Inscrição do Sistema de Avaliação dos Portais de Transparência no edital da ALTEC

4 views
Skip to first unread message

Observatório Social de São José (OSSJ) - IMAP

unread,
Apr 2, 2017, 10:08:38 AM4/2/17
to cl-ab...@googlegroups.com, ameav...@googlegroups.com, ogp...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com, ccsl-co...@lists.ime.usp.br, ftc...@googlegroups.com, ftc...@googlegroups.com, ftcs-sa...@googlegroups.com, consoc...@googlegroups.com, consoc...@googlegroups.com

[FOMENTO À TRANSPARÊNCIA] Observatório Social de São José inscreve projeto de sistema de transparência em edital da Aliança Latino-americana para a Tecnologia Cívica (ALTEC)

O Observatório Social de São José, entidade da Grande Florianópolis, especializada em transparência e fiscalização de municípios, inscreveu ontem (31) o Sistema de Avaliação dos Portais de Transparência dos Governos Municipais no primeiro edital de tecnologia cívica do fundo de investimento da Fundación Avina, Avina Américas e Omidyar Network, que formam a ALTEC, objetivando captar recursos financeiros para desenvolvê-lo e implementá-lo.

A iniciativa proposta é criar um sistema em que o cidadão possa avaliar, cobrar e denunciar limitações nos Portais de Transparência dos Municípios brasileiros, fomentando a transparência, a disponibilização e geração de dados abertos e a efetiva prestação de contas, de modo que as informações geradas empoderarão a população, possibilitando a ampliação do controle social.

Entre os problemas que se aspira solucionar consignou-se que, a despeito das Leis de Transparência (2009) e de Acesso à Informação (2011) estarem em vigor há vários anos, ainda há muitos Municípios brasileiros que não possuem seus Portais de Transparência ou não disponibilizam as informações mínimas exigidas. O cidadão, por sua vez, não sabe como cobrar e denunciar nem dispõe de instrumentos e sistemas para fazê-lo.

=========

Participe do grupo de Whatsapp Força do Controle Social do Brasil.  Clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FloJpx95Sy13xjQUBfiyW2

=========

O Sistema de Avaliação dos Portais de Transparência permitirá que o cidadão, de qualquer Município brasileiro, a partir do preenchimento de um “check list”, avalie o Portal de Transparência, e, ao final, gere um relatório cobrando melhorias do Governo Municipal e, também, uma peça jurídica (denúncia), que depois de impressa e assinada, deverá ser protocolada no Ministério Público e no Tribunal de Contas.

Destacou-se ainda que, desde o início das atividades, o Observatório Social de São José já ajudou o Governo Municipal de São José a economizar milhões de dólares. A principal atividade desenvolvida foi fomentar a Transparência Pública que é, sem sombra de dúvidas, o melhor instrumento para combater a ineficiência e a corrupção nos Municípios brasileiros. Com uso da tecnologias e ferramentas de “Business Intelligence” (BI) adquiriu “know how” para idealizar, viabilizar e promover a implantação da iniciativa proposta. Para desenvolver o Sistema, em formato dados abertos, será necessária a contratação de uma empresa especializada na área.

Assista ao vídeo da convocatória: https://www.youtube.com/watch?v=DUtc_bzoJ-8

 

 

=========

 

O Observatório Social de São José (OSSJ) e o Movimento Cidadão Fiscal – Indo Além de Contribuinte e Eleitor tem muito material sobre controle social e dezenas de modelos de peças/denúncias.

 

Conheça nosso trabalho acessando os seguintes links:

 

1) Crie hoje mesmo um Núcleo do Movimento Cidadão Fiscal em sua Cidade: - Fan page: www.facebook.com/movimentocidadaofiscal/

 

2) Guia Prático de Fiscalização do Governo Municipal e de como criar um Observatório Social em sua cidade: -: https://goo.gl/LGe1at  

 

3) Como acompanhar os trabalhos do Observatório Social de São José (OSSJ): - Fan page: www.facebook.com/ObservatorioSocialDeSaoJose/

 

4) Se você gostou do trabalho do Observatório Social de São José (OSSJ), que tal doar sem gastar nada a mais? Acesse: http://opolen.com.br/ossj

 

5) Conheça o projeto Eu Sou Vereador: www.facebook.com/eusouvereadorsc/

 

6) Inscreva-se e acompanhe nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=TQ0-kuqIy9k

 

7) Leia reportagens sobre nosso trabalho:

 

BBC BRASIL

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37526368

 

BBC MUNDO

http://www.bbc.com/mundo/noticias-37657574?SThisFB

 

8) Visite nosso site:  www.ossj.org.br

Jean Rodrigo Ferri

unread,
Apr 2, 2017, 10:23:45 AM4/2/17
to Transparência Hacker
Acredito que isso possa ajudá-los:


Abraço,

Jean Ferri

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/thackday.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/thackday/013d01d2abba%249b552140%24d1ff63c0%24%40ossj.org.br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages