Chat Bots para jornalistas

Fabiana Vilella

to Transparência Hacker
Olá,

bom dia!

Há anos frequento o grupo e acompanho o trabalho de vocês, mas raramente me manifesto. Chegou a hora... kkkk!

Sou editora do Núcleo de Reportagens Especiais da TV Record e estou estudando pelo Knight Center, da Universidade do Texas, a aplicação dos bots para o jornalismo. Sou bem "fuçadeira", não tenho formação em TI e, portanto, venho camelando bastante para desbravar esse mundo.

Será que algum de vocês tem experiência nessa área? Estou tateando algumas coisas, a começar pelo Dexter, mas a aplicação para o jornalismo me parece bem mais complexa do que é colocada no curso.

Sei que a BBC desenvolve software próprio para trabalhar com os chat bots. Segue matéria a respeito:

 http://www.niemanlab.org/2018/02/with-in-article-chat-bots-bbc-is-experimenting-with-new-ways-to-introduce-readers-to-complex-topics/

Ficaria feliz se pudesse contar com a orientação de algum de vocês! Introduzir esse tipo de assunto num ambiente como as redações de televisão é tarefa das mais árduas possíveis... rs.... Saber navegar no oceano gigante dessas novas tecnologias, então, parece mais difícil ainda!

Muito obrigada pela atenção de todos,

abs

Fabiana Vilella

Abelardo Mota

to Transparência Hacker
Olá Fabiana,

também frequento o grupo mais como consumidor do que produtor :)

Já eu estou começando a pesquisar(mestrado em Computação) sobre Natural Language Generation, uma área que tem certa interseção com "bots para jornalismo", por poder, por exemplo, ser utilizada para geração automática de notícias, a partir de dados.
Lembro de ter visto algum trabalho sobre geração de notícias esportivas a partir de dados das partidas, mas me escapa agora a referência.

Lendo a matéria que você linkou e pesquisando, achei a página de um curso de NLG voltado para jornalismo. Estou dando uma olhada nos projetos do BBC News Labs, se achar algo que vá na linha do que você busca, comento aqui.

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Fabiana,

1- já aconteceu, mas tente contato

Encontro Aberto #8 - Especial Bots

Data: 22/02 (quinta-feira)

Inscrições:https://www.meetup.com/pt-BR/Encontros-abertos-SME/events/247392605/

2- curso

https://ticapacitacion.com/curso/botspt/

Este treinamento proporciona os conhecimentos necessários para desenvolver agentes de conversação interativos e inteligentes. O treinamento introduz ao desenvolvimento de bots, utilizando o Bot Framework, consumo de API de Dados e integração com Cognitive Services, a plataforma de inteligência da Microsoft

Abraços
andré
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Fabiana Vilella

to thac...@googlegroups.com
Muito obrigada pela colaboração!
Abs

Enviado do meu iPhone
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/thackday.

Fabiana Vilella

to thac...@googlegroups.com
Obrigada, Abelardo!
Abs

Enviado do meu iPhone

Evandro Oliveira

to thac...@googlegroups.com
👍

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

abs,

Evandro Oliveira

Skype - evandro.bhzlabs
Google Talk - pyx...@gmail.com
Telegram - +55 31 9 9982 0221 (Vivo)
Whatsapp - +55 31 9 82862281 (Claro)
Facebook - pyxisbr
Twitter -@evandro_pyxis

"Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade." - Einstein

"Ao contrário do que muitos pensam, a força de vontade não é uma virtude inata, e sim uma capacidade que pode ser adquirida e exercitada. Trata-se de uma ponte entre o pensar e o fazer, a peça-chave que transforma uma ideia em ato, convertendo-a em realidade".
By Allan Percy

Pedro Markun

to thackday
Fabiana,

elabora mais o que você esta pensando/procurando?

Eu tenho estudado bastante chat bots para outras aplicações, quem sabe a gente não organiza um encontro? :)

abs,
Pedro Markun
ps: Sdds thackeos!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Fabiana Vilella