Referências de metodologia para vigilância - Mestrado

Thiago Roberto

to Transparência Hacker
Boa tarde,

Meu nome é Thiago e eu sou mestrando do Programa de Gestão Urbana da PUCPR, e encontrei vocês por indicação da Cecília Tanaka ao meu orientador, Rodrigo Firmino.

Bom, a minha dissertação é sobre a vigilância como instrumento de Gestão Urbana e o objeto analisado é o uso de dados pessoais na gestão. No meu levantamento eu consegui os campos dos cadastros de cidadãos da Prefeitura de Curitiba e a minha intenção é estabelecer um "índice de pervasividade ou vigilância" que esses dados coletados representam, mas eu estou um pouco perdido com a metodologia para desenvolver isso

Vocês conhecem alguma referência que possa me ajudar na construção desse índice? Algo que possa me ajudar a categorizar esses dados (além da definição legal de "dado sensível")?

Agradeço desde já.

Abraços,

Thiago Gonçalves Roberto
Arquiteto e Urbanista - UFPR - CAU 149388-4
Mestrando em Gestão em Gestão Urbana - PPGTU-PUCPR

Ludmila Nascy

to Transparência Hacker
Boa tarde, Thiago!

Me chamo Ludmila. Bom, eu ando pesquisando de forma avulsa, por interesse pessoal mesmo, sobre algoritmos do ponto de vista das ciências sociais.
Tem textos que li que não encontrei agora, mas achei esse pesquisando rapidamente que talvez possa te ajudar:
Eu acredito que tenha relação os algoritmos do ponto de vista das ciências sociais com sua pesquisa sobre vigilância  que você está realizando, quando essa noção é aplicada a tecnologias e redes sociais.

Me corrijam se eu estiver equivocada.

Saudações a tod@s!

Thiago Roberto

to thac...@googlegroups.com
Oi Ludmila, obrigado pelo retorno!

Os algorítimos podem ser utilizados sim na manipulação dos dados pelos órgão públicos, mas o que eu busco é uma referência para análise dos dados dentro uma metodologia científica acadêmica. Por exemplo: um método de classificação de dados pessoais que me ajude a sistematizar as informações que eu tenho.

Mas obrigado, acredito que a utilização de algorítimos é fundamental para o funcionamento da vigilância eletrônica.

Abraços,

Thiago

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.