Re: 'Rolê Fotografico' na Câmara

Pedro Markun

to Cândido Azeredo, thackday, LabHacker, Haydee Svab, Marco Gomes
Oi Cândido,

a ideia do Rolê Fotografico ainda não esta muito madura, mas a ideia era propor uma atividade simples e introdutória que trabalhasse o mapeamento dos espaços e fluxos no legislativo.

Pensei em fazer algo sem muito aviso prévio ou combinação com os gregos. Simplesmente colocar uma chamada pública na rede, pra galera colar com suas Câmeras na Câmara e registrar, andar por andar, sala por sala um pouco da fauna e da flora local.

Ai subimos todas essas fotos com uma tag única e -idealmente- podiamos também ter os números e posições das salas.

Pra quem estiver com mais energia e pique, pensei em umas A4 com instruções tipo essas de monitoria de exposição? Incentivando os fotografos a mapear pessoas e funções em casa sala.

* Quem manda nessa sala?
* Quantas pessoas trabalham aqui?
* O que vocês fazem?

E vai marcando nesse mapa/fichamento pra depois a gente consolidar na rede.

Não sei se temos pique para puxar direto pra semana que vem... acho que se tiver uns 15 interessados já dá demais. (São ~13 andares na Casa né?)

[]'s
Pedro Markun
ps: Jogando o Marco Gomes de graça na thread pq sei que ele curte uns rolês fotograficos :P

Olá Pedro!
Só pra confirmar que viu minha mensagem na linha da [thackday] Anotações da Reunião 04/04
Esta semana estarei em São Paulo e topo fazermos o 'Rolê Fotografico' na Câmara.
Como sugere avançarmos nisto?
Abs,
Cândido

Marco Gomes

to Pedro Markun, Cândido Azeredo, thackday, LabHacker, Haydee Svab
é permitido fazer fotos lá sem autorização? pq se até o cqc enfrenta problemas, imagine um bando de zé ngm com câmeras.

Pedro Markun

to Marco Gomes, Cândido Azeredo, thackday, LabHacker, Haydee Svab
Eu invoco a carta 'É melhor pedir perdão do que permissão.' :)

Não tem nada no regimento sobre fotos.
E, supostamente, é a casa do povo.

Mas indo a gente descobre!

Rodrigo Travitzki

to thac...@googlegroups.com
Pessoal,
sobre o rolê fotográfico, precisa só ficar esperto porque não é permitido tirar fotos em algumas instituições públicas, eu já fui advertido sobre isso quando estava tentando documentar uma sacanagem.

abs
Rodrigo
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Cândido Azeredo

to thac...@googlegroups.com
Se o propósito é uma atividade simples e introdutória que trabalhasse o mapeamento dos espaços e fluxos no legislativo, então, esta atividade não precisa ficar condicionada ao registro fotográfico.
Podemos fazer uso dos dois instrumentos em anexo: 1-Guia Telefônico da Câmara 2014 (que contém os deptos e suas salas) e o 2-Organograma da Câmara. E cruzá-los com o mapeamento feito pelo Monitor Legislativo (com os deptos e suas funções).
Se conseguíssemos as plantas digitalizadas do prédio da Câmara, seria bacana. Mas também rola fazermos um reconhecimento presencial, desenhando a planta baixa da Câmara (sem escala mesmo) e já checando se as salas indicadas correspondem à ocupação real.
Podemos criar plantas, infográficos e aplicativos mostrando espacialmente (tipo maquete 3D) deptos, funções e locais.
Dúvida, o Guia Telefônico da Câmara 2014 está em .pdf, como extrair os dados e transformar em uma .xls?
organograma Câmara -site.pdf
Guia Telefônico Câmara.pdf

Pedro Markun

to thackday
Sensacional Cândido :)

Mas acho que o propósito, imo, é menos mapear e mais 'tomar contato' - a ideia do rolê é explorar justamente o aspecto lúdico da brincadeira enquanto a galera circula e descobre os corredores.

Mas com esse material a gente pode fazer uma espécie de 'walking papers' pra auxiliar:

Cândido Azeredo

to thackday
E se juntarmos todas estas intenções e ideias na mesma atividade?
Pois também acho importante manter e explorar este 'tomar contato' e descoberta do espaço pelo aspecto lúdico da brincadeira.
E acredito ser bem rico fazer isto com algo tipo walking-paper, para poder editar e perceber o espaço de outra forma.
Por fim, seria incrível desvendar e reorganizar estas informações da Câmara, apresentando visualmente e sistemicamente o cruzando de infos tipo: arquitetura prédio + departamentos + funções + responsáveis + staff + fluxos + hierarquia + verba de cada departamento + etc.
Deste cruzamento e representação visual podem surgir novas descobertas e insights sobre a Câmara.
Isto poderia servir tanto para o público interno (novatos ou não) quanto para os cidadãos. Ser disponibilizado no site oficial da Câmara ou hospedado em outro oficioso (mas com link no site oficial pra ele).
Vejo inúmeros ganhos deste trabalho e vários desdobramentos.
E prototipar isso é bem fácil/barato de fazer...talvez um pouquinho trabalhoso
Pedro, consegue extrair os dados do Guia Telefônico da Câmara 2014 em .pdf e transformá-los em .xls? Eu não sei como fazer de forma fácil (só na unha). Se alguém fizer ou me ensinar como faz, posso dar uma avançadinha na ideia e botar energia pra tirar do papel.
Abs,
Cândido

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday.

Pedro Markun

to thackday

Sobre juntar tudo isso numa iniciativa só, eu continuo achando legal, mas acho que a gente tem chance de ter mais adesão se for algo menos complexo :)

Obviamente a gente pode fazer um convite nesse grupo - e nós mesmo - assumir o papel de levar esse mapeamento pra frente.

Mas, imo, o 'minimo necessário' é basicamente circular, tirar fotos e curtir o dia.

Falamos disso amanhã?

[]'s
Pedro Markun

Cândido Azeredo

to thac...@googlegroups.com
Tentarei, valeu!
Sobre juntar tudo, pode ser que seja melhor simplificar, fazer separado.
Conversamos mais hoje e depois dividimos por aqui.
Abs,
Cândido

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

Jonaya de Castro