consegue gerar tracks decentes com o GPS dele, nunca usei para isso, mas posso fazer este teste hoje e amanha aqui em s carlos mesmo. Se não rolar posso pegar algum outro celular melhor emprestado com alguém da família ou amigos, e quem tiver por favor leve também, nunca é demais! Tenho um buglabs encostado também que tem componente de GPS, mas tb nunca consegui usar direito, posso levar e tentar ligar o trem.

A propósito, tentarei convencer Taboca e Armando a participarem de alguma atividade já que são da região também (Taboca tem familia lá inclusive).

Outra coisa interessante seria dar uma pesquisada na prefeitura, na transerp, cpfl  ou algum museu/biblioteca para ver se existe algum mapa aberto que possamos usar também, seria uma grande mão na roda. 

[]s
Fabricio

Liane Lira

unread,
Mar 6, 2012, 3:18:26 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Povo bom,

Os lugares em que o busão vai aportar foram mudando no caminho. Os dois lugares confirmados atualmente são estes (há um terceiro a ser passado):

1. Projeto Criança Feliz
Quintino Facci II - 42 adolescentes a partir de 14 anos confirmados.

2. Núcleo Branca Salles
Branca Salles (perto do Cesomar), vamos estacionar numa quadra poliesportiva (do lado de fora) e uma agente comunitária já está fazendo divulgação porta a porta.

Beijos!

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 6, 2012, 3:43:46 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com

Algum destes lugares tem uma internet estável que dê para nós emprestarmos?

Ou pelo menos uma tomada? :)

[]s
Fabricio

Tiago Cardieri

unread,
Mar 6, 2012, 4:47:01 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
+ 1:

Divulgacao "queremos saber" por relevancia de area.

Abordar os moradores sobre, p.e., "quais sao os servicos publicos mais utilizados por eles", ou elencar quais deveriam ser (p.e., energia eletrica, saude educacao etc).

1. perguntar quais os problemas encontrados

2. gerar "pedidos de informacoes" em cima dessas perguntas

3. levar eles ateh um pc e auxiliar para que questionem o orgao publico responsavel pelo "queremossaber"

Qm sabe fazer um formulario (digital) para ser preenchido num primeiro dia, "elaborar" as informacoes relevantes aos problemas de 14 para 15, e a partir de quinze fazer o processo de pedido pelo queremos saber

Ou td junto mesmo.

A distancia, e antecipadamente, posso construir isso. Soh dizer o que de fato eh relevante, configurar como acharem melhor e auxiliarem na parte tecnica

Sent from IPad 

Liane Lira

unread,
Mar 6, 2012, 5:21:31 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Sobre a energia elétrica, as meninas ainda estão providenciando. É que os locais de parada do busão mudaram algumas vezes... Internet eu acho que vai ser por nossa conta (3G + roteador), mas também foi solicitado.

Elas também vão me passar o contato de um hotel que dá desconto pra quem presta serviço para o SESC. Daí temos duas coisas importantes:
  • Quem tem indicação de lugar (Zuardi?), dá um toque pra compararmos opções;
  • Precisamos saber exatamente quantos vão (quem ainda não preencheu, corre lá) para negociarmos descontos, ver se é mais legal por todo mundo numa casa, etc.;
Beijos!

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 7:40:00 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com, Marcio Galli, Armando Neto
Fechado então Fabricio :)

Eu tenho uns GPSes USB. Que da pra usar no notebook direto no JOSM.

E já disponibilizo também meu S2 pra usar na oficina :P

Uma coisa muito legal que da pra fazer é mapear as ruas antes, imprimir uns walking papers e pedir pra galera ir anotando as coisas que tem... depois a gente volta e plota no mapa by hand.

-- Isso me lembra que precisamos fazer um mutirão pra instalar linux e preparar as máquinas que temos pra oficinas. A ideia é fazer um catadão de PCs velhos... eu tenho uns 3 desktops e 2 notebooks que precisam passar por uma repaginada pra funcionar.

abs,
Pedro Markun

2012/3/6 Fabricio Zuardi <fabr...@fabricio.org>

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 7:43:58 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Vixe, 3g? E qual a cobertura em Ribeirão? Da uma sondada com elas, Li?

Bom... boa parte das coisas da pra ser pensada mezzo-offline. Era legal se a gente conseguisse trabalhar, nesse mutirão-pc em um proxy interno que fizesse caching né?

abs,
Pedro Markun

2012/3/6 Liane Lira <lian...@gmail.com>

Daniel Varga

unread,
Mar 6, 2012, 8:49:20 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Galera,

Não vou poder ir mais. ;(

Comecei a trabalhar numa agencia e só rola agora de fds ajudar o busão. 

Abraços,

varga

Pedro Markun

unread,
Mar 6, 2012, 9:02:07 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
que boa notícia :)

parabéns pelo trampo.

rola colar esse fds na casa de cultura digital pra ajudar no installfest?

abs,
pedro

2012/3/6 Daniel Varga <daniel...@gmail.com>

Daniel Varga

unread,
Mar 6, 2012, 9:06:46 PM3/6/12
to thac...@googlegroups.com
Rola sim!! 

;)

Pedro Markun

unread,
Mar 7, 2012, 5:13:21 PM3/7/12
to thackday, Livia Ascava
Opa,

Ribeirão Preto tem um projeto de Wifi Aberto:

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/cidadao/i99rdigital.php

Acho que era legal se a gente fizesse coisas nesses espaços... já da um adianto na história das conexões.

abs,
Pedro Markun

2012/3/6 Daniel Varga <daniel...@gmail.com>

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 8, 2012, 1:57:58 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com

Existe ja alguma pagina de wiki para editarmos a programação ou posso criar uma nova no wiki da thacker?

[]s

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 8, 2012, 2:02:16 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com

Opa, agora que vi esta pagina: http://onibushacker.thacker.com.br/ontheroad/node/20

É esta a adotada pro evento? Ou existem outras?

[]s

Pedro Markun

unread,
Mar 8, 2012, 2:44:01 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com
Tava meio que concentrando ai...

Mas manda bala na wiki, acho :)

abs,
Pedro Markun

2012/3/8 Fabricio Zuardi <fabr...@fabricio.org>

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 8, 2012, 4:05:05 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com

Então, eu estou mais empolgado com esta possibilidade do Mapping Party, e acho que se focar nela e se ela sair ja será demais.

Mas coloquei algumas outras ideias e ítens aleatórios também neste blog post sobre as coisas que me interessam e/ou que posso ajudar:


[]s
Fabricio

Pedro Markun

unread,
Mar 8, 2012, 4:11:22 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com
Zuardi,

é isso ai, toca ficha na oficina. E da um alô se precisar de uma mão.

Eu já fiz algumas vezes oficinas com mapas, walking papers e afins... to a disposição pra ajudar a preparar material, etc, etc.

Btw, a gente tava querendo articular essa oficina com os 40 alunos da escola 14~17 anos. Acho que vai ficar animal :)

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 8, 2012, 4:24:15 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com

Ia ser muito massa! Qual escola é? Voce tem o nome/endereço?

Pedro Markun

unread,
Mar 8, 2012, 4:31:09 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com
As informações que tenho:
 
1. Projeto Criança Feliz
Quintino Facci II - 42 adolescentes a partir de 14 anos confirmados.

2. Núcleo Branca Salles
Branca Salles (perto do Cesomar), vamos estacionar numa quadra poliesportiva (do lado de fora) claro!
uma agente comunitária bem da hora tá fazendo divulgação porta a porta

A Livia ficou de estudar mais estrategicamente essa história lá. Livia, na escuta?

abs,
Pedro Markun

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 8, 2012, 4:31:39 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com
Sao essas que a Liane falou la atrás né?

1. Projeto Criança Feliz
Quintino Facci II - 42 adolescentes a partir de 14 anos confirmados.

2. Núcleo Branca Salles
Branca Salles (perto do Cesomar), vamos estacionar numa quadra poliesportiva (do lado de fora) e uma agente comunitária já está fazendo divulgação porta a porta.

Pedro Markun

unread,
Mar 8, 2012, 4:39:21 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com
Isso.

2012/3/8 Fabricio Zuardi <fabr...@fabricio.org>

Fabricio Zuardi

unread,
Mar 8, 2012, 4:45:55 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com

Lívia Ascava

unread,
Mar 8, 2012, 5:06:33 PM3/8/12
to thac...@googlegroups.com
opa! 

curti os posts e ações, zuardi.

to pesquisando aqui os 3 lugares em que o busão vai parar cruzando com as ações proposta pelo markun, dani e zuardi. no final do dia publico um post lá tb, ok?

beijo
lívia ascava 
skype: liviascava  • 11 6671-0642    
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages