II Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas da EACH USP Leste (29/set)

7 views
Skip to first unread message

João Francisco Resende

unread,
Sep 12, 2016, 6:06:16 AM9/12/16
to Transparência Hacker
Prezados,

Ficaremos felizes com sua presença no II Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP, que será realizado em 29/set. (quinta) 
Também pedimos divulgar em suas redes.

Informações e inscrições aqui: http://cmagpp.wixsite.com/coloquio

Programação:

Dimensões Intraorganizacionais no Setor Público: Planejamento Governamental, Inovação na Administração Municipal e Gestão de Pessoas
09h15 as 10h45
Debatedores
Profa. Dra. Andrea Leite Rodrigues (EACH/USP)
Prof. Dr. Antonio R. Olenscki (Unesp)
Prof. Dr. Edson Sadao (FEI)
Moderação: Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho (EACH/USP)
O objetivo da mesa é dar relevo a um aspecto - relativamente - esquecido na agenda de pesquisa em administração pública, qual seja: a dimensão intraorganizacional. Para tanto, foram selecionadas três temáticas de estudo que guardam relação com a gestão pública e seu processo administrativo-institucional e suas funções gerenciais: o uso de instrumentos de gestão no planejamento governamental em nível municipal no país; os fatores que oportunizam a inovação na gestão pública local no Brasil com foco nos médios e pequenos municípios; e os problemas de investigação em gestão pessoas no setor público estatal e não-estatal sob o enfoque do comportamento organizacional.
Non Profits and Government Partnerships for the Provision of Public Services
11h as 12h30
 
Debatedores
Profa. Dra. Annette Zimmer (University of Münster, lead researcher for Third Sector Impact)
Profa. Dra. Patricia Mendonça (EACH/USP)
Moderação: Profa. Dra. Andrea Leite Rodrigues (EACH/USP)
 
O objetivo da mesa é trazer as discussões atuais a respeito da governança no setor público, tanto no campo das ideias e debate teórico, quanto exemplos empíricos estudados, principais resultados, modelos e experiências internacionais e nacionais. Serão também abordadas: parcerias para a provisão de políticas públicas (Marco Regulatório das OSCs) e seu papel na provisão, bem como impactos que sofrem ao participar de parcerias com o Estado; governança das parcerias; implicações estratégicas das parcerias para as políticas públicas.

Financiamento Público das Políticas Sociais: Histórico e Desafios em Tempos de Ajuste Fiscal
14h00 as 15h30
 
Debatedores
Prof. Dr. Antônio Sérgio Carvalho Rocha (UNIFESP/Guarulhos)
Profa. Dra. Marta Arretche (DCP/USP)
Profa. Dra. Leda Paulani (FEA/USP)
Moderação: Profa. Dra. Ursula Peres (EACH/USP)
O objetivo da mesa é discutir o modelo de financiamento das políticas sociais estabelecido na Constituição de 88, sua aplicação desde então e os desafios colocados pela crise fiscal atual e pelo fortalecimento de uma agenda política que defende a desvinculação constitucional de despesas em Saúde e Educação e o reequilíbrio das despesas públicas com eventual impacto no financiamento das políticas sociais.

As Políticas Públicas em Tempos de Incerteza e Reconfiguração da Arena Política
15h45 as 17h15
 
Debatedores
Profa. Ma. Luciana Zaffalon Leme Cardoso (Coordenadora do Núcleo de Atuação Política do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e integrante da Secretaria Executiva da Plataforma Brasileira de Política de Drogas)
Prof. Dr. Mário Aquino Alves (FGV/SP)
Prof. Dr. Arnaldo Provazi Lanzara (ICHS/UFF)
Moderação: Prof. Dr. José Carlos Vaz (EACH/USP)
O objetivo da mesa é demonstrar que o Programa está atento às transformações que ocorrem no Estado brasileiro e, assim, buscará promover um debate qualificado e plural sobre as perspectivas e incertezas para a gestão pública e as políticas públicas no Brasil, no atual contexto que vários especialistas entendem ser o fim do ciclo político iniciado com a transição para o regime civil na década de 1980 e institucionalizado na Constituição de 1988. Perguntas fundamentais que irão orientar essa discussão: “Quais são as perspectivas colocadas para a gestão pública e para as políticas públicas? Quais são seus impactos para a pesquisa neste campo?".
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages