"Enquete sobre Marco Civil no Senado tem curioso surto de interesse"

39 views
Skip to first unread message

Diogo Baeder

unread,
Apr 11, 2014, 10:52:59 PM4/11/14
to thac...@googlegroups.com
Galera,


Absurdo! Alguém deu uma dica de pedirmos os logs de acesso à enquete, achei uma ótima ideia, mas poderíamos fazer isto coletivamente, pra gerar bastante atenção ao caso, até porque é capaz de eles não fornecerem os logs mesmo com a LAI. O que acham?

Abraço!

Vitor Baptista

unread,
Apr 12, 2014, 11:50:13 AM4/12/14
to thac...@googlegroups.com

Será que não consideram logs como informação pessoal? Dá pra anonimizar, mas mesmo assim.

Sem um sistema mais robusto de votação, isso acaba virando um concurso pra quem tem a melhor conexão :/

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/thackday/9b4b281f-e6ad-4220-a70d-e831bb7499d2%40googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Guilherme Alberto Almeida de Almeida

unread,
Apr 12, 2014, 6:06:29 PM4/12/14
to thac...@googlegroups.com
Sobre lei de acesso a informacao: se por algum motivo o pedido bater na trave por conta de dados pessoais, ou outra, uma ideia eh anonimizar a pergunta: 
Algo do tipo: qual o resultado da enquete em termos de usuários únicos (cada IP, um voto)? ou entao: em quantos casos foi registrado mais de um voto para o mesmo IP? e por ai vai. 

em tempo - eh por essas que nao sou fa desse tipo de enquete/sistema. Serve mais para medir a temperatura da agua e gerar uma polarizacao de campanhas do que para de fato informar ou ajudar na tomada de decisao. Ha um grande risco de transformar a politica publica numa grande votação de reality show, mais do que num debate aprofundado de prós, contras, efeitos e consequencias das politicas publicas. 


Vitor Baptista

unread,
Apr 12, 2014, 6:16:27 PM4/12/14
to thac...@googlegroups.com

Ótima ideia, Guilherme!

Pedro Markun

unread,
Apr 12, 2014, 6:18:33 PM4/12/14
to thackday, Felipe Sanches
+1

mas é isso, pedir o *log* de ips da aplicação *sobre* a votação da discussão do marco civil tem um gostinho irônico todo especial, né mesmo?

Btw, vale retomar a análise feita na época da consulta da LDA onde a gente teve também suspeitas de manipulação do resultado:

(o site ta fora do ar e to sem tempo pra ver o que é :P)

[]'s
Pedro Markun



Pedro Markun

unread,
Apr 12, 2014, 6:21:54 PM4/12/14
to thackday, Felipe Sanches

Pedro Markun

unread,
Apr 12, 2014, 6:23:56 PM4/12/14
to thackday, Felipe Sanches
e pra não dizer que não falamos das flores :P


o que salva, é que de uma maneira geral, os processos reais de participação e consulta online tem - do meu ponto de vista - se qualificado um pouco. A enquete do Senado ainda representa o velho modelo... enquete =P


2014-04-12 19:18 GMT-03:00 Pedro Markun <pe...@markun.com.br>:

Guilherme Alberto Almeida de Almeida

unread,
Apr 12, 2014, 6:47:21 PM4/12/14
to thac...@googlegroups.com, Felipe Sanches
1. gosto ironico de pedir logs de ips sobre votacao - nem me fale... :D ate por isso sugeri que fornecessem resposta anonimizada. 

2. qualificacao dos processos - concordo. E essa qualificacao desses processos tem qualificado tambem os processos de deliberação. Em temas complexos - ou seja, praticamente tudo que tramita no congresso :-) - entendo ser mais importante a qualificação do debate - e o encaminhamento de novas ideias, e o aprofundamento de antigas - do que a superficialização/bigbrotherização delas. Algum mix entre os modelos ainda ha de coexistir por algum momento. Mas vamos ver onde vamos chegar.. 


Guilherme Alberto Almeida de Almeida

unread,
Apr 15, 2014, 5:37:26 PM4/15/14
to thac...@googlegroups.com, Felipe Sanches
ainda sobre a enquete - o senado a tirou do ar, por supostas de irregularidade - http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/04/15/enquete-sobre-marco-civil-da-internet-e-retirada-do-ar-por-suspeita-de-votacao-irregular

15/04/2014 - 18h07 Institucional - Atualizado em 15/04/2014 - 18h07

Enquete sobre marco civil da internet é retirada do ar por suspeita de votação irregular

Enviar notícia por e-mail Imprimir

Da Redação

Suspeita de ataque virtual provocou a retirada do ar de enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado que tratava de um ponto polêmico do marco civil da internet: a chamada neutralidade da rede. A sondagem começou no dia 1º de abril e contava com mais de 432 mil votos na segunda-feira (14), quando o ritmo de votação mostrou-se anormal.  Chegaram a ser registrados mais de 800 votos por minuto, levantando a suspeita de adulteração dos resultados. No domingo, houve também um pico anormal no tempo de conexão, às 5h da manhã.

A hipótese é que tenha sido usado um programa que permite votar repetidamente, de forma automática, em uma resposta pré-definida.

A enquete foi retirada do ar para o aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança da votação. No momento em que foi desabilitada, os resultados mostravam 71% de votos favoráveis a que empresas provedoras de internet cobrassem preços diferentes de acordo com o tipo de página acessada pelo usuário, e 29% de votos contrários.

As enquetes pela internet não utilizam métodos científicos, apenas colocam os temas em debate. O DataSenado estuda a possibilidade de realizar uma pesquisa de opinião de abrangência nacional, com caráter científico, para elucidar o ponto tratado na enquete e outros pontos controversos do marco civil da Internet.

Nesta quarta-feira (16) entra no ar uma nova enquete, que trata da regulamentação do direito de greve no serviço público: "Você é a favor ou contra que, em caso de greve, os serviços de segurança pública sejam obrigados a manter em atividade no mínimo 80% do total de seus servidores? (PLS 710/2011)"

Veja aqui o resultado de consultas anteriores.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages