Dados governamentais abertos vs analises de dados pelo governo - algumas ideias e reflexoes

Guilherme Alberto Almeida de Almeida

to thac...@googlegroups.com
Pessoal,

Tava pensando aqui, e pensar é sempre melhor em conjunto:

Um dos motivos de se organizar e compartilhar bases de dados governamentais é para que os interessados possam utiliza-las, para cruzar informacoes, chegar a conclusoes, novas ideias, etc. E sempre tive a impressão - talvez errada - de que o governo analisa pouco, muito pouco, as informacoes que tem. E que, menos ainda, cruza esses dados de forma a tentar obter algo mais estrategico para a sua propria gestao. E, quando o faz, geralmente nao compartilha o que fez a respeito.

Outro pensamento recorrente meu é que os agentes de governo não abrem ou não cruzam os dados por três grandes motivos:
1. Não sabem que os dados existem, ou que estão disponíveis, (i.e., desconhecimento até da possibilidade).
2. Não sabem como fazer o cruzamento desses dados (i.e., desconhecimento das ferramentas), e
3. Não tem ideia de que tipo de cruzamento poderiam fazer com os dados. (i.e. falta a criatividade e a "receita" para fazer o bolo de big data analysis)

Tenho visto que, embora para a sociedade promova-se muito o 1 e o 2, esperando que a sociedade traga de volta ideias no 3 (vide nossos concursos, bem sucedidos, de apps), acho que em muitos casos o governo nao faz sua licao de casa. E quando faz, nao conversa entre si.

Será que esse tema não deveria entrar mais incisivamente nas políticas de dados abertos? (minhas desculpas se já estiver e eu não tiver visto).

Outra coisa que andei pensando: talvez parte do fomento aos dados abertos possa ocorrer justamente pelo cruzamento dessas possibilidades de uso. Fico pensando muito no MODA aqui de NYC, criado pelo Bloomberg - (relatorio das atividades de 2013 - http://www.nyc.gov/html/analytics/downloads/pdf/annual_report_2013.pdf). Uma maior divulgacao desses cruzamentos inusitados (por exemplo, o de descobrir quem joga gordura no esgoto cruzando os dados de entupimento com a lista de restaurantes com alvará e com a lista de contratos de servicos de recolhimento de gordura) poderia fazer mais pessoas dos governos olharem para - e usarem, e compartilharem os seus - dados abertos.

Tava pensando em uma especie de github de ideias, (ou seja, um nivel mais abstrato ou menos codificado - que o government.github.com), ou um "marketplace" / grupo estruturado de troca desses algoritmos de analise / resultado inferencia.

Voces  conhecem iniciativa(s) nesse sentido? Vale a pena investir tempo e recursos para bolar algo assim, ou e (i) desnecessario, (ii) fadado ao fracasso, (iii) reinventar a roda, iv) [insira seu argumento de desestimulo aqui]?

Abraços,
gui

Mario Mol

to thackday
fato.. governo tem MUITO dado.. amarra a maioria e nao faz NADA ( ou praticamente nada)..

mesmo eu falando isso.. estou trabalhando na exceção do governo.. onde fez cruzamento de dados, abriu o codigo e está em busca de parcerias para a continuidade do projeto no mínimo a médio prazo..

dataviva.info

sobre ter esse MKT.. acho q a ideia é bem bacana.. seria uma "base de conhecimento" de processos/metodologias/bases governamentais.. (focado no BR)... mas sou meio cético em como fazer as pessoas participarem.. no brasil é foda... tudo muito caro, grana curta.. e a galera cada vez com menos tempo/dinheiro para correr atras do cívico...

precisamos de negocios q usem estes dados e q sejam sustentaveis.. ou seja.. que dê algum retorno para se pagar pelo menos..

abs

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Tatiana A.

to thac...@googlegroups.com
Olá Gui,

Aqui no Brasil quem não faz o dever de casa mesmo são os brasileiros, a sociedade em geral.

Governos estaduais, municipais e federais tem colocados Terabytes de dados abertos ao publico (gastando bilhões e bilhões de reais)  mas NINGUÉM se incomoda em verificar.
Até hoje eu sou a única pessoa que conheço que se incomoda a ir ver o que esta no portal transparecia da prefeitura de São Paulo!

Pelo resto você tem razão, nos dados públicos brasileiros faltam os estudos e relatorios. Você percebe a diferença quando compara com dados de outros países.
O Reino Unido por exemplo coloca a disposição do publico todos os relatorios, com exceção daqueles "Classified"

Os funcionários públicos brasileiros ainda não entenderam que emprego publico não é a casa da avó e informações devem ser compartilhadas!

Att.

Tatiana

Guilherme Alberto Almeida de Almeida

to thac...@googlegroups.com
Tatiana, Mário,

Obrigado pelo debate, ideias e feedback.
Minha reflexão é justamente por aí. Sou adepto e árduo defensor da transparência. Mas sei que ela tem um custo, e que quanto mais mostrarmos sua utilidade, mais ela se legitima e se alastra.
To ainda na duvida se o problema é na oferta (governos não fazem?) ou na demanda (cidadãos não pedem/não usam?). Ou se não é de demanda interna (nem o próprio governo usa?). Ou se de informação (ninguém sabe que existe?) ou de capacitação (ninguém sabe como usar?). Ou de ideias (sei como usar, mas não sei pra quê?), ou de modelo de negócio (tá bom, sei que tem, sei usar, sei pra quê, mas não tenho tempo nem dinheiro pra tocar isso). Quando no fundo, talvez seja tudo junto e misturado.
Mas como é preciso começar por algum lugar... e aí, começamos por onde?

[...]

Tatiana A.

to thac...@googlegroups.com
Olá,

Bom, acho que todos concordamos que a TOTAL abertura e publicação dos dados é a condicio sine qua non  de uma democracia moderna. É necessário sobretudo para evitar ainda mais  corrupção do que a já existente.

O que cada um faz com este dados é um quesito pessoal.

Eu faço o que posso analisando os dados, interpretando e colocando a interpretação no meu blog!

@ Mario: o DataViva é bem legal! Você já tentou vender o serviço para empresas, jornalistas, pesquisadores?
Acho que tem mercado (pequeno mas tem) para informações bem estruturadas!

Abraço

Tatiana

Diego Rabatone

to Transparência Hacker
Guilherme, eu acho que tem um pouco de tudo.....

Acho que existe uma falta de oferta de muitos dados em muitas instâncias. Isso passa por bases que não se encontra e bases que estão disponibilizadas  "pela metade".
Tem também muito dado "ruim", publicado sem documentação, sem qualidade (dados inconsistentes), e por ai vai.

Acho que a demanda ainda é pequena, dadas as proporções do país, acho que a quantidade de pedidos é razoavelmente pequena. E o uso é menor ainda. Nesse ponto, acho que falta conhecimento técnico do que pode ser feito e também de como fazer, isso tanto pelo lado da população quanto pelo lado do governo.
Nem vou entrar no mérito dos "paranóicos" que acham que os dados são sempre forjados/tratados/falsos. rs

Acho mesmo que o governo usa muito pouco os dados e informações que possui, porque fica preso no "sempre fizemos assim", ou no "ele sabe o que faz" (confiança naquela pessoa que sempre fez aquele trabalho daquela forma), e também por falta  de capacidade técnica em muitos casos.

Em muitos casos existe também a dificuldade de encontrar os dados, acho que uma melhora organização coletiva e uma melhor divulgação pública poderiam ajudar, mas é algo de médio-longo prazo.

E tem sim o problema de modelo de negócio. Certamente que tem muita gente que, se pudesse, passaria o tempo todo trabalhando sobre dados públicos para gerar conhecimento muito além do que temos hoje, mas as pessoas acabam não conseguindo fazer com que isso seja algo que "coloque a comida na mesa".

Enfim, concordo contigo que é uma mistura doida de tudo isso e mais um pouco, e que tanto sociedade civil quanto governo precisam crescer muito.

Ah, por fim, acho que uma das grandes vantagens da Lei de Acesso e da cultura de abertura é a necessidade de uma certa reorganização interna dos procedimentos e protocolos governamentais, quem sabe transformando-os em políticas de estado, e que podem reduzir custos, melhorar a eficiência e ainda trazer a transparência que tanto queremos.

Abraços,

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol
Twitter: @diraol

Guilherme Alberto Almeida de Almeida

to thac...@googlegroups.com
Tatiana,

Concordamos, sim. Mas acho que isso nao impede de buscarmos incentivos para que os próprios gestores trabalhem pela abertura e pela qualificação dessas informações. Fazer com que eles enxerguem as vantagens - e não só os custos disso - acho que é parte da solução.

Assim como ter cada vez mais bases abertas. Muitas vezes o fato de gestores públicos não usarem dados outrora fora do seu alcance deve-se à dificuldade e ao caráter de 'silo' desses dados. Imagino que a lógica de transparência ativa possa gerar insuspeitas colaborações e cruzamentos, que não ocorriam por conta de custos de transação e oportunidade.

Mas tô com o Diego que temos uma amálgama grande de coisas. Acho que há um novelo, muito enrolado, de causas e efeitos. Desembolar esse meio de campo é uma tarefa cotidiana. Sigamos!

Abraços a todos,
Gui

erdnacarneiro

to thac...@googlegroups.com, consoc...@googlegroups.com, forumcon...@hotmail.com

Colegas,

Aproveito a oportunidade para novamente tocar no assunto...

Exemplificando apenas um caso, o cadastro das Empresas (CNPJ):

Já fiz (mesmo com a dificuldade de se vencer as barreiras) o cruzamento do cadastro das empresas de Maceió existente na prefeitura, com o existente na secretaria de fazenda do estado de Alagoas, com o existente na Junta Comercia e com o existente na Receita Federal. Não bate!

Tem muito lixo em TODAS as bases!

Alguns dados melhores em uma, outros em outra, por exemplo: O endereço em parte está mais atualizado na prefeitura. A composição societária na secretaria de fazenda do estado. As atividades na Receita. A razão social, finalidade, contratos... na Junta.

Mas repetindo, tem muito lixo em TODAS!

E eu pergunto: vocês modelariam desta forma, ou pensariam em uma base de dados única?

Isso ocorre em todas as bases, nos mapas, no cadastro de pessoas, nos contratos, na contabilidade... As bases de dados públicas brasileiras são em regra geral, LIXO, pouco representam do que realmente acontece, pouco se tem armazenado do que realmente importa conhecer.

Estou sendo radical?!?!?! Pela minha vivencia no serviço público: Não!

Outro exemplo: a contabilidade pública não diz nada com nada, é LIXO!

E porque acontece isso?

Porque a realidade é que hoje temos uma MISCELÂNEA DE BASES DE DADOS, isoladas, duplicadas, despadronizadas etc..

A miscelânea não é apensa entre as esferas e/ou entre os poderes. É dentro de uma mesma esfera: cada secretaria é uma prefeitura, autônoma, regida por um partido! (Estou novamente equivocado?!?!?!?)

Venho repetindo, mais do que DIVULGAR, temos que discutir é a QUALIFICAÇÃO DAS BASES DE DADOS PÚBLICAS BRASILEIRAS.

Urge a necessidade de realizarmos, de forma democrática e transparente,  do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

A Consocial abril portas para a sociedade quando priorizou a proposta: "Criação de conselhos de Transparência Pública e Controle Social em âmbitos municipal, estadual, nacional e em órgãos públicos... de caráter consultivo e deliberativo, trabalhando em conjunto no planejamento, definição, fiscalização e controle da gestão da informação pública...".

Algum conselho foi criado com um texto próximo a esse?

Achei também que o texto que escrevemos no 2º Encontro Nacional de Dados Abertos no grupo que discutiu o empoderamento da sociedade civil bem esclarecedor:

O centro gravitacional do processo de gestão da informação pública brasileira não pode ser exclusivo do poder público, devendo ser gerido e gestado junto com a sociedade civil. Esta, deve ter um papel ativo no estabelecimento dos parâmetros, modelagem de banco de dados, definição de padronizações, prioridades, definição de competências, etc.. Nesse sentido a gestão da informação, enquanto patrimônio público, enquanto rés publica, se dá como partilha do poder democrático. Ou seja, a partilha do direito de constituir a informação. Com isso, supera-se o estágio da transparência/accountability com a ideia de uso público da razão. Igualmente, supera-se o conceito de cidadão. £o enquanto cliente, com a ideia de cidadão autônomo e responsável. Abertura de dados enquanto abertura do estado.

Então, o que fazer?

Cobrar um debate nacional?

Cobrar a criação de um GT para discutir esse empoderamento?

O que fazer?

Abraços Fraternos...

André Weinmann Carneiro

skype erdnac...@hotmail.com