Taxa de natalidade por classe social

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com
Olá,

Alguém sabe onde eu posso encontrar a taxa de natalidade por classe social? Tudo que encontrei no IBGE foi uma média geral, sequer considerando as diferenças entre as regiões.

Abraços,
Vítor Baptista.

Júlio Boaro

to thackday
Vítor, do Censo 2010 divulgaram taxas de fecundidade. Dá pra construir tabelas por unidade geográfica e por rendimento no SIDRA:
[]s

2013/3/28 Vitor Baptista <vi...@vitorbaptista.com>

Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com
Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR

---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com
Valeu Júlio, acho que lá tem o dado que eu preciso. Só não estou conseguindo entendê-lo. Por exemplo, olha a screenshot em:

Estou procurando o número de crianças que nasceram nos últimos anos, separando pela renda da mãe. Criei uma tabela que parecia que me daria isso, mas não entendo esses valores absurdamente altos. Isso não era pra representar o número de crianças nascidas nos últimos 12 meses? Alguém entende o SIDRA?

Abraços,
Vítor.

Júlio Boaro

to thackday
Vítor, o template oferece algumas variáveis, você pegou uma com o somatório de filhos das mulheres, não apenas nascidos nos últimos 12 meses. Pra ajudar a entender as variáveis fiz uma tabela (anexa) com a variável de filhos no intervalo 12 meses, dá uma olhada na coluna Brasil - na faixa de 1 a 2 SM: 16.512.406 mulheres tiveram 652.386 filhos, enquanto que na renda 3 a 5 SM: 16.603.310 mulheres tiveram 451.894 filhos !

2013/3/29 Vitor Baptista <vi...@vitorbaptista.com>
sidra_fecundidade_por_renda.png

Max Stabile

to thackday
Oi

você já tentou o datasus?

---------------------------------
Max Stabile
+55 (61) 8416-7562

http://maxstabile.com
http://metodologiapolitica.com

limaj...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com
amigo também estou pesquisando isso faz tempo----  antigamente havia pesquisa de natalidade por classe social, mas parece que pararam publicar, por quê será?
 o que eles escondem é o que está sob nossos olhos. a população miserável e desestruturada, procria feitos ratos, numa PG, embalados pelo bolsa família e afins. Isso para não falar dos custos com educação , saúde, segurança, emprego e toda infraestrutura que um ser humano requer. Por outro lado a carga tributária só faz subir e massacrar a classe média que paga a conta pelo pseudopopulismo patrocinado pelos  políticos corruptos. está na hora de discutirmos uma lei de responsabilidade social. afinal o que adianta lei de responsabilidade fiscal , se o ralo não dos gastos não param de crescer.  recomendo esta matéria:  http://www.aredacao.com.br/colunas/28063/por-que-nao-se-fala-em-politica-de-natalidade-no-brasil. bem como conhecer nossa pagina  no facebook https://www.facebook.com/groups/843796055662819/

 qualquer coisa estamos ao dispor

abraços

Lima

Daniel Bramatti

to thac...@googlegroups.com

"a população miserável e desestruturada, procria feitos ratos"

.

.

Daniel Bramatti | Editoria Nacional - Estadão Dados - Blog Públicos | O Estado de S. Paulo

Av. Eng. Caetano Álvares, 55 - Limão - São Paulo - SP - 02598-900

+ 55 11 3856-4592

estadoQuer  Blog Públicos Estadão Dados

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Marcelo Granja

to thac...@googlegroups.com, danielb...@gmail.com
(like pro Bramatti)

Haydee Svab

to thackday, danielb...@gmail.com
+ 1 like p/ delicadeza do Brama ;-)

Fabiana goa

to thac...@googlegroups.com, danielb...@gmail.com
Datasus dá pra saber instrução da mãe (escolaridade) e raça cor. Foram os melhores indicadores que achei para esse caso. Tvz dê pra cruzar local de ocorrência dom IDH e fazer uma análise social.

fabiana goa
---
"omnia sunt communia"

DIASPORA* .juntadados.org

"O passado... mesmo que você o esqueça, ele continuará mexendo seus pauzinhos."
J. Constantine

ivan....@gmail.com

to Transparência Hacker, danielb...@gmail.com

Pessoal,

Eu realmente discordo da afirmação de que a taxa é muito elevada entre os mais pobres.Porém, não dá pra ficar impassível diante de um número simples : Quase 14 milhões de mulheres no Brasil , com renda entre 0,00 e 937,00 mensais por família, ou seja, muito pobres, tiveram mais de 600.000 filhos.Já menos de 9 milhões de mulheres cuja renda familiar é de mais de 9.370,00 mensais por família, ou seja, uma renda que permite manter uma vida confortável no Brasil, tiveram apenas 183.000 filhos.

Pela simples lógica, deveria ser o contrário, afinal, quem tem mais recursos é que poderia optar por ter mais filhos.Ou a lógica financeira não deve imperar nesse caso ?

Confesso que acho essa uma ótima discussão.

Abraço a todos.

Ricardo Martinelli Oliveira

to thackday, danielb...@gmail.com
(apenas tentando achar uma correlação no assunto)

Será que não estaria faltando algo a mais nesses números? Dessas familias consideradas pobres, quantas vivem no meio rural?

A exemplo dessa referência[1]:

"... as famílias que habitavam zonas rurais, ter muitos filhos era vantagem para aquele modo de vida, porque a criança ajudava os pais nas plantações, a cuidar do sítio."

Será que isso justifica a alta natalidade entre os pobres? Além disso, me parece que mesmo assim a taxa de natalidade tem caído ao longo dos anos[2].

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.

lmelg...@gmail.com

to Transparência Hacker
Boa noite, o post é antigo, mas procuro esta mesma informação. alguma dica de onde encontrar?
Obrigada
Laura