Fwd: Hora de dar fim nos cartórios como a gente conhece

183 views
Skip to first unread message

Wladimir Tavares

unread,
Sep 1, 2015, 7:45:20 PM9/1/15
to thac...@googlegroups.com

É inacreditável ainda existir cartórios no Brasil. Mais inacreditável é que o Congresso esteja prestes a aprovar uma emenda constitucional para beneficiar pessoalmente 4.965 "donos" de cartório que não fizeram sequer concurso público, concedendo a eles o direito vitalício de continuar ganhando muito dinheiro às custas dos demais 204 milhões de brasileiros. Mudar a Constituição para beneficiar um punhado de gente é feito histórico e trágico.

Nos Eua, qualquer pessoa pode virar "dono" de cartório (chamados de "notários"). É tão fácil quanto tirar carteira de motorista. Em geral, basta fazer um curso de capacitação e pagar 50 dólares (R$175) para fazer uma prova. Se passar, o candidato torna-se um notário. Recebe um selo público de autenticação e um livro de registros. O notário deve obedecer fielmente à lei. Se usar seu selo ou livro de modo fraudulento, perde a certificação e vai para a cadeia.

O resultado desse sistema é que há notários em toda parte. Já vi alunos de universidades americanas precisando "reconhecer firma" para um projeto. Em vez irem a um cartório, bastou escrever para os colegas perguntando quem era notário. Três colegas da mesma classe responderam de pronto. As firmas foram "reconhecidas" ali mesmo, por alguns centavos cada uma.

Além de mudar o modo de nomeação dos cartórios, é preciso fazer com abracem a tecnologia. Todos os registros públicos já deveriam estar 100% digitalizados e abertos na internet. A informação guardada pelos cartórios é pública e deve poder ser consultada de graça por qualquer pessoa na rede. Quem precisar pagar por uma "certidão", que pague. Mas a consulta aos registros cartoriais (seja de títulos, documentos ou imóveis) deve ser gratuita e aberta online. Pagar para consultar registros que já são públicos é uma excrescência.

Nos EUA, a publicação na internet de todos os registros de venda de imóveis revolucionou o mercado imobiliário. Permitiu o surgimento de sites como Trulia.com e Zillow.com, onde é possível saber o preço de transação de todos os imóveis do país, além de verificar seu histórico de compras, vendas e até locação. A competitividade e liquidez que isso gerou no mercado são imensas.

Dá para ir ainda além. Há países incorporando a tecnologia chamada "blockchain", derivada da plataforma Bitcoin, para revolucionar os registros públicos. O "blockchain" é uma espécie de registro público descentralizado baseado na internet. Diferente dos registros em papel, ele é impossível de ser fraudado. Na América Latina, Honduras é o primeiro país a seguir nessa linha. Está migrando seus cartórios de imóveis para a internet, tornando-os 100% virtuais por meio do blockchain (que é um protocolo aberto, ou seja, não tem nenhum dono privado).

As condições sociais e tecnológicas de hoje não admitem mais o modo como os cartórios são organizados no Brasil. Em atenção ao princípio constitucional da igualdade, é preciso dar fim à nobreza cartorial.
...

Cartórios – uma herança maldita dos tempos coloniais
Resumindo, os cartórios são os guardiões da burocracia brasileira, que consome recursos, tolhe a produtividade e destrói riqueza. Tudo isso é resultado do gigantismo estatal. Como bem lembrou HéLio Beltrão, “o fenômeno da burocratização está intimamente associado ao da dimensão. Atingida certa dimensão, todo organismo tende a burocratizar-se. É que, com o crescimento, perde-se a dimensão humana“. Então, é preciso urgentemente podar os tentáculos burocráticos do estado para que o indivíduo, a menor das minorias, possa ser realmente livre para buscar sua felicidade.
https://pedrovaladares.wordpress.com/…/cartorios-uma-heran…/

É inacreditável ainda existir cartórios no Brasil. Mais inacreditável é que o Congresso esteja prestes a aprovar uma emenda constitucional para...
Wladimir Araujo Tavares
Federal University of Ceará
Homepage | Maratona |


 

Pedro Markun

unread,
Sep 2, 2015, 12:04:43 PM9/2/15
to thackday
Alguém tem mais informação sobre a história de Honduras?

Tem um grupo no Telegram se articulando pra gente pressionar essa agenda no Congresso.

abs,
Pedro Markun

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/thackday/CADx7qmWiZm3v1aGRCa3qU6Ao3yBeyjY48BzYXkAU_j1sQZ_daQ%40mail.gmail.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Bruno Freitas

unread,
Sep 2, 2015, 11:30:09 PM9/2/15
to thac...@googlegroups.com
Se conseguirmos acabar com essa mamata, eu acredito em QUALQUER mudança nesse país.


Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
A etiqueta coloca a questão: 'é elegante?'
Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?'
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.

****************************
Bruno Marçal de Freitas

Ivan Amaro

unread,
Sep 3, 2015, 10:45:00 PM9/3/15
to Transparência Hacker
Em relação ao blockchain já existem diversos serviços, um deles inclusive brasileiro. A comunidade que atua com tecnologias descentralizadas aqui no Brasil é muito grande, se precisarem de esclarecimentos sobre, estou de prontidão.
Porém alguns empresários (na verdade um empresário - Rocelo Lopes e coligados) do ramo do Bitcoin está articulando uma audiência pública juntamente com um deputado federal (Manoel Júnior PMDB-PB) afim de "discutir" sobre a moeda, com a justificativa de melhorar as condições para a consolidação de outras empresas do ramo. Medida esta que é contestada pela comunidade pois querem saber a real articulação que está ocorrendo.
Visto que muitos são libertários e contra qualquer regulação ou participação do Estado no que se diz respeito a regulamentação.

Sobre Honduras, não tenho muitas informações, mas posso ver o que consigo...
Minha pergunta, aproveitamos esse "gancho" para emplacar esse problema em relação aos cartórios?

IoT, as redes p2p, e economia compartilhada irá destruir qualquer medida onde o Estado queira regulamentar, é só questão de tempo.

Segue referências:

http://www.proofofexistence.com/ -> Cartório descentralizado (inglês)

https://bitproof.io/ -> Cartório descentralizado (inglês)

http://originalmy.com/ -> Cartório descentralizado (brasileiro)

http://www.bitcoinnews.com.br/bitcoinbrasil/deputado-requer-audiencia-publica-para-debater-sobre-bitcoin1/ -> Regulamentação Bitcoin (logo tecnologia Blockchain)

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1306659 -> Regulamentação Bitcoin (logo tecnologia Blockchain)

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=AAF071AB4B3343DF8D900B26277CE7C6.proposicoesWeb2?codteor=1347077&filename=Tramitacao-REQ+62/2015+CFT -> Regulamentação Bitcoin (logo tecnologia Blockchain)


Pedro Markun

unread,
Sep 4, 2015, 9:17:28 AM9/4/15
to thackday
Eu acho que é mais fácil cavar a pauta separada.


Parte do problema de falar em bitcoin, blockchain e cartório com criptografia de chave pública é a dificuldade de explicar os conceitos envolvidos... misturar as pautas (ainda que tecnologicamente seja a mesma salada) me parece que vai dificultar o entendimento... ao invés de simplificar.

E cá entre nós, acho mais fácil (ainda que bem difícil) passar uma pauta de reforma cartorial e de assinatura de documentos - baseado na premissa de que isso vai aumentar eficiência do estado - do que falar de uma moeda sem regulação estatal ;)

(Ou seja, acho que dizer que cartório com blockchain é parecido com bitcoin, acho que assusta mais que ajuda)

abs,
Pedro Markun

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages