Irekia

Paulo Rená da Silva Santarém

to thac...@googlegroups.com
Pessoal, durante o evento de Governo Aberto aqui em Brasília peguei um panfletinho bilingue, em espanhol e inglês. Só hoje pude dar uma olhada de verdade. Muito, muito interessante.

Trata-se do Irekia, um canal de comunicação entre o governo do País Basco (uma das comunidades autónomas da Espanha) e seus cidadãos. A ideia é implementar concretamente o governo aberto, tendo como pilares a transparência, a participação e a colaboração. Entre vários aspectos legais, minha cabeça pirou muito na ideia de "ouvir ativamente", ou seja, o ente público faz o esforço para acessar a opinião pública nos espaços em que ela circula, em vez de apenas presumir que todas as pessoas irão usar o sistema oficial. Tentamos fazer isso um pouco no Marco Civil, com a página de notícias, mas ficou muito, muito aquém do que poderia ter sido feito.

Pois o código do Irekia é desenvolvido de forma aberta e, portanto, está disponível.

Não seria o caso de remixar essa parada e propor que algo do tipo faça parte, sei lá, do modelo de cidades digitais?

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com

Mto interessante mesmo. O irekia mistura coisas inovadoras para governos como sistema de streaming e escuta ativa com algumas coisas estranhas como informação direcionada para veículos de mídia e moderação de comentários em horário comercial :-\

De qquer forma, acho que como metodologia de diálogo governo cidadão pode ser incorporado no contexto das cidades digitais. É claro que o fato do irekia estar em licensa publica européia pode facilitar o intercâmbio com o software público brasileiro ;-)

--
Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com