Compatibilização Setores Censitários 2000-2010

Miguel Stevanato Jacob

to thac...@googlegroups.com
Pessoal, tudo bem?

Preciso fazer uma comparação dos dados do Censo entre 2000 e 2010 e (como sempre) os setores censitários desses anos não batem. Analisando por cima os dois shapefiles, parece que uns deixaram de existir, outros foram desmembrados e assim vai.
Não encontrei nenhuma tabela/arquivo de comparabilidade no site do IBGE e, aparentemente, quem já teve esse problema teve que compatibilizar "na mão" ou solicitar ao IBGE.

Como estou com pouco tempo, resolvi perguntar aqui se alguém já fez/tem isso feito, pois acho que vai demandar um tempo relativamente grande.
Se ninguém tiver, eu pretendo fazer (ou solicitar ao IBGE), aí disponibilizo aqui depois. Preciso apenas do município de São Paulo.

Obrigado!

Diego Rabatone Oliveira

to Transparência Hacker
Miguel,

será que você não consegue fazer isso por meio de comparação geométrica dos shapefiles?
P.ex. Se o setor censitário 00A de 2000 tem maior sobreposição com o 10A de 2010 do que com qualquer outro, então eles são "equivalentes" (ou algo assim).
Isso seria possível de fazer de forma um pouco mais automatizada com algum software de GIS se não me engano, ou mesmo via consulta SQL num PostgreSQL+PostGis com o shapefile importado.

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
http://blog.diraol.eng.br
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Twitter: @diraol

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Miguel Stevanato Jacob

to thac...@googlegroups.com
Oi, Diego,

É possível, mas não será trivial, especialmente porque os mapas não se sobrepõem com exatidão (pelo que eu achei pela internet, devido à evolução tecnológica nas ferramentas de mapeamento).
De qualquer forma, é a melhor opção que tenho, caso não exista isso pronto. Aí disponibilizo aqui depois!

Obrigado pela ajuda!

Abs,

Miguel

SandroGeo

to Transparência Hacker
O IBGE tem uma tabela de de para, entre os setores de 2000 e 2010. No IBGE entre em contato com o setor divulgação. Não recomendo que faça isso na mão já que existe diferença de posicionamento entre as malhas.
A malha de setores muda, porque é conforme a densidade de domicílios para as áreas urbanas, assim se construirem um edifício residencial em uma área, o impacto será o desdobramento do setor...

Abs,

elenru...@gmail.com

to Transparência Hacker
Ola Miguel,

Gostaria de saber se você conseguiu os dados compatibilizados.
Também preciso de comparar os setores censitários em 2000 e 2010 e estou com a mesma dúvida. Minha área de pesquisa e a Reg. Metrop. Da Grande Vitória (Espírito Santo).
Você pode me orientar?