Servidores Públicos Filiados em Partidos

Pedro Markun

to thackday
Caros,

estou brincando aqui com alguns dados públicos, a lista de servidores do Executivo e a lista de filiados nos partidos:

O script em anexo basicamente cruza os dois e vê quais servidores tem nome igual ao de filiados aos partidos (vale notar que o TSE identifica os filiados por matricula e o Portal da Transparência por CPF... então é bem possível que alguns desses nomes sejam só homonimos).

Ainda estou rodando algumas experiências, mas o output abaixo, que mostra a distribuição partidária de DAS já tem alguns pontos interessantes.

Como de costume... se alguém for publicar/escrever em cima disso, vale dar uma conferida na matemática e no script... acho que o resultado é correto, mas meus conhecimentos pythonicos são sempre meio nebulosos...

Queria transformar isso em um app dinâmico, que permitisse as pessoas navegarem pelos ministérios/secretarias - e mais importante que isso, permitissem visualizar como essa distribuição se propaga na cadeia. Em um Ministério que manda o PT, tem mais PT? E por ai vai...

Alguém topa? Eu não tenho muita certeza de como fazer isso de uma maneira rápida. Me parece que eu tenho que fazer algo parecido com o treemap do Para onde foi o meu dinheiro? A outra questão fundamental é mapear a relação entre os diferentes cargos e funções... não é muito claro na tabela.

abs,
Pedro Markun

---

Arquivo de servidores carregado!
O Executivo Federal tem 21549 DAS no total.
O Executivo Federal tem 1343 DAS do dem (6.23%)
O Executivo Federal tem 132 DAS do pcb (0.61%)
O Executivo Federal tem 749 DAS do pc DAS do b (3.47%)
O Executivo Federal tem 35 DAS do pco (0.16%)
O Executivo Federal tem 1374 DAS do pdt (6.37%)
O Executivo Federal tem 437 DAS do phs (2.02%)
O Executivo Federal tem 1798 DAS do pmdb (8.34%)
O Executivo Federal tem 577 DAS do pmn (2.67%)
O Executivo Federal tem 1372 DAS do pp (6.36%)
O Executivo Federal tem 919 DAS do pps (4.26%)
O Executivo Federal tem 1073 DAS do pr (4.97%)
O Executivo Federal tem 519 DAS do prb (2.40%)
O Executivo Federal tem 565 DAS do prp (2.62%)
O Executivo Federal tem 388 DAS do prtb (1.80%)
O Executivo Federal tem 937 DAS do psb (4.34%)
O Executivo Federal tem 705 DAS do psc (3.27%)
O Executivo Federal tem 1512 DAS do psdb (7.01%)
O Executivo Federal tem 492 DAS do psdc (2.28%)
O Executivo Federal tem 525 DAS do psl (2.43%)
O Executivo Federal tem 212 DAS do psol (0.98%)
O Executivo Federal tem 95 DAS do pstu (0.44%)
O Executivo Federal tem 2320 DAS do pt (10.7%)
O Executivo Federal tem 1325 DAS do ptb (6.14%)
O Executivo Federal tem 470 DAS do ptc (2.18%)
O Executivo Federal tem 472 DAS do pt DAS do b (2.19%)
O Executivo Federal tem 397 DAS do ptn (1.84%)
O Executivo Federal tem 699 DAS do pv (3.24%)
O Executivo Federal tem 107 funcionarios sem filiacao partidaria (0.49%)
script2.py

Carolina Peters

to thac...@googlegroups.com
Pedro,

Sua ideia é interessante e tal, mas faço uma ponderação que considero necessária nessas discussões: a possibilidade de filiação partidária é uma grande conquista da luta de brasileiras e brasileiros e a possibilidade de organização política é pressuposto da democracia. É evidente que um governo irá contratar seu pessoal baseado tendo em vista a qualificação desse profissional, segundo a construção de um determinado projeto político da gestão. Isso não é ilegítimo. A questão é se essas contratações são legais (e a defesa de processos de seleção mais justa - embora sempre bastante questionável - como o concurso público), além, sem dúvida, de uma fiscalização, garantias de cumprimento dos trabalhos. Há trocentas questões sobre o funcionalismo público, trocentas deficiências. Uma série de críticas a serem feitas sobre as gestões de uns ministérios mais que outros... Mas não penso que, por si só, a vinculação partidária dos funcionários seja uma delas. O argumento não vem da estatística, mas da crítica política em sua concepção e execução. Só um cuidado que penso que precisa ser tomado...

Abraços,
Peters.

2011/9/12 Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Carolina,

são todas analises possíveis. Eu não estou afirmando que contratar gente do próprio partido é ilegitimo, na verdade não estou afirmando nada em particular. Por enquanto só estou cutucando os dados para ver o que eles retornam.

Eu acho bastante curioso que apenas 0.49% dos DASes sejam para pessoas não-filiadas a partidos políticos.

Em tempos... filiação partidária não é a única forma organização política.

abs,
Pedro Markun

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Para ter um DAS precisa ter partido ou se não tiver algum precisa escolher um?

É essa uma de suas conclusões Pedro?

:D

[]'s
Nitai
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
> [...]

Carolina Peters

to thac...@googlegroups.com
Pedro,

Em momento algum falei que essa é sua opinião. Apenas apresentei uma ponderação a uma análise qualquer que seja feita a partir desses dados, pensando o quão limitados, apesar de interessantes, eles são. Exige não apenas clareza de alguém que se debruce sobre eles para analisá-los, mas também muita pesquisa complementar, porque eles por si não dizem nada.

Também achei curioso uma porcentagem tão pequena de servidores sem filiação. Algo que vale uma investigação... Inclusive, pensando agora, uma pena que esses dados não consigam mostrar quantos desses filiados têm atuação orgânica nas instâncias partidárias e nos movimentos sociais. Alguns partidos mantêm registros - mas isso não fica em site - de participação dos filiados em atividades (fora de congresso, pois é requerida pra tal)...

Outra coisa: é possível separar os dados por nível? E tempo de serviço?

Por último, evidente que partidos não são a única forma possível de organização política, seria inclusive contraditório (e mesmo burro) da minha parte afirmar isso. Mas como estava aqui tratando de um caso específico, me ative à questão [pr'além de partidária] especificamente de legenda e não quis divagar sobre a atual conjuntura e a dinâmica dos movimentos sociais brasileiros.

Abraços,
Peters.

2011/9/12 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Guilherme Almeida

to thac...@googlegroups.com
nao analisei os dados, as tabelas ou as fórmulas, mas me causa mesmo estranheza este dado  (ou informação?):

O Executivo Federal tem 107 funcionarios sem filiacao partidaria (0.49%)

(Pelo teor da busca, talvez o mais tecnicamente correto seria '107 ocupantes de cargos em comissão sem filiação partidária')

Quanto aos números, sou servidor federal de carreira e ocupante de cargo em comissão. Não tenho filiação partidária. E ousaria dizer que acho que conheço mais de 100 pessoas nesta exata mesma condição, no meu círculo de contatos.

Posso estar errado, mas acho que vale refazer a query tentando buscar algum identificador único, ou alguma forma mais redonda de evitar homonímias ou atribuição de nomes semelhantes.

Estarei desconectado nas próximas duas semanas, então não poderei infelizmente acompanhar esta discussão. Mas fico à disposição para retomarmos o assunto - e buscar dados para serem cruzados de forma complementar - no fim de setembro...

abraços,,

guilherme

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com
Pedro,

"Eu não estou afirmando que contratar gente do próprio partido é ilegitimo, na verdade não estou afirmando nada em particular. Por enquanto só estou cutucando os dados para ver o que eles retornam."

Quem cutuca, o faz com alguma finalidade. Sempre que fazemos análises de dados o fazemos com algum objetivo, e sempre com algum viés.

Boa parte da importância dos dados abertos no setor público é permitir que existam diversos olhares sobre os dados, cada um com seu foco ou com seu objetivo. Análise de dados não deixa de ser "tentar provar seu ponto de vista e/ou tese espremendo números".

Não estou dizendo que o que fez é errado, e se concordo ou não. Aliás, sou 100% favorável a que cada um faça sua análise de acordo com o que acredita. Mas não vale querer usar um discurso de "análise não opinativa" ou de "análise neutra/informativa".

Uma pergunta.... o que é um "DAS"?

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
DAS são cargos associados ao Grupo de Direção e Assessoramento da
Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Federal

Em linhas Gerais são conhecidos no Governo como
Assessoramento Especial (Ministros ou Equivalentes)
DAS-6
DAS-5
DAS-4
DAS-3
DAS-2
DAS-1

É a única forma de colocar pessoas não-concursadas
trabalhando no Executivo Federal com regras de servidor Público
(Sob o regime da 8.112 ou CLT)

Não obrigatoriamente, todo DAS é de recrutamento amplo.
A maioria dos DAS 1, 2 e 3 são de servidores concursados.
Existem um quadro percentual que LIMITA o número de DAS
que NÂO pertencem ao quadro de servidores público.

Assim, por exemplo, determinado órgão só pode ter 40% de
DAS "externos" (não servidores concursados), o restante tem
que ser do quadro de servidores.

A questão de DAS é muito complexa e o número divulgado de
"107 não são filiados" Não serve de nada e ainda pode prejulgar
que está no serviço público a anos e cercear o direito de que
este servidor seja filiado (daí aqueles períodos de estabilidade
antes e depois das eleições).

Posso ajudar, no caso de comparação com dados que exijam
vinculação aos DAS e a várias outras formas de gratificação,
para quem desvios e erros estatísticos não provoquem conclusões
equivocadas.

Em 13 de setembro de 2011 11:55, Diego Rabatone <dir...@diraol.eng.br> escreveu:
Pedro,

Uma pergunta.... o que é um "DAS"?

--
abs,

Evandro Oliveira
Beagá(MG) / Brasília(DF)

"Ninguém pode conceber tão bem uma coisa e fazê-la sua,quando a aprende de um outro, em vez de a inventar ele próprio."
Rene Descartes

Sérgio Storch

to thac...@googlegroups.com
Pedro
Observo que este email, por si só, é um conteúdo de muito interesse para transmitir à sociedade o que o Thacker está fazendo minuto a minuto. Mais ainda do que uma entrevista nos termos clássicos.
Faço uma provocação talvez diversionista aos olhos de quem põe a ação em primeiro lugar: que tal um site ou blog que publique, sem necessidade de edição, emails como esse que mostram com vigor os 5W2H do Thacker? (what, who, when, where, why, how, how much)?

Uma narrativa da ação em tempo real como essa é eloquente, e tem poder mobilizador.

Como eu já havia proposto em casos anteriores, e ainda não deu tempo de fazer, eu topo puxar ações desse tipo, que considero na categoria de gestão do conhecimento, que é a minha praia, mas se alguém quiser puxar, eu vou junto.

Um abraço
Sérgio Storch
CONTENT DIGITAL
11-3666.9005, 11-9753.9701
www.sergiostorch.com
www.contentdigital.com.br

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
CAros(as),

Como escrevi, a questão do DAS e os números relacionados
abaixo é mais complexa do que possa parecer.
Questiono o número total por que Assessormento Direto e
pessoas com função de assessormento e que não são do
Governo, não obrigatoriamente, tem DAS. Existem vários
outros mecanismos de gratificação de função/atividade que
não são conhecidos como DAS.

DAS hoje é bastante controlado.
Se um órgão tem 5 DAS-4 e tenta-se nomear mais um,
o sistema não permite, até que um dos 5 seja desocupado
(exonerado)

Algumas coisas são interessante... um partido declaradamente
de oposição (PSDB ou DEM) tem DAS em quantidade maior
que partidos apoiadores do Governo.

Onde fica a crítica da troca de cargos por apoio???

DAS classifica de Ministros a verdadeiras "gratificações-barnabé"...
Um DAS-1 ou DAS-2 ou até mesmo DAS-3 não significa
nada e nenhum partido político vai ficar brigando por este tipo
de DAS que representa quase 80% de TODOS os DAS...
Qual o significado de filiados partidários em cargos
DAS-1, 2 ou 3????

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
Então pessoal,

Acho que o ponto não é resolver a questão dos cargos comissionados nessa discussão, mas acho que fica mais claro pra todo mundo que se tivéssemos pelo menos informação sobre o real estado das coisas, o debate ficava mais claro e poderia se ampliar com mais gente se apropriando de informação e opinando, agindo politicamente, e propondo alternativas.

Gosto da idéia de que, se não há informação decente, a gente faz com o que tem ... Isso é um tipo de ação emblemática e com força propositiva, que acho que deve ser o espírito deste coletivo.

Vamos demandar informação primária gente. Vamos cuidar de empurrar a pauta dos dados abertos pra agenda. É isso que interessa todo mundo aqui.

Abraços.

2011/9/13 Evandro Oliveira <pyx...@gmail.com>
--
[...]

-11 8108 4565
 Skype# pbelasco

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com
Evandro, obrigado pelas informações (dos dois emails).

Acho que foram bem elucidativas - pelo menos para mim foram, agora ficou bem mais claro.

E concordo que temos que tomar cuidado para não "sair atirando pra tudo que é lado sem se importar com quem é atingido". Da mesma forma como acho um erro tremendo a "máxima" "todo funcionário público é folgado/preguiçoso/vagabundo/mal educado" e qualquer generalização do tipo.

Abraços,
Diego

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Diego..

Concordo com sua avaliação, mas em se trabalhando com dados, os números, em parte falam por si....

Na década de 80 fui "colocado na geladeira" por querer "trabalhar" no serviço público, não só aqui em Brasília como no Mato Grosso do Sul.  A situação era a seguinte: Amigo, pode ficar quieto em seu cargo, recebendo direitinho seu salário, mas não venha nos atrapalhar. Em Mato Grosso do Sul cheguei a correr risco de vida, viajando em horários e rotas perigosas, já que eu é quem dirigia a Van com equipamentos de áudio e vídeo para realização de eventos culturais, já que não tinha motorista disponível para trabalhar no fim de semana.

Tem muita coisa cabulosa por aí....  Eu não arriscaria hoje falar em termos percentuais quantos realmente são "servidores públicos".

Luiz Carlos
Brasília

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
Belasco,

Pelo menos no âmbito do Executivo Federal, acho que posso contribuir
para esclarecer e alinhar conceitos e legislação.

Alguns bons inícios para a questão do DAS são:

Histórico rápido da criação de MInistérios etc

Assessoramento Especial da Presidência e etc

Assessoramente e quantitativo de cargos DAS etc

Medidas Organizacionais de aprimoramento etc

TUdo informação primária (lei básica)

Em 13 de setembro de 2011 13:13, Pedro Belasco <pbel...@gmail.com> escreveu:
[...]

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
Belasco,

[...]

Sobre a sua ideia de que fazendo o que for possivel
com a informação obtida é propositivo, eu concordo.
Entretanto, a escassez de recursos para "fazer" e os
resultados efetivos conseguidos, podem ser desanimadores.
Colocar muitos recursos fazendo "raspagens", "montagens",
"prospecções" e ações emblemáticas pode levar a um
esgotamento desnecessário.

Eu gosto da ideia de termos insigths sobre temas e
informações e avaliarmos as possibilidades e rescursos
necessários para termos informações abertas úteis
para segmentos X e Y da sociedade. Sem uma análise
informacional, caímos no problema visto em vários
segmentos de governo que tem informações inconsistentes
dentro do próprio Ministério. Qual a informação válida?
Compensa muito trabalho para se descobrir que não
temos informação válida ou útil.

Uma pessoa, servidor de MInistério da área social, me
procurou ontem com este mesmo tipo de problema. Ele não
sabe se consegue mostrar que gastando mais R$4milhoes
e colocando as informações abertas no site do Ministério,
estará desagradando o TCU, por exemplo, que tem todas
as informações "quadradas" do sistema que ele utiliza hoje.
A questão dele é: Como JUSTIFICAR este gasto "somente
para dar mais transparência" ????
Me entenda, não estou defendendo nenhuma posição, somente
contextualizando e estou, neste momento, apresentando algumas
propostas para este meu conhecido.

Demoulidor

to Transparência Hacker
DAS = Direção e Assessoramento Superiores. DAS é a sigla de um dos
Grupos de Funções de assessoramento Superior no governo do Brasil. É
um dos tipos dos populares Cargos em Comissão.
Foi definida pelo Art. 62 da Lei 8.112 e sua remulneração é regulada
pela Lei Nº 8.911, de 11 de julho de 1994.

Saiba mais em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm#art62p
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8911compilado.htm
http://www.jusbrasil.com.br/topicos/1869534/direcao-e-assessoramento-superior-das-direito

@Demoulidor

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Evandro,

Uma provocação para o TCU, seria saber se eles com toda sua parafernália de controle não disponibilizaria para a sociedade os dados informando em quantos % a saúde melhorou durante a vigência da CPMF? 'Informações" dão conta de mais corrupção.

Será que esses 4 milhões a serem gastos na transparência não ajudariam em nada minimizar os desmandos da saúde, transporte, turismo, etc....?

Uma "raspadinha" nos dados do TCU não seria benéfico?

Luiz Carlos
Brasília

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
Pois é.... o TCU deveria colocar tudo aquilo que ele faz,
que ele pesquisa, que ele levanta e que ele exige dos órgãos
de maneira mais transparente....

Mas não mexe pois uma "raspadinha" lá, nos dados do
próprio TCU, pode trazer muitos problemas....

Em 13 de setembro de 2011 15:02, Luiz Carlos V Silva <spa...@gmail.com> escreveu:
[...]

Geração de Calebe

to thac...@googlegroups.com
A realidade dos municípios brasileiros, na região norte, no que tange a cargos comissionados é que tais expedientes administrativos são usados como moeda de troca eleitoral.

Celso.

--
[...]

a verdade está lá fora.

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
oi Evandro,

Valeu pelos esclarecimentos.

Acho que a questão é exatamente esta....
se gasta 40 milhoes para comprar licença de software e está ok, 4 para contratar gente boa e pensar em disponibilizar dados abertos não está ok?
É responsabilidade minha como cidadão de brigar para que as prioridades sejam as corretas.
A briga é cultural!

Vinicius Macário

to thac...@googlegroups.com
Segue em anexo um artigo de Sergio Praça, Andreá Freitas e Bruno Hoepers que fizeram justamente o cruzamento entre a ocupação de DAS e a filiação partidária.

Uma questão medodológica importante é que eles excluiram todos os homônimos. Se o mesmo nome aparecia em um mesmo partido mas em estados diferentes, ou se aparecia em partidos diferentes, eram excluídos. Portanto o número total de filiados é subestimado.

Dos 21.595 DAS eles identificaram 2.946 (13%) filiados a partidos políticos (Tabela 1). O artigo esta mais interessando em avaliar a distribuição dos partidários entre os ministérios, portanto a exclusão dos homonimos não afeta as conclusões do estudo.
Mas não da pra fazer muitas afirmações em termos númericos gerais.

A questão dos homônimos explica o porque, nos dados do Pedro, o número de não filiados é tão baixo. Se um ocupante de DAS não é filiado mas tem um homonimo em qualquer partido, ele é considerado um filiado.

Ou seja, os 107 são aqueles que: ocupam DAS, não são filiados a partidos políticos e não tem nenhum homônimo em nenhum partido.

Abraços
Vinicius
Infelizmente, como o TSE não divulga o CPF, não da pra aprofundar muito a discussão...
Paper.pdf

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
O trabalho indicado é MUITO BOM.

Mas eu colocaria alguns senões.

1) A data base de comparação ;e dezembro de 2010, o que provoca uma grave distorção
    em função de muitos DAS com filiação partidária ter saído "em campanha"
2) A partir de janeiro, mudando o governo, todo este trabalho estatístico e informacional
    foi se perdendo até a composição do quadro. (p.s. AInda hoje temos ministérios "se ajustando")
3) O quadro no último ano de mandato e no primeiro ano de mandato de presidentes
    diferentes provoca muitas distorções.

Muito bom o trabalho e análises.

Uma forma de dados transparentes é este quadro Sendo atualizado mês a mês....
De um lado, "raspando" do executivo e de outro "raspando" do TSE...
Ia ser uma página com recordes de visita no Portal da Transparência ou em quem
montasse.. a cada exoneração e nomeação publicada no DOU ia ser uma
gritaria geral...

Gostei da ideia !!!!

Em 13 de setembro de 2011 17:51, Vinicius Macário <vinicius....@gmail.com> escreveu:
[...]

A questão de divulgar o CPF não é nem do TSE... CPF é do Âmbito da Receita Federal
e está ligado ao sigilo fiscal e tributário.

Fabiano Angélico

to Transparência Hacker
em tópicos:

- Ideia genial, Pedro. Mas sem o CPF fica mesmo complicado... deve ter
muito homônimo.
- O TSE divulga o CPF de doadores de campanha, por exemplo... deveria
sim informar o CPF dos filiados a partidos, por que não?
- A França tem 4.800 comissionados, e os EUA, 5.600 (Fonte: gabinete
do deputado Reguffe, que me disse ter recolhido esses dados junto às
Embaixadas desses 2 países)
- Isso quer dizer que precisamos conhecer melhor esses mais de 20 mil
comissionados brasileiros. Claro que o debate é complexo, mas esse
cruzamento pode esclarecer alguns pontos.

On 13 set, 18:04, Evandro Oliveira <pyxi...@gmail.com> wrote:
> [...]
> quem
> montasse.. a cada exoneração e nomeação publicada no DOU ia ser uma

Vinicius Macário

to thac...@googlegroups.com
Outro detalhe, o Decreto 5497 determina que 75% dos DAS 1 a 3 e 50% dos DAS 4 precisam ser ocupados por servidores públicos (de qualquer nível).

Hoje, dos 21.712 DAS, 14.371 (66%) são servidores da administração pública federal, autarquias ou fundações.

No Boletim Estatístico de Pessoal, do Ministério do Planejamento, existem mais informações sobre os gastos, quantitativo, remuneração, cargos comissionados e concursos.

Abraços
Vinicius

erico dias

to thac...@googlegroups.com
o outro lado sobre o número de comissionados, os argumentos por ora
são meio falhos, mas é uma visão, mas coerente com as visões de estado
dos governos. Claro reconhecer que há um viés ideológico não implica
em deixar de cobrar qualidade.

http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2011/09/09/pt-aparelha-realidade-mostra-contrario/

matéria de jornal sobre o artigo do pessoal da FGV
http://ur1.ca/52x7x

2011/9/13 Vinicius Macário <vinicius....@gmail.com>:

--
ºLº :)
(85)8319-8519 Oi

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
caros,

estou em uma conferência na holanda, mas estou acompanhando feliz os rumos da thread.
vou dar uma olhada no paper aqui... e vou rolar depois uma contagem sem homonimos por aqui
(eu já tinha pensado nessa fórmula, mas ela também não é completa e também gera distorções né...)

alguém tem contato com os autores do artigo? eles provavelmente tem o código que gerou essa analise. seria legal conseguir fazer isso de tempos em tempos e analisar as transformações.

(Li, aproveita a dica do Fabiano Angélico e envia um pedido de acesso pro TSE requerendo o CPF dos filiados e pra CGU requerendo a INSCRIÇÃO ELEITORAL? Vai que cola.)

abs,
Pedro Markun

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
em tempo,

a planilha da CGU é atualizada mensalmente... seria legal fazer um sitezinho que mostra quem entra e quem sai mensalmente, não? meio wikificado pra galera adicionar bio e referencias?

que alias podia ser o mesmo motor do ministeriaveis :~ ( alguém? )

abs,
pedro markun

Caio Cardoso Lucena

to thac...@googlegroups.com
faça este mesmo cruzamento com os funcionarios do estado de sao paulo
abc
caio

virgini...@gmail.com

to Transparência Hacker
Pedro,
Qual a ferramenta que eu poderia cruzar esses dados de filiados do PCdoB apenas no Maranhão, pra identificar quem está em cargo público no Governo do Maranhão???

Alex Juchem

to thac...@googlegroups.com

Em 9 de novembro de 2017 11:11, <virgini...@gmail.com> escreveu:
[...]

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Pedro Markun

to thackday
Não é muito simples, pq a chave unica que te dão no TSE não é CPF, é registro de candidatura.

Então você sempre vai ter homonimos.

E tem que ver onde você acha a lista de servidores no Governo do Maranhão.

Fiz esse cruzamento com governo federal tempos atrás mas acabei desistindo do cruzamento pq tinha baixa confiabilidade

[...]

Haydee Svab

to thackday
[Pq não usar CPF como chave primária né? - só rosnando aqui...]

Mas não tem nenhuma tabela que relacione registro de candidatura com CPFs?

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Talvez porque o CPF seja dado pessoal...

Capi Etheriel

to Transparência Hacker
pedro, olhando pra essa lista do meupartido.com, parece que o identificador é o título de eleitor.
confere? https://www.meupartido.com/filiados/18/rede-sustentabilidade/sao-paulo/sao-paulo/pedro-cobbett-stael-markun/44568680914

Blog Fui Obrigada - Glória Celeste

to thac...@googlegroups.com
Bom dia,

uma outra solução seria ver o nome completo e numa segunda etapa identificação do servidor - existem números estadual, municipal e federal. São mais variáveis, mas com certeza conforme a configuração do estado encontrariam fatos e coisas interessantes heheheh

Em outros estados com dados cruzados dessa maneira já houve identificação e coisas interessantes. abraço

Pedro Markun

to thackday
Eu não concordo com essa afirmação.

Chico Venancio

to thac...@googlegroups.com
CPF é, infelizmente e erradamente, usado como chave. E podem considerar como dado privado por causa disso. Mas é um dado tão pessoal quanto um nome, é ruim que seja omitido.
Não passa de um identificador de uma pessoa.

Chico Venancio

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Eu também não concordava, mas é..

Até o sexo é...!!!

Diego Rabatone Oliveira

to Transparência Hacker
Tentamos fazer isso no Estadão Dados, fizemos diversos pedidos e contatos com o TSE para conseguir a base de filiados com identificadores razoáveis.
Tentamos CPF (negado dizendo que é dado pessoal).
Tentamos até propor um hash baseado em alguns dados (cpf + data de nascimento se não me engano), mas não conseguimos nada.... só título de eleitor mesmo... =(

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
diraol (arroba) diraol (ponto) eng (ponto) br
Twitter: @diraol

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Não fugindo do primeiro tópico, tentarei esclarecer algo que deve ficar no radar...

Abrir publicamente nome é sexo não se pode fazer.

Exemplo:
Eu, o André, hoje masculino e publicam na internet este dado.

Imagine que daqui 5 anos eu passo a me chamar de Andreia e feminino.

Tem lei protegendo o nome social e a não identificação.
Além do direito ao esquecimento.

Então, sugestão, não publiquem algo com nome e sexo...

Abraços
andré

Pedro Markun

to thackday
Continuo não entendendo de onde você tirou essa conclusão, André.

Existe uma fonte oficial do que é e o que não é dado pessoal no contexto publico?
Perdi essa.

[]'s
Pedro Markun

andre luiz

to thac...@googlegroups.com

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Anexo...
Screenshot_20171115-184548.png

Pedro Markun

to thackday
Esse pedaço de screenshot não fala nada sobre o que estou perguntando.

Continuo defendendo que CPF não é dado pessoal, nem nome. Nem gênero e raça.
O que não quer dizer que precise ser publicado em qualquer/toda base.

Que poder cruzar a base de servidores públicos com filiação partidária me parece importante.
Mas por exemplo, na Base do SUS faz todo sentido esses dados serem anonimizados.
Assim como nos microdados do ENEM.

Não da pra traçar uma lista absoluta de dados publicaveis ou não porque depende de contexto.
O que da pra fazer é desenhar um guideline sobre as condições razoaveis para publicizar um dado.

Até onde sei a gente não tem isso muito bem definido e fica a gosto do gestor.

abs,
Pedro Markun

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Pedro, tem lei do uso de nome social e também o direito ao esquecimento...

Abraços
andré

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Você com certeza sabe do desastre que alguém pode fazer na vida de outro com um CPF e endereço em mãos...